Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 23:18

Lá vem a "catolicapraticante" (imagine se não fosse...) com os batidos jargões dos ateus e inimigos da Igreja a respeito da INQUISIÇÃO. Que debater sobre este assunto? Abra um tópico especial.

Re: Comungar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 23:26

Esta discussão tem tido alguns pontos engraçados :-)

Mais importante que saber se é carne, não é carne, é carne, não é carne, é carne, não é carne... importa saber o que se entende por Corpo de Cristo! Celebra-se daqui a duas semanas, mas pelo que leio neste tópico, há muito a esclarecer nessa homília. E aproveitando a explicação do que se entende Corpo de Cristo, é também oportuno explicar o que se entende por Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Porque ninguém duvida que se analisar-se o pão e o vinho antes e depois de serem consagrados, as propriedades físicas dos mesmos mantém-se inalteráveis. Logo, se depois de consagrados passamos de pão e vinho a Corpo e Sangue de Cristo, fica a pergunta: como e de que forma? Se é física essa presença, como as propriedades físicas do pão e do vinho não se alteram depois de consagrados? Nota: Com estas perguntas não estou a dizer que não acredito, apenas que se alguém ler estas páginas, ou se tiver que explicar alguém, a resposta deveria ser melhor que um simples: «É, porque é.»

Quanto à mensagem do Pe. João Luis, quando diz que «Seria muitissimo mais util discutir em que medida cada um dos cristãos que faz parte da Igreja como Corpo de Cristo da qual o ressuscitado é a cabeça pode no mundo de hoje, na sociedade de hoje anunciar esta ressurreição. Tornar este corpo vivo no mundo, ser Sal da Terra e luz do mundo.», eu penso que esta discussão bizantina é um pré-requisito para adiscussão que considera muitíssimo mais útil. Como é possível um cristão anunciar a ressurreição se ele não faz a mínima ideia do que é a Ressurreição? Se ele não sabe o que é o Corpo de Cristo? Ele sabe que comunga o Corpo (e às vezes o Sangue) de Cristo, mas sabe o que é o Corpo e Sangue de Cristo? Pelo que pude ler neste tópico, poucos sabem.

Ainda na semana passada, perguntava a alguém com responsabilidades na Igreja, se Jesus Cristo ressuscitou de Corpo e Alma (como eu e todos os Cristãos acreditam), como é possível ele ter aparecido no meio dos Apóstolos com as janelas e portas fechadas (Jo 20,19)? Não era apenas espírito, se fosse, como seria possível ter fome e ter comido peixe assado (Lc 24,41-42)? Se não obtemos respostas coerentes para estas questões, corremos o risco de procurar respostas bizarras, mitológicas, já para não falar de holywoodescas, ou de outro mundo.

Talvez seja altura que criar no Paroquias.org um espaço de perguntas díficeis e respectivas respostas, porque para além destas que aqui enunciei, há mais, são importantes, e não encontro muitas pessoas capazes de explicar de forma simples, clara e coerente. Ficam como exemplo, 1) O que é o Espírito Santo? 2) O que é a Santíssima Trindade? 3) O que significa o Corpo e Sangue de Cristo? 4) O que é o Pecado Original? 5) Porque Jesus Cristo teve que morrer na cruz?

Luis Gonzaga

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 22:47

"... Nem a aparência, nem a consistência , nem a materialidade física da carne e do sangue humanos... "

Um ateu não pode crer nesta possibilidade. Nós também se não fossem o ensino infalível da Igreja e as palavras do Evangelho. É um mistério de fé que, embora não possamos entender, não obstante, cremos. Simplesmente isto!.

Memória -> comunhão -> eucaristia.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 17 de January de 2006 10:45

Memória é que foi o termo usado por Jesus na sua despedida dos seus discípulos na última Ceia.

Por isso disse Fazei isto em MEMÓRIA de MIM.

Lucas, 22,19

«19*Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.»

1ª Corintios 11,24-26

e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim».
Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.»
Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.


====

Comunhão tem um significado diverso. É da mesma família de comum, comunismo, comunidade.

Comunhão com Cristo.

Comunhão com o altar / demónios.

Comunhão do Espírito Santo

Comunhão com os sofrimentos de Cristo.

Filipenses em comunhão com Paulo.

Comunhão connosco, com o Pai e com Cristo.

Comunhão uns com os outros.
====

Eucaristia significa «acção de graças».

Jesus dava sempre acção de graças ao Pai, mesmo quando se despediu dos seus discípulos na última Ceia.

Acção de graças na multiplicação dos pães e dos peixes.

Acção de graças ao entregar o cálice, na Ceia.

Idem ao distribuir o cálice.

Antes de distribuir o pão na última ceia.

=====
Paulo também dava graças a Deus em momentos difíceis.

Dar graças a Deus deu ânimo a Paulo, depois de uma tragédia.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 17/01/2006 10:46 por Manuel Pires.

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.