Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptismo de adultos - alguém nesta situação?
Escrito por: Vanessa123 (IP registado)
Data: 06 de January de 2011 11:00

Para começar sou nova aqui e tenho dúvidas se deveria ter colocado o tópico na secção de espiritualidade.
Eu sou catecúmena e gostava de ouvir o testemunho de adultos em relação ao que o sacramento trouxe às suas vidas.
Confio que o baptismo me dará mais força para não me afastar de Jesus pelo pecado, tenho imensas dificuldades. Faz-me doer ter boas intenções e depois estragar tudo com falta de paciência e maus pensamentos. Às vezes sinto um nó na garganta e penso: "Se sou assim será que conseguirei honrar o sacramento que vou receber"?
Só sei que amo Jesus, infelizmente acho que não o demonstro com todo o meu ser.

Re: Baptismo de adultos - alguém nesta situação?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de January de 2011 15:44

Oi Vanessa.

Citação:
Vanessa123
Para começar sou nova aqui e tenho dúvidas se deveria ter colocado o tópico na secção de espiritualidade.

Pois acho que acertou em cheio.

Citação:
Vanessa123
Eu sou catecúmena e gostava de ouvir o testemunho de adultos em relação ao que o sacramento trouxe às suas vidas. Confio que o baptismo me dará mais força para não me afastar de Jesus pelo pecado, tenho imensas dificuldades. Faz-me doer ter boas intenções e depois estragar tudo com falta de paciência e maus pensamentos. Às vezes sinto um nó na garganta e penso: "Se sou assim será que conseguirei honrar o sacramento que vou receber"?

Costumo ajudar na preparação de adultos e vou dizer aqui umas breves palavras. Espero que te ajudem um pouco. Se tem AMOR por Jesus, se QUER mesmo seguir a proposta de Jesus, então já tem o bastante para iniciar a caminhada. Confia, todo o restante será provido por Ele. Se andar com Ele vai dar certo, então tenha em mente que o "oxigênio" para a vida que pretende abraçar é a oração. Tenta aprender a orar, é algo que se faz na prática. Oração é diálogo, não existe muita teoria para isso, mas é mais do que apenas falar com Deus, tb é aprender a ouvi-lo. Oração e discernimento são parte do relacionamento do Jesus. Felizmente, se precisar de ajuda nesse campo, está bem servida na igreja católica e pode encontrar muita nas escolas de espiritualidades franciscana, inaciana, beneditina, carmelita, etc. Felizmente há na igreja católica uma riqueza espiritual enorme, se souber procurar :)

Sobre o receio que te incomoda, são três tipos de pessoas se equivocam:
(1) Os atentos: que imaginam que o mais necessário é policiar tudo, sem desfalecimento. Eles imaginam que mantendo longe todo tipo de pensamento ou sentimento "impuros" vão conseguir se manter "puros". Infelizmente eles não tardam a desanimar, pois confundem sofrer as tentações com ceder às tentações.
(2) Os intelectuais: imaginam que o essencial consiste em buscar e cultivar belos e profundos pensamentos sobre Deus. Esses desanimam nos momentos de desolação, quando seu espírito passa pelo deserto, estéril.
(3) Os sensíveis: se desesperam quando não experimentam em si impressões exaltantes ou tonificantes: por exemplo o sentimento de uma certa presença de Deus acompanhada de alegria e paz, ou então um fervor de amor, um entusiasmo. Conheceram, sem dúvida, um dia ou outro essas "impressões", e desde então vêm à oração ávidos por reecontrá-las. Perdem-se pelo caminho. No domínio da oração, é a pessoa desinteressada que vem a Deus por causa de Deus e não por causa de si mesma. Fervor e abundância de sentimentos não são o essencial da oração, mas um acompanhamento concedido por Deus quando Ele quiser e a quem Ele quiser.

O que é o mais importante? Se o essencial não está nem na estabilidade da atenção, nem no "eu penso", nem no "eu sinto", onde? No "eu quero" está o mais importante, na adesão de sua vontade à Vontade de Deus. Bem entendido, o mais importante é o "eu quero", a orientação que você imprime voluntariamente em seu "coração profundo", definido por um lúcido e vigoroso ato de vontade que te faz dizer abertamente: "Senhor, eu quero o que Tu queres, estou à tua disposição". Estar verdadeiramente presente, tornar-se presente e disposto para Deus é o que vai estabelecer a relação Eu-Tu que te aproxima de Deus.

Um alerta. Há sempre o risco de se concentrar em si mesmo, de só ficar atento às próprias emoções, à suas próprias vontades, às suas próprias ideias. Não é disso que se trata aqui o "eu quero", pois a minha vontade é importante, mas muito mais é o que eu quero. Você é movida para onde está o seu querer. Deve-se privilegiar o "eu quero" porque ele é em você o que é mais você mesmo, sua vontade, sua liberdade que assume posição e compromisso. Na oração, Deus dá menos atenção aos seus desfalecimentos, às suas fraquezas, que ao seu profundo "quero ser inteiramente teu". Quando é o tédio que reina, quando você está sem pensamentos, sem amor... longe de se desencorajar, voltará com toda a tranquilidade, toda a calma ao "eu quero". "Eu quero, Senhor, o que Tu queres. Seja a minha oração fervorosa ou desértica. Como quiseres, seja feita a vossa vontade. Mas ajuda-me, socorre-me, porque sem Ti sou fraco. Preciso de Ti.". Esses "eu quero", repetidos de tempos em tempos, são as torres que sustentam a linha de alta tensão que mantem a caminhada através dos tempos.

Citação:
Vanessa123
Só sei que amo Jesus, infelizmente acho que não o demonstro com todo o meu ser.

Não estás sozinha, todos nós sentimos um pouco disso.

Fica com Deus.

Re: Baptismo de adultos - alguém nesta situação?
Escrito por: Vanessa123 (IP registado)
Data: 09 de January de 2011 21:14

Olá, muito obrigada pela sua resposta.

Talvez esteja um pouco na categoria dos "atentos", às vezes não sei se quando a tentação surge se já estou a pecar. Eu tenho uma oração assídua o que me ajuda a ter cada vez menos angústia excessiva em relação a isso. E definitivamente acho que preciso de ouvir Deus- se não penso que a oração pode-se transformar num monólogo estéril.
Concordo plenamente com a riqueza de espiritualidades que existem na Igreja Católica, aliás como estou em história tomei contacto com o cristianismo no meu percurso académico dessa forma, conhecendo as ordens religiosas.

Citação:
firefox
Eu quero, Senhor, o que Tu queres. Seja a minha oração fervorosa ou desértica. Como quiseres, seja feita a vossa vontade. Mas ajuda-me, socorre-me, porque sem Ti sou fraco. Preciso de Ti
--- firefox, estas frases foram verdadeiramente inspiradoras para mim.
Que Jesus nos acompanhe sempre!

Baptismo de adultos (discernimento e escrúpulos)
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de January de 2011 21:12

Oi Vanessa,

Citação:
Vanessa123
Talvez esteja um pouco na categoria dos "atentos", às vezes não sei se quando a tentação surge se já estou a pecar. Eu tenho uma oração assídua o que me ajuda a ter cada vez menos angústia excessiva em relação a isso.

Talvez te seja útil alguns conselhos de Sto Inácio. Durante uma fase de sua vida ele sofreu muito com uma crise de escrúpulos, aprendeu com a experiência e nos legou alguns ensinamentos preciosos. Vou resumir:

"Chama-se vulgarmente escrúpulo o que provém do nosso próprio juizo e liberdade, ou seja, o livremente imaginar que é pecado o que não o é. Por exemplo, quando acontece que alguém pisa casualmente numa cruz de palha e imagina, por seu próprio juízo, que pecou. Mas isso é antes juízo errôneo e não propriamente escrúpulo.... (Esse primeiro tipo de "escrúpulo") deve-se detestar inteiramente, porque é erro total."


Não parece ser esse o caso que te incomoda, então sem mais vamos ao outro. Apenas repare que deixei uma passagem em detaque, sobre ela comento depois; e o que está entre parênteses inseri para esclarecer o contexto.

"(Outro tipo de situação ocorre quando) ...pisei naquela cruz, ou depois que pensei ou disse ou fiz alguma outra coisa, vem-me de fora o pensamento de que pequei. Por outra parte, parece-me que não pequei. Entretanto, sinto nisso perturbação, isto é ao mesmo tempo duvido e não duvido: este é propriamente escrúpulo que o inimigo propõe." Isso é propriamente escrúpulo, e "...por algum espaço de tempo é de não pouca utilidade para a alma que se dedica a exercícios espirituais. Até mesmo a purifica e limpa intensamente, afastando-a muito de qualquer aparência de pecado."

Considere a situação como treinamento para combate.

"A alma que deseja progredir na vida espiritual deve proceder sempre de modo contrário ao do inimigo, isto é, se o inimigo quer embotar a alma, trate de refiná-la. Igualmente, se o inimigo procura refiná-la para conduzi-la a excessos, procure a alma firmar-se no meio-termo, para tranquilizar-se em tudo. (... Assim,) quando a alma boa quer dizer ou fazer alguma coisa dentro das normas da Igreja e de acordo com o pensamento de nossos maiores e que seja para a maior glória de Deus Nosso Senhor, mas lhe advém um pensamento ou tentação de fora, para que não fale ou realize tal coisa (...) deve agir de modo diametralmente oposto a essa tentação, respondendo-lhe como São Bernardo: <Não foi por causa de ti que comecei; não será por tua cauda que hei de terminar>."


O princípio do "agir contra a tentação" é a marca do combate, mas observe que até o agir contra não deve te levar ao extremo que te tiraria da tranquilidade, porque nesse caso o inimigo teria atingido seu objetivo - em alguns casos o "diametralmente oposto" será o "firmar-se no meio-termo".

"O inimigo observa muito se uma alma é grosseira ou delicada. Se é delicada procura refiná-la ao extremo, para mais a perturbar e desbaratar. (...) Se uma alma não admite em si nem pecado mortal nem venial (...) o inimigo procura fazê-la imaginar pecado onde não existe (...). Se a alma é grosseira, o inimigo procura torná-la mais grosseira ainda. Por exemplo, se antes não fazia caso dos pecados veniais, procurará que faça pouco caso dos mortais e, se antes fazia algum caso, que faça agora muito menos ou nenhum."

Citação:
Vanessa123
E definitivamente acho que preciso de ouvir Deus- se não penso que a oração pode-se transformar num monólogo estéril.

Cuidado com os escrúpulos ;) Se foi fiel no compromisso e se colocou lá diante do Senhor para orar, dedicando parte do seu tempo para Ele e a seu dispor, então certamente não pode ter sido uma "oração ruim" ou estéril. Como sugestão, prefiro utilizar a expressão "num momento de aridez", para não dar a impressão que seja algo necessariamente sem valor, como não foi também a experiência do deserto para Israel :)

Não é estéril praticar a fidelidade, e a bem da verdade, dependendo da situação, tal tipo de oração aparentemente estéril pode até mesmo ter maior valor diante de Deus, porque revela que ficou lá apenas pelo Senhor, e não pelos presentes que Ele distribui.


Citação:
Vanessa123
Que Jesus nos acompanhe sempre!

Amém. Fico feliz se algo que escrevi te foi de alguma ajuda.

Fica com Deus.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.