Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 14 de April de 2007 19:25

Caros irmãos,

Hoje apareceu-me uma dúvida, estava numa celebração da eucaristia, a 1ª de duas a que vou assistir hoje, caso me sinta preparado para o fazer, devo comungar em ambas ? Ou apenas em uma ? Ou não existe "lei" na Igreja sobre como proceder caso se assista a multiplas missas num único dia ?

Fará sentido receber o Corpo de Cristo duas vezes num mesmo dia ?


A forma como acabei por proceder foi não comungar na 1ª missa e esperar pela de logo à noite para o fazer, não sei se fiz bem ou mal, pois normalmente penso que apenas não comungue quem não se sinta apto para o fazer e eu até me sentia apto para e ambas as eucaristias vão ser presididas pelo mesmo padre...

Não sei se a pergunta é básica ou um pouco descabida, perdoem-me a ignorância, mas foi a 1ª vez que pensei nisto...

Desde já obrigado pelas possíveis respostas.

Saudações

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de April de 2007 21:08

Caro Tecno:

Sim, pode-se comungar uma segunda vez no mesmo dia, desde que dentro da Eucaristia. Na Instrução Redemptionis Sacramentum diz-se:

Citação:
«[95.] O fiel leigo «que já tendo recebido a Santíssima Eucaristia, pode receber outra vez no mesmo dia somente dentro da celebração eucarística na qual participe, quando a salvo o que prescreve o cânon 921 § 2».[182]»

Nisto repete o que diz o Código de Direito Canónico, cânone 917:

Citação:
«917 Quien ya ha recibido la santísima Eucaristía, puede recibirla otra vez el mismo día solamente dentro de la celebración eucarística en la que participe, quedando a salvo lo que prescribe el ⇒ c. 921 § 2.»

O cânone 921, a que os parágrafos anteriores fazem referência, diz o seguinte:

Citação:
«921 § 1. Se debe administrar el Viático a los fieles que, por cualquier motivo, se hallen en peligro de muerte.
§ 2. Aunque hubieran recibido la sagrada comunión el mismo día, es muy aconsejable que vuelvan a comulgar quienes lleguen a encontrarse en peligro de muerte.

§ 3. Mientras dure el peligro de muerte, es aconsejable administrar la comunión varias veces, en días distintos.»
.

Alef

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 12:41

Ok, obrigado pelo esclarecimento Alef, como tal, plo que dá a entender, só devo comungar mais de uma vez no mesmo dia, se estiver em risco de morte certo ?

Cumprimentos

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 16:12

Não, Tecno, não é isso.


a) Podes comungar uma segunda vez, desde que seja dentro da Eucaristia.


b) Em caso de perigo de morte, não se prescreve que a segunda comunhão tenha que ser durante uma Eucaristia.


c) Talvez a tradução inglesa seja mais clara (destaque meu):

Citação:
«Can. 917 A person who has already received the Most Holy Eucharist can receive it a second time on the same day only within the eucharistic celebration in which the person participates, without prejudice to the prescript of --> can. 921, §2.
...

Can. 921 §1. ...

§2. Even if they have been nourished by holy communion on the same day, however, those in danger of death are strongly urged to receive communion again.»

Alef

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 16:17

Obrigado pelo exclarecimento !

Agora já fiquei a perceber melhor, realmente pra mim ou em Português ou Inglês é melhor, do que em outras línguas, mesmo em Espanhol ou Italiano, fica mais difícil pra mim de compreender.

Cumprimentos

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 18:39

Permitam-me acrescentar àquilo que o Alef disse que, caso a pessoa participe numa Celebração da Palavra com distribuição da comunhão, só deve comungar se no mesmo dia não tiver comungado noutra ocasião (como numa Missa ou noutra Celebração da Palavra).

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 19:08

Citação:
Rui B
Permitam-me acrescentar àquilo que o Alef disse que, caso a pessoa participe numa Celebração da Palavra com distribuição da comunhão, só deve comungar se no mesmo dia não tiver comungado noutra ocasião (como numa Missa ou noutra Celebração da Palavra).

Já agora, então e se comungares pela 1ª vez numa "celebração da palavra" e no mesmo dia fores a uma Eucaristia ? Podes comungar uma 2ª vez ?

Já agora, o que entendes por "Celebração da Palavra"? As únicas que eu conheço não tem distribuição da comunhão...

A única vez que me lembro de comungar sem ser numa Eucarístia foi se não me engano esta 6ª Feira Santa de tarde na Adoração...

Cumprimentos

Re: Múltiplas Eucaristias num mesmo dia - Devo comungar em todas ?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 19:24

Citação:
Tecno
Já agora, então e se comungares pela 1ª vez numa "celebração da palavra" e no mesmo dia fores a uma Eucaristia ? Podes comungar uma 2ª vez ?

Sim, podes comungar nas duas celebrações.

Citação:
Tecno
Já agora, o que entendes por "Celebração da Palavra"? As únicas que eu conheço não tem distribuição da comunhão...
A única vez que me lembro de comungar sem ser numa Eucarístia foi se não me engano esta 6ª Feira Santa de tarde na Adoração...

Eu já participei nos dois "tipos" de Celebração da Palavra.

A Celebração da Palavra propriamente dita é semelhante à 1ª parte da Eucaristia (a parte da Liturgia).

Após as leituras, poderá haver distribuição da comunhão com as partículas consagradas da reserva eucarística, sendo o rito semelhante ao da Adoração da Cruz de Sexta-feira Santa: a sagrada comunhão é trazida para o altar, reza-se o Pai Nosso, há o abraço da paz e distribui-se a comunhão (salvo erro, é isto, corrijam-se se estiver enganado).



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.