Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
onde pudemos casar???
Escrito por: Susana Baptista (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 11:08

Olá Bom dia!

Este fim de semana fui confrontada com a seguinte situação:

Fui pedir ao meu Paroco autorização para casar na capela do externato onde dou catequese há 12 anos, não é uma capela fechada, existe missa diária e dominical.

Pensei que como pedia para casar na missa dominical (dia 15 de Agosto) não haveria problema, pois gostaria de casar junto “das minhas crianças” e da comunidade que sempre me acolheu durante estes 12anos.

Para meu espanto o Paroco quase nem olhou para mim e me disse: “ vens casar aqui na Paroquia caso contrario não casas, porque não aprovo.....

Gostaria que alguém me ajudasse a compreender onde pudemos nós casar?

Obrigado
Susana

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 11:31

Ora cá estrá uma medida prática de poaio ás novas famílias...

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 13:38

Susana:

Tanto quanto sei, este é um problema frequente. Por um lado, os párocos têm esta "jurisdição" sobre os lugares do casamento para evitar alguns abusos (há sempre pessoas que têm as ideias mais extravagantes sobre locais de casamento...). Por outro lado, às vezes os párocos fazem disto um modo de impor as suas vontades pessoais (por vezes de forma prepotente), havendo grande disparidade de critério de paróquia para paróquia. Normalmente o que se passa na prática (é necessário dizê-lo) é que é preciso pagar uma "taxa" especial quando o casamento se celebra noutro lugar que não a igreja paroquial, sobretudo se não for um lugar de culto. Sendo um lugar de culto, não vejo que o pároco tenha razões para grandes impedimentos. Sugiro-te que, caso ele se oponha, contactes a vigararia geral da diocese para esclareceres o assunto. Sobretudo que fique bem claro o que é que está em causa...

De qualquer forma, o pároco tem um grande poder no que diz respeito aos casamentos. Por exemplo, ninguém (nem mesmo um padre "de fora") pode celebrar um casamento licitamente sem a autorização do pároco.

As razões desta "disciplina" são em boa parte históricas. Na Idade Média eram frequentes os chamados casamentos ocultos. Bastava que um par fosse ter com um padre e este celebrava o casamento, sem que houvesse registo do matrimónio. Isto trouxe muitos problemas práticos, sobretudo pelo risco de segundos casamentos quando o primeiro vínculo estava vigente... Com o actual sistema há mais burocracia mas impede-se mais facilmente que ocorram tais situações. Também há que ver que o matrimónio é visto como um contrato (para sempre), pelo que é necessário um registo documental, por parte de alguém que tem jurisdição para isso, neste caso o pároco.

Alef

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 15:49

Susana

Os padres tem dessas coisas...Nao deviam ter, alguns sao contraditorios, nao olham, nao agradecem ao que voce faz para essa igreja! Eles pensam que mandam nas igrejas. As igrejas sao dos paroquianos, eles vem e vao!!! Creio que nao devia haver essas atitudes pela parte dos padres, mas infelizmente ha padres que nem o deviam ser...
Aqui no Canada, tambem esteve um padre que lhe pediram para casar ao Domingo e ele disse que ao Domingo nao casava ninguem...este casal foi casar a outra igreja, perdeu os noivos, perdeu pais e familiares, tudo saiu da igreja! Um outro casal pediu outro padre para os casar: o paroco chegou junto deles e disse-lhes: devem-me $100.00 dolares, a mae da noiva perguntou? Porque? Eu tenho de ganhar algum, eu sou o paroco!!!

E uma tristeza, uma vergonha a atitude de alguns padres, ate fazem perder a fe!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 16:14

Susana

Eu estive envolvida na igreja, fui membro do Conselho Paroquial e Conselho Financeiro, eu ouvi tanta coisa dos paroquianos que o paroco fazia e dizia, ate que tivemos de ir a ter com o sr. Bispo para o retirar daqui...Eu estava no Conselho Financeiro e nao me mostrava as financas e enviou o meu nome e de outro senhor para a Diocese em conforme estavamos nas financas.!!! Esse padre nunca mais teve outra igreja, ajuda outros...
Como ve, ha padres que nao sao do melhor, mas ha muitos bons padres!!!
Susana, nao perca a sua fe e sigamos em frente...!!!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: act (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 21:05

Susana, se fores da Diocese de Lisboa, telefona para o Patriarcado de Lisboa e pede para falar para a Chancelaria. Lá podes por todas as tuas dúvidas sobre os locais onde te podes casar e porquê. Se fores de outra Diocese penso que o procedimento é o mesmo.
Aqui ficam os dados:
Patriarcado de Lisboa
Mosteiro de S. Vicente de Fora
Campo de Sta.Clara
1149-085 Lisboa
www.patriarcado-lisboa.pt
telefone: 218810500

Se fores de outra podes telefonar para lá à mesma e pedes o contacto da tua Diocese ou então o contacto da Conferência Episcopal que trata dos assuntos da Igreja Católica em Portugal.

Boa Sorte

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 21:18

Susana

Esse padre precisa de um abanao de Deus, anda na lua.

Fale com o bispo da diocese.

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: História (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 21:30

Susana,

Há 12 anos que andas pela capela e não reparaste na paixão do padre por ti? ele está com raiva porque não pode ser o noivo. Não é nada de anormal.

Ana

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 02:22

Historia @ Ana

Que ninguem te ponha daqui para fora. fizeste-me rir.

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: AnaRita (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 18:45

Susana, envie um e-mail ao Patriarcado de Lisboa e depois diga se foi atendida!
Patriarcado, bispos, padres, defendem-se uns aos outros....E tudo uma Mafia!!!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: act (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 21:15

Vou ao Patriarcado muitas vezes e sou sempre bem atendida. Claro que nem sempre ouvimos o sim a tudo o que propomos, mas isso é assim em todo o lado.
Susana espero que sejas bem atendida e que as tuas dúvidas sejam bem esclarecidas

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: AnaRita (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 21:30

Se a Susana for bem atendida pelo Patriarcado e se o Patriarcado contactar o paroco, ele nunca mais a quer para quetequista.
Susana vai dando noticias!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 21:34

Desculpem lá incomodar... Não lhes parece que as participações de tipo "intrigazinha" tão "paroquiana" e tão portuguesa já começa a ser exagerada?

Desculpem, não queria incomodar...

Alef

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 00:55

Se ele não vos quer casar pode ser por outro motivo, não será??

Não vale a pena entrar em intrigalhadas denegrindo o pároco que por certo está ao lado de Deus na sua fé!!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 01:07

Emilio, o que pensas que sera? Agora gostava de ler teu cerebro!
Hoje casam todos, mesmo fazendo sexo...porque iria dizer que nao a uma catequista? Se ela se portasse mal, nem catequista ja era ha muito ou tem ele ciume dela, como diz a outra ana?
Ou o padre pensa que nao e a pessoa certa para ela? Ele nao e pai da Suzana!
Explica-te melhor...
Se fosse comigo, nao casava esse padre, casava outro!!! Muitos Canadianos vao casar a Las Vegas e ao Mexico. La ha sempre padres e igrejas disponiveis, so os padres Portugueses e que pensam que sao o Deus do Universo. Valha-nos Deus!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 22:56

Já se sabia!Estou a ler a palavra "sexo" e isso era evitável!
Não havia a necessidade de chamar para aqui o "sexo", pois aqui tratam-se de assuntos sérios da igreja, não de indecências!
E tú sendo mulher devias ainda mais comedir o uso dessa palavra, e em locais publicos como este omiti-la por completo!

Re: onde pudemos casar???
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 01:00

Emilio

Essa foi digna do Diácono Remédios

Susana estou de facto estarrecido com a reacção do teu Pároco.

Com Padres como esse é que temos a Igrijas cada vez mais vazias.

Não desistas vais ver que consegues casar na tua Capela.

Pedro B



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.