Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Padrinhos e madrinhas
Escrito por: AlexFerreira (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 12:51

Olá!

Gostaria de saber se é possível as crianças serem batizadas com dois padrinhos e duas madrinhas assim como é possível nos casamentos.

Além disso quero saber se isso é permitido em qualquer paróquia e se os procedimentos são iguais aos dos batizados ditos "normais"

Já li aqui no fórum que só é possível o bebé ter um padrinho, ou uma madrinha ou ambos...

Mas acabei de falar com uma pessoa que tem dois de cada... Em que ficamos afinal...
Há paróquias que sim e outras que não?
Qual o critério?

Muito obrigada



Editado 1 vezes. Última edição em 05/06/2007 12:57 por AlexFerreira.

Re: Padrinhos e madrinhas
Escrito por: AlexFerreira (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 14:37

Por favor alguém me responda!!!!

Re: Padrinhos e madrinhas
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 17:39

Alex

Contacte a paroquia onde a crianca vai ser baptizada...

Re: Padrinhos e madrinhas
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 21:34

Alex:

Tal como já leste aqui no fórum, tal situação não é permitida pelo Direito Canónico, que todos os Párocos deveriam seguir. No entanto, há os que cumprem e os que não cumprem (e normalmente quem cumpre é quem acaba por ser considerado o mau).

Quanto a essa situação que referes, a criança tem mesmo duas madrinhas e dois padrinhos? E estiveram os dois no Baptismo? E assinaram os dois no livro?

É preciso ter algum cuidado, porque, por exemplo, é comum (pelo menos na minha zona é) chamar padrinho ao marido da madrinha e chamar madrinha à esposa do padrinho.

De qualquer modo, e tal como a Rita disse, o melhor será contactar a Paróquia, quer para esta, quer para outras dúvidas.

Re: Padrinhos e madrinhas
Escrito por: AlexFerreira (IP registado)
Data: 05 de June de 2007 23:13

Olá. O que se passa é o seguinte... eu e o meu marido não conseguimos entrar em acordo, e sendo assim, temos dois padrinhos...
Não queria ter de optar, por isso gostava que fossem os dois padrinhos.
Em relação ao caso que falei a criança teve efectivamente 4 padrinhos e os 4 assinaram o livro.

Re: Padrinhos e madrinhas
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 06 de June de 2007 01:12

Ola
Os dois não conseguem entrar em acordo e para isso querem escolher 4 padrinhos??? Creio que o principal motivo não dve ser esse o de escolha dos padrinhos mas sim o exemplo que esses padrinhos vão dar ao Beptizando, são pessoas com vida cristã, vivem canonicamente, são exemplo, são ajuda? Antes de outras preocupações estes devem, ser os criterio prioritarios depois ja houve aqui uma solução escolhem-se os quatro embora so dois o sejam para efeitos de registos e canonicos. poder-se-ia que são padrinhos por afinidade, ou então se são dois casais esse problema esta resolvido, porque aos olhos de Deus o casal é um só coração e uma só alma, logo um de cada casal representam 4 padrinhos em duas assinaturas.

Cumprimentos


Sérgio Lopes



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.