Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptismo com pais não casados
Escrito por: rivita (IP registado)
Data: 23 de February de 2011 14:44

Boa tarde,

Tenho um filho com 1 ano e pretendo baptizá-lo, tal como eu tive educação na fé cristã/igreja católica, também pretendo transmitir esses valores ao meu filho.

Neste momento vivo em união de facto com o pai do meu filho, embora ele não tenha tido um percurso longo na religião católica, pois apenas teve catequese até à 1ª comunhão, acredita nos mesmos valores que eu e pretende transmiti-los ao nosso filho. Eu sou crismada.

O que aconteceu foi que tentamos tratar das coisas para baptizar o nosso pequeno e não nos deixam por não sermos casados, ao passo que uma pessoa que seja divorciada (estando a violar uma das leis da igreja "não separe o homem o que Deus uniu) e que esteja a viver com outra pessoa em união de facto, deixam baptizar. Estarei eu a viver em maior pecado do que estas outras pessoas? No caso do meu "marido", disseram-nos que ele teria que passar por uma formação de cerca de 6 meses, catequese para adultos para se tornar cristão! Mas ele não será cristão, tendo sido baptizado, tendo a 1ª comunhão e acreditando em Deus?

Adiante, a minha questão é: existe alguma forma de baptizarmos o nosso bebé sem sermos casados?

Grata pela atenção.

Cumprimentos,

Re: Baptismo com pais não casados
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 24 de March de 2011 10:30

Bom dia.

Citação:
Tenho um filho com 1 ano e pretendo baptizá-lo, tal como eu tive educação na fé cristã/igreja católica, também pretendo transmitir esses valores ao meu filho.
Neste momento vivo em união de facto com o pai do meu filho, embora ele não tenha tido um percurso longo na religião católica, pois apenas teve catequese até à 1ª comunhão, acredita nos mesmos valores que eu e pretende transmiti-los ao nosso filho. Eu sou crismada.


Só poderá transmitir ao seu filho os valores que vive.
No ambito da moral católica, independenmtememnte dos valores que acredita, há um que não é significativo para si: o do valor do sacramento do matrimónio.

Citação:
ao passo que uma pessoa que seja divorciada (estando a violar uma das leis da igreja "não separe o homem o que Deus uniu) e que esteja a viver com outra pessoa em união de facto, deixam baptizar.

Se deixam batizar, estão a cometer um ilícito, pois as normas disciplinares da Igreja Católica são as de que quando os pais vêm pedir o batismo para os seus filhos, a sua vida deve estar de acordo com a Fé.

Citação:
Adiante, a minha questão é: existe alguma forma de baptizarmos o nosso bebé sem sermos casados?

Negativo.

Re: Baptismo com pais não casados
Escrito por: rivita (IP registado)
Data: 24 de March de 2011 10:54

Obrigado pela resposta.
Cumprimentos,

Re: Baptismo com pais não casados
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de October de 2013 12:46

Parece-me que esta notícia responde a muitas questões sobre o baptismo.

Era também bom que aqueles que recusaram o baptismo à criança lessem e meditassem, porque lhes faz mesmo falta...

João (JMA)

Re: Baptismo com pais não casados
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 23 de November de 2013 18:31

Eu penso ser possível desde que o padrinho, seja crismado e tenha reconhecidamente uma vida católica activa. O padrinho compromete-se sempre a ser o pai espiritual e perante a igreja a educar nos ideais da igreja católica.
Se alguém se recusar nessas condições está a cometer uma falta grave.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.