Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptizado num outro país
Escrito por: aishu (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 18:28

Boa tarde,

Sou espanhola residente em Portugal, casada com português. Tive agora um filho que vai ser baptizado em Espanha no Natal.
Estou a viver em Oeiras. O que devo fazer?
Devo ir à Paroquia de Oeiras pedir autorização baptizar o meu filho fora??
Ou simplesmente baptizo o meu filho em Espanha e quando voltar vou levar os documentos à paroquia de Oeiras?
Ou será que não tenho que fazer nada?

Agradeceria imenso as vossas respostas
muito obrigada

Re: Baptizado num outro país
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 00:49

Olá, Aishu!

Não sei se existe alguma norma nas dioceses espanholas quanto a isso (hipoteticamente poder-se-ia exigir um certificado de residência, coisa que me parece pouco plausível). O que conheço é a prática de alguns portugueses que vivem noutros lugares, em Portugal ou no estrangeiro, e que baptizam os filhos na paróquia onde cresceram, sem que seja necessário qualquer tipo de documento do lugar de residência. Por exemplo, alguns portugueses que emigravam para a França baptizavam os filhos na terra natal, durante as férias de Verão.

Portanto, tanto quanto sei, não é preciso pedir nenhum documento. Bastará que fales com o pároco da paróquia em Espanha, com antecedência, para preparar o baptizado. Também lhe podes colocar a questão sobre a necessidade de algum documento.

Convém, no entanto, não esquecer a paróquia onde se foi baptizado, pois aí fica o registo necessário, por exemplo, para o processo de casamento.

Outra coisa que poderá ser útil é ter um documento do baptismo (certidão, cédula ou algo parecido) em Espanha, para apresentar aquando da inscrição do teu filho na catequese em Oeiras. Ignoro se pedem tal documento na paróquia em Oeiras...

Alef

Re: Baptizado num outro país
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de March de 2008 15:49

Alef

Alguns padres pedem uma carta vinda da igreja onde moram os pais, para saberem o comportamento deles, se frequentam a igreja ou não; sei um padre que faz isso.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.