Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Batismo
Escrito por: Verinha (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 12:56

Ola,

Alguem me pode ajudar?

Eu fui escolhida pelo meu primo de 9anos para ser a madrinha dele, ele vai ser batizado em Junho...

Mas eu nao sou batizada e o padre da Paroquia dele nao permite que eu seja a madrinha!!!

Alguem me pode dizer como ultrapassar esta questão!!

Obrigado

Re: Batismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 13:13

Só se te baptizares.

Quem não é baptizado não pode ser padrinho de baptismo.

Ao seres madrinha de Baptismo estás a assumir um compromisso de ajudar a guiar aquela pessoa na vida Cristã.

Ora não podes guiar ninguém por um caminho que não percorreste...

João (JMA)

Re: Batismo
Escrito por: Verinha (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 15:15

Eu nao penso que seja muito justo, mas ok...

Obrigada na mesma

Re: Batismo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 17:41

Citação:
Verinha
Eu nao penso que seja muito justo, mas ok...
Obrigada na mesma

Não é uma questão de justiça. É uma questão de realidade.

Imagina a vida cristã como uma casa onde a pessoa que vai ser baptizada vai entrar. Os padrinhos são pessoas que vêm receber os afilhados à porta, os acolhem e lhes servem de guias lá dentro. Como queres tu assumir esse papel se também ainda não entraste?!

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2008 17:43 por Cassima.

Re: Batismo
Escrito por: Verinha (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 18:03

Não axo justo julgarem me por nao ser batizada, ate porque ja tentei e não consegui porque infelismente o padre da minha paroquia é um pouco intransigente.

La por nao ser batizada não quer dizer que nao acredite em Deus, e alem disso vim aqui a procura de concelho/ajuda e não de julgamento.

Ps: Cassima, devia pensar que as pessoas que aqui veem como eu, o fazem porque infelismente não teem outro meio de aconselhamento,se eu quisesse ser julgada ou questionada dessa forma não o faria, limitava me a ir á minha igreja.

De qualquer forma obrigado.

Re: Batismo
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 19:30

Verinha

ninguém aqui te julgou, apenas disseram as coisas como são.
O baptismo tem um profundo significado no cristianismo que implica entendimento e responsabilidade. Não é nem deve ser encarado como uma festividade social de ânimo leve.
Estou certa que se te quiseres baptizar o vais conseguir, ninguém te impede, mas tens de entender que formar alguém é algo que leva tempo.
O baptismo não se exige, não se compra, conquista-se.
E pela tua reacção aqui está a parecer que o padre lá terá as suas razões... agora sim fiz um julgamento. :) Entendes a diferença?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Batismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 19:58

Verinha, deixa-me apenas corrigir algo que disseste e que muitas vezes não é claro para todos. O direito canónico pede que um padrinho/madrinha de baptismo seja, ele/a próprio/a, baptizado/a. Ou seja, não será um determinado padre que não quer, ele estará apenas a cumprir a lei.

Re: Batismo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 21:39

Verinha

Como a Lena respondeu bem às questões que levantaste, deixa-me só acrescentar que, se realmente estás interessada no baptismo, se queres esclarecer as tuas dúvidas, se queres obter conselho de quem pode mesmo baptizar, há vários padres que estão na net e que podem responder às tuas perguntas.

Este, Confessionário dum padre, é um deles.

P.S. Tenta não ver nos comentários das pessoas uma pedra na mão. Nem sempre são.

Cassima

Re: Batismo
Escrito por: Verinha (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 09:37

Citação:
Lena
Verinha
ninguém aqui te julgou, apenas disseram as coisas como são.
O baptismo tem um profundo significado no cristianismo que implica entendimento e responsabilidade. Não é nem deve ser encarado como uma festividade social de ânimo leve.
Estou certa que se te quiseres baptizar o vais conseguir, ninguém te impede, mas tens de entender que formar alguém é algo que leva tempo.
O baptismo não se exige, não se compra, conquista-se.
E pela tua reacção aqui está a parecer que o padre lá terá as suas razões... agora sim fiz um julgamento. :) Entendes a diferença?


Desde ja agradeço a todos a ajuda, mas ja resolvi a questao, so irei ser batizada para o ano, mas ao menos vou faze lo com um padre que adoro, e que nem pensou duas quando lhe falei nisso.


E pela tua reacção aqui está a parecer que o padre lá terá as suas razões... ???

Lena se conhecesse o padre de quem falo se calhar tambem nao tinha uma opniao favoral ate porque ele simplesmente nao me quer batizar e ate este padre que me vai batizar e que ja foi meu professor, concorda quando as pessoas lhe dizem que é impossivel falar com o outro padre porque e demasiado intransigente!

E so para finalizar lena, se Deus nao nos julga porque me ha de julgar a Senhora?
Eu não referi as razoes que me levaram a procurar outro Padre que não o da minha paroquia tirando o facto do batizado do meu primo, logo, não tire conclusoes precipitadas, cada pessoa e uma pessoa e ate os Padres erram, são apenas seres humanos.

Enfim, obrigado a todos na mesma.

Re: Batismo
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 09:45

Verinha
Parece que não entendeste... paciência.
Mostra ao padre que te vai baptizar este tópico, ele vai explicar-te. :)
Felicidades.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Batismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 19:59

Verinha

Só hoje dei com este tópico...Verinha, não te queiras baptizar só para seres Madrinha, que vaidosa! Heim:-) Só se quiseres levar a serio a vida de um cristão.

Re: Batismo
Escrito por: soniavsilva (IP registado)
Data: 25 de September de 2008 18:35

Vera, se queres ser Madrinha tens que ser baptizada, isto não é um julgamento são as regras da Igreja. Mas porque não tentas baptizar-te também?

Re: Baptismo
Escrito por: daniela1 (IP registado)
Data: 03 de October de 2008 15:11

Olá,

Gostava que me dessem uma informação, vou baptizar o meu filho. Para o baptismo queria que fossem 2 madrinhas em vez de um padrinho e de uma madrinha. Será que pode ser?
Agradeço desde já, qualquer informação.

Re: Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 03 de October de 2008 15:45

Daniela,

Essa é uma questão bastante colocada (já o foi aqui no fórum) cuja resposta é não. O Código de Direito Canónico não permite essa situação, permite uma das três situações:
- um padrinho e uma madrinha;
- um padrinho;
- uma madrinha.

No entanto, há padres que o permitem.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.