Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Batismo com duas madrinhas ou 2 padrinhos
Escrito por: jxxx (IP registado)
Data: 02 de August de 2013 17:44

Eu e a minha esposa estamos a pensar em batizar a nossa filha (único filho) mas como ela tem apenas uma irmã e eu tb só tenho uma irmã gostávamos que fossem as duas madrinhas em vez do tradicional 1 madrinha ou 1 padrinho ou 1 madrinha e 1 padrinho).

Elas são católicas e com o crisma feito. E sinceramente se a ideia dos padrinho é acompanharem os afilhados na vida para não vejo mal nenhum e de certeza que duas sempre é melhor do que uma.

Qual é a opinião sobre este assunto? É possível? Já alguém o fez?

Re: Batismo com duas madrinhas ou 2 padrinhos
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de August de 2013 19:37

Boa tarde amigo,

Para essa dúvida e outras como essa o mais certo é consultar o direito canônico, que trata dos direitos e deveres de todo os fiéis. O link que segue traz a parte que te interessa, no capítulo 4 da seção que trata do sacramento do batismo, cânone 873:

[paroquiacaraubas.blogspot.com.br]

A primeira vista o caso que relatou não pareceria problemático, mas infelizmente acho que o código do direito canônico não autoriza a solução que deseja. Se eu estiver certo, e tentando entender o porquê do código ser como é, posso lembrar que a regra é para todos os casos e deve contemplar todos de modo imparcial. Não é tão difícil imaginar casos onde as exceções criariam problemas, e se pudessem 2, porque não 3 ou 4 padrinhos/madrinhas? Fosse assim poderia acabar em confusão não escolher todos os nomes possíveis, para que ninguém se sentisse esquecido ou excluído.

Lembrando que existem outras formas de fortalecer os laços espirituais em família, como as orações em conjunto ou participarem juntos na missa, espero que não seja um problema se somente uma das meninas puder ser a madrinha.
Seja como for, talvez seja bom conversar com o seu pároco.
Fica com Deus.

Re: Batismo com duas madrinhas ou 2 padrinhos
Escrito por: jxxx (IP registado)
Data: 02 de August de 2013 22:38

Boa noite!


Eu sou apologista de que mudar algo nunca faz mal desde que seja para melhor.

Não sei quando foi aprovada essa lei canónica sobre batismo mas penso que já não se adequa aos tempos de hoje. Depois de uma pequena pesquisa na internet constatei que é algo comum a muitos casais.

Percebo que era impraticavel haver 500 padrinhos /madrinhas mas o que eu peço é que sejam 2 madrinhas (2 pessoas) apenas. E nesse caso a igreja permite que haja um padrinho e uma madrinha (2 pessoas) portanto por ai não tem justificação.

No entanto a questão mantém-se... alguém já o fez?



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.