Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de July de 2003 01:29

Há alguns dias atrás, em conversa com uma irmã religiosa, eu defendia que o casamento era uma fonte de sabedoria. Não só pela relação com o cônjuge, mas pela nova dimensão que o ser humano descobre quando cria outro ser humano - os filhos. Compreendo que a dedicação radical a Cristo pela castidade e celibato será algo também especial mas diferente.

Hoje, ao navegar pela internet encontrei um artigo que vem abalar um pouco os meus argumentos. O artigo "Marriage may tame genius" tem por base um estudo sobre a actividade científica de 280 grandes cientistas e afirma que após estes se terem casado, deixaram de ser produzir novos trabalhos, como se a sua genialidade tivesse desaparecido com o casamento.

Qual é a vossa opinião?

Luis

Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: Carlos José Pérez Teijón (IP registado)
Data: 13 de July de 2003 15:41

Esta vez escribo en castellano ,pero las próximas lo intentaré en la otra lengua nacional de la Peninsula IBÉRICA :EL PORTUGUÉS
El matrimonio al ser una unidad de destino en lo vital , si existe armonía entre los esposos es una situación de felicidad y de ayuda mutua , por lo que los problemas que trae la via son más fáciles de resolver .Casi es aquello que dice el refrán :Una mano lava a la otra y las dos lavan la cara

Como dije al principio intentaré las próximas veces escribir em português, y ruego se me corrijan las faltas que cometa ,por aqullo de que una obra de caridad es corregir al que yerra.


e-mail :perezteijon@hotmail.com

Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: Carlos José Pérez Teijón (IP registado)
Data: 14 de July de 2003 19:44

ACIMA da túa mensagem ,ponho quem sou e o meu deseio de com os irmaos portuguses estreitar laços culturais de tipo lingüistico e religioso
Si queres escreve á FALA CEIBE
sAÚDOS

Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 05:27

O que se altera com o casamento e sobretudo com os filhos é que não é possível também continuar casado com o trabalho.

E começa-se a ter uma perspectiva diferente das prioridades, onde o trabalho e a carreira profissional passam a ter um valor mais relativo.

Ou seja, são colocados no local próprio.

Não sei se o casamento será fonte de sabedoria, mas é certamente fonte de experiência e maturidade.

João (JMA)

Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 16:59

Por acaso, tenho a certeza que o casamento é uma fonte de sabedoria para os homens – que assim ficam mais disponíveis para se dedicar a coisas interessantes e grandiosas... pois o sexo passa a ser rotineiro e garantido (não perdem tantas energias no engate), as refeições também, as cuecas lavadas também. Não perdem tempo a preocupar-se com a escolha da gravata ou a compra de papel higiénico, a consulta do dentista ou as contas da creche. O casamento é uma bênção para um homem. E se quisermos sexo e aventura, há sempre imensas possibilidades extraconjugais.


POr isso um homem casado tem mais hipóteses de ser intelectualmente criativo que um solteiro.
Os excepcionais 280 "cientistas geniais" - assim de repente, todos os maiores cientistas que me lembro ou eram casados ou eram homossexuais - que deixaram de ser produtivos após o casamento, pode haver mil e uma hipóteses para o facto.

nº1 - Ficaram senis e por isso casaram. O casamento foi o culminar do processo de senilidade. Logo, deixaram de investigar.

nº2 - Eram as amantes que faziam o verdadeiro trabalho de investigação e deixaram de dispor desse recurso cientifico

nº3 - Compreenderam - porque as suas conjuges lho demonstraram - que os seus estudos eram irrelevantes ou perfeitamente idiotas.

nº4 - Ficaram tão deprimidos com o seu desempenho sexual diario que deixaram de conseguir pensar noutra coisa.

nº5 - As mulheres, assim que casaram, deixaram de ser elas a escrever-lhes os trabalhos para eles publicarem no seu nome. Fizeram greve.
Além disso o casamento nao as deixou ser criativas...



Para as mulheres, taditas, o casamento é certamente fonte de estupidificação progressiva e irreversível. Poucas mulheres casadas conseguem doutorar-se. A maior parte das doutoras são solteiras ou…divorciadas. já percebeste os porquês… estão ocupadas a tomar conta do macho…

Em suma - o casamento é bom pra os homens - estatisticamente os homens solteiros viuvos e divorciados sofrem mais de doenças, depressao e suicidio que os homens casados. As mulheres casadas sofrem mais de depressao e suicidam-se muito mais que as solteiras.
Pura estatistica.

Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 23:28

O que sabe uma freira sobre casamento?Tanto como eu sei de chinês, por certo.

É cada uma...


Re: Casamento: Fonte de sabedoria?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 18 de July de 2003 15:49

por isso me divirto tanto aqui no forum...
stand up comedy...



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.