Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Casamento e Baptismo
Escrito por: PC (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 08:49

Olá a todos,

Vou casar muito em breve (casamento civil) e, no próximo ano, queríamos fazer o casamento religioso. Vamos abdicar das testemunhas no civil. Gostaria de saber se, na igreja, devemos convidar padrinhos, uma vez que já estamos legalmente casados.
Obrigada a quem souber.
PC.

Re: Casamento e Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 23 de November de 2008 17:06

A Igreja pede que na celebração do matrimónio haja pelo menos 2 testemunhas, que são aqueles que normalmente se chamam de padrinhos.

O facto de o casal já estar casado civilmente em nada influencia esta norma, pelo que deverão ter sempre (pelo menos) as 2 testemunhas.

Re: Casamento e Baptismo
Escrito por: PC (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 08:47

Grata pela resposta.
PC.

Re: Casamento e Baptismo
Escrito por: lu_mila (IP registado)
Data: 11 de February de 2010 14:26

Bem eu pretendo me casar em breve mas, surgiu uma questão que não estava esperando, acontece que quero me casar na igreja mas, nao posso casar agora no civil, por conta de uma pensão que meu noivo vai receber... Me falaram que não tem como casar na igreja sem ter o comprovante que casou no civil? Isso é verdade? E porque? Obrigada se alguém responder

Re: Casamento e Baptismo
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 13 de February de 2010 12:42

De facto, e dado o estatuto da Igreja católica na maior parte dos paises, casar na Igreja, sem que seja feito o casamento civil, não é possivel.
No caso de Portugal, a Concordata estabelece essa necessidade.
Entedeu-se estabelecer entre a santa Sé e a maior parte dos paises de cultura católica, que o casamento religioso produz efeitos civis.

Espero ter ajudado.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Casamento e Baptismo
Escrito por: lu_mila (IP registado)
Data: 17 de February de 2010 11:11

Ah sim me ajudou muito sua resposta, obrigada!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.