Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Comungar
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 14:51


Tenho uma senhora amiga, que comunga e nunca se confessou...Há dias desvendou-me o segredo e veio perguntar-me, como se diz, quando se comunga? Amén, respondi-lhe! Um dia um padre na comunhão perguntou-lhe como se dizia, pois ela nada respondeu...

Ela deve comungar ou não?

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 30 de April de 2005 18:27

Nunca se confessou? Além disso demonstra nenhum conhecimento sobre o que está fazendo. Não seria o caso de, num momento certo, dizer-lhe que gostaria muito de lhe falar sobre a Eucaristia? Poderias então falar-lhe das condições necessárias para se aproximar deste augusto sacramento, inclusive sobre a necessidade da confissão.

OSWALDO DE PAULA GARCIA
Visite e dê sua opinião: [www.portaluniao.com]
[israel3.com]

Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de April de 2005 19:23

Augusto momento? Que estranho adjectivo... augusto era io título dos imperadores romanos!

Re: Comungar
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de April de 2005 22:18


Um padre Brasileiro deu-me exactamente o mesmo conselho. Que a catequizasse!...
Eu já comecei. Já lhe disse que se dizia Amén.
A senhora é contra a confissão, mas gosta de comungar...

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 02 de May de 2005 13:16

Como deverias saber a palavra "AUGUSTO' está empregada como adjetivo e não substantivo. Como Adjetivo este termo possui os seguintes significados:

1. Respeitável, venerando ("Salve lindo pendão da esperança/ Salve símbolo augusto da paz!" Hino à Bandeira Nacional do poeta brasileiro Olavo Bilac)
2. Elevado, sublime.
3. Magnífico, majestoso.

Nada vejo de estranho no emprego deste adjetivo à Santíssima Eucarestia.


OSWALDO DE PAULA GARCIA
Visite e dê sua opinião: [www.portaluniao.com]
[israel3.com]

Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de May de 2005 14:45

Tudo bem, só preferia um título menos ligado ao poder imperial, respensável pelo martírio de tantos cristãos.

Sabes, é uma palavra pouco usada em Portugal, são as tais pequenas diferenças entre o português falaso de ca´e de lá do atlântico... como camisola o geladeira

Re: Comungar
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de May de 2005 20:00

Quanto à questão do augusto talvez devêssemos, por uma questão de inculturação, chamar-lhe Teresíssimo Sacramento, lembrando as augustas Teresas que pontificam na Igreja, como Madre Teresa de Calcutá, Santa Teresa de Ávila etc. Quanto à questão do Santíssimo, lembro- me que um dia me disseram o seguinte:
"Os piores são os que vão à missa"
- Pois é, se já são os piores, o que seriam se não fossem à missa...
(moral: antes missas que misséis)

*=?.0

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 05 de May de 2005 15:32

Acontece que "Augusto" é um título usado pelos imperadores romanos, como bem se expressou a "Catolicapraticante"...



Editado 1 vezes. Última edição em 05/05/2005 15:34 por OSWALDO.

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 05 de May de 2005 15:48

Catolicapraticante, pax Christi!

"A senhora é contra a confissão, mas gosta de comungar... "

- Pelo visto trata-se de pessoa muito mal orientada. Como pode crer no poder sacerdotal para consagrar o pão e negar-lhe o poder de perdoar os pecados, claramente expresso na Bíblia? Ainda: será que crê mesmo na presença real de Cristo na hóstia consagrada? Rogo-lhe, por um dever de caridade, insistir, oportuna, e, se possível, até inoportunamente.


Re: Comungar
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 06 de May de 2005 21:01

Um dos problemas que há com a comunhão é que Jesus o partiu antes de o dar aos discípulos. Hoje o pão vem inteiro. E se alguém dissesse: dá-me um pouco desse pão! Iríamos recusá-lo? (moral:mais vale pouco e bom do que muito e fraco).

*=?.0

Re: Comungar
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de May de 2005 21:26

Caro Albino:

Tens bastante razão. Não tem muito sentido litúrgico que nas Eucaristias dominicais o presidente da celebração, no momento de distribuir a comunhão, use só da reserva do sacrário e seja ele a comungar da única hóstia consagrada na Celebração... Pão «partido», mas não «repartido»...

Devia ser consagrado o pão (ou hóstias) necessário para todas as pessoas presentes ou para a maioria... Os sacrários são ou devem ser suplementares, para as necessidades «extra», para a distribuição da Comunhão aos doentes (fora da celebração da Eucaristia) e, evidentemente, para a adoração eucarística.

Felizmente em algumas dioceses (ainda não vi isso em Portugal), os bispos vão dando instruções nesse sentido. Se a Eucaristia é desde o início «fracção do pão», deve-se distribuir do pão partido ali e não exclusivamente da «reserva».

É de louvar o que se faz nalguns sítios, o uso de hóstias muito grandes, que se partem em muitas pequenas partes, que são igualmente distribuídas às pessoas da Assembleia. É um pouco triste o minimalismo litúrgico em que se caiu com as «hóstias pre-formatadas»... [E às vezes mal conservadas...] Mais uma pequena «perversidade» do fisicalismo que se apoderou de algumas visões (estreitas) da presença de Cristo nas espécies consagradas, pelo medo de perder «particulazinhas» ao partir do pão...

É bom que em cada comunidade paroquial se vão corrigindo estes aspectos e se vá dando catequese no sentido de distribuir a comunhão sob as duas espécies (pão e vinho)... Isto, sim, será recuperar a Tradição, essa que, sendo verdadeira, não agrada aos tradicionalistas... :-|

Como dizia uma vez um adolescente, até nem custa a acreditar que nas hóstias consagradas esteja o Corpo de Cristo. O que custa mesmo a crer é que ali esteja pão! ;-)

Alef

Re: Comungar
Escrito por: OSWALDO (IP registado)
Data: 06 de May de 2005 23:31

Tens bastante razão. Não tem muito sentido litúrgico que nas Eucaristias dominicais o presidente da celebração, no momento de distribuir a comunhão, use só da reserva do sacrário e seja ele a comungar da única hóstia...

Alef


Depois de sua mensagem tão bem elaborada, sinto-me constrangido ao comentá-la manifestando minha opinião.

É provável que mais importante que fracionar o pão seja distribuí-lo. Vê-se que a fração do pão era apenas um costume entre os judeus, costume que não persiste entre nós. Se fosse agora, o Senhor teria fatiado o pão e distribuído a seus discípulos.

Para o caso específico da comunhão já recebemos o minúsculo pão por inteiro sem os inconvenientes da dispersão de partículas pois o Corpo Santíssimo de Jesus merece que se dispense o máximo de cuidado e respeito.





Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de May de 2005 23:51

Penso que o alef queria realçar o significado da comunhão.

Mais do que a preocupação com as migalinhas que podem estragar-se sacrilegamente,

pois são bocadinhos do corpo de Jesus ( que disparate) Comungar não deveria ser um

acto privado de autosatisfação mística - comungar é pôr em comum, é ter o sentido da

partilha, da Comunidade.

É esse o sentido do Pão - não basta que eu me alimente e fique saciado, é preciso que

o partilhe, que parta o pão e o distribua, mesmo que caiam migalhas no chão, que me

preocupe em saber se os outros ainda têm fome.

Não estou a comungar se estou apenas preocupado comos "pecados "dos outros ou de

que modo posso afastá-los da comunhão para me refastelar melhor com a minha

pretensa superioridade moral.... Como se dissesse ( Senhor, eu sim, sou digno que

entreis em minha morada, mas aquele que não se confessa , e aquela que toma a

pílula, e a outra que usa rímel, que escandalo, senhor, esses não são dignos.....)


Quem tem esta religiosidade , olha, se calhar farta-se de papar hóstias e nunca

comungou.

Quanto á presença "física e material" de Cristo na hóstia e à ideia fisicalista de que

estamos "a comer a verdadeira carne de cristo", já estou como um miúdo da

catequese "ó mãe, também somos canibais"? ??

A sabedoria das crianças...

Re: Comungar
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 03:21

Alef

Nas igrejas canadianas na comunhão há o pão e sempre o vinho.

Mas em portugal, como na colecta dominical dão pouco dinheiro, não sei se podem dar o vinho.

Re: Comungar
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 11:15

Do Evangelho segundo S. João (Jo 6, 22-69)

22*No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do lago reparou que ali não estivera mais do que um barco, e que Jesus não tinha entrado no barco com os seus discípulos, mas que estes tinham partido sozinhos. 23Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberíades até ao lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, a multidão subiu para os barcos e foi para Cafarnaúm à procura de Jesus. 25Ao encontrá-lo no outro lado do lago, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste cá?» 26Jesus respondeu-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-me, não por terdes visto sinais miraculosos, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. 27*Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo.» 28*Disseram-lhe, então: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» 29Jesus respondeu-lhes: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou.» 30Eles replicaram: «Que sinal realizas Tu, então, para nós vermos e crermos em ti? Que obra realizas Tu? 31*Os nossos pais comeram o maná no deserto, conforme está escrito: Ele deu-lhes a comer o pão vindo do Céu.»
32E Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu, mas é o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, 33*pois o pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo.» 34Disseram-lhe então: «Senhor, dá-nos sempre desse pão!» 35Respondeu-lhes Jesus:
«Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. 36Mas já vo-lo disse: vós vistes-me e não credes. 37Todos os que o Pai me dá virão a mim; e quem vier a mim Eu não o rejeitarei, 38porque desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E a vontade daquele que me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia. 40Esta é, pois, a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.»
41Os judeus puseram-se, então, a murmurar contra Ele por ter dito: 'Eu sou o pão que desceu do Céu'; 42*e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? Como se atreve a dizer agora: 'Eu desci do Céu'?»
43Jesus disse-lhes, em resposta: «Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia. 45*Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o ensinamento que vem do Pai e o entendeu vem a mim. 46*Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram. 50Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá. 51*Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»
52Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» 53Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, 55porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. 56Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. 57Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim.
58Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»
59Isto foi o que Ele disse em Cafarnaúm, ao ensinar na sinagoga.

Reacção dos discípulos - 60*Depois de o ouvirem, muitos dos seus discípulos disseram: «Que palavras insuportáveis! Quem pode entender isto?» 61Mas Jesus, sabendo no seu íntimo que os seus discípulos murmuravam a respeito disto, disse-lhes:
«Isto escandaliza-vos? 62E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? 63*É o Espírito quem dá a vida; a carne não serve de nada: as palavras que vos disse são espírito e são vida. 64*Mas há alguns de vós que não crêem.» De facto, Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e também quem era aquele que o havia de entregar. 65*E dizia: «Por isso é que Eu vos declarei que ninguém pode vir a mim, se isso não lhe for concedido pelo Pai.»
66A partir daí, muitos dos seus discípulos voltaram para trás e já não andavam com Ele. 67Então, Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» 68Respondeu-lhe Simão Pedro: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna! 69*Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.»

Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 11:23

Interpretação literalista da Bíblia?

Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 11:27

Que pena os padres do forum não aproveitarem estas oportunidades para fazer

verdadeira Catequese, fundada em "trabalho" teológico autêntico....


Re: Comungar
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 12:00

É a interpretação que a Igreja teve e tem desde sempre. E que à semelhança do que aconteceu com Jesus, continua a causar escândalo a alguns.

Re: Comungar
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 13:30

Isso só revela falTAde conhecimEnto teológico e histÓrico sobre a interpretação da igreja . Estou a referir-me á Igreja Católica Apostólica Romana...

Claro que se te referes à interpretação de textos bíblicos feita por outras Igrejas/ religiões ou seitas, a conversa é diferente...


Re: Comungar
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 07 de May de 2005 13:47

Venha de lá então a interpretação verdadeira da Igreja... fico à espera...

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.