Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Nulidade do casamento
Escrito por: Artur Malta da Silva (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 16:43

Boa tarde,
Apresentaram-me 1 caso no seio da minha Família que gostaria de esclarecer. Uma das pessoas do casal declarou que não acredita em nada do que diz a Igreja e que apenas se casou para não fazer a desfeita aos seus pais (e pode repeti-lo perante quem quer que seja). Penso portanto que mentiu aquando do seu juramento. Este é motivo suficiente para o outro elemento do casal pedir para se analisar uma eventual anulação do casamento? E em caso afirmativo e decisão favorável, pode a pessoa que mentiu perante Deus voltar a casar?

Obg

Re: Nulidade do casamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 17:13

Se a pessoa "não acredita em nada do que diz a Igreja" tenho sérias dúvidades quanto à validade do sacramento daquele matrimónio.

O que piora quando "apenas se casou para não fazer a desfeita aos seus pais", ou seja mentiu quando proferiu a fórmula do casamento.

Parece-me que, na realidade, não estiveram cumpridos os "requisitos mínimos" para se considerar que existiu um casamento válido.

Assim sendo, parecem-me reunidas as condições para ser decretada a anulação daquele matrimónio, nomeadamente pelo outro elemento do casal.

A outra pergunta parece-me incoerente:"E em caso afirmativo e decisão favorável, pode a pessoa que mentiu perante Deus voltar a casar?"

Pode voltar a casar pelo civil. Não me parece que alguém que "não acredita em nada do que diz a Igreja" se possa voltar a casar pela Igreja, a menos que mude de ideias...

João (JMA)

Re: Nulidade do casamento
Escrito por: Artur Malta da Silva (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 17:24

Agradeço a resposta.
A minha última questão tinha mais a haver com o facto de que se essa pessoa mentiu uma vez, poderia vir a mentir novamente (por essas ou outras razões), uma vez solteira e voltar a casar-se. E um último tema que me esqueci de questionar, essa anulação produz efeitos legais na Lei Civil?

Re: Nulidade do casamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 17:27

Usei mal uma expressão:
não se trata de uma anulação, mas de uma declaração de nulidade.

Quer isto dizer, em linguagem simplista, que a Igreja declara que aquele acto não tinha os requisitos necessários para ser válido no momento em que foi realizado.

Quanto a se produz efeitos na lei civil, não sei.

João (JMA)

Re: Nulidade do casamento
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 01 de March de 2009 22:52

Salve Maria!

Sim este casamento tem todas as condições de ser considerado NULO, e tanto o marido como a esposa, caso seja confirmado a nilidade poderá contrair novo casamento.

Consulte a Cúria de sua Diocese ou Arquidiocese e também o Código de Direito Canônico.

Re: Nulidade do casamento
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 01 de March de 2009 22:53

Salve Maria!

Sim este casamento tem todas as condições de ser considerado NULO, e tanto o marido como a esposa, caso seja confirmado a nilidade poderão contrair novo casamento.

Consulte a Cúria de sua Diocese ou Arquidiocese e também o Código de Direito Canônico.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.