Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptismo
Escrito por: ruivc (IP registado)
Data: 25 de January de 2010 11:21

Bom dia,

Sou da zona do Porto,
gostaria de saber se é possível tornar a ser baptizado e por imersão total?

Qual é a posição da igreja católica relativamente a isto?

Saudações,
Rui

Re: Baptismo
Escrito por: ruivc (IP registado)
Data: 25 de January de 2010 16:25

Pelos vistos a minha questão é de difícil resposta

Re: Baptismo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 05:03

1) Na igreja católica não existe "rebatismo". Se alguém já foi batizado uma vez corretamente "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", então não se fará novamente o batismo. E os católicos tb reconhecem como válido o batismo ministrado na maioria das igrejas protestantes ou evangélicas: sempre que houver a intenção livre de batizar e for feito corretamente no nome das três pessoas divinas.

2) A igreja católica admite sem nenhum problema o batismo por imersão, isso já acontece em algumas comunidades católicas, vai depender do lugar. Não é a quantidade de água que torna o batismo mais válido ou menos válido.

Re: Baptismo
Escrito por: ruivc (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 11:28

Quer dizer que então é-me vedada a hipótese de renovar os meus votos?

Re: Baptismo
Escrito por: AnaRita (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 16:05

Rui

Fala com um padre. Os que andam por aqui não te podem dar resposta alguma em concreto!

Re: Baptismo
Escrito por: AnaRita (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 16:11

Rui

Presumo que podes sempre voltar a religião católica.

Re: Baptismo
Escrito por: ruivc (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 17:18

Ana,

Não é por acaso que faço esta pergunta.
Eu sou católico, mas tenho reparado que há muitas inconsistências do que é praticado com o que tanto o velho como o novo testamento defendem, por exemplo, não existe nenhum sítio em que é mencionado o pecado original, nem que este seria removido aquando somos crianças através dum ritual de aspersão. Existe sim menção de adultos aceitarem Jesus Cristo como o seu salvador e serem baptizados por imersão, para os seus próprios pecados serem removidos.
Isto para não falar noutras polémicas já habituais, como santos, papas, etc...

O Baptismo realmente é um ritual importante e gostava de ter a certeza que estou baptizado segundo a palavra do senhor.

Re: Baptismo
Escrito por: AnaRita (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 19:28

Rui

Só Deus te pode responder a essa questão!

Re: Baptismo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de January de 2010 22:18

Rui, espero que receba minha resposta com tranquilidade.

Citação:
ruivc
Eu sou católico, mas tenho reparado que há muitas inconsistências do que é praticado com o que tanto o velho como o novo testamento defendem

Não, não há inconsistências. Esse assunto nem é dos mais complicados. Sejamos sinceros, vc diz que é católico mas parece que conhece pouco da doutrina da igreja a que diz pertencer. Antes de começar a falar de inconsistências, a prudência e a humildade não te sugerem que talvez a falha possa estar contigo, que ainda tem pouca formação, e não na igreja?

Citação:
ruivc
por exemplo, não existe nenhum sítio em que é mencionado o pecado original, nem que este seria removido aquando somos crianças através dum ritual de aspersão.

Aqui já vai outro assunto, e falar de pecado original exige mais preparo que no anterior. A igreja católica tem mais de 2000 anos de história, sem falar na falange de nomes que colaboraram para esclarecer sua doutrina, nomes de peso como Agostinho, Boaventura, Gregório, Jerônimo, Tomás e tantos outros. É somente uma sugestão, mas se a filosofia e a teologia cristã te interessam, talvez fosse o caso de procurar ler alguma boa síntese desse assunto. São tantas questões e o assunto é tão amplo que ficar pulando de um questão para outra dificilmente vai te dar a segurança que parece que deseja. Se calhar, há um tópico aqui no fórum com sugestões de boas leituras. Pela minha opinião te sugeriria ler os livros do Pe. François Varilon.

Citação:
ruivc
Existe sim menção de adultos aceitarem Jesus Cristo como o seu salvador e serem baptizados por imersão, para os seus próprios pecados serem removidos. Isto para não falar noutras polémicas já habituais, como santos, papas, etc...

Humildade e prudência.

Citação:
ruivc
O Baptismo realmente é um ritual importante e gostava de ter a certeza que estou baptizado segundo a palavra do senhor.

E como alguém sem preparo pode ter certeza num assunto que concorda ser tão importante? Uma ovelha balindo sozinha fora da igreja e logo aparecem os lobos. Aliás, se vc é católico batizado não tem mesmo nenhuma razão para dúvida quando a validade do seu batismo - dúvidas nesse sentido são certamente tentação.

PS: Sobre a renovação dos votos do batismo, ela acontece sempre, uma vez por ano, na igreja católica, na celebração da noite pascal. Se procurar no google acredito que deve encontrar sem dificuldade as orações do ritual. Quero lembrar, entretanto, que não se trata de nenhum "rebatismo". Não faz nenhum sentido rebatizar alguém. O lema "Um só é o Espírito; um só é o batismo" é conhecido dos católicos desde a igreja primitiva.

Paz e Bem.

Re: Baptismo
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 29 de January de 2010 13:52

Boa tarde.

Se o anterior batismo foi praticado na Igreja católica, não pode ser batizado novamente. Se foi batizado noutra comunidade, e não ouver certeza a respeito da siua validade, poderá ser batizado sob condição!
Por imersão, em Portugal, não é utilizado.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Baptismo
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 01 de July de 2010 10:29

1. existe o baptismo por imersão sim, e aqui no porto, pelo menos que saiba, nas comunidades neocatecumenais (por exemplo, no amial);

2. se queres renovar os teus votos, parece-me simples: fazes a confirmação através do crisma. que é também isso, um assumir adulto da fé que nos foi dada, normalmente, antes da idade da razão. é uma investidura do Espírito Santo de Deus, que nos "abre" mais a alma às virtudes do Baptismo; se o baptismo purifica (ou antecipa a capacidade de purificação) e nos faz filhos dilectos do Pai, a Crismação é uma forma de o Pai nos revelar e tornar mais cientes Dele, ao mesmo tempo que nós confirmamos essa filiação divina.

Por isso, se já és baptizado, porque não fazeres a confirmação? Este ano vai haver catequese de iniciação cristã para adultos na paróquia do Amial, cá no Porto.
Podes passar por lá a perguntar, senão envia um mail que certamente te ajudam. Ou então manda-me mensagem privada que te encaminho.


[amial2010.org]

Deus esteja contigo!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.