Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 20:33

Quando acham que deve ser feita a Profissão de fé ?
Pergunto isto porque, embora na maioria das paróquias seja entre os 10-12 anos, no Colégio de Santa Doroteia, onde sou aluno, é só entre os 14-15 anos.
Qual é a vossa opinião ?

Re: Profissão de fé
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 12:38

Nunca pensei muito no assunto, mas parece-me que aos 10-12 anos se é demasiado novo para fazer a Profissão de Fé. Mesmo aos 14-15 anos poderá ser cedo. Não que nessa idade os jovens sejam uns irresponsáveis que não sabem pensar, mas penso que seria melhor "exigir-se" um conhecimento bem profundo da Fé.
Que achas tu, JL Almeida?

PS: A minha opinião não é "fundamentada", é apenas aquilo que sinto, da minha experiência pessoal.

Re: Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 19:39

Eu creio que depende das pessoas.
Se calhar, algumas pessoas poderiam fazer entre os 10-12 anos, mas outro se calhar com 15-16 ainda seriam "novas" de mais para fazerem a Profissão de fé.

JL Almeida

Re: Profissão de fé
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 14:34

Tudo depende mais da preparação das pessoas, menos que da idade.
Eu, em caso de dúvida, aceitaria como boa a opinião do teu colégio.

No caso de um colégio não existirá tanto uma avaliação individual (provavelmente alguns com 12 anos estariam preparados: e se calhar alguns com 15 não o estarão tanto...) mas sim uma avaliação colectiva de um determinado grupo.

No caso, ao que me parece, o grupo do 9º ano.

Mas, recentrando na profissão de fé, que preparação achas necessária para alguém a poder fazer com utilidade?

João (JMA)

Re: Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 19:49


"A Profissão de Fé ou Credo é um sim consciente a Deus, à Palavra iluminada."

In www.veritatis.com.br/_agnusdei/cat21.htm

Acho, para dar este sim,a pessoa deve saber e perceber bem aquilo em que acredita, porque acredita e com que fim acredita.

Acho que deve estar bem preparada a nível psicológico e espiritual.

E tu ?



Re: Profissão de fé
Escrito por: (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 22:03

Concordo com a tua opinião, JL Almeida. A questão é então quando é que uma pessoa está bem preparada. Falando por mim, parece-me que 21 anos é uma boa idade. Mas se calhar sempre fui muito imaturo, hehe.

Re: Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 17:32

Não podemos confundir profssão de fé com crisma.

Creio que aos 21 anos seja já tarde para se receber o Crisma, quanto mais a Profissão de Fé.

Profissão de fé
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 18:09

A experiencia de 20 anos de escutismo entre os quais 8 anos como chefe diz-me que até aos 11/12 anos é proveitoso catequizar directamente.

Entre 12 e os 17 será melhor dar mais importância a aspectos humanos e por ventura utilizar a profissão de fé como aliciante e provocação.

Mas a partir dos 18 os jovens estão novamente muito sequiosos de encontrar a Deus, coisas que os façam ser melhores e talvez aqui pode ser a boa oportunidade de introduzir o crisma.

Acho que o sistema de 10 volumes seguidos está desactualizado e completamente fora do contexto da sociedade actual, para não falar dos programas e manuais.

Em comunhão

Re: Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 20:58

Eu também sou escuteiro (explorador) mas acho que para algumas pessoas os 11/12 anos seja demasiado cedo. Exemplo disso é um colega meu, que,com 12 anos fez a 1ª Comunhão e ainda não está habituado a ir à missa. Acho que ele é um dos que, se a Profissão de fé fosse feita logo aos 13-14 anos, não teria quase significado, porque ele ainda não está suficientemente "dentro" da Doutrina da Igreja, como ele próprio me disse.

Re: Profissão de fé
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 21:01


Acho que a profissão de fé seria bom ser até aos 17 anos, até à idade que não pensam em namoro:). O crisma em qualquer idade é óptimo, mas a aos 21 anos, é uma idade excelente! Boa idade para depois virem a ser padrinhos de outros...

Re: Profissão de fé
Escrito por: (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 12:26

Pois, eu confundi Profissão de Fé com Crisma. Lá "pelos meus lados", não se fazia Profissão de Fé. Desculpa a confusão, JL Almeida.

Re: Profissão de fé
Escrito por: JL Almeida (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 17:43

Concordo contigo, Ana. Se calhar, nestes termos, é melhor usarmos "até aos x anos" do que "entre x-x anos".

Re: Profissão de fé
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 15 de April de 2007 15:24

Citação:
JL Almeida
Não podemos confundir profssão de fé com crisma.
Creio que aos 21 anos seja já tarde para se receber o Crisma, quanto mais a Profissão de Fé.


Então com 21 anos é já tarde para receber o Crisma ? Podias dar uma explicação para a tua opinião sff ?

É que eu conheço muita gente que com 21 anos, as vezes, nem com mais idade, não são maturos o suficiente para compreender o Crisma (atenção que isto é apenas uma constatação pessoal, não querendo fazer julgamentos de caracter, pois não me compete a mim pecador julgar os outros) e o referido Sacramento é também conhecido como "Sacramento da Maturidade Cristã", como tal deve ser recebido quando a pessoa tiver a referida maturidade suficiente para o compreender e seguir aquilo que se pede dela e as responsabilidades que advém do seu recebimento...


O facto de se chegar à adoslescência e andar na Catequese ou mesmo atingir os 18 ou 21 anos, não significa que se esteja mentalmente consciente e espiritualmente preparado para receber o Crisma, como aliás vai acontecer este ano na minha paróquia, o volume da catequese que estava para fazer a Profissão de Fé e o outro que iria receber o Crisma, o sr. Padre e os catequistas não os acharam merecedores e suficientemente "crescidos" para compreender e assumir essas responsabilidades e como tal, não ha nada para ninguem...

Agora explica-me, ou expliquem-me, estou de acordo com quem aqui disse que a actual estrutura da Catequese, com 10 volumes, já não está a par dos tempos de hoje, ora se o 10º volume agora não vai fazer o Crisma, quando o irão estes jovens fazer ?

Secalhar vários já não faram, outros apenas o faram quando se sentirem chamados depois de adultos secalhar, haverá algum mal nisso ?


Eu pessoalmente sei, porque já cheguei a esse entendimento, que na altura em que andei na Catequese não estava preparado para receber este Sacramento e ainda bem que não o fiz então, se bem que as razões que me levaram a escolher não o receber não fossem as mais correctas, mas no longo prazo, acabou por ser a decisão que me acabou por levar ao caminho correcto, até porque não se tratou de nenhuma crise de fé, nem tão pouco deixei a catequese senão no fim desta, para um grupo de jovens.

Os meus 21 anos também já lá vão e já cá cantam mais uns quantos, não muitos, mas mais uns quantos, sinto a falta de receber o Crisma ? SIM, sinto e já me propus para o fazer, infelizmente não deve ser este ano, pois o entendimento aqui é que por apenas uma pessoa não merece a pena, até porque o Bispo já têm o calendário muito cheio, mas espero que seja para o próximo ano e sinceramente dúvido que algum padre ou bispo se recusassem a aceitar um pedido para receber o Crisma por um motivo tão insignificante quanto a idade de uma pessoa...

Já se me disserem por exemplo que alguem que não foi Batizado enquanto criança e que hoje já têm mais de 21anos e quer ser batizado depois de adulto e já foi catequisado e têm uma compreensão adulta do que é ser um cristão, então secalhar nesses termos, o Crisma passa a não ser tão significativo, pois como Sacramento da Confirmação, quem vai receber o Batismo após adulto, está perfeitamente consciente do que faz, ao contrário de mim, que o recebi em bebé...

Mesmo assim, se esse pessoa adulta após uns anos de ter sido batizado e de ter feito algum tipo de catequese, caminho neo-catecumenal ou outra coisa do genero ainda assim quiser receber o Crisma, pois bem, acho que devem respeitar a sua vontade e não desmotivar a pessoa devido à sua idade !

Saudações

Re: Profissão de fé
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 04 de June de 2007 00:51

Ola a todos
1º profissão de Fé não é Sacramento, por isso é somente uma etapa na iniciação Cristã, pena que durante muitos anos se fez da profissão de Fé um mini Crisma.
Não tenho muitas certezas quanto as idades apropriadas para se celebrar um determinado Sacramento, penso que deve haver uma clarificação para o acesso a eles, porque uma coisa é dizer que a criança tem 10 anos e muitas certezas do que quer, outra é dizer que a criança tem dez anos não vai à Eucaristia é intermitente na catequese e o seu exemplo não é dos melhores mas como tem idade para fazer vai fazer a Profissão de Fé.

Cumprimentos

Sérgio Lopes



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.