Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 9 de 10
Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 16:12

Citação:
camilo
Firefox, o que escrevi parece-me bastante claro. No caso da Sónia com boa vontade e disponibilidade da hierarquia eclesiastica e do marido da Sónia podia-se analisar a hipotese de nulidade ou dissolibilidade do 1º casamento deste e muito provavelmente, pelo que a Sónia disse, esse casamente é nulo ou dissoluvel.

Camilo, obrigado pelo esclarecimento. Parece que eu havia mesmo entendido errado.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 17:15

Citação:
Ana
Encontram-se por aqui senhoras portuguesas e canadianas que embora divorciadas nunca mais quiseram homem algum. [...] Estas poderão ou devem comungar???

As "senhoras portuguesas e canadianas que embora divorciadas nunca mais quiseram homem algum" podem comungar, não há nada que o impeça.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 19:25

As outras "senhoras portuguesas e canadianas" que mudam mensalmente de namorado, podem comungar nos intervalos entre um e o seguinte desde que se confessem.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 20:37

João

isso não é meio estranho?
Está com alguém não pode, não está já pode.

Já agora caso uma pessoa divorciada viva junta com outra (ou case) e que diga que não há qualquer relacionamento de índole sexual entre eles... pode comungar?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 22:30

Citação:
camilo
Jesus não disse "simboliza o meu corpo" mais sim "É o meu corpo".
Tendes em pequena conta o poder de Deus.

Pois toma-se o corpo e não o sangue, Jesus disse que quem não beber o seu sangue não tem parte com Ele e não tem a vida eterna.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 22:34

Quanto ao mais presumo que quem se divorciou por motivo de adultério do conjuge possa comungar sem ser preciso confessar-se certo ou estou enganado??



Editado 3 vezes. Última edição em 01/04/2008 22:58 por Jorge Gomes.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 23:25

Citação:
Lena
isso não é meio estranho?

meio? Para ser meio estranho, tinha de ser meio não-estranho. E não o é.

Citação:
Lena
Já agora caso uma pessoa divorciada viva junta com outra (ou case) e que diga que não há qualquer relacionamento de índole sexual entre eles... pode comungar?

Pode.

Mas parece-me que estás a raciocinar na perspectiva errada. Não é importante o que a pessoa diga mas o que a pessoa faça.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 01:22

Citação:
JMA
Mas parece-me que estás a raciocinar na perspectiva errada. Não é importante o que a pessoa diga mas o que a pessoa faça.

Sim, claro.
Falei em termos de aparências já que parece-me ser essa a perspectiva de quem critica.

Segundo a minha perspectiva, nestas situações a atitude mais sensata seria permitir que todos podessem comungar mediante o seu testemunho em confissão. A decisão de permitir ou não seria exclusiva do padre, um que fizesse ouvidos moucos às tricas da comunidade. O sigilo da confissão assim o permita.
Se o testemunho for falso, pois a pessoa deliberadamente mentiu, aí a comunhão será inválida. A haver culpados não vai ser o padre nem ninguém, a não ser quem mentiu.

Não vejo qual o drama de estar ali ao lado a comungar alguém que não corresponde ao perfil atitudinal exigido.
E esta confusão toda só pq se é recasado ou amigado... então não é bem pior ser-se casado e andar a dar umas voltas durante as viagens, no local de trabalho, ou até mesmo recorrer aos serviços de profissionais especializadas? Ai o sr aos domingos pode ir na boa com a família à missa comungar que já ninguém diz nada. Os outros só pq resolveram juntar-se ou recasar, construindo uma relação sólida de respeito e amor, já não podem e são chapados de adúlteros.

Perante isto, onde está o bom senso?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 02:48

Hoje soube de notícias muito giras. Duas amigas que andaram comigo no liceu estavam divorciadas há mais de 15 anos, agora os maridos deixaram as amantes e regressaram as primeiras mulheres. Adorei!

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 22:08

Citação:
Ana
Hoje soube de notícias muito giras. Duas amigas que andaram comigo no liceu estavam divorciadas há mais de 15 anos, agora os maridos deixaram as amantes e regressaram as primeiras mulheres. Adorei!

É bom ter amigas solidárias.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 11:52

Olá!

Citação:
Ana
Na minha igreja comunga quem quer, o padre não os conhece! Numa cidade enorme como esta,como podem conhecer as pessoas que vivem divorciados?

Ana, então acha bem que uma pessoa comungue só porque o Padre não sabe???? Na Lei da nossa Igreja que é divorciado ou vive junto não pode comungar, é Lei, entendes?

É que se formos por essa ordem de ideias podemos começar a fazer tudo o que se pode imaginar desde que não sejamos descobertos... Mentir, matar, roubar...

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 12:11

Citação:
firefox
Acho que aqui vou repetir o que todos já sabem.
Não sei se entendi a posição do camilo, mas lendo o que a Sónia escreveu imagino que nem se coloca a questão da possibilidade de dissolução. Concordo 100% com a Sónia, seria tentar contornar uma dificuldade criando outra muito pior. O amor e o mandamento da caridade valem 1000 vezes mais do que um legalismo doutrinal. Não se destrói levianamente uma família para depois, na maior hipocrisia, dirigir-se à mesa eucarística vestindo um manto de falsa pureza.

Concordo com o João. Também não entendo por que motivo a Sónia não poderia comungar, e gostaria de me alegrar junto com ela um dia, sabendo que pôde participar regularmente da ceia. Deus queira que não demore muito.

Olá Firefox e Camilo!
Tenho andado muito ocupada e só agora é que posso vos responder.
Dissolver o 1º casamento do meu marido está fora de questão porque é um processo muito demorado e de díficil aprovação, foi o que me disse o Padre da minha cidade.
Eu sou uma pessoa muito honesta sabem... Eu, no ano passado fui "me confessar" 3 vezes em Padres diferentes, das duas primeiras os Padres me abençoaram, mas disseram que eu não podia comungar. Da terceira vez o Padre disse que nem sequer me podia abençoar excepto se eu prometesse que trataria da anulação do casamento do meu marido e se eu prometesse que até lá viveria com ele como irmã... Ele perguntou-me se eu estava disposta a vever como irmã do meu marido e eu disse que sim... Ele abençoou-me e disse que eu podia comungar... Quando saí da "confissão" fartei-me de chorar e pensei "como é que eu posso prometer uma coisa dessas? Se eu propor isso ao meu marido é divórcio na certa... E as crianças?".
Escusado será dizer que não comunguei.
Sou muito honesta, jamais vou comungar sem o Sacramento da Reconciliação...
Mas digo-vos, é difícil viver estfé e este amor ao Senhor sem usufruir completamente do tesouro que temos que é a Missa...
Nem sempre consigo comugar "espiritualmente", mas no Domingo de Ramos aconteceu-me uma coisa que quero partilhar.
Estávamos numa missa ao ar livre e muitos ministros ajudaram na comunhão pois era muita hente. Eles estavam identificados com um chapéu de chuva branco... Quando um deles passou por mim senti um nó na garganta, um fogo no coração e comecei a chorar, a isto eu chamo "comungar espiritualmente". Em todas as missas eu ofereco este meu sacrifício a Deus por mim e por todos aqueles que tb não podem receber o corpo de Jesus...
Sónia.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 12:13

Ah Ana, esqueci de dizer que NÃO PODE COMUNGAR QUEM NÃO SE CONFESSA... Mas sei que muitos comungam sem se confessar, cabe à consciência de cada um...

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 12:20

Citação:
camilo
Firefox, o que escrevi parece-me bastante claro. No caso da Sónia com boa vontade e disponibilidade da hierarquia eclesiastica e do marido da Sónia podia-se analisar a hipotese de nulidade ou dissolibilidade do 1º casamento deste e muito provavelmente, pelo que a Sónia disse, esse casamente é nulo ou dissoluvel.

Desculpe Camilo, mas não entendi.
Então o meu marido pode pedir a nulidade alegando que ele é ateu...?? Em que isso contribui para a resolução do meu caso?
Suponhamos que ele peça a nulidade por ser ateu e é aceite... Ele depois não poderá se casar comigo pela Igreja porque é ateu...e se não pode se casar comigo eu não posso me confessar e comungar...
Desculpe, mas não entendi mesmo.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 13:43

E desde quando é que uma católica não se pode casar com um ateu?
Onde está a proibição?

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 16:13

Sonia, sempre existiram casamentos mistos, ou seja entre cristãos e não cristãos.
Nesses casos o não cristão, regra geral, não vê o casamento como indissoluvel. S. Paulo escreveu numa das suas epistolas que nesse caso o casamento pode ser dissolvido, obviamente o não cristão não aceitando as palavras de Jesus pode obviamente casar-se de novo. É o teu caso.

Há casamentos entre cristãos e hindus, cristãos e budistas. No inicio do cristianismo muitos cristãos casavam com não cristãos, era até frequente com o tempo o cristão conseguir converter o não cristão com o seu exemplo e fidelidade, o que terá contribuido para a divulgação do Evangelho.

O cristão pode receber o sacramento do casamento, a benção de Deus para a sua vida em união mesmo com um não cristão.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: joao luis (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 14:29

Citação:
camilo
Sonia, sempre existiram casamentos mistos, ou seja entre cristãos e não cristãos.
Nesses casos o não cristão, regra geral, não vê o casamento como indissoluvel. S. Paulo escreveu numa das suas epistolas que nesse caso o casamento pode ser dissolvido, obviamente o não cristão não aceitando as palavras de Jesus pode obviamente casar-se de novo. É o teu caso.

Há casamentos entre cristãos e hindus, cristãos e budistas. No inicio do cristianismo muitos cristãos casavam com não cristãos, era até frequente com o tempo o cristão conseguir converter o não cristão com o seu exemplo e fidelidade, o que terá contribuido para a divulgação do Evangelho.

O cristão pode receber o sacramento do casamento, a benção de Deus para a sua vida em união mesmo com um não cristão.


Há tempos venho sofrendo com a impossibilidade de comungar , visto que sou católico e respeito os mandamentos da Lei de Deus . Minha situação é a seguinte, quando eu tinha aproximadamente 16 anos (hoje eu vou fazer 37 no dia 13/07/2008) , conheci uma moça e me apaixonei por ela , ela tinha sido casada por 2 anos e tinha um filho com essa mesma idade . Desde que a conheci estamos juntos , nunca tive outra mulher e tambem nunca me casei na igreja ( ela sim ),nós já temos uma filha chamada Lívia ( que é a coisa mais linda ). A Lívia vai fazer 8 anos . Participo de um Grupo de Oração da Renovação Carismática aqui na minha cidade ( Tatui-São Paulo-Brasil ) , também atuo no Grupo da Interseção . Pergunta : Vou viver eternamente nessa situação de não poder comungar ? Sou fiel a minha esposa a minha filha e a minha casa . Amo elas com todo o meu coração . Amo a Jesus Cristo mais ainda . Não tenho a quém recorrer , pois quando tento me aproximar de um Padre aqui da minha cidade , ele é transferido para outra paróquia . O que vocês que são mais instruídos que eu podem me dizer a respeito ? Abraço a todos e que a Paz de Jesus e o amor de Maria estejam com vocês .

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:09

João, temo que a notícia que trago não seja lá muito boa. Acredito que o modo como a igreja trata desses casos deva sofrer alteração no futuro, porque já está se tornando um consenso que a coisa não anda bem e a maioria dos teólogos católicos têm cada vez mais tocado nesse ponto. A igreja católica, entretanto, não é conhecida por sua velocidade em resolver os problemas.

Vc pode ajudar muito se juntando às orações! Lembre-se que foi pela ação direta do Espírito Santo que o Vaticano II veio à luz, mas parece que há ainda umas almas pesadas que dificultam que o concílio dê todos os frutos que pode dar. Mas quem sabe um outro passeio da pomba pelo Vaticano... muita luz ainda pode brilhar de repente!

A solidariedade também pode te dar força, Deus escreve certo até por linhas tortas, e, se tudo concorre para o bem dos que amam ao Senhor, talvez isso também te leve a crescer na caridade, e apesar de tudo ainda estaria se fortalecendo através da eucaristia, embora que por outra via mais dolorosa.

Lembre-se: "Minha graça te basta", ninguém sabe ao certo qual era o espinho, mas o exemplo pode te inspirar na oração (2 Cor 12). De qualquer modo, lembre-se também que como você existem outros irmãos nossos que desejam comungar e não podem, seja porque moram onde não há padres, porque não podem comer pão (glúten), porque estão em situação parecida à sua, ou porque estão no leito de um hospital se alimentando por intravenosa. Deus que nos livre desse peso todo.

E não desanime nunca! Ora e confia :)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 16:00

João Luís,

E a tua mulher não consegue anular o casamento dela?

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: joao luis (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 12:10

Obigado firefox ,

E para completar a Palavra diz : (II Coríntios 12,10) " Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas , nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. PORQUE QUANDO ME SINTO FRACO, ENTÃO É QUE SOU FORTE. "

Gostei muito da sua resposta , até mostrei para a minha esposa ontem .

Abraço , que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com você .

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 9 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.