Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 8 de 10
Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 13:27

Olá Camilo,
Em resposta ao que disse:
Citação:
camilo

Sónia, o que é o pecado contra o Espirito Santo? Quanto a ser digna de receber Cristo pergunto é digna de receber a condecoração "Grande Colar da Torre e Espada" (creio que é a maior condecoração atribuida pelo estado portugues)?
Parece-me que verdadeiramente ninguém é inteiramente digno de receber a Jesus. No entanto há pecados graves e pecados que não são graves. O adultério é considerado grave.

Pecar contra o Espírito é recusar Deus, não se deixar converter, não aceitá-Lo nunca... Deus é misericordioso e uma pessoa pode levar uma vida inteira sem Ele, mas mesmo na hora da morte se O aceitar, se se arrepender, Deus perdoa... Deus perdoa todos os pecados que lhe forem pedidos com arrependimento, mas Deus não força, Ele tenta e tenta muitas vezes, mas se a pessoa não quer, fazer o quê?...
Não é por acaso que Jesus, qd morreu na cruz, tinha dois bandidos, um de cada lado... Um se arrependeu e foi salvo, já o outro...

Meu caro, não sei porque falou nessa condecoração, não percebi bem pq falou assim. Mas, é claro que é uma responsabilidade muito grande poder comungar, nem ninguém está tão puro que seja "digno" de receber o corpo de Jesus... Eu só queria saber pq sou menos digna que os outros...
Estou em adultério? Acho que o problema aqui nem se prende com isto, porque as pessoas que não são casadas e vivem maritalmente tb não podem comungar... Posso estar enganada, mas acho que no meu caso, vivo com um homem do qual tenho filhos, falta-me o Sacramento do casamento e por isso estou em pecado. E trata-se de um pecado que pela lei dos homens eu não me arrependo porque não o deixo. Aqui é que a minha opinião diverge, eu não deixo este pecado, não porque não me arrependo, mas porque a solução é pior aos olhos de Deus. Trata-se de desfazer mais uma família, de fazer sofrer duas crianças que merecem ser felizes. Pois, vai-me dizer agora que eu tenho uma solução: viver como irmã do meu marido, ou seja, separar a cama, mas isto é o mesmo que acabar com o casamento, não é? O meu marido nunca aceitaria isto, principalmente porque é ateu.
É o que penso.
Mas, o mais importante de tudo foi que Jesus chamou-me e eu fui com ele, estou feliz por isso, e aceito arcar com as consequências dos meus actos, efectuados em plena consciência ou não...

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 15:59

Cara Sónia,

Li os teus posts com bastante atenção e, sinceramente, não entendo a razão pela qual não possas comungar.

Concordo plenamente com o firefox: afinal este seria o único "pecado" sem redenção?

Nada disso faz qualquer sentido.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 16:02

Um casamento religioso em que um deles é assumidamente ateu, não transforma o acto numa mentira e como tal inválido (no seu lado religioso)?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 16:15

Se ele for ateu mas não se declarar como tal no casamento, o casamento deverá ser considerado nulo.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 16:32

Todos nós sabemos que há quem não ligue nada a religião e faz o casamento pela igreja pela festa, e até nem ligam ao q o padre fala, aquele bla bla até podia estar em chinês que o resultado era o mesmo.
Na minha óptica, possivelmente errada, todo o matrimónio feito nestas condições deveria ser considerado sem efeito na sua vertente religiosa - simplesmente foi religioso para "inglês ver", de coração nadinha. Ser aqui ou na Coreia é o mesmo.

Agora perante a tua resposta fiquei baralhada.
Então se o homem disser q é ateu o casamento já é válido?!? Como é possível? Ele não se sente, nem tem intenção de ficar comprometido perante Deus. Para ele são apenas chatices, sacrifícios que têm de ser feitos porque a noiva, a familia, ou n sei quem, quis pq ficava tão bonito nas fotos, ou era um sonho...
Como é que uma farsa pode ser válida? É para "castigar" pessoas como a Sónia?
É que o marido continua ateu, e fantasticamente óptimo na sua consciência ateia - ela é que quer comungar, não ele.

Que lógica distorcida é esta?!?!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 16:49

É o que dá eu tentar responder numa linha.

"Mea culpa" (para apaziguar os latinistas), vou passar a explicar.

Se alguém, quando vai casar, falsear elementos fundamentais para o sacramento que irá operar parece-me claro que estamos perante uma nulidade.

Ora, a condição religiosa de cada um é declarada no momento da celebração do matrimónio.

Se eu me declaro católico para me casar com uma bonita festa, quando na realidade sou ateu ou agnóstico estou a falsear as minhas declarações de uma forma que eu, pessoalmente, considero de extrema gravidade.

Se alguém é ateu ou agnóstico o problema é dele. Ou melhor dele para com Deus.

Mas se ele se declara Católico, ou Anglicano, Ou Ortodoxo para efeitos de se casar religiosamente o problema já é também da respectiva Igreja, dos Cristãos em geral - que consideram o casamento um sacramento, e muito particularmente do cônjuge, que foi enganado numa característica essencial para a sua vontade de contrair matrimónio.

Por este conjunto de razões considero que tal declaração falsa torna o casamento nulo.

João (JMA)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 17:00

:)
Já estou mais descansada.

Obrigada por me esclareceres.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de March de 2008 11:26

Sonia, se o seu marido já era ateu quando casou pela 1ª vez então o 1º casamento dele mesmo que não seja nulo é dissoluvel.
É o chamado privilegio paulino. Afinal para que haja casamento são necessarias 2 pessoas, para que haja um casamento cristão com todas as suas implicações tambem são necessarios 2 cristãos.
Os chamados casamentos mistos, entre um cristão e uma pessoa de outra religião, podem dissolver-se uma vez que o outro pode não aceitar a indissobilidade do casamento. Quando se dão entre pessoas de religiões diferentes é frequente fazerem-se 2 cerimonias, uma catolica e outra da outra religião.

Agora há o problema da burocracia, do processo necessario para que um tribunal eclesiastico avalie o caso. É um processo moroso, com custos e de decisão incerta. Infelizmente os tribunais eclesiasticos não são melhores que os civis, até porque funcionam com pessoas em part-time. Acho que é uma das falhas pastorais da Igreja. A justiça para ser justa não pode ser tão morosa nem penosa.
Ora se isto já é penoso para um catolico quanto mais para um ateu! Para mais um ateu com um casamento com algumas tensões. É que me parece que o processo teria de ser iniciado por ele. Ora não é realista nem razoavel esperar que um ateu com um casamento um pouco tenso se envolva num moroso processo de nulidade de um casamento religoso quando para ele a componente religiosa do casamento não interessa e só se move para isso a pedido da esposa.
Mais provavel é isto agravar as tensões dentro do casamento.

Mas fale com alguem da diocese que seja responsavel por estes assuntos.
Eu pouco percebo disto mas parece-me que seria possivel confessar-se. Depois disso comungar daria origem a confusões no seio da comunidade paroquial. Explicar o caso publicamente seria uma exposição excessiva.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de March de 2008 18:50

Acho que aqui vou repetir o que todos já sabem.

Não sei se entendi a posição do camilo, mas lendo o que a Sónia escreveu imagino que nem se coloca a questão da possibilidade de dissolução. Concordo 100% com a Sónia, seria tentar contornar uma dificuldade criando outra muito pior. O amor e o mandamento da caridade valem 1000 vezes mais do que um legalismo doutrinal. Não se destrói levianamente uma família para depois, na maior hipocrisia, dirigir-se à mesa eucarística vestindo um manto de falsa pureza.

Concordo com o João. Também não entendo por que motivo a Sónia não poderia comungar, e gostaria de me alegrar junto com ela um dia, sabendo que pôde participar regularmente da ceia. Deus queira que não demore muito.

Estou certo que mais cedo ou mais tarde o Espírito tocará o coração das pessoas certas (que permitem ser tocadas) para mudar esse estado de coisas. Já aconteceu de outras vezes. Infelizmente, no estado atual das coisas, coube para a Sónia carregar esse peso adicional, por razões estranhas que não consigo entender. Imagino, entretanto, que ela não quer se desfazer do peso desobedecendo a igreja, e por isso mesmo que sugeri uma conversa com o pároco. Infelizmente só posso orar por ela, mas tenho esperança que Deus a recompensará de algum modo.

Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus :)

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 15:15

Na minha igreja comunga quem quer, o padre não os conhece! Numa cidade enorme como esta,como podem conhecer as pessoas que vivem divorciados?

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 17:58

Parece que para alguns deveria existir um "divorciómetro" que entalasse a hóstia na garganta desses pecadores imundos.
Nas igrejas mais pobres bastava um sinal sonoro associado a uma luz vermelha ... bip bip e lá ia o padre de vassoura em punho.

[www.youtube.com]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 02:10

Citação:
Ana
Na minha igreja comunga quem quer, o padre não os conhece! Numa cidade enorme como esta,como podem conhecer as pessoas que vivem divorciados?

Nas cidades como é que o padre consegue controlar isso? Lá nas pequenas aldeias deste país é que o padre sabe de côr alguns pecados de cada um, sabe quem se confessou ou não, etc, aliás toda a gente sabe a vida e os pecados de toda a gente, até do padre, é só boatos e tudo a passar de boca em boca, precisam é de tv por cabo e instalarem a net pra se entreterem com outras fofocas, agora por cá é mais sossegado.
Eu que sou evangélico quando foi à missa da queima das fitas no passado Verão na Sé (fiquei a matar com o traje), pra além de ser benzido com água benta que diga-se acertou-me em cheio, fiquei bem abençoado, fui tomar a hóstia com a mesma fé (porque se não fosse feito com fé seria pecado) e significado como se tivesse sido na minha igreja a tomar o pão da santa ceia, houve uma gaja ao meu lado colega que me segredou depois, que me tinha que confessar, e pra além do mais nem católico sou, eu disse confesso a Deus todos os pecados e aos irmãos só alguns pra não os escandalizar.
Francamente sai satisfeito, mas só um pormenor, só não concordo tomar-se o pão (a hóstia pronto), e não tomar-se o vinho se Jesus disse tomai todos e comei e também disse tomai todos e bebei, mas só o padre é que bebe. Acho que como Jesus mandou todos devem comer o pão, que representa o Corpo de Cristo que foi repartido por nós e que simboliza o facto de Jesus viver em cada cristão, bem como tomar todos o cálice da nova aliança, o vinho que representa o Sangue de Jesus que foi derramado na Cruz do Calvário para pagar os nossos pecados, a fim de podermos entrar no reino de Deus.
Ao celebrarmos a santa Ceia comemoramos a nossa salvação e louvamos a Deus por ela e anunciamos a morte Dele até que venha.
Será que o facto de serem divorciados e de procurarem uma nova oportunidade de serem felizes é algum pecado que os ponha afastados do Deus da 2ª oportunidade???

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 04:05

Eu penso que isso e um escândalo para os católicos! Há muitos católicos que se sacrificam para levarem uma vida digna. Enquanto que outros gozam a vida a maneira deles/as!!! Encontram-se por aqui senhoras portuguesas e canadianas que embora divorciadas nunca mais quiseram homem algum. Em quanto que outras têm um homem todos os meses. Estas poderão ou devem comungar???

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 04:10

Lena

Admira-me a tua presença neste fórum. O que andas aqui a fazer, a confundir os outros?

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 08:20

Ana

Irrita-te muito que eu cá ande, é?
Engraçado pois eu embora ateia respeito muito mais a tua religião que muitos outros cristãos que apenas estão aqui para te chamar de canibal, idolatra, anti-biblica e outras coisas piores.
Se gostas de ser enganada, problema teu. Agora não venhas culpar-me da tua perspectiva turva.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 10:34

Citação:
Jorge Gomes
Nas cidades como é que o padre consegue controlar isso? Lá nas pequenas aldeias deste país é que o padre sabe de côr alguns pecados de cada um, sabe quem se confessou ou não, etc, aliás toda a gente sabe a vida e os pecados de toda a gente, até do padre, é só boatos e tudo a passar de boca em boca, precisam é de tv por cabo e instalarem a net pra se entreterem com outras fofocas, agora por cá é mais sossegado.

Imagina! Lá nas aldeias nós temos: tv cabo, internet, luz eléctrica, telefone e - Quem diria?! - até água corrente e esgotos... Não estás a confundir as aldeias com o deserto?!

O conhecimento da vida e dos pecados e das qualidades das pessoas não tem que ver com o facto de ser uma aldeia. Tem a ver com o facto de ser uma comunidade onde as pessoas se conhecem desde que nascem. Com defeitos e virtudes, como tudo. Em qualquer bairro antigo de qualquer cidade, onde as pessoas se conhecem, existe uma vivência similar.

Citação:
Jorge Gomes
fui tomar a hóstia com a mesma fé (porque se não fosse feito com fé seria pecado) e significado como se tivesse sido na minha igreja a tomar o pão da santa ceia

O facto de o teres feito com respeito não torna o gesto correcto.

Cassima

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 11:19

Citação:
Ana
Eu penso que isso e um escândalo para os católicos! Há muitos católicos que se sacrificam para levarem uma vida digna. Enquanto que outros gozam a vida a maneira deles/as!!! Encontram-se por aqui senhoras portuguesas e canadianas que embora divorciadas nunca mais quiseram homem algum. Em quanto que outras têm um homem todos os meses. Estas poderão ou devem comungar???

E porque havemos nós de nos arvoramos em consciência delas?

Achas que os "católicos que se sacrificam para levarem uma vida digna" o fazem a pensar na forma como os outros vivem a deles?

E já agora, porque é que os teus exemplos são normalmente só com senhoras? E os homens com quem elas andam?

Cassima

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 13:02

Citação:
Cassima
Citação:
Jorge Gomes
Nas cidades como é que o padre consegue controlar isso? Lá nas pequenas aldeias deste país é que o padre sabe de côr alguns pecados de cada um, sabe quem se confessou ou não, etc, aliás toda a gente sabe a vida e os pecados de toda a gente, até do padre, é só boatos e tudo a passar de boca em boca, precisam é de tv por cabo e instalarem a net pra se entreterem com outras fofocas, agora por cá é mais sossegado.

Imagina! Lá nas aldeias nós temos: tv cabo, internet, luz eléctrica, telefone e - Quem diria?! - até água corrente e esgotos... Não estás a confundir as aldeias com o deserto?!

O conhecimento da vida e dos pecados e das qualidades das pessoas não tem que ver com o facto de ser uma aldeia. Tem a ver com o facto de ser uma comunidade onde as pessoas se conhecem desde que nascem. Com defeitos e virtudes, como tudo. Em qualquer bairro antigo de qualquer cidade, onde as pessoas se conhecem, existe uma vivência similar.

Citação:
Jorge Gomes
fui tomar a hóstia com a mesma fé (porque se não fosse feito com fé seria pecado) e significado como se tivesse sido na minha igreja a tomar o pão da santa ceia

O facto de o teres feito com respeito não torna o gesto correcto.

Cassima

Não torna o gesto correcto na opinião de alguns cristãos ou de Deus?? Estou de consciência tranquila por isso estou em paz com Deus.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 13:56

Jesus não disse "simboliza o meu corpo" mais sim "É o meu corpo".
Tendes em pequena conta o poder de Deus.

Firefox, o que escrevi parece-me bastante claro. No caso da Sónia com boa vontade e disponibilidade da hierarquia eclesiastica e do marido da Sónia podia-se analisar a hipotese de nulidade ou dissolibilidade do 1º casamento deste e muito provavelmente, pelo que a Sónia disse, esse casamente é nulo ou dissoluvel.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 14:00

Cassima

Falo por senhoras, porque falo com elas e lido com elas no trabalho!

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 8 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.