Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
as festas de casamento
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 03:32

não li tudo para trás por isso este topico pode ser repetido também não é nada de particularmente profundo.

Tenho notado que alguns casais adiam o seu casamento apesar de viverem juntos e quererem casar pela Igreja porque as suas possibilidades economicas não lhes permitem fazer uma festa do nivel que eles gostariam. A festa que rodeia o casamento tornou-se muito dispendiosa, os noivos por vezes acham-se "obrigados" a tal. Isto parece-me afastar algumas pessoas do casamento catolico, ou simplesmente do casamento.

Não seria bom que a igreja tentasse contrariar esta mentalidade? Ir inculcando aos adolescentes e aos catolicos em geral a vacuidade que este tipo de festas representa. Que uma festa mais modesta não fere a honra de ninguém.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 14:42

Camilo

Sinceramente tens razão.
Em Portugal fazem casamentos com comida e mais comida. Um ano fui a um casamento que teve cinco pratos. Posso afirmar que é demais, coisa que no Canadá, ninguém faz, mas todos ficam satisfeitos.
Aqui alguns casais, mesmo portugueses, já vão casar a outros Países. Como Las Vegas, México, Reino Unido, etc. Mesmo tendo que pagar pela viagem, torna-se mais económico.

Os casamentos em Portugal, são demasiados luxuosos quanto à comida. Só vêem a comida...lol...

Re: as festas de casamento
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 15:01

Há alguns anos, estava eu no Cartório da minha vila para renovar o meu BI e, ao mesmo tempo, estava a ser atendido um casal que se ia casar pelo civil. Perguntaram à senhora que os atendia quantas pessoas tinham que levar, ao que ela respondeu qualquer coisa como "bastam duas testemunhas, na Igreja é que é preciso levar muita gente".

Na altura eu ainda não era o católico que sou hoje, senão até lhe tinha dito "desculpe lá, mas está enganada".

Cá para os meus lados, quem não quer gastar (ou não tem) muito dinheiro, vai ao registo casar-se e pronto. Porque aqui também se pensa que o casamento pela Igreja tem que ter necessariamente uma festa para 200 ou 300 convidados, com copo de água, jantar e, em muitos casos ainda, almoço no 2º dia. E depois é mais o vestido da noiva, o fato do noivo, o fotógrafo, o aluguer do salão, o organista, as lembranças para os convidados...

Se bem que na minha Paróquia já se fizeram casamentos muito simples, penso que foram dois a que eu assisti durante a Eucaristia que é normal celebrar-se.

Re: as festas de casamento
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 15:19

Eu concordo com o que foi dito.
As festas de casamento por esta zona são feitas com custos enormes. Demasiados convidados, demasiada comida....um problema mudar estas mentalidades...

Re: as festas de casamento
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 16:02

Caros amigos,

Todos tem razão, mas é assim, só leva convidados quem quer.
Para se casar não é preciso fazer festa.
Agora que me digam que a nossa sociedade incute isso às pessoa, tudo bem!

Eu casei-me em Outubro passado pela Igreja, levei entre mim e o meu marido cerca de 220 convidados, que para além de família(ambos temos família chegada númerosa), amigos quase todos aqui da paróquia onde somos praticantes.
Eu pela minha parte não tive ajuda de ninguém para pagar os meus convidados, mas foi com muito carinho que quis que aqueles que acompanharam o nosso crescimento como namorados, começassem logo no momento a fazer parte do nosso crescimento como marido e mulher.
Agora, é claro, se eu achasse que não podia convidal-os, não tinha qualquer peijo em não los convidar.
Eu penso é que as pessoas hoje em dia, levam o " cão e o gato" porque é bonito dizer que se levou 300/400/500 pessoas. E quem escuta pensa : "bem esta gente é rica, levou tanta gente!" Mas muitas das vezes nem se imagina os sacrificios que os pais fizeram para os filhos poderem passar por gente rica.
E depois há questão de se fazer o casamento pela igreja, sem nunca lá se ter posto os pés a não ser no Batizado e na 1ª comunhão. depois casam-se pela igreja, mas o casamento é sem missa!
Não critico quem o faz, porque também cometo muitos pecados ao longo dos meus dias, mas se calhar acho que a Igreja deveria ser mais exigente e inclusive aprender a diz não.
O matrimónio é um Sacramento, não é uma coisa CHIQUE!

Um abraço.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 16:11


Aquí também há pessoas que convidam às 500 e 600 pessoas. Mas só que os noivos no fim fazem mais de 30.000 dólares, dá a entrada para a compra de uma casa. E todos concordamos, os noivos no ínicio precisam de uma casa. Os pais pagam pelo banquete e os filhos ficam com o dinheiro oferecido pelos convidados.

Eu às vezes falo nos casamentos que se fazem em Portugal, as Canadianas dizem: tira fotografias:) mas o que acho demasiado é a comida, no resto, quanto ao lugar para o banquete, igreja, Damas de Honor, carros aquí é outra coisa...



Re: as festas de casamento
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 16:33

Sandra Isabel Escreveu:
-------------------------------------------------------
> ...mas se calhar acho que a Igreja deveria ser mais exigente e inclusive aprender a diz não.

Eu diria antes que a Igreja deveria era dizer "PORQUÊ?". Porque alguns, ainda que se dirijam à Igreja só para ocasiões especiais, fazem-no porque existe alguma fé. E porque não aproveitar e fazê-los reflectir sobre isso? Acreditem que pode resultar (conheço um caso destes). E isto não é só para os casamentos, é também para tudo.

Aqui há vários anos, quando o actual Pároco tomou posse, ouviu-se dizer que "agora o Padre novo exige Crisma para os padrinhos de Baptismo e para quem se vai casar". Eu não era o católico que sou hoje (nem sei se me podia chamar católico), mas pensei para comigo "deixa-me cá ir fazer o Crisma senão depois exigem-mo para alguma coisa e não o tenho". Felizmente que não me disseram que não. E pouco a pouco a minha fé foi aparecendo e, quase sem eu dar por isso, a minha vida mudou muito.

Na minha Diocese, além das reuniões do CPM, os noivos agora têm que frequentar uns encontros, feitos nas próprias paróquias, onde se dá a conhecer o casamento como um Sacramento da Igreja, de modo a fazê-los reflectir no que os leva à Igreja neste dia.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de July de 2005 18:06


Aquí os noivos são obrigados a um curso de preparação para o casamento e têm de falar com o padre 6 meses antes do casamento. Para casarem numa igreja católica pelo menos um dos noivos tem de ser católico.
Quem quiser casar na Catedral paga $500:00 dólares e normalmente numa igreja ninguém dá menos de $100:00 ou $200:00 dólares...

Re: as festas de casamento
Escrito por: Carlos Duarte (IP registado)
Data: 06 de July de 2005 01:57

Pois, o problema não é tanto do casamento religioso exigir muitos convidados, mas antes de a tradição ser de um casamento religioso (mesmo que não se tenha posto os pés na Igreja desde o baptismo) E de ter muita gente.

A Igreja pode, e deve, lutar contra os casamentos mal-informados ou, pior, de "estilo" (que só são casados pela Igreja porque "fica bem" e "é bonito") mas, em relação ao resto, não tem nada a ver com o assunto. Trata-se da vida (e do dinheiro) privada das pessoas e se o quiserem "estourar", é lá com eles.

Pessoalmente, acho que mais de 100 pessoas é exagero (excepção feita para quem tem famílias muito grandes). Até porque se "perde" a individualidade e o contacto com os noivos, passando de uma festa dos noivos (que é) para uma festa dada pelos (ou por uns) noivos.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de July de 2005 18:44


Creio que por vezes não se pode ser tão exigente...mais cedo ou mais tarde esses que não vão muito à igreja e que casam na igreja, um dia podem voltar.
O padre tem de ignorar muita coisa e trabalhar para que venham muitos mais...evangelizar!!!

Esta é a minha opinião.

Re: as festas de casamento
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de July de 2005 23:52

Concordo com a Ana. A postura dos padres deveria ser sempre de acolhimento aos jovens casais e jovens famílias. Aproveitar esta aproximação, e , mesmo que inicialmente seja só por uma questão do social, aproveotar este reencontro para fazer acolhimento...

Re: as festas de casamento
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de July de 2005 02:02

De Isaias sobre o Messias:

"Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, no qual a Minha alma põe a sua complacência; fiz repousar sobre ele o Meu espírito, para que leve às nações a verdadeira justiça. Ele não grita, não levanta a voz, não clama nas ruas. Não quebrará a cana rachada, não apagará a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a fidelidade a verdadeira justiça. Não desanimará, ,nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira justiça sobre a terra; as ilhas esperam a sua doutrina (Is. 42, 1-4)."

Obviamente que penso a Igreja não deve afastar ninguém, deve antes acolher a todos com amor e calor, aproveitar a ocasião para fazer reflectir e para evangelizar.

Aqui na minha terra os noivos nada pagam se um deles for da paroquia e a familia pagar a congrua. Fora da paroquia pagam para ajudar às despesas da igreja.

Mas a minha duvida era se realmente achavam que a mentalidade que tem vindo a impor-se de que um casamento pela igreja deve ser um casamento opulento está a contribuir para afastar alguns jovens desse mesmo casamento?

Isto acaba por trazer alguma perplexidade e incongruencia porque conheço noivos que se casam pela igreja e já antes viviam juntos. Desde o inicio que proclamavam que queriam casar pela igreja mas esperavam até terem mais posses economicas para fazerem uma festa mais opulenta. Conheço 2 catequistas que passaram por esta situação. Como testemunho de fé não é o melhor dos comportamentos. Claro que a sociedade hoje pressiona muito nesse sentido, os noivos podem não mostrar muita compreensão ou abertura para aceitar outro tipo de vivencias.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Carlos Duarte (IP registado)
Data: 07 de July de 2005 03:15

Camilo,

O problema é que na maior parte dos casos a mecha já não fumega é nada! Além de que, ao contrário do baptimo, da reconciliação e da extrema-unção, o casamento não é um sacramento "essencial" (isto no sentido que não salva), logo poderia-se ser mais exigente neste ponto!

Re: as festas de casamento
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de July de 2005 07:41

Quem quiser uma bela e sentida ou mesmo opulenta cerimónia de casamento pode perfeitamente realizar um belissimo casamento pelo civil. Já participei em alguns bastante mais interessantes do que os religiosos, com troca de votos e tudo.
Devo dizer que um dos casamentos mais bonitos a que assisti foi pelo civil.

Portanto, quando os jovens casais optam por um casamento religioso é porque têm algumas convicções pessoais que normalmente resultam da sua história pessoal e crenças religiosas.
Perante isso a Igreja deve ter uma atitude de acolhimento de total disponibilidade. E aproveitar esse reencontro ou reaproximação, para , com humildade amorosa se disponilizar a acompanhar uma nova família que nasce.
O Casamento é um Sacramento, e não conheço nenhum que seja menos essencial que outro .

Questão diferente é a dos custos com a cerimónia. Mas isso é uma questão pessoal.

Re: as festas de casamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de July de 2005 18:40

Entendo o ponto de vista do Camilo e a questão que coloca.

É na verdade um disparate de todo o calibre os noivos estarem a aguardar por ter dinheiro para uma festa de casamento e não se casarem enquanto não a puderem fazer.

Como será um disparate quererem fazer uma festa acima das suas posses, ou gastarem todo o dinheiro que arduamente conseguiram numa festa.

Não me tenho apercebido de tais situações, mas são de facto um contra-senso.

Devia haver uma insistência no valor do compromisso assumido, e provavelmente a cerimónia mais bonita seria um almoço partilhado oferecido pela própria comunidade a um dos seus.

Mas somos filhos do nosso tempo e o que podemos fazer é tentar ajudar com o nosso exemplo.

Nota: Estou totalmente em desacordo com a introdução de mais limitações aos casamentos católicos.
Já bastam aquelas que existem, e são talvez demais.

João (JMA)

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de August de 2005 14:28


Estive num casamento no dia 30 de Julho. Um casamento com cerca de 200 pessoas. Ao banquete foram todas, à igreja apenas umas 80 a 100 pessoas.

Tanta comida e tanta comida desperdiçada e não contamos, com os que passam fome! Em Portugal estragam tanta comida nos casamentos. Para quê, patos, frangos, bolos, fruta a enfeitarem aquelas mesas? Isso é tudo um luxo.
Aquí fazem os casamentos, com menos comida, mas com mais classe!

Re: as festas de casamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de August de 2005 18:01

teste

Re: as festas de casamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de August de 2005 18:02

teste...

Re: as festas de casamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de August de 2005 18:02

teste.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de August de 2005 18:02

teste....

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.