Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Casamentos Mistos
Escrito por: ars (IP registado)
Data: 20 de January de 2010 19:21

Boa tarde a todos

Este tema já foi debatido no fórum, mas informaram-me recentemente que o papa Bento XVI teria anulado a figura do casamento misto, muito recentemente. Alguém tem alguma informação concreta sobre isso?

Desde já agradeço a vossa ajuda e disponibilidade

Rita

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 29 de January de 2010 14:01

Boa tarde.

O casamento misto, entre católico e não-católico mantém-se, embora os critérios da sua aplicação tenham pequenas variações discilplinates dependendo da doicese.

O que SS Bento XVI alterou foi a situação dos divorciados sem culpa poderem comungar na Missa.

Espero ter ajudado.

Um abraço

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 17 de February de 2010 15:07

Citação:
Rui Vieira
Boa tarde.
...

O que SS Bento XVI alterou foi a situação dos divorciados sem culpa poderem comungar na Missa.

...

Caro Rui,

Fiquei curioso, porque não estava a par desta alteração, pode-me informar de um link para a notícia ou mesmo para o documento que aboliu essa proibição ?

Obrigado.

A paz.

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 17 de February de 2010 19:05

Fizeste bem em me fazer procurar acerca da questão, pois eu próprio me equivoquei.

Na verdade, a possibilidade de os divorciados comungarem é possível já há bastante tempo, desde que o divorcio não seja por sua culpa, e desde que o divorciado inocente viva em continência, sem segundas núpcias. Também é possível se se verificar a nulidade do matrimónio.

[www.vatican.va]

A novidade está na maior agilidade dada aos processos de nulidade de matrimonio, que podem permitir anular um casamento anterior, para tornar as segundas nupcias realmente canónicas, se para isso houver razão válida. Por outro lado, e ai é que estava o meu equivovo, estas alterações não vêm criar nada de novo, mas tão somente dotar essa situação de divorciado sem culpa mais célere, para assim salvaguardar a vida espiritual do conjuge inocente.

[www.vatican.va]

Peço desculpa pelo equivoco

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 19 de February de 2010 23:12

Citação:
Rui Vieira
"...divorciados sem culpa..."

Citação:
Rui Vieira
"...alterações não vêm criar nada de novo, mas tão somente dotar essa situação de divorciado sem culpa mais célere, para assim salvaguardar a vida espiritual do conjuge inocente."

Não sei se rir ou chorar...chorar de tanto rir é a opção perfeita...como podem os sentimentos manifestar-se de formas tão diferentes!
Eu acredito que Deus anda por aí...por aqui e por acolá também, e também além e mais lá ao fundo e a perder de vista, mas há situações e encomendas que me levam a questionar se ele se levantou do seu belo trono para ir fazer a barba e ainda não voltou!

Um à parte a Deus...
Isto anda tudo com safanicos, vejam lá se atinam!

Gostava de conhecer melhor estas espécies distintas do reino...os divorciados com culpa e os sem culpa...

E a seguir vamos pedir a todos os senhores padres, bispos e por aí fora que pecaram para que assumam e se despojem das suas poderosas vestes...e vamos tatuar estes senhores também com um titulo bonito!? Porque aqui há duas castas os corajosos e os hipócritas...pois que saiba nenhum dos padres acusados de pedofilia o assumiu de livre vontade, para não falar de um que está em processo de beatificação ou coisa assim...isto parece-me simplesmente tretas de homens! Enquanto os divorciados com coragem assumem uma culpa por um simples motivo...querer ser felizes e verdadeiros! Pois é...é só mais uma das muitas idiotices dos homens! Estou mesmo a imaginar um desses padres a recusar a comunhão a um divorciado com culpa...uma palhaçada deliciosa, até aposto que Deus não se ausentou deve estar é a rebolar de tanto rir e ainda não recuperou forças para mandar um relâmpago ou dois ou três, não sei da sua pontaria! hahahah

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 00:00

A anori ri, e ri, e ri... mas não vejo onde possa estar a graça! é que também gostaria de me rir um pouco (ultimamente ando com azia... tenho que tomar um aspegic ou coisa assim).

A doutrina da indissolubilidade do matrimónio católico é doutrina bíblica, não é uma invenção de homens, é IMPERATIVO ético de Cristo.

Se os caros noivos têm esse juizo de "amar até que acabe o amor", é melhor não casarem sacramentalmente! A sério. Vão apenas ao registo.

Tenho aversão natural, intrinseca, à celebração de sacramentos sem convicção de Fé!

Mas se a Anori, em vez de perder tempo com insensatez de andar a rir não sei do quê, tentasse ler um bocado mais o direito canónico, a acção pastoral da Igreja perante essas situações, bem como procurar perceber a teologia do matrimonio, faria bem.

A Anori ri muito... sempre... de tudo...
de coisas que não dão vontade de rir!
Quem ri muito dos outros....

Poderia explicar aqui acerca desta questão de divorciado sem culpa.
Mas, dada a devassa que se fez agora da questão, e porque não entrego o meu tempo a cobrir ações de "bluff", deixo para outra ocasião!

é que, como estamos todos com safanicos, excepto a Anori (parece ser a iluminada, a unica com juizo...), não vale a pena prosseguir, pois sempre me disseram que não se deve contrariar um "iluminado"... fora o facto de que, segundo parece, andamos todos desatinados, excepto a Anori.
Será esta iluminação lúdica da Anori um relativo absoluto, ou um absoluto relativo, ou um absoluto ridiculo?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 17:25

Estamos a falar de sentimentos...haverá forma de os confinar a direitos canônicos e teologias disto ou daquilo?!

Citação:
Rui Vieira
...indissolubilidade do matrimónio católico...

Desculpa lá se isto me faz uma confusão tremenda, achar que o facto de casar pela Igreja torna o amor infinito entre o casal...isso não depende de Deus!
Na minha opinião iluminada como dizes, ainda não percebi muito bem esta piadola, é que eu também podia achar que tu te consideras iluminado, e sabes porque acontece isto? Porque temos a convicção do que dizemos, e lá porque não partilho opinião contigo não te dá o direito de me achar sem convicções...não iluminações.

Imperativo ético de Cristo, pode ser que num momento de iluminação ele se me apresente e diga isso, quando o ouvir da sua boca serei a primeira a vir aqui e dizer que sim senhor é assim!

Não consigo de forma nenhuma conceber o que é um sacramento num período de tempo algumas vezes entregue à miséria, à infelicidade e porque o divórcio é essa coisa estranha! Não me passa pela cabeça achar que Jesus prefere que eu seja infeliz no meu casamento, que enfie a cabeça na areia, e que ache que tenha de sofrer as dores de uma relação sufocante apenas porque o homem assim entendeu. Há culpados nisto?! Quem?!
Se o adultério não chega a acontecer e ambos se decidem pelo afastamento existem culpados?

Se de facto existe adultério, quem é com culpa? Calculo que sim seja esse na cama de outro...e porque aconteceu o adultério?

Quando estamos por exemplo perante um caso de violência doméstica, quem precisa de ajuda?
Se for o homem o agressor ao tratá-lo vamos tratar a mulher, ao passo se tratamos apenas da mulher estamos a proporcionar outras agressões...num caso de adultério não sei se será tão simples acusar em situação de divórcio como "com culpa" alguém. A culpa nunca é apenas de um. Ainda que o adultério possa ser praticada apenas por um...isso não quer dizer nada!

Não posso dizer que concordo apenas para te agradar e evitar azia...da mesma forma que não poderás evitar que ria até chorar...apenas optei por uma manifestação mais saudável.

O problema está na grande teoria que se emprega a coisas simples e de senso comum. O "bluff" como referes seria com o maior prazer esclarecido por Jesus por exemplo, é um dos problemas da Igreja, querer convencidos! Eu não tenho de estar convencida num sacramento que a certa altura me atira ao peso do pecado e da infelicidade...

Citação:
Rui Vieira
Será esta iluminação lúdica da Anori um relativo absoluto, ou um absoluto relativo, ou um absoluto ridiculo?

Posso responder...é todas e nenhuma. Haverá quem ache uma iluminação lúdica, outros um relativo absoluto, e outros um absoluto ridiculo!
E opiniões há muitas, tens convicções eu também tenho...ainda que seja para ti uma ovelha negra...
Não vou classificar também a tua opinião apoiada pela Igreja através das hipóteses que apresentas...é todas elas e nenhuma delas...simplesmente!

Uma colher de acúçar dizem que faz bem à azia...sorri homem, tristezas não pagam dividas, sou eu que vou arder nas brasas do inferno!

Re: Casamentos Mistos
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de February de 2010 17:40

Independentemente das confusões que te possa ou não causar, trata-se de uma problemática que não vou abordar.

A minha interveção neste tópico prendeu-se com uma suposta eliminação dos casamentos mistos.

A questão está esclarecida, e não tenho mais nada a expôr.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.