Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: bjBARROS (IP registado)
Data: 24 de March de 2011 12:28

Estando o n/ Casamento marcado p/ o dia 16 do próximo mês, naturalmente que andamos a organizar e tratar de todos os processos inerentes.
A Cerimónia não irá ser realizada nem na freguesia da noiva nem na minha; em todo o caso já todos os "papéis" estão tratados.

Ao Pároco da Freguesia da m/ noiva questionamos sobre a possibilidade de ter 2 casais como "Padrinhos" tendo-nos dito que não havia qualquer problema na Igreja - "até podiam ser meia dúzia...", apenas no Civil poderia ser 1 casal, ou seja, 2 pessoas.

Uma vez levada a documentação ao Pároco da Freguesia onde será Celebrada a Cerimónia, o mesmo diz que não podem ser 2 casais!... Obviamente ficamos espantados e também embaraçados pelo facto de entretanto já termos convidado os 2 casais p/ "Padrinhos"...

Já no tempo em que os meus pais casaram - há 35 anos, levaram 2 casais como "Padrinhos", será que entretanto o Código Canónico mudou? Se mudou, apenas se reflecte em algumas Paróquias?

Li algures aqui no fórum que na Igreja são precisas "pelos menos 2 testemunhas", ou seja, entendo como mínimo e não como limite.

Agradeço esclarecimento de quem tiver informação fidedigna.

OBG.

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 24 de March de 2011 13:21

Citação:
Ea tantum matrimonia valida sunt, quae contrahuntur coram loci Ordinario aut parocho aut sacerdote vel diacono ab alterutro delegato qui assistant, necnon coram duobus testibus,
[www.vatican.va]


Código de Direito canónico, art 1108, parágrafo 1 - Somente são válidos os matrimónios contraidos perante o Ordinário do lugar ou pároco, ou sacerdote ou o diácono delegado por um deles, e ainda perante duas testemunhas (..)

De facto, o direito não diz "no minimo duas testemunhas". Mas, se fosse esse o entendimento do legislador, estaria também determinado que não poderiam ser mais que duas.

Um correcto entendimento do canon 1108 implica quye se leia nas duas testemunhas o mínimo indispensável para a validade do matrimónio.

Deve telefonar para a curia diocesana, afim de um esclarecimento final e, se for caso disso, reportar o abuso.

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: bjBARROS (IP registado)
Data: 25 de March de 2011 09:12

Caro Rui Vieira,

Desde já grato pela S/ resposta.
Em suma, pelo concluo do que me escreveu, entendo que não deverá existir objecção ao facto de tencionarmos ter 2 casais como Testemunhas - uns "Padrinhos" da noiva, outros do noivo.

Entretanto contactei a Cúria Diocesana do Porto mas até ao momento não recebi qualquer resposta. Aguardarei.

Grato.

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: bjBARROS (IP registado)
Data: 30 de March de 2011 09:49

Será normal ainda não ter recebido qualquer resposta da Cúria Diocesana do Porto? Faz amanhã 8 dias...

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 31 de March de 2011 23:38

Caro bjBarros

De facto, não me parece haver qualquer limitação aos "padrinhos", até porque toda a assembleia é testemunha do casamento.
Talvez uma explicação para a resposta do sacerdote que vai presidir ao casamento seja o facto de o documento onde se assina não conter lugar para mais assinaturas além das de 2 testemunhas.
Como não casei em Portugal, não sei como isso funciona, mas recordo-me de ter sido padrinho de casamento de um dos meus irmãos e de só 2 pessoas poderem assinar um dos documentos (mas não tenho a certeza se o do Registo Civil se o do Assento Paroquial).

Quanto ao contacto com a Cúria Diocesana do Porto, não o posso ajudar.

Felicidades para a nova vida,

Francisco

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: bjBARROS (IP registado)
Data: 01 de April de 2011 08:52

Estimado Francisco,

Entretanto (por falta de tempo) já deveria ter actualizado o m/ tópico, atendendo a que fui contactado pelo Paço Episcopal;

Em suma e p/ que possa também ficar aqui o eventual esclarecimento a quem vier a precisar:
- pelos Cânones da Igreja não há qualquer objecção ao facto de se pretender "levar" mais do que duas Testemunhas (vulgo, "Padrinhos"), ou seja, desde que apresentados todos os elementos inerentes - fotocópias dos BI, moradas completas, estado civil, etc. há possibilidade das quatro Testemunhas (2 "Padrinhos" + 2 "Madrinhas", no n/ caso) poderem assinar a Acta Canónica, isto é, a da Igreja.

- no que refere ao Registo Civil, no n/ caso, só seguirão duas assinaturas por opção, contudo e pela explicação que me deram julgo também ser possível irem mais p/ o Civil mas implicava uma alteração ao processo, mais burocrático até e, consequentemente, mais moroso.

Grato pelas V/ atenções e Felicitações,

Abraço fraterno,

brunoBARROS.

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 09 de April de 2011 00:14

Olá.

Estive a consultar os dados do meu casamento (que vergonha nem lembrar...), e tive no meu 3 testemunhas.

Ligue para a curia e peça para falar com o vigário geral, expondo-lhe a situação.

O minimo são duas testemunhas.

Re: "Padrinhos" - testemunhas p/ Matrimónio; escalrecer p.f.
Escrito por: bjBARROS (IP registado)
Data: 10 de April de 2011 23:25

Caros "Leitores do m/ Tópico",

Desde já grato pela participação.

Entretanto e como mencionei na m/ última resposta fui contactado pela Curia Diocesana por parte, precisamente do Vigário Geral. Fiquei deveras satisfeito não só pela conclusão que me transmitiu mas, acima de tudo, pela forma como - muito cordialmente, me "atendeu".

Acontece que na passada semana estive c/ o Pároco da Freguesia em que iremos Celebrar o Matrimónio, expus-lhe de novo a situação e mesmo transmitindo c/ quem tinha falado e a explicação que me havia sido dada, não houve qualquer "flexibilidade" por parte dele... Naturalmente que não é m/ intenção entrar em litígio c/ ninguém nem ferir susceptibilidades - sé é que se pode denominar como tal, e uma vez mais fui quase que obrigado a deixar-me ser "cobarde"...

Há situações que não consigo conceber, muito menos compreender como é que um Pároco se pode opor aos Cânones da Religião que "representa". Não é isto um contra censo?

Deixo p/ reflexão...

Em todo o caso não será por este motivo que deixaremos de Casar, viver o Momento e a Celebração c/ intensidade, na mesma c/ as NOSSAS 4 testemunhas mas sentidos por vermo-nos obrigados a não poder concretizar um dos nossos Sonhos... aliás nem seria Sonho mas por em prática uma realidade viável...
Julgo não ser este o caminho que a Igreja deve continuar a seguir. Já não vivemos em tempos do "Posso e Mando" e a juventude (atenta) "foge" p/ evitar este e outro tipo de conflitos característicos...

Atentamente,

brunoBARROS.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/04/2011 23:27 por bjBARROS.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.