Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Baptizado
Escrito por: sally (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 23:10

Olá!Alguém me sabe informar se num baptismo pode haver duas madrinhas?

Re: Baptizado
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 09:40

Olá,

Não pode.

Cumprimentos

Alpha

Re: Baptizado
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 09:48

SALVE MARIA!


Para batizar será uma casal (homem e mulher); porém em muitas Paróquias ainda

mantem o costume de consagrar a criança, então poderia ter outra madrinha e

ainda também pode haver a madrinha de apresentação. Em Minas é muito comum, no

batismo haver a madrinha que apresenta a criança para o batismo, os padrinhos

do batismo e depois do batismo a madrinha que consagra a criança a Deus e a

Virgem Maria!

Então acaba a criança tendo 3 madrinhas, porém de BATISMO É SOMENTE UM CASAL.


PAX DOMINI.

Re: Baptizado
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 13:26

Tanta madrinha?

Re: Baptizado
Escrito por: sally (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 23:09

olá,Alpha como é que responde com tanta certeza? Já me falaram de pessoas que têm duas madrinhas, e que até pode ser um santo o padrinho, será?

Cumprimentos,

Sally

Re: Baptizado
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 15:34

Sally,

Se procurar neste fórum vai ver que já há várias respostas a esta pergunta (algumas minhas), todas no sentido de que não é possível ter duas madrinhas. O Código do Direito Canónico diz que pode haver uma das três possibilidades:
- um padrinho;
- uma madrinha;
- um padrinho e uma madrinha.

Também eu já ouvi falar de quem baptiza os filhos com duas madrinhas e que ambas assinaram. Parece-me que só uma delas é que assina como madrinha, a outra será como testemunha, mas não tenha a certeza.

O melhor mesmo é procurar o padre da sua área de residência que ele esclarece-lhe todas as suas dúvidas.

Re: Baptizado
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 20:26

SALVE MARIA!

BEM, EU MORO NO BRASIL E AQUI EM MUITAS PARÓQUIAS, EM QUASE TODAS ELAS, ACEITAM

QUE O BATIZADO TENHA 3 PADRINHOS, OU SEJA:

1- 1 HOMEM OU 1 MULHER QUE APRESENTE A CRIANÇA PARA COMUNIDADE;

2- 1 CASAL E TEM QUE SER CASAL PARA BATIZÁ-LO(A).

3- 1 HOMEM OU 1 MULHER QUE O CONSAGRE A DEUS E A VIRGEM MARIA, NESTE MOMENTO

A CRIANÇA É COLOCADA SOB O ALTAR.

MAS O CASO 1 E 3 NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS, APENAS O CASAL DE

PADRINHOS QUE IRÃO BATIZAR ESTE SIM É OBRIGATÓRIO!


TENHO TODAS AS FOTOS DO BATISMO DE MEU FILHO COMO PROVA DA VERACIDADE E POR

SINAL SÃO LIIIIIIIINDAS!



PAX DOMINI.

Re: Baptizado
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 30 de March de 2009 09:07

Citação:
sally
olá,Alpha como é que responde com tanta certeza? Já me falaram de pessoas que têm duas madrinhas, e que até pode ser um santo o padrinho, será?
Cumprimentos,

Sally

Porque se trata de matéria bem explícita do direito canónico: Cânone 873.

Os santos não são padrinhos de baptismo, o que sucede é que algumas pessoas, na falta de padrinho ou madrinha, consagram a criança a um santo (ou santa) da sua devoção.

Cumprimentos

Alpha

Re: Baptizado
Escrito por: sally (IP registado)
Data: 30 de March de 2009 23:07

Muito obrigada pela explicação, Alpha :)
Perguntei se podia haver duas madrinhas mas não expliquei a minha situação, tenho uma bébé que quero baptizar, sou católica não praticante,mas tenho a minha fé e em pequena fiz a catequese 1ª comunhão, comunhão solene ainda não fiz o crisma, e uma prima minha ofereceu-se para ser madrinha, ainda não tinhamos pensado nos padrinhos e eu claro que aceitei, só que o meu marido queria que fosse outra pessoa a madrinha que eu também gostava que fosse, por isso se fosse as duas gostava muito.

Cumprimentos

Sally

Re: Baptizado
Escrito por: nfd (IP registado)
Data: 16 de May de 2009 00:37

olá, fui convidado recentemente para ser padrinho de baptismo de uma criança, o problema reside no facto de eu apesar de ser baptizado, não ter a 1ª comunhão nem ser crismado.
sendo assim tenho algumas questões que gostaria de colocar:

Para fazer o crisma em adulto é necessário fazer antes a primeira comunhão?
Que documentos são necessários para fazer o crisma? e se o posso faze-lo fora da minha paróquia?

agradecia a resposta...

Re: Baptizado
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 16 de May de 2009 11:43

Olá,

Tanto a Primeira Comunhão como o Crisma não se fazem do pé para a mão. Ambos pressupõem uma preparação, de modo a conheceres a fé cristã e decidires se estás disposto a abraçá-la com todo o teu ser.

Se o vais fazer apenas para seres padrinho desiste da ideia. Não faz qualquer sentido. De qualquer modo, cabe ao sacerdote da paróquia onde vai decorrer o processo de baptismo (paróquia de residência) admitir-te ou não como padrinho.

Cumprimentos

Alpha

Re: Baptizado
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 16 de May de 2009 12:54

nfd, não há nada como falares com o pároco da tua residência sobre o assunto, ele esclarecer-te-á as tuas dúvidas. De qualquer forma, deixo-te algumas luzes.

Citação:
nfd
Para fazer o crisma em adulto é necessário fazer antes a primeira comunhão?

Tenho ideia que não. Conheço quem, estando na tua situação, tenha recebido a Primeira Comunhão na mesma celebração em que recebeu o Crisma.

Citação:
nfd
Que documentos são necessários para fazer o crisma? e se o posso faze-lo fora da minha paróquia?

Há alguns padres que não gostam que as pessoas vão receber o crisma a outra paróquia. Outros não se importam, o que lhes importa é que a pessoa tem vontade de receber o sacramento (seja onde for). Portanto, parece-me que não haverá regra.

Citação:
Alpha
Tanto a Primeira Comunhão como o Crisma não se fazem do pé para a mão. Ambos pressupõem uma preparação, de modo a conheceres a fé cristã e decidires se estás disposto a abraçá-la com todo o teu ser.

Plenamente de acordo!

Citação:
Alpha
Se o vais fazer apenas para seres padrinho desiste da ideia. Não faz qualquer sentido.

Aqui já não posso concordar. Conheço pessoas que receberam o Crisma com a intenção única de serem padrinhos/madrinhas. E essa acabou por ser a porta de entrada para uma vida cristã assumida. Hoje são pessoas que participam activamente na paróquia e que levam uma vida de fé. Portanto, não acho que se devam fechar assim as portas às pessoas.

Re: Baptizado
Escrito por: marta saraiva (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 14:07

boa tarde

gostaria que me tirassem uma duvida
gostaria de baptizar os meus filhos, um tem 6 anos e entrou agora para a catequese e outro tem 1 ano, gostava de baptizar os dois para o ano se possivel no mesmo dia, é possivel?
quanto aos padrinhoé possivel serem dois padrinhos ou tera que ser madrinho e padrinho.

fico a aguardar resposta

bem haja

Re: Baptizado
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 17:09

Boa tarde, Marta.

Quanto ao baptismo dos dois filhos no mesmo dia, não há impedimento. Terá que falar com o seu pároco para tratar de todos os aspectos relacionados com o baptismo, quer os mais burocráticos quer os mais espirituais e, com ele (ou com o sacerdote que pretender) agendar a data.

Já quanto aos padrinhos, o Código de Direito Canónico, tal como acima foi citado pelo Alpha, é explícito: um padrinho e uma madrinha.

Nada melhor, contudo, do que começar já a falar com o pároco da sua área de residência. Nem sempre é rápido cumprir com todos os requisitos e, por vezes, as pessoas querem, para os filhos, padrinhos que precisam de formação ou de receber sacramentos.

Espero ter sido útil.

Francisco

Re: Baptizado
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 17:30

Citação:
FranciscoG
Já quanto aos padrinhos, o Código de Direito Canónico, tal como acima foi citado pelo Alpha, é explícito: um padrinho e uma madrinha.
Nâo tenho aqui presente o código do direito canónico, mas o que sempre ouvi dizer é que há três situações possíveis:
- 1 padrinho e 1 madrinha;
- só 1 padrinho;
- só 1 madrinha.

Da última vez que ouvi falar no assunto ouvi também falar numa 4ª hipótese que é a de não haver nem padrinho nem padrinho.

Parece que também há testemunhas, que por vezes são confudidos com padrinhos ou madrinhas. Daí que há pessoas que falam em baptismos com 2 padrinhos (ou 2 madrinhas), quando na verdade há 1 deles (ou delas) que é só testemunha.

Pelo que apanhei estas testemunhas assinam no livro de baptismos e acabam por ser uma forma de dar a volta a irregularidados dos padrinhos (ou seja, se não pode ser padrinho, é-se testemunho). Julgo que não participarão no rito do baptismo propriamente dito.

Para estes assuntos, nada como falar com um pároco.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/10/2009 17:32 por Rui B.

Re: Baptizado
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 21 de October de 2009 17:08

Código do direito canónico sobre os padrinhos de baptismo: http://www.vatican.va/archive/ESL0020/__P2W.HTM.

Está em Espanhol porque o Vaticano não tem em português. Se alguém conhecer isto em português, agradeço. :)

Re: Baptizado
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 21 de October de 2009 17:13

Tem razão, sim senhor.

Re: Baptizado
Escrito por: Afonso (IP registado)
Data: 11 de November de 2009 14:39

Desde quando é que são precisos padrinhos para se descer às águas (verdadeiro baptismo)? Mais uma prática entre muitas desagradáveis aos olhos do Criador Jesus.

Não conheço ninguém mas quero ser baptizado... então vou para a rua buscar os primeiros "baptizados" que me aparecem... alguém me pode facultar a passagem do evangelho onde os crentes tinham padrinhos ... madrinhas ...testemunhas participantes e velas?

Maranata

Re: Baptizado
Escrito por: Lucas (IP registado)
Data: 20 de November de 2009 00:23

"Desagradáveis aos olhos de Deus"? Se fosse assim Ele mesmo não teria pedido, que bom que as questões e dúvidas sobre o Sacramento foram respondidas. Aos que estão "perdidos" no tópico, por favor procurem um mais apropriado para iniciar seu costumeiro "flood", assim não atrapalhando a organização e utilidade do tópico.

Vinde Senhor Jesus!

Re: Baptizado
Escrito por: Isilda (IP registado)
Data: 25 de November de 2009 16:38

O baptismo é uma ordenança de Deus. A exigência de testemunhas que se comprometam a cuidar do baptizando é uma heresia.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.