Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Participar na Eucaristia
Escrito por: Nelia_N (IP registado)
Data: 04 de December de 2012 17:20

Boa tarde a todos!

Como devem ter notado, sou nova neste fórum e tenho várias dúvidas, portanto passo a fazer uma pequena apresentação da minha pessoa, de forma a que me possam ajudar:
Tenho 26 anos, resido em Setúbal e sou baptizada. Cresci numa família "não-praticante"(que só vai a baptizados, casamentos e funerais), mas eu, pessoalmente pretendo aprofundar a minha relação com Deus e com a comunidade católica.

Costumo assistir à celebração da Eucaristia através da televisão, e gostaria muito de também poder participar, mas não sei se posso simplesmente aparecer e juntar-me aos fiéis presentes, ou se há alguns passos que antecedam essa minha participação (crisma? confissão?).

Obrigada!

Re: Participar na Eucaristia
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de December de 2012 07:31

Bom dia Nelia.

O fato de querer participar corretamente da ceia (eucaristia) já é muito positivo. Acolher de bom grado a possibilidade de ter que passar por uma preparação é outro sinal de humildade. Parece-me, então, que de algum modo já vem fazendo sua preparação.

Cada comunidade católica tem seu modo próprio de ajudar nessa preparação. Algumas são mais exigentes que outras, embora todas acolham o mesmo catecismo. Pelo fato de já ser adulta, a sua caminhada foi/será diferente, mas a catequese (preparação) não existe somente para as crianças e algumas paróquias têm uma catequese de adultos bem desenvolvida. Assim, sugiro que procure conversar com o pároco da sua comunidade. Na pior das hipóteses, será bom para ir conhecendo um pouco mais da comunidade onde quer participar.

Seja como for, vc mesma pode seguir aprofundando sua experiência com exercícios espirituais, como a oração e as boas leituras, por exemplo. A literatura espiritual católica é riquíssima, e dentre muitas opções sugiro dois livros bons:
- Willian A. Barry, "Deus e você: a oração como relacionamento pessoal"
- François Varillon, "Crer para viver"
Minha experiência diz que qq livro desses dois autores será sempre uma boa leitura, e acho que não terá muita dificuldade de encontrá-los.

Fica com Deus.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.