Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
duvida
Escrito por: jo82 (IP registado)
Data: 13 de March de 2012 21:23

Boa noite a todos,

Vou-vos expor aqui o meu caso, pedindo desde ja a compreensao de todos e ajuda para me orientarem .
Tenho 30 anos, sempre fui catolica, praticante e com uma educacao salesiana...Por motivos que eu ainda hoje nao percebo muito bem, afastei-me do caminho correcto aos olhos da Igreja,quando tinha 24 anos apaixonei-me loucamente,fui viver com o meu namorado, engravidei , tive um filho... Nunca me casei pela Igreja , embora tenha batido nas portas de meio mundo para conseguir que o meu bebe fosse baptizado...Consegui.
Ja separada do meu marido casei-me com ele pelo civil, por questoes burocraticas que dizem respeito a "vistos"...Eu n vivia em Portugal,e quando voltamos precisamos de legalizar a situaçao em prol do nosso filho...Situacao esta que esta resolvida e pelo qual iniciei o processo de divorcio civil.

A minha pergunta e se aos olhos da Igreja eu deveria ser excomungada?alguma vez poderei casar pela Igreja?Que solucao havera para a minha situacao...

Queria muito ter uma segunda oportunidade e fazer as coisas bem...n sei e se sera tarde demais.

Muito obrigada pela ajuda de todos a esclarecer-me esta duvida que me anda a atormentar...

Re: duvida
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de March de 2012 00:07

Citação:
jo82
Boa noite a todos

Boa noite para vc tb.

Citação:
jo82
Nunca me casei pela Igreja , embora tenha batido nas portas de meio mundo para conseguir que o meu bebe fosse baptizado...Consegui.

Que bom, então agora cuida bem do bebe e educa-o na fé pela qual se esforçou tanto, e a igreja toda se alegrará junto com vcs :)

Citação:
jo82
Ja separada do meu marido casei-me com ele pelo civil, por questoes burocraticas que dizem respeito a "vistos"...Eu n vivia em Portugal,e quando voltamos precisamos de legalizar a situaçao em prol do nosso filho...Situacao esta que esta resolvida e pelo qual iniciei o processo de divorcio civil.

Pelo que contou, não ocorreu casamento religioso, e mesmo o casamento civil foi descrito como um contrato burocrático, então praticamente "não ocorreu" tb.

Citação:
jo82
A minha pergunta e se aos olhos da Igreja eu deveria ser excomungada?

Agora importa mais o que vc acha da sua situação. Porque evidentemente "aos olhos da Igreja" o comportamento que descreveu não pode ser recomendado para católico nenhum. Assim, para responder a sua pergunta, sugiro que pense antes no significado da palavra "excomungado"... diz respeito à comunhão. Vc deseja mesmo "comungar" com a Igreja? Digo, não somente ir lá e mandar goela abaixo uma hóstia (pq infelizmente muitos só ficam nisso), mas comungar de fato, no sentido mais amplo e verdadeiro: partilhar do mesmo pão, da mesma fé, do mesmo projeto de construcão do Reino, querer e desejar caminhar junto, no mesmo propósito de ser fiel ao chamado de Cristo, caminhando junto com a Igreja, hierarquia, religiosos e leigos.

Duvido que "os olhos da Igreja" te condenem, então cabe a vc mesma encontrar a resposta que procura, e será melhor para todos se for uma resposta sincera.

Citação:
jo82
alguma vez poderei casar pela Igreja?

Procura resposta do ponto de vista espiritual ou legal? Porque são questões diferentes. Não deveria ser diferente, mas muitas vezes acontece de ser. Para todas as questões que trouxe aqui, a minha resposta para vc é: procure conversar com seu confessor espiritual. Se não tem nenhum, procure marcar uma conversa com seu pároco. Se não quiser conversar com ele, procure outro sacerdote. Se deseja retornar para a "comunhão com a Igreja", já pode começar dando o primeiro passo vencendo essa resistência ao sacramento da penitência ;)

Citação:
jo82
Que solucao havera para a minha situacao...
Queria muito ter uma segunda oportunidade e fazer as coisas bem...n sei e se sera tarde demais.

Muito obrigada pela ajuda de todos a esclarecer-me esta duvida que me anda a atormentar...

Não é tarde demais. Agora depende mais de vc mesma. Já leu a parábola do pai misericórdioso (e do filho pródigo)? Desejo que reencontre o caminho e alcance a paz que procura.

Paz e Bem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.