Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 11:26

Olá a todos! gostaria que alguém me ajude e esclareça relativamente ás supostas imposições pelas paróquias para se ser madrinha de baptizado...pois especula-se muito. Eu já fui madrinha, mas ainda não era casada e por isso não passei pela duvida! é que eu sou apenas casada pelo civil e o que consta no documento que entregaram ao pai do bebé na paróquia coloca como um dos critérios para que se possa ser madrinha/padrinho este facto tão absurdo!!

Alguém me pode ajudar? pois já pesquisei tópicos antigos e todos os testemunhos são controversos.

Grata

Cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 12:38

Olá, Cmaria:

Para a Igreja, o casamento civil entre baptizados não constitui um casamento válido. Desta forma, um católico baptizado que se case apenas civilmente viola um dos princípios importantes da fé católica.

Naturalmente, e por lógica, não tem sentido que quem vive em manifesta incoerência com essa fé, seja padrinho/madrinha de baptismo, já que ser padrinho/madrinha significa ser garante dessa mesma fé.

Embora muita gente não aceite isto de bom grado, a exigência da Igreja é justificada. A não aceitação desta exigência vem normalmente de uma má compreensão do que significa o baptismo e do que significa ser padrinho/madrinha de baptismo. Ser padrinho/madrinha de baptismo significa professar a fé católica em nome do baptizando, comprometendo-se a ajudar (às vezes a suprir) os pais da criança a que essa criança cresça e seja educada nessa mesma fé. Ora, se alguém vive externamente em contradição com essa mesma fé, naturalmente não tem muito sentido que se faça garante dessa fé que manifestamente contradiz...

Alef

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 14:48

Olá Alef e desde já muito obrigado pela sua prontidão.

Mas eu sou católica, fiz todas as comunhões, excepto o crisma. Sempre fui educada tambem nesse sentido. Ainda fui escuteira que como sabe estará sempre conotado à religião cristã....

Aquilo que não compreendo é o que é que o faz pensar (a si e à igreja) que pelo facto de não ter casado dentro de uma igreja faz com que eu e o meu marido não sejamos católicos?

Já agora diga-me, eu posso fazer alguma reclamação junto do bispo deste facto? ou ficarei mesmo impedida de ser madrinha? pois vi num tópico deste forum que o unico impedimento é o facto de não se ser baptizado...

Grata.

Cump,

Cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 17:51

Olá, Cmaria:

Não sei muito bem se há possibilidades de excepção. Pode-se tentar, perguntando ao pároco ou ao bispo, embora eu suspeite que isso não seja legalmente possível. O Código de Direito Canónico parece ser bastante taxativo neste ponto.

Pessoalmente tenho a impressão de que há pessoas que cometem fraude neste campo, porque às vezes os párocos não conhecem um ou ambos os padrinhos e estes calam o seu estado de apenas casados civilmente. Mas aqui não discutimos fraudes, mas o que deve ser feito, até porque uma fraude destas parece-me algo muito sério.

Em todo o caso, pode-se tentar saber se há alguma possibilidade de se aceitar uma excepção.

Deixo aqui o que diz o Código de Direito Canónico sobre os Padrinhos de Baptismo:


Citação:
Sobre os padrinhos

§ 873
Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

§ 874
Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que:

- Seja designado pelo próprio baptizando ou pelos pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles,
pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;

- Tenha completado dezasseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou ao pároco ou ao ministro por justa causa pareça dever admitir-se excepção;

- Seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com fé e o múnus que vai desempenhar;

- Não esteja abrangido por nenhuma pena canónica legitimamente aplicada ou declarada.



O ponto 4 (e a segunda parte do ponto 3) requer especial atenção. Assim se diz nas «Normas para a Celebração do Baptismo» publicadas no «site» da Paróquia da Trofa:

Citação:
No caso dos padrinhos deve esclarecer-se que não poderão exercer este serviço quem tiver uma situação matrimonial irregular face à lei da Igreja. É este o caso, por exemplo, dos divorciados que estejam a viver com outra pessoa, e daqueles que apenas estão casados civilmente ou vivam em «união de facto».

Depois diz-se em nota algo que já tem sido lembrado nestes fóruns:

Citação:
Nota: Na escolha dos padrinhos deve ter-se em conta não só questões de amizade mas também exigências morais e o exemplo devido para a educação cristã da criança a baptizar. Também devem corresponder à exigência que o Código de Direito Canónico faz acerca da Confirmação; assim pelo menos um dos padrinhos deve ser crismado... Tenham em atenção este aspecto na escolha dos padrinhos.

Alef

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 18:37

Olá Alef, muito obrigado, mas como poderei eu saber da tal excepção para saber se poderei ser aceite ou não? falar directamente com o Senhor Padre? ou existe algum contacto que me possa facultar para entrar em contacto directamente e ver esclarecidas as minhas questões?

Estou a 200 km da paróquia em questão, daí todo este incómodo, apenas me quero certificar do que posso ou não fazer antes de me deslocar lá.

mais uma vez muito obrigado pela sua atenção.

Com os melhores cumprimentos

cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 18:47

Não, Cmaria, não tenho qualquer contacto.

O normal é entrar, directa ou indirectamente, com o pároco do local do baptizado. O pároco também poderá dizer se esta norma não tem qualquer excepção ou se valerá a pena falar com o bispo...

Digo «indirectamente», porque, supondo que os pais da criança vivam mais perto, poderão perguntar directamente ao pároco.

Se o pároco disser que não, poder-se-á tentar averiguar junto do bispo (ou da Cúria diocesana). Talvez seja possível tratar destas questões por telefone, mas não sei bem.

Alef

Re: Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 04 de February de 2009 23:56

Cmaria,

Tal como o Alef já disse, o melhor mesmo será informares-te com o Pároco (ou pedir aos pais da crianças) sobre o assunto.

Não sendo eu especialista nestas questões (apenas um curioso que até gostava de saber um pouco mais), sei que por vezes se abrem excepções quando o casamento em questão (neste caso o teu e o do teu marido) não se pode realizar pela Igreja (porque existe um impedimento pelo Direito Canónico, como um casamento anterior de um dos cônjuges).

Se isto se aplica ao teu caso, se é regra fazer-se isto, se não é apenas um facilitar de alguns Padres, não sei. Por isso, nada como colocar a questão ao Pároco.

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 05 de February de 2009 10:45

Exmo.Senhor Rui muito obrigado mas o que aqui se trata é do baptismo e não do casamento....

Eu não estou impedida de casar pela igreja, mas tambem não admito imposições sobre o mesmo a ninguem! desde quando é que pelo facto de não estar casada pela igreja não sou católica ou sou divorciada??
Que juízos tontos que se fazem não?

Grata

Cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 05 de February de 2009 11:06

Cmaria,

Antes de mais podes-me tratar por tu, já que tomei a mesma liberdade contigo.

A questão dos critérios que a Igreja usa para avaliar se determinada pessoa está apta ou não a ser padrinho/madrinha de baptismo é um questão que não é nova por aqui.

A Igreja defende que o percurso religioso de um adulto deverá passar pelos sacramentos da iniciação cristã (Baptismo, Eucaristia e Confirmação) e, se a pessoa em questão se casar, deverá fazê-lo pela Igreja. Se a pessoa fez ou não este percurso é algo que se pode avaliar de forma concreta. Claro que há sempre quem tenha feito este percurso mas sem qualquer fé, só por tradição, e isto não é avaliável de forma concreta.

Há locais (não sei se é norma geral ou não) que pedem aos padrinhos residentes noutra paróquia que apresentem uma declaração passada pelo respectivo pároco a indicar como aquela pessoa está apta a ser padrinho/madrinha. Claro que isto leva a que o Pároco que passa a declaração faça uma avaliação subjectiva da pessoa, que pode não ser de todo justa.

Eu digo que a questão tem pano para mangas. Haverá maneira justa de fazer esta avaliação? Ou dever-se-ia aceitar toda a gente sem qualquer restrição?

Afinal, o que é um católico?

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 05 de February de 2009 11:21

Caro Rui não trato por tu porque para alem de não me dar jeito não estou habituada.
Penso que o fundamental é respeitar a vontade do outro! eu detesto imposições e se a igreja tem como saber que eu estou baptizada e fiz comunhões e frequentei a igreja e tenho o tal percurso... (claro que não vou à missa todos os domingos), não deveria esta abrir a tal excepção...

Aqui o caso não é de ninguem que assim do nada caí de paraquedas dentro da igreja! eu já fiz o meu percurso, mas quando casei não equacionei casar na igreja só isso! por isso penso que as restrições a que se refere não devem passar por mim. Claro que não deve entrar para a igreja qualquer um...concordo plenamente, atrás das tais "modas".

O que é ser católico? é tanta coisa e não é nada...
Penso que isso esta dentro de cada um! posso dizer-lhe que sempre que viajo onde vejo uma igreja tenho de entrar! é uma espécie de chamamento. Ainda há pouco num sitio muito longínquo não imagina as voltas que dei para encontrar quem tivesse a chave da igreja!! acha que isto é ser católico?

Grata

Cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de February de 2009 12:45

Cmaria:

Com isto saímos um pouco do tema, mas parece-me importante esta nota: é natural que não queiramos imposições externas, mas neste tema do casamento pela Igreja, não tem muito sentido que rejeitemos um ponto importante da fé da Igreja e queiramos impor à mesma Igreja a nossa vontade particular, normalmente com critérios subjectivos.

Ou seja, se recuso o casamento como sacramento, que é parte importantíssima da fé católica, como posso ao mesmo tempo ser garante da integridade dessa mesma fé que objectivamente vulnero? Ainda por cima, se não há impedimentos, então não dá para entender. Não creio que se tratem de juízos, mas de uma questão de coerência. Se sou católico e rejeito o matrimónio como sacramento, algo falha na minha fé «católica». Tem sentido que eu rejeite um ponto fundamental da fé (um sacramento) e me arrogue em garante da integridade dessa mesma fé?

Alef

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 05 de February de 2009 13:11

olá Alef, não discorda de nenhum ponto na fé católica? parece-lhe tudo coerente? tudo faz sentido nesta fé para si?

É como diz começamos a desviar o nucleo da questão para outras áreas que eu sinceramente não quero explorar.

Eu não recusei o casamento na igreja, ate porque quem sabe se um dia mais tarde não poderá acontecer...só não quero ser penalizada AGORA pelo facto de não ter optado por casar dentro de uma igreja, porque para mim o casamento é algo (cá está, tal como a fé) que está intra e não porque a sociedade acha bonito casar de branco e flor de laranjeira entende?
O garante da integridade está dentro da casa de cada um de nós...ou quer dizer-me que acredita que quem casa por igreja e frequenta a eucaristia todos os Domingos faz cumprir melhor a integridade da fé?

Cump,

Cmaria

Re: Baptismo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 10:00

O alef explicou tudo muito bem. Dizer mais alguma coisa além disso é entrar na subjectividade do que a Maria refere:
Citação:
CMaria
"ou quer dizer-me que acredita que quem casa por igreja e frequenta a eucaristia todos os Domingos faz cumprir melhor a integridade da fé?"

A resposta a essa pergunta é sim, deve ser, ou por principio sim, em regra sim, mas existe excepções. Senão pratico a minha fé, ela torna-se superstição. É uma fé ignorante, é como um dom, ou músculo ocioso, que precisa de ginástica. Isso todo o crente sente, todo o crente que passa alguns domingos sem ir à missa, sem praticar o culto, sem orar, sente sem dúvida a sua fé, a tornar-se superstição.

"Fazei isto em memória de mim" Amén.

Re: Baptismo
Escrito por: susana baptista (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 15:03

Cara Cmaria

gostaria de lhe colocar a seguinte questão: o padrinho está na mesma situação que a Cmaria?

Pois se não estiver, poderá apenas o padrinho assinar.

No entanto a Igreja é bem clara nessas situações.

Re: Baptismo
Escrito por: Cmaria (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 16:24

Olá Susana, não o padrinho é solteiro. Mas o problema é esse, eu quero assinar como madrinha e não como testemunha!

Como já referi anteriormente sou católica e se eu tenho de respeitar a fé católica a mesma não me tem que respeitar a mim? eu detesto imposições e fou devido a imposições que deixei de ser habitué na igreja que frequentava.

contudo já concordei com o Alef, não se deve deixar por uma questão de modas e bem parecer, que isto se transforme numa "republica das bananas", mas as excepções servem exactamente para isso mesmo! não pagar o jus pelo pecador!


Cmaria



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.