Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Baptismo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de September de 2006 04:29

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (088)
**********

O BAPTISMO DOS ADULTOS ...

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

Desde os princípios da Igreja, o Baptismo dos adultos é a situação mais corrente nas terras onde o anúncio do Evagelho ainda é recente. O catecumenado (preparação para o Baptismo, tem, nesse caso, um lugar importante; iniciação na fé e na vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Baptismo, Confirmação e Eucaristia.



***************

A Igreja não requer das crianças que ainda não chegaram ao uso da razão, nenhuma disposição para receberem o Baptismo.

São baptizadas na fé dos Pais, dos Padrinhos e de toda a Igreja ali representada pela Comunidade dos fiéis.

Diz Santo Agostinho que, como foram manchadas pelo pecado de outrem, também são purificadas pelas palavras de outrem.

Aos adultos, a Igreja exige certas disposições :

1) - Consentimento.

2) - Fé.

3) - Instrução, isto é, o conhecimento das coisas necessárias por necessidade de meio e por necessidade de preceito.

4)- Dor sincera dos seus pecados.

Para que alguém possa ser baptizado em idade adulta, é preciso que ele o queira.

O Baptismo deve ser um dom que se deseja e não um título que se impõe.

Como Sacramento que é, possui uma dignidade tão elevada que não deve prodigalizar-se, senão na medida em que for possível produzir os seus efeitos.

O adulto deve, pois, consentir, o que significa, implicitamente, a fé e o conhecimento do indispensável.

O pecado original não é uma falta cometida pelos que o têm, mas a ausência de uma riqueza que cada um de nós deveria herdar.

Por essa razão o Baptismo perdoa-o, ao adulto ou à criança, mesmo sem arrependimento.

Mas, para os adultos, porque são responsáveis pelos pecados que tenham já cometido, é-lhes exigida a dor sincera desses pecados, para que eles lhes sejam perdoados pelo Baptismo.

Assim se compreende também a necessidade da fé e da instrução religiosa, em função do perdão dos pecados actuais, isto é, daqueles que cada um faz e de que é responsável, para que o Baptismo desperte naqueles que se vão baptizar, o desejo de viverem de harmonia com o que prometem.

A Igreja, no seu alvorecer, começou por baptizar os adultos que se convertiam, pois que ninguém estava ainda baptizado.

Para que pudessem ser baptizados, os adultos deveriam sujeitar-se a uma longa e cuidada preparação, a que chamavam Catecumenato.

(Catecúmeno é o que ouve a palavra, o que se instrui).

Era preciso que renunciassem às trevas do paganismo, que abandonassem as práticas idólatras, aprendessem a doutrina do Mestre e abraçassem conscientemente a Fé.

Não bastava a simples veleidade de aderir a uma religião nova e ainda mal conhecida, exactamente porque era nova, e estava na ordem do dia.

Era necessário um gesto lúcido e corajoso.

O Catecumenato era, pois, uma aprendizagem, em que os cristãos mais adiantados, especialmente os ordenados para este fim, davam aos candidatos o conhecimento da doutrina, do culto e da vida da religião cristã que iam abraçar.

Esta aprendizagem, feita sobretudo nas semanas da Quaresma, para que os Catecúmenos pudessem receber o Baptismo na Vigília Pascal, era feita por fases :

1)- Na primeira semana era feito um exame ao passado do candidato.

Parentes, amigos e vizinhos já convertidos (baptizados), eram os responsáveis (Padrinhos), e davam todas as informações necessárias por onde se pudesse julgar da sua vida, costumes e pureza de intenções para abraçar a Fé cristã.

2)- Na segunda semana era instruído nos rudimentos da Fé.

Explicavam-lhe a Oração do Senhor, a fórmula da Profissão de Fé e a vida cristã em geral.

3)- Na terceira semana já era admitido à primeira parte da Santa Missa.

Assistia até ao Ofertório e depois era convidado pelos Ostiários (Porteiros) a sair, porque não era ainda digno de assistir aos Sagrados Mistérios.

4)- Nas três semanas finais, eram feitos os exorcismes, especialmente ordenados para esse fim.

O candidato deveria sentir-se verdadeiramente disposto a renunciar aos seus erros e defender o templo sagrado da sua alma que, depois do Baptismo, ficaria a ser o Templo de Deus.

5)- Finalmente, na Vigília da Páscoa, recebia o Baptismo das mãos do Pontífice.

Em tempos mais remotos era num rio, à imitação de Cristo, e depois passou a fazer-se em Piscinas que havia à entrada dos templos.

Os candidatos eram mergulhados por três vezes pelo diácono, com a invocação das três Pessoas da Santíssima Trindade.

Depois da terceira vez, vestiam-lhe uma túnica branca, que deveria usar durante toda a semana que vai da Páscoa à Pascoela (1 Domingo depois da Páscoa).

Era a semana in albis isto é, semana em branco.

E, por isso, ao primeiro domingo depois da Páscoa também se chamava o Dominica in albis porque era nesse domingo que os novos cristãos despiam a sua túnica branca.

Em ordem ao Baptismo dos adultos e preparação dos catecúmenos, diz o Catecismo da Igreja Católica :



1248. - O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes, em resposta à iniciativa divina e em união dom uma comunidade eclesial, conduzir à maturidade a sua conversão e a sua Fé. Trata-se duma "formação e uma aprendizagem de toda a vida cristã ( ... ) por cujo meio os discípulos se unem com Cristo seu Mestre. Por conseguinte, sejam os catecúmenos convenientemente iniciados no mistério da salvação, na prática dos costumes evangélicos, e, com ritos sagrados, a celebrar em tempos sucessivos, sejam introduzidos na devida fé, da Liturgia e da caridade do povo de Deus.

Re: Baptismo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de September de 2006 04:40

"Correio de Amigos"

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ! (087)
**********

O BAPTISMO É UM COMBATE !...

Diz o Catecismo da Igreja Católica :

1237. – E porque o Baptismo significa a libertação do pecado e do demónio, seu instigador, pronuncia-se sobre o candidato um (ou mais) exorcismo(s). O candidato é ungido com o óleo dos catecúmenos ou, então, o celebrante impõe-lhe a mão e ele renuncia expressamente a Satanás. Assim preparado, pode professar a fé na Igreja, à qual será confiado” pelo Baptismo.

O Baptismo é um Combate

A vida do homem sobre a terra é uma luta contínua; luta pela saúde, pela sua educação, para ganhar o pão de cada dia, pelo seu Lar, pela solução dos seus problemas pessoais, familiares, profissionais e sociais.

A vida cristã é também uma luta de todos os dias e de cada momento.

O homem nasce sob o signo do pecado e toda a sua existência é feita de vitórias e de fracassos, frente às gandes forças que o disputam : a força do bem e a força do mal, Deus e o demónio, a graça e o pecado.

Para o Cristão, o Baptismo foi exactamente o início de um grande combate, de uma luta que não mais poderá ter tréguas.

O demónio foi expulso com as garantias de uma grande promessa :

- Renuncias a Satanás ?

- Renuncio.

- E às suas obras ?

- Renuncio.

- E às suas pompas ?

- Renuncio.

O demónio, vencido, não deixará de lutar por uma reconquista, na esperança de que a vitória seja sua.

O Baptismo introduziu-nos num Reino de Amor em que é preciso lutar para nele permanecermos.

Enquanto muitos se deixam vencer cobardemente e são expulsos desse Reino, outros lutam corajosamente, nunca se deixando abater pelas sucessivas derrotas, e sempre prontos para vencer até ao fim.

A gaça do Baptismo ajudar-nos-á enquanto durar a luta.

As cicatrizes do pecado, não contarão diante de Deus como derrota, mas como prova de lutas sucessivas.

Como o Baptismo é um Combate :

1)- A vida cristã deve ser uma constante renovação das promessas do Baptismo.

2)- Mesmo quando estamos vigilantes, sentimos as nossas inclinações para o mal.

3)- Os maiores santos se declaram pecadores e S. Paulo queixava-se de que fazia o que não queria e não era capaz de fazer o que queria.

4)- Os santos foram santos porque lutaram contra o pecado e venceram.

Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica sobre o primeiro pecado :

409. - Esta dramática situação do mundo, que "está sob o poder do Maligno" (l Jo.5,19; cf.l Pe.5,8), transforma a vida do homem num combate :

Um duro combate contra os poderes das trevas atravessa toda a história dos homens. Tendo começado nas origens, há-de durar (o Senhor no-lo disse) até ao último dia. Empenhado nesta batalha, o homem vê-se na necessidade de lutar sem descanso para aderir ao bem. Só através de grandes esforços é que, com a graça de Deus consegue realizar a sua unidade interior.


Por duas vezes o ministro do Baptismo faz unções com Óleo Santo, durante as cerimónias do Baptismo : Com o Óleo dos Catecúmenos e com o Óleo do Crisma.

O Óleo dos Catecúmenos, com que se une o peito e as costas, é uma reminiscência daquele óleo com que, nas lutas do Circo, os padrinhos dos lutadores os ungiam com um duplo fim : para se fortificarem para a luta e para se tornarem de tal modo escorregadios que os seus adversários os não pudessem agarrar e lhes tolhessem os movimentos. Ele simboliza, portanto, no Baptismo, a robustez espiritual, a agilidade e força para não nos deixarmos prender pelos inimigos da nossa alma.

O Óleo do Crisma, com que se unge a cabeça, recorda aquele óleo com que foi ungido o Senhor na sua sepultura antes da ressurreição.

Dentro do Baptismo ele é também um aceno à ressurreição da carne de que o Baptismo é a garantia.

O Santo Crisma, cuja bênção se reveste da maior solenidade, é aplicado no Sacramento do Baptismo – unção na cabeça.

Com a unção dos anto Óleos, a Igreja quer dar-nos a entender que a vida cristã é uma luta, para a qual o Baptismo nos prepara e nos dá força. Uma luta de cada momento contra o demónio e as nossas más inclinações, contra o mundo e as tentações aliciantes.

Podemos pois tirar algumas conclusões :

1. – Se o Baptismo é um combate, a vida cristã, que deve ser uma constante renovação das promessas do Baptismo, é também um combate de todos os dias.

2. – Sabemos, por experiência, que não é fácil ser cristão como deve ser. Conhecemos as tentações e muitas vezes caimos no pecado. Mesmo quando estamos vigilantes, sentimos as nossas inclinações para o mal.

3. – Os maires santos (exceptuando a Santíssima Virgem), foram pecadores. S. Paulo disse –“Não faço o bem que queria e faço mal que não queria”.

4. – Os santos foram santos porque lutaram contra o pecado e venceram. Nós devemos fazer o mesmo, porque a nossa vida de cristãos é um combate.

5.– Neste combate sem tréguas, a arma é a Cruz. O sinal da Cruz com que, por mais do que uma vez fomos marcados durante o Baptismo, significa que devemos sofrer por Cristo para podermos com Ele ressuscitar.

Baptismo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 29 de September de 2006 21:41

-- moved topic --

Baptismo
Escrito por: anacandeias (IP registado)
Data: 15 de December de 2006 12:14

Caros amigos, por engano, coloquei a minha dúvida no local errado.
Aqui ficam as minhas desculpas e aproveito para colocar novamente a minha dúvida

Será que posso convidar para padrinhos de baptismo da minha filha recém nascida, duas tias da bébé, em vez de ser um padrinho e uma madrinha, como habitualmente?

Obrigada a todos

Re: Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 16 de December de 2006 18:56

Nâo, essa situação não é permitida pela Igreja.

este tópico, tens aqui mais algumas explicações sobre o assunto.

Re: Baptismo
Escrito por: neto (IP registado)
Data: 18 de December de 2006 15:53

Não sou batizado,gostaria de ser porém tenho dúvidas porque já tenho idade
e gostaria que o Sr.padre José Carreira das Neves talvespoderia me ouvir ou
o Sr. padre seu não estou enganado,era de Setubal e já está reformado algumas vezes vi e ouvi falar na televisão,embora só os conheço da comunicação sinto
que me pode ajudar.

Re: Baptismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 18 de December de 2006 23:21

O Batismo apaga todos os pecados ...é um renascer !Morrer o homem velho e nascer o homem novo , configurado ao Cristo . Pore´m antes deve ocorrer Metanoia , conversão , sendo assim necessário uma catequese madura e em profundade , pois para amrmos devemos conhecer...
A criança que é batizada quando bebê , deverá confirmar seu Batismo quando já tiver amadurecimento suficiente para fazer sua opção por Deus.

Re: Baptismo
Escrito por: neto (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 14:01

A dúvida é que eu não sei como fazes,e nunca tive coragem para falar com o Sr.padre, pois tenho vergonha que não sou batizado,e já tenho sonhado com o
meu batizado.se tenho que ter padrinhos.

Re: Baptismo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 15:04

Caríssimo Neto,
Provavelmente esses padre que aparecem na televisão (não desfazendo o Pe. Carreira das Neves) são pessoas muito ocupadas, e que pouca atenção dariam ao seu assunto.
Sugiro-lhe que contacte um padre da paróquia onde reside ou, ainda melhor, se tiver um Instituto Religioso perto de si, um padre de lá.
Está sempre em altura de retornar ao Pai, sem prejudicar nunca a sua condição humana. Peço-lhe não tenha vergonha, tente começar a rezar e a aprender alguma doutrina, visto que o baptismo implica uma adesão total à Igreja Católica.
Espero que consiga atingir o seu objectivo.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Baptismo
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 16:15

Neto, vergonha é roubar.

Ninguém é mais nem menos que outra pessoa por ser ou não baptizado. Mas há boas razões para ser baptizado. :) Vá com confiança. O padre apenas vai ficar feliz se for falar com ele sobre isso.

Re: Baptismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 16:16

Citação:
Diogo
o baptismo implica uma adesão total à Igreja Católica

O Baptismo implica um adesão às verdades de fé da Igreja Católica, não implica adesão a tudo o resto. Ser católico não é estar de acordo com tudo o que é feito pela hierarquia, seja lá o que for.

pontosvista

Re: Baptismo
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 18:06

Pontosvista,
Presume-se por Igreja católica a estrutura que Jesus deixou fundada na terra, exactamente com as verdades de Fé, os Concílios, etc.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Baptismo
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 19:25

Diogo

Jesus não deixou praticamente nenhuma estrutura. Toda a estrutura foi desenvolvida depois. Confiamos que no essencial a estrutura tenha sido inspirada pelo Espírito Santo mas apenas os dogmas ou verdades de fé devem ser obrigatoriamente aceites. Tudo o resto pode ser discutido, sem prejuízo da necessidade objectiva de haver alguma organização, pois a Igreja também é uma comunidade humana e as comunidades humanas precisam de algum tipo de organização. Mas convém não confundir isto com o essencial das verdades de fé.

pontosvista

Re: Baptismo
Escrito por: Maria João Piedade (IP registado)
Data: 19 de December de 2006 22:23

Neto, não tenha vergonha, é uma grande alegria o Baptismo. eu Baptizei-me este ano e nem sabe como estou feliz, mas compreendo a sua vergonha...eu também tinha até um dia tomar a coragem de o pedir ao padre da minha paróquia. Acredite que vai ser recebido com muita alegria. E é preciso padrinho sim, basta um, foi assim que fiz.
Boa sorte, força e coragem Neto

Re: Baptismo
Escrito por: neto (IP registado)
Data: 20 de December de 2006 14:19

Agraço-vos a todos por este site, incluindo todo apoio a mim concedido neste momento muito importante na minha vida, acredito que estou quase lá sinto que já posso dar o 1º passo muito obrigado a todos,E QUE DEUS NOS ABENÇOE

Re: Baptismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de December de 2006 22:11

Neto o Batismo é a porta de entrada para todos os sacramentos, sendo assim você não confessa antes de ser Batizado,apenas tem uma conversa com o sacerdote , se isso lhe alivia de alguma aflição.´Pois como disse , o Batismo apaga todos os pecados.
Posso me intrometer e sugerir um dia lindo?

Na Páscoa , Neto ... na Páscoa , morrer com Cristo e Ressuscitar com Ele , como homem novo com a força do Espírito Santo de Nosso Senhor.
Louvado seja nosso Senhor , Jesus o Cristo.

Re: Baptismo
Escrito por: neto (IP registado)
Data: 21 de December de 2006 20:27

muito obrigado Chris

Re: Baptismo
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 10 de April de 2007 16:15

China: milhares de Batismos na Páscoa - 10/04/2007 - 11:01

As celebrações da Páscoa na China ficaram marcadas por milhares de Batismos, fruto de uma onda de novas conversões. A agência AsiaNews regista, como curiosidade, que foi mesmo difícil encontrar madrinhas e padrinhos em número suficiente.

Só em Pequim, por exemplo, o número de Batismos chegou quase aos mil. Segundo um sacerdote local, a explicação para o fato reside na resposta que a Igreja oferece "ao coração das pessoas, com sede de Deus"

Num momento em que o país espera a carta de Bento XVI às comunidades católicas, a Associação Patriótica, ligada ao regime de Pequim, fez sentir mais uma vez o seu punho de ferro, em especial nas localidades de Hebei e de Zhejiang.

A opressão e a perseguição marcaram, em vários locais, as celebrações dos dias passados. Em Wenzhou (Zhejiang), a polícia levou a cabo uma rusga, na Quinta-Feira Santa, mas os padres presentes conseguiram fugir à prisão.

Pior sorte tiveram os padres Shao Zhoumin e Jiang Sunian, condenados a vários meses de cadeia por terem falsificado documentos, a fim de se poderem deslocar em peregrinação a Roma.

Na província de Hebei continua desaparecido, há 10 anos, o Bispo Su Zhimin, fiel ao Papa e ao Vaticano.

Segundo dados da AsiaNews, pelo menos 17 Bispos da Igreja "clandestina", que foge ao controle de Pequim, foram detidos ou condenados ao isolamento; 20 sacerdotes estão presos, neste momento.




www.catolicanet.com.br


Fonte: Agência Ecclesia
Local:China

Batismo
Escrito por: teresa (IP registado)
Data: 30 de April de 2007 20:14

Grandes dúvidas sobre batismo:

- pode um padre recusar o batismo:
se os pais da criança, ainda não foram casados?
se os padrinhos propostos não sejam casados?
O que fazer, em cada um dos casos, e nos dois em simultâneo?

Re: Batismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 30 de April de 2007 20:50

Pela informação que tenho (e agradeço que me corrijam se disser algo errado)...

Citação:
teresa
se os pais da criança, ainda não foram casados?

Se os pais da criança não forem casados pela Igreja, o Baptismo pode-se realizar a pedido da própria criança (se esta já tiver completo 7 anos de idade) ou se a situação dos pais não permitir que estes sejam casados pela Igreja.

Citação:
teresa
se os padrinhos propostos não sejam casados?

Os padrinhos (cada um deles) deverão estar em situação regular face ao seu matrimónio. Ou seja, se forem casados pelo registo também o deverão estar pela Igreja.

Citação:
teresa
O que fazer, em cada um dos casos, e nos dois em simultâneo?

Em ambos os casos, penso que se deverá regularizar as situações que não estiverem regulares.

Isto refere-se àquilo que é a Lei da Igreja. Como todos sabemos, há Padres que facilitam e que não seguem rigorosamente as normas.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.