Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
CONFISSÃO COMUNITÁRIA
Escrito por: JOAO MARIA VIANEI AMORIM (IP registado)
Data: 11 de April de 2011 01:01

Olá colegas.

O Pe da minha paróquia vai fazer confissão comuntária, mas não foi proibido os padre fazer confissão comunitária?. Como é pode absolver as pessoas comuniráriamente? Esta confissão vai ser na quaresma, se a pesso fizer tem que voltar para Pe confessar tudo de novo pessoalmente?

Re: CONFISSÃO COMUNITÁRIA
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de April de 2011 05:21

Olá João.

Não posso responder por sua paróquia, mas tentarei expor um pouco da questão.

Recorrer ou não à confissão comunitária é uma decisão local de cada pároco, seguindo (é claro) as normas estabelecidas pelo bispo de sua diocese. Alguns bispos são mais rigorosos nessa questão, outros menos. Seja como for, normalmente a confissão comunitária não é recomendada ordinariamente, sendo reservada para os casos extraordinários de grande necessidade. Por vezes, pelo reduzido número de sacerdotes ordenados habilitados para atender as confissões individuais, e notoriamente qdo há uma grande procura pelo sacramento, como acontece sempre nas vésperas das festas maiores do calendário litúrgico (páscoa e natal), os bispos concedem aos párocos fazer a confissão comunitária como meio para atender a todos os fiéis.

A recomendação nesses casos (aos fiéis) é recorrerem à confissão comunitária para participarem das celebrações com a consciência mais tranquila. Quando não há algo de extrema gravidade a relatar,então a confissão comunitária atende bem ao própósito e nenhum fiel precisa ficar se remoendo em escrúpulos.

O que um fiel não se deveria fazer, por ser um desvio ao princípio, é "planejar" de modo a recorrer sempre às confissões comunitárias como forma de evitar a confissão individual. Tanto que é aconselhado aos que se confessam comunitariamente que procurem posteriormente um padre para fazer uma confissão individual. Note, entretanto, que isso costuma ser aconselhado apenas; normalmente isso não é apresentado como regra obrigatória, cada caso é um caso, e não há intenção de provocar crises de escrúpulos. O que vale sempre é que cada um deve ser sincero e exercitar a humildade e a consciência, fugir da confissão individual não costuma ser bom sinal, mas se a confissão comunitária não é praticada com esse fim não há motivo para se sentir mal.

Paz e Bem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.