Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 20:33

A liberdade religiosa, é um dos valores das democracias e por este motivo é protegida pela constituição e pelas leis, que regulamentam o direito das crianças.

1) porque batizar e dar catequese a uma criança, que ainda não tem o direito de escolha?
2) deveriam os pais e responsáveis dessas religiões, serem punidos por lei?
3) Não será, imposição de religião, batizar e dar catequese às crianças?

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 21:02

Sempre me fez muita confusão aqueles pais que dizem que não vão baptizar os seus filhos na Igreja, para estes terem o direito de escolha, e quando forem grandes, escolherão.

Pergunto-me se estes pais também optam por não educar de todo a criança, pois assim estarão a dar o seu cunho pessoal à educação da criança, e a retirar o direito de escolha da criança!?! Total absurdo.

Por enquanto, não sou pai. Mas se fosse, tentaria educar os meus filhos segundo os valores que considero importantes, e isso extende-se à religião e à espiritualidade. O desenvolvimento espiritual da criança é muito importante e, desde cedo, a criança deve ser despertada para tal.


Nadia,

Respondendo às tuas perguntas, para mim, faz tanto sentido levar o meu filho à escola, como à catequese. Faz tanto sentido eu dar-lhe um nome, como baptizá-lo.

Luis

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 21:07

Olá Nadia não está nada mal pensado, na minha opinião os pais devem educar as crianças com base na defesa da dignidade Humana e na Carta Universal dos Direitos do Homem,depois devem mostrar -lhe as grandes religiões Humanas ( O cristianismo, o Islamismo o Budismo
o Hinduismo ) Assim aos pais cabe criar todas as condições para que os filhos possam quando crescerem escolher a religião com que espiritualmente mais se identificarem.

Em relação ao facto de o baptizado ser inconstitucional é de facto de um pouco verdade mas o ridiculo da coisa é que existem muitos Pais que nem sequer percebem o vinculo que estão a criar nos seus filhos, para eles é mais um acontecimento socio/cultural entendes ?

Beijinhos

Vasco

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 22:14

Quando o meu filho estiver doente, vou deixá-lo atingir a maioridade para que ELE decida ir ao médico.

Aliás, vou tirá-lo da escola... ele ainda não tem idade para poder decidir se quer ou não ir à escola.

CONCLUSÃO: Os filhos já não precisavam dos pais depois de atingir os 18 anos (já são maiores), agora não precisam deles nunca!


Mais absurdo:

Quando o meu filho estiver doente, vou deixá-lo crescer para que ele decida qual o medicamento que quer escolher para curar a sua doença (pode variar por laboratório, efeitos secundários, etc.), isto para ser igual à proposta do Vasco em relação às religiões.

Estou a exagerar não é? Pois... um medicamento é muito mais importante que uma religião... as religiões são dispensáveis... e não o sendo qualquer uma serve.

Depois ainda vêm citar a Carta Universal dos Direitos Humanos. E os pais não têm direito a educar os seus filhos da maneira que achem mais conveniente?

Enfim...

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 13:03

Estou de acordo com o Luís Marques.

Acrescento:
- Tratar um doente inconsciente também é inconstitucional.
Deixem-no morrer sossegado, a menos que diga expressamente que quer ser tratado.

- Não deem de comer às crianças, sem elas pedirem. Sem a decisão delas é inconstitucional.

- Se a criança quiser ir para a rua de calções e tshirt no pino de inverno, não a obriguem a agasalhar-se. Sem a decisão delas é inconstitucional.

E as lógicas disparatadas podem multiplicar-se.

A comparação mais lógica é a da educação. Se lhe damos educação científica porque razão nos havemos de abster de lhe dar educação religiosa?

Queremos Pessoas, ou formigas obreiras?

João (JMA)

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 13:34

Luis Marques, tens todo o direito de escolher a melhor educação para o
teu filho, eu apenas escrevi aquela que me parece mais sensata nada mais do que isso ....


Repara depois os exemplos que tu dás :

O tratamento de doenças é uma coisa bastante objectiva trata -se de assegurar a sobrevivencia de um ser Humano se bem que se essa pessoa
adulta não quiser ser tratada está abolutamente no seu direito desde que conscientemente assine um termo de respondabilidade em como não quer ser tratada é bom que tires da tua cabeça que as pessoas doentes têm que ser necessáriamente tratadas no caso das crianças para elas poderem ter acesso a essa decisão têm que ser forçamente tratadas até á
sua maioridade só assim lhes podemos dar as condições para que eles cheguem a adultos e então decidirem se querem ou não ser tratadas em caso de doença. !

Na questão da comida mais uma vez te espelhas ao cumprido repara tu (se fores adulto o que duvido ) tens todo o direito de escolher se queres
ou não comer mas para puderes chegar a tomar essa decisão quando fores adulto têm que te alimentar para lá chegares e assim poderes tomar
a decisão enquanto ser adulto

achas que é preciso rebater mais ... se quisres é só dizeres especialmente
em relação á questão das roupas e da educação


Na minha opinião não tens mais de 18 anos e se os tiveres digo -te já que
os teus argumentos começam a não ter desculpa

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???...
Escrito por: AH (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 16:54

Amigo Vasco (gonç)Alves,

Desde quando é que (por que motivo...?) a alimentação e o tratamento estritamente corporais/físicos (das pessoas, claro...) são mais importantes/preciosos do que o alimento e a instrução religiosa, moral e espiritual?

Afinal, somos Homens, de Corpo e Alma inteiros/absolutos, ou simples animais irracionais, desprovidos de cérebro mental e alma imortal?

Se és crente - e mesmo que não sejas - na Vida eterna (da Alma, claro...), por que valorizas mais as necessidades meramente fisiológicas, em detrimento das necessidades puramente espirituais?

Qual a o pretexto, ou eventual justificação de força maior, para tal preferência e prioridade de cuidados/deveres em relação ao corpo, que, após a morte, simplesmente apodrece e desaparece para todo o sempre?

Enquanto que a Alma, essa sim, é Imortal, e terá uma sorte Eterna, sem dúvida alguma - mesmo que não acreditemos minimamente, ou Deus não fosse Deus! -, proporcional aos méritos, ou deméritos, que levarmos deste mundo efémero..., mas que serve essencialmente para pôr-nos à Prova, a todos e a cada de nós, quer tenhamos muita, pouca ou nenhuma Fé...

E mais: Se, realmente, te preocupas tanto com "aparente e absurda inconstitucionalidade" do Baptismo das Crianças..., porque não reivindicas, muito pelo contrário e prioritariamente, a INCONSTITUCIONALIDADE - essa SIM! - do flagrante e abominável CRIME DO ABORTO, ou, até mesmo, da EUTANÁSIA?!

A CONSTITUIÇÃO brasileira (donde me parece que és natural e residente...), assim como também a CONSTITUIÇÃO portuguesa - e até mesmo a própria CONSTITUIÇÃO da ONU! - não dizem/proclamam, por acaso, que os... "Direitos Universais do Homem e da Criança" à VIDA... começam precisamente no momento da CONCEPÇÃO (e não apenas do Nascimento...!) e acabam só na sua MORTE NATURAL?!

Atenciosamente,

AH

P.S.: Absolutamente de acordo com o amigo Luís Marques... Parabéns! E, consequente/logicamente, com o João (JMA).


Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 18:11

Comentários :


" Amigo Vasco (gonç)Alves, "


Desculpa lá mas o que é que a nossa conversa tem a ver com politica ou
o que é que a fé tem a ver com as legimitas opções de cada um em materias de escolhas politicas pelo menos fico a saber que és do tempo do Vasco Gonçalves o que me deixa um pouco mais preocupado quanto ao que dizes.


" Desde quando é que (por que motivo...?) a alimentação e o tratamento estritamente corporais/físicos (das pessoas, claro...) são mais importantes/preciosos do que o alimento e a instrução religiosa, moral e espiritual?

Afinal, somos Homens, de Corpo e Alma inteiros/absolutos, ou simples animais irracionais, desprovidos de cérebro mental e alma imortal? "


Lês -te mesmo o que eu escrevi ? ou estás numa de botaabaixo ?


E mais: Se, realmente, te preocupas tanto com "aparente e absurda inconstitucionalidade" do Baptismo das Crianças..., porque não reivindicas, muito pelo contrário e prioritariamente, a INCONSTITUCIONALIDADE - essa SIM! - do flagrante e abominável CRIME DO ABORTO, ou, até mesmo, da EUTANÁSIA?!

Não ponho o aborto e a Eutanasia no mesmo prato

Não ao aborto !

Sim a Eutanasia


A CONSTITUIÇÃO brasileira (donde me parece que és natural e residente...), assim como também a CONSTITUIÇÃO portuguesa - e até mesmo a própria CONSTITUIÇÃO da ONU! - não dizem/proclamam, por acaso, que os... "Direitos Universais do Homem e da Criança" à VIDA... começam precisamente no momento da CONCEPÇÃO (e não apenas do Nascimento...!) e acabam só na sua MORTE NATURAL?!


Será que me estás a acusar partidário da teologia da Libertação ?

Quanto a isso meu amigo e como já te disse politica e fé não se devem misturar portanto a césar o que é de Cesar e a Deus o que e de Deus, mas se queres saber as minhas opções politicas gostaria de ver a Doutrina Social da Igreja aplicada ao mundo de hoje

Um abraço deste teu amigo

VASCO

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 22:53

Caro AH,

afinal acabaremos sempre por concordar nalgumas coisas. No essencial, mesmo que tenhamos divergências no restante.

João (JMA)

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: AH (IP registado)
Data: 27 de October de 2003 17:12


Desculpa, caro Vasco Alves, eu ter anexado - por mera brincadeira (que presumi erroneamente de bom gosto...) - o "gonç" ao teu apelido "Alves" (sem qualquer conotação política, claro)...

Estou desculpado? :)

Um abraço.

AH


P.S.: Sou mesmo destrambelhado, pois em vez de publicar originalmente isto aqui, primeiro (por lapso) publiquei ali (no tópico ao lado)... Lamento.


Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 03:58

Bem, mais do que o Baptismo, se a estupidez fosse inconstitucional, quantos processos este forum permitiria accionar.........

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 14:08

Na opinião da ilustre proponente, a transmissão, de pais para filhos, dos valores em que estes acreditam e das práticas associadas aos mesmos é inconstitucional....

Esta tese, levada ao estremo, faria com que cada geração começasse tudo de novo.

Na se preocupe porque normalmente as pessoas, indpendentemente dos valores e crenças que os pais lhes procuram transmitir, acabam por ao amadurecer, fazer as suas próprias escolhas...

Já agora, meu caro, porque é que este facto o incomoda a esse ponto? Perturba-o que haja pessoas com convicções diferentes das suas e acha que tal facto devia ser proibido? É que isso é que é inconstitucional, meu caro!

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de January de 2005 01:27

À hora em que digito estas linhas este tópico ainda não foi lido desde que o fórum tem novo formato... Talvez valha a pena... ;-)

Alef

Re: Será o Batismo de crianças inconstitucional???
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 11 de November de 2006 16:56

A pergunta soa-me a ridículo. Os pais responsabilizam-se pela educação dos filhos, são os primeiros educadores. Educar uma criança é educá-la em toda a dimensão do homem, o que inclui o religioso. O filho deve obedecer ao pai, porque este faz o que faz pensando no seu bem-estar. Se eu, acredito que Jesus é o Caminho, a Verdade, a Vida, por que não posso transmitir esses valores ao filho que muito amo? Assim, a entrada na Igreja é um primeiro passo. Do mesmo modo, o meu filho deveria ter direito á greve, quando não quisesse comer a sopa... :)
Cunha



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.