Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
confissão
Escrito por: pedro fonseca (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 21:10

Tenho muitas dúvidas sobre a confissão- Quantas vezes me devo confessar por mês? è obrigatório estar de joelhos para me confessar?

Re: Confissão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 23:27

Olá Pedro,

Poderás ler mais sobre o Sacramento da Penitência aqui no Paroquias.org, ou então no Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1420-1498.

Podes-te confessar quantas vezes sintas necessidade. Penso que não há obrigatoriedade, embora a Igreja recomenda, pelo menos, uma a duas vezes por ano, sendo uma das vezes, por altura da Páscoa (Quaresma).

Quanto ao facto de estar de joelhos isso não é de forma alguma obrigatório. Depende sobretudo da Igreja e do confessor. Não são poucos os relatos de sacerdotes que afirmaram já ter confessado pessoas em cafés. Por exemplo na Amadora durante a Semana Santa realiza-se uma Celebração Penitencial e no final os sacerdotes disponibilizam-se para confessarem todos os interessados. Como a Igreja não tem confessionários disponíveis para todos os sacerdotes, pelo que estes confessam as pessoas, por exemplo, sentados nos bancos da Igreja.

Luis

Re: confissão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 23:32

Caro Pedro:

Tens muitas dúvidas sobre a confissão, mas só apresentaste duas... Está bem, para começar... ;-)

O nome correcto da confissão é Reconciliação. "Confissão" diz apenas uma parte do sacramento. "Reconciliação" (ou sacramento da reconciliação) diz muito, muito mais...

• Começo pela última pergunta: é obrigatório estar de joelhos para me confessar? Claro que não. Já muitas vezes me confessei sentado e até já me confessei a caminhar. O importante não é tanto a posição externa, mas a disposição de coração. É claro que nas paróquias onde há confessionários com genuflectório muitas vezes não há alternativas ao estar de joelhos, mas podes encontrar lugares onde se celebre o sacramento sentado ou noutra posição... O estar de joelhos pode acentar a atitude de humildade e respeito daquele que pede perdão e que se prepara para receber o perdão de Deus. O estar sentado pode acentuar mais a atitude de encontro mútuo de Reconciliação com um Deus que Se põe ao nosso nível.

• Quantas vezes? A Igreja diz que cada cristão (católico) se deve confessar pelo menos uma vez por ano. É o mínimo dos mínimos. Daí para cima depende da sensibilidade e necessidade da pessoa (e da disponibilidade de ministros do sacramento, coisa que começa a escassear). Há pessoas que se confessam pelo Natal e pela Páscoa e nalgum outro momento importante (numa peregrinação no Verão, por uma festa religiosa de um parente, etc.). Há também quem se confesse uma vez por mês, sobretudo gente mais "praticante"... Creio que muito poucas pessoas se confessam mais do que uma vez por mês... Que eu saiba não há "bitolas". Cada um deve ver, de acordo com a sua consciência, quando, como e onde se deve confessar. Isso deve conduzir o tempo e o modo...

Alef

Re: confissão
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2003 23:33

Ena, Luís, quase nos atropelávamos...

Alef



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.