Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Anulação de casamento
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 18:47

Boa tarde,
Casei pelo civil há 9 anos. Como o meu marido era divorciado e tinha dois filhos não pude casar pela Igreja...
Na altura não me importei, por talvez andar nestes últimos anos um pouco afastada de Deus e da Igreja. Mas agora que me reencontrei com Deus e reaprendi a amá-LO, sinto que me falta qualquer coisa... Qualquer coisa não, sei bem o que me falta: ter a benção de Deus no meu casamento e poder comungar...
A minha pergunta então é a seguinte: haverá hipótese de anular o 1º casamento do meu marido? O motivo do divórcio foi simplesmente a incompatibilidade existente entre ambos...
Agradeço antecipadamente a V/ ajuda,
Sónia.

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de October de 2007 21:04

Penso que teria de arranjar um motivo de força maior. Incompatibilidade não é considerado, penso eu, motivo válido.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 20:40

Obrigada pela sua resposta...
Será que não há mesmo uma hipótese? Não sei onde li, mas tinha a idéia que tinha se tornado mais fácil pedir a anulação de um casamento religioso...
Fiquem com Deus,

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 00:40

Cara Sónia:

Talvez uma pista a seguir seja ser o teu marido falar com o actual ou anterior pároco. Possivelmente ele poderá perceber se há mais matéria para além da «incompatibilidade».

Em bom rigor, não se anulam casamentos religiosos; reconhece-se, em certos casos, que determinado casamento foi inexistente, habitualmente porque alguma coisa impediu que o consentimento fosse consciente e livre. Há muitas situações que poderão ditar o reconhecimento de nulidade: ter havido algum tipo de engano importante no casamento (não depois, mas até ao momento em que este se celebrou), ter escondido informações importantes (por exemplo, a intenção de não ter filhos ou outro dado que, se fosse conhecido, não teria o consentimento da outra parte), pressão de alguém para que se casasse, imaturidade, etc...

Sobre a facilidade ou não, há quem diga que uma das questões mais difíceis de julgar é a questão de saber se determinada pessoa tomou a decisão de se casar de forma madura ou não... Há quem admita que isto permite várias leituras e que nuns sítios os juízes serão mais «abertos» que outros... Se bem me lembro, tanto João Paulo II como Bento XVI chamaram a atenção para não se «facilitar» demasiado na consideração dos casos de reconhecimento de nulidade. Li ou ouvi que havia queixas em relação aos EUA, onde haveria um número demasiado grande de nulidades reconhecidas. Enfim, não tenho dados objectivos. Mesmo em Portugal, não tenho grandes informações sobre isto, a não ser um ou outra notícia de algum caso concreto.

Quando exista «matéria» suficiente, instrui-se um processo num tribunal eclesiástico diocesano, onde se avaliará se tal casamento foi válido ou não. O processo tem semelhanças com um processo de um tribunal civil: juiz, testemunhas, advogados... Às vezes são processos demorados e caros. Também há distintas instâncias...

Alef

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 05 de October de 2007 14:08

Obrigada pelo esclarecimento Alef. Pelo que entendi vai ser muito difícil, senão mesmo impossível conseguir a "anulação"...
Bem, de qq modo vou falar com o pároco da n/ cidade...
Fiquem com Deus,
Sónia.

Re: Anulação de casamento
Escrito por: fe-gleuton (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 11:27

Gostaria de tirar uma dúvida, se possível for...

Meu noivo foi casado e conseguiu a separação apenas civilmente. Se nos casarmos, compartilharei do pecado com ele, não podendo portanto comungar? e nossos filhos, que serão fruto dessa união "desaprovada" perante a igreja, também não poderão comungar?

Agradeço a atenção,

Fernanda

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 11:44

caramba... espero bem que possam...
há coisas que não se entendem

desculpem, mas esta moralidade de quem pode e não pode enoja-me

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Anulação de casamento
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 13:51

Fernanda

Os filhos podem herdar muita coisa, mas o pecado dos pais não. O máximo que pode acontecer é o pároco onde pertendem baptizar a criança pôr entraves por os pais não serem casados pela igreja. No entanto parece-me sensato, no caso em que o casal está impedido de o fazer, permitir o baptismo dos filhos.

Quanto aos pais, se um deles já foi casado pela igreja, penso que o afastamento da comunhão se estende aos dois. No entanto este afastamento não deveria significar um afastamento da Igreja. A relação com Deus é muito mais rica se for em comunidade.

jota

Re: Anulação de casamento
Escrito por: fe-gleuton (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 11:02

Prezado João,

muito obrigada pelo esclarecimento. Com certeza isso não pode resultar em afastamento da vida em Cristo e da participação na Igreja.

Um abraço,

Fernanda

Re: Anulação de casamento
Escrito por: fe-gleuton (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 11:05

Outra dúvida...

Um dos motivos que levaram ao término do 1º casamento de meu noivo foi a incompatibilidade religiosa. Separaram-se civilmente. Ela até já se casou em outra igreja. Isso não seria um motivo forte para se conseguir a anulação do casamento?

Agradeço a atenção.

Fernanda

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Roberto (IP registado)
Data: 13 de November de 2007 21:46

Boa Noite,

Gostaria de ter informações sobre os principais motivos que podem levar à anulação de um casamento.
Outra ponto: Se o padre que celebrou o casamento deixou o celibato poderia ser um motivo?
Caso concretize a anulação de meu casamento, como ficaria a situação de meus dois filhos perante à igreja?

Obrigado

Re: Anulação de casamento
Escrito por: Sissi1979 (IP registado)
Data: 23 de January de 2008 17:13

Boa tarde,

Gostaria de saber onde posso me dirigir para iniciar um processo de anulação de casamento?

Obrigado

CM

Re: Anulação de casamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 15:55

Para estas questões devem consultar a vossa diocese.

Sugiro que previamente falem com um padre que conheçam.

A análise destes processos tem a ver com os pormenores muito concretos de cada caso.

João (JMA)

Re: Anulação de casamento
Escrito por: soniavsilva (IP registado)
Data: 25 de September de 2008 13:11

Boa tarde,

Para qualquer anulação de casamento, devem sempre 1º ir à vossa paróquia e exclarecer as vossas dúvidas. Um casamento religioso não pode ser anulado por um qualquer motivo. Todos os processos têm que dar entrada no Tribunal Patriecal. Têm que fazer uma carta a expor a situação, mas primeiro tentem saber se tem mesmo pernas para andar. Um processo deste demora mais de 5 anos, não se esqueçam disso. Eu estou a tratar do meu à 4 e ainda não fui chamada.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.