Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de January de 2009 16:52

O Rito de casamento actual não traz nenhuma referência à obediência da esposa em relação ao marido. Antes havia essa referência? Aquela frase que vemos/ouvimos algumas vezes as pessoas dizer "amar, obedecer, etc..." existiu alguma vez no rito católico do casamento?

E existe alguma norma da igreja que indique o homem como cabeça do casal, um pouco à imagem da lei antigamente?

Obrigada

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 15:31

Não anda aqui ninguém um pouco mais "velhote" :), que se tenha casado há algum tempo e que possa dizer algo sobre o assunto?

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 05:06

Cassima

Tu não vês como os teus pais fazem em casa?

O homem não deve ser submisso a mulher nem a mulher ao marido ....mas sim respeitarem-se um ao outro!

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 12:14

Acho que a minha mensagem é bem explícita! Pergunto por ritos e normas, não de usos e costumes nem do que é ou do que deve ser.

E os meus pais não são para aqui chamados!

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 14:54

E que ha jovens que perguntam as amigas opinoes e esquecem que os pais sao os maiores amigos ! Eles sao o exemplo vivo dos filhos!

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de January de 2009 15:53

Tu deves achar que eu tenho 15 anos!!!

Já te disse antes que a minha vida privada não é para ser discutida num fórum público!

Agradeço que te mantenhas nos limites estabelecidos!

Re: Rito de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 04:16

(...)

Re: Rito de casamento
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 15:05

Cassima:

Não tenho agora tempo para analisar o texto, mas aqui te deixo um link para o rito do matrimónio segundo a «forma extraordinária», de 1962, em Latim e Inglês: «Rite of Marriage During Mass / Ordo Celebrandi Matrimonii Sacramentum».

Talvez encontres o que buscas. Mais tarde espero dar uma olhadela.

Alef

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de January de 2009 20:46

Obrigada, Alef, vou analisá-lo.

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 18:57

Viva.

Será que procura a leitura retirada de Efésios:

Citação:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Abraços

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 14:44

Obrigada, aguastranquilas.

É uma boa sugestão, mas não, não é isso que procuro (se bem que essa passagem poderá estar associada). O que eu quero saber é se a Igreja tinha alguma lei ou norma (aparentemente no rito de casamento não), que dissesse que a mulher tinha de obedecer ao marido.

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 29 de January de 2010 14:06

Olá Cassima.

Em tempos idos, a leitura de certos textos de paulo levava a uma interpretação nesse sentido.

Mas a interpretação esclareceu-se. Não existe nenhuma norma que diga que a mulher seja "submissa" ao marido, nesses termos. A submissão que se fala é a da submissão do amor, obrigatória para ambos.

Um abraço

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Rito de casamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 01 de February de 2010 14:29

Olá Rui

Esta questão surgiu numa conversa com um amigo em que ele me garantia que tinha ido (há muitos anos) a um casamento onde se tinha dito que a mulher tinha de ser submissa ao marido. Donde eu lhe afirmei que no rito actual nada havia desse calibre e o que devia ter acontecido era eles confundirem a leitura dalguma carta de S. Paulo ou mesmo a homilia do padre com normas da Igreja. Que aposto foi isso mesmo que aconteceu!

Obrigada e um abraço

Cassima

Re: Rito de casamento
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2010 16:24

Citação:
Cassima
Esta questão surgiu numa conversa com um amigo em que ele me garantia que tinha ido (há muitos anos) a um casamento onde se tinha dito que a mulher tinha de ser submissa ao marido. Donde eu lhe afirmei que no rito actual nada havia desse calibre e o que devia ter acontecido era eles confundirem a leitura dalguma carta de S. Paulo ou mesmo a homilia do padre com normas da Igreja. Que aposto foi isso mesmo que aconteceu!

Olá Cassima :)

Parece que o Pe. Varillon relata um caso parecido no "Crer para Viver", se não estou enganado. A noiva recém convertida teria assustado na celebração ao ouvir que teria que ser submissa ao marido. A sua suspeita procede, no caso relatado também se tratava de leituras das cartas de S.Paulo. Hoje prefere-se enfatizar outras leituras, mas de fato não se tratava de um texto específico do rito do matrimonio. Nessa questão acho que penso parecido contigo ;)

Abraços.

Re: Rito de casamento
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 01 de February de 2010 16:38

Certamente terá sido o texto de I Efésios 5,21-33

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Rito de casamento
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 01 de February de 2010 17:00

.. desculpem o lapso da I Efésios... isso não existe. existe obviamente apenas uma carta aos Efésios. Mas como eu estava a fazer um trabalho sobre a I Corintios, acabei por me levar no I..

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.