Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10
Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2005 09:04

Tmabém há medicamentos que curam esses tipodde delírios conspirativos .

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 17:09

Uma questão que me surgiu agora: Porque é que um divorciado não pode voltar a casar e um viúvo pode?

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: José (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 17:34



Então em que é que ficamos?

Comungamos ou não? Gostava que um padre me indicasse como se processa todo este problema. Um indivíduo que não é casado pela Igreja mas é crente, não pode comungar, outro que é casao pela Igreja mas nem sequer reza periodicamente e quando alguém das suas relações termina a vida terrena, vai comungar porque é de bom tom. Sinceramente, O que é isto? A Igreja deveria olhar mais para estas coisas.

Um abraço

José

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:08

Caro Zé:

De uma forma muito rápida: porque a Igreja não reconhece que o divórcio civil tenha qualquer efeito sobre um vínculo matrimonial válido. Ou seja: se A contraiu casamento religioso com B, este vínculo é válido até à morte de um deles (o vínculo matrimonial não é propriamente um vínculo «eterno»). Mesmo que A se divorcie (civilmente, já se vê) de B, a Igreja afirma que se mantém o seu vínculo com B, pelo que não pode voltar a casar.

No caso de uma pessoa viúva é diferente. Com a morte de um dos cônjuges cessa o vínculo matrimonial, pelo que a pessoa viúva pode contrair novo casamento religioso.

Há casos de divorciados «recasados» que resolvem o problema quando o primeiro cônjuge morre (nessa altura esta pessoa fica viúva). Mas para que isso aconteça é necessário que o segundo cônjuge não tenha qualquer impedimento canónico, isto é, que não tenha também nenhum «vínculo pendente»...

Alef

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:29

O que se entende por vínculo pendente?
Já agora, para ficar esclarecido até ao fim: quando um casal morre e vai para o Paraíso, deixa de ser casal? Se não, o que acontece no caso de um viúvo que se tenha casado de novo?

Obrigado pela resposta,


Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:41

Caro Zé:

Chamei «vínculo pendente» a um vínculo que continua válido. Um casal que se casa religiosamente contrai um vínculo que é válido «até que a morte os separe». Se um deles se casar com outra pessoa, sem que o seu cônjuge tenha morrido, o vínculo inicial continua válido, «pendente», chamei-lhe, à falta de melhor palavra.

Quanto à tua segunda questão, eu diria que a melhor resposta que tenho é que não sei lá muito bem. ;-) Mas tenho pistas: sugiro que leias Lucas 20:27-36 (se clicares, não precisas de ir buscar uma edição em papel). Portanto, todos serão como «anjos de Deus»...

Alef

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 19:29

Hmm, não acredito que um vínculo como casamento deixe de ter validade no pós vida terrena, senão porque teria assim tanta validade agora?

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 22:17

Caro Zé:

Chegados «aqui», pouco mais podemos fazer do que «especular», com a ajuda de dados de outros lugares... Eis uma pequena «achega» que poderá ajudar: o amor humano, mesmo o amor conjugal muito «bem intencionado», é sempre um amor limitado e exclusivista. O amor «post-mortem» será o amor de Deus, porque estaremos em comunhão absoluta. Esse será um amor absoluto, ilimitado, total, onde o exclusivismo já será «diluído» num amor mais perfeito, o de Deus. Portanto, ao dizer-se que cessa o vínculo, não significa que cesse o amor, bem pelo contrário! Tudo é elevado a um nível ou plano de realidade ainda desconhecido para nós.

Certamente temos boas razões para esta esperança.

Alef

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 22:38

Mais uma pergunta inocente (às vezes são as piores, hehe), tentando entender o fundamento das coisas: porque é que a Igreja valoriza tanto a insolubilidade do casamento? Claro que se baseia na Bíblia e na Tradição, mas quais são as razões racionais por detrás disso*?

* Entendo como dever de todo o cristão tentar entender isso mesmo, com a alma e a inteligência.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 16:52

Diz o Camilo que Um pai não pode ser mais novo que o seu filho.
Nem mais velho, certo?
Porque antes de ter um filho, não pode ser pai dele, não é?

Deus «odeia» o divórcio.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de March de 2006 10:36

Ora consulte este versículo. AQUI.

Mas por causa das sua infidelidades YHWH repúdiou a sua «esposa» rebelde Israel.

Em Isaías também fala do documento de repúdio que YHWH passou à mãe do «povo de Deus».


Em Jeremias adverte que uma mulher repudiada que seja esposa de outro «marido» fica como que conspurcada e impedida de voltar ao primeiro marido que a repudiou.

Isto deve fazer-nos considerar o dilema entre o divórcio e a infidelidade, principalmente no que diz respeito à nossa relação para com DEUS YHWH.

YHWH pretende curar as chagas da sua esposa repudiada.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Sónia C. (IP registado)
Data: 04 de December de 2007 15:46

Estive a ler este tópico que já data de 2005... Alguém sabe se alguma coisa vai mudar em relação aos divorciados?
Eu sou casada pelo civil com um homem divorciado que casou pela igreja.
Vim então a saber que não posso comungar e nem sequer me confessar!
Se os Padres me dizem que não posso, não vou fazê-lo... Mas sinto-me excluída...
Alguém sabe evoluções sobre esta matéria?
Sónia.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 08 de December de 2007 13:50

*********+



Editado 1 vezes. Última edição em 08/12/2007 13:54 por vitor*.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 22:51

O que diz a Igreja é que tu te uniste a um homem, tendo ele um compromisso eterno com outra mulher. E se não me engano essa situação corresponde a adultério? Não faço ideia mas é o que acho que é. Visto que ele continua casado com a outra mulher. Apenas se separou dela para se unir contigo. Devias esclarecer esse caso com o padre para saberes ao certo. Sabes como é, não podemos ter tudo o que queremos na vida.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 00:23

Se a Sónia em vez de ter casado pelo civil, vivesse maritalmente, poderia comungar?
E se ela se divorciar do marido, poderá voltar a comungar?
E se ela ficar viúva, poderá comungar?
E se a ex-mulher dele, segundo a lei civil, morrer, a Sónia poderá comungar?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/12/2007 00:26 por Lena.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 11:58

Citação:
Lena
Se a Sónia em vez de ter casado pelo civil, vivesse maritalmente, poderia comungar?
E se ela se divorciar do marido, poderá voltar a comungar?
E se ela ficar viúva, poderá comungar?
E se a ex-mulher dele, segundo a lei civil, morrer, a Sónia poderá comungar?

Vou tentar responder.

Na primeira acho que não poderia comungar, visto que vivia com uma mulher que não lhe pertencia. Para quê comungar se não acredita sequer no casamento?

Na segunda, não é assim tão simples. Talvez se a relação for impossível, e ela não arranjar mais nenhum parceiro, possa comungar.

Na terceira, tal como diz o rito do casamento, "até que a morte os separe". Ela está livre para arranjar outro marido. E como tal não há qualquer impedimento para comungar.

Na quarta o casal continua a viver sem estar casado. Apesar de a ex-mulher ter morrido. A sónia deverá saber que o contrato do casamento é para sempre. E se se vai juntar com um homem que está casado pela Igreja que significa um contrato até à morte, comete adultério.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 14:21

Citação:
s7v7n
Citação:
Lena
Se a Sónia em vez de ter casado pelo civil, vivesse maritalmente, poderia comungar?
E se ela se divorciar do marido, poderá voltar a comungar?
E se ela ficar viúva, poderá comungar?
E se a ex-mulher dele, segundo a lei civil, morrer, a Sónia poderá comungar?

Vou tentar responder.

Na primeira acho que não poderia comungar, visto que vivia com uma mulher que não lhe pertencia. Para quê comungar se não acredita sequer no casamento?

Na segunda, não é assim tão simples. Talvez se a relação for impossível, e ela não arranjar mais nenhum parceiro, possa comungar.

Na terceira, tal como diz o rito do casamento, "até que a morte os separe". Ela está livre para arranjar outro marido. E como tal não há qualquer impedimento para comungar.

Na quarta o casal continua a viver sem estar casado. Apesar de a ex-mulher ter morrido. A sónia deverá saber que o contrato do casamento é para sempre. E se se vai juntar com um homem que está casado pela Igreja que significa um contrato até à morte, comete adultério.

vá lá, alguém que pensa como eu.à moda antiga.
Senão aceitamos as palavras exigentes de Cristo,

Mt 5, 32 Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»

temos sempre a hipótese de nos convertermos em vez de andarmos por aí a dizermos que somos Cristãos divorciados, amantizados e outras coisas mais.
A envergonhar o cristianismo.
São coisas duras de se ouvir eu sei, mas têm de ser ditas.
As pessoas precisam de ter mais responsabilidade antes de se casarem, de perceberem, que é uma união para toda a vida, em vez de andarem a imitar as estrelas de hollywood, que ainda não perderam as brincandeiras de criança ou seja: vamos brincar aos pais e às mães.
Senão der certo separamo-nos. Os filhos coitados são sempre os prejudicados, ficando sempre, para depois do egoísmo.
O Matrimónio têm a função espiritual de aprendermos a partilha, a tolerância e a compreensão. Numa palavra isto resume o amor.
Existem Cristãos que tentam impôr à Igreja esta ideia secularista de renúncia ás escrituras,adaptando-as ao Mundo de hoje. Se assim for a Igreja estará eternamente perdida e não sobrará pedra sobre pedra. Tenho a certeza que isto não acontecerá :"E as portas do Inferno não se abaterão sobre ela". A adaptação da Igreja deve estar nas formas de comunicação, não na alteração da palavra bíblica. De resto se a igreja não for imagem de Cristo, odiado e amado, por causar divisão e ser fiel às escrituras "de nada valerá".Senão tentar adaptar o Mundo ao moral Cristã, em vez de a igreja se adaptar à moral do Mundo, "de nada valerá".

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 14:38

Vítor

Pode pôr as mãos no fogo para garantir que todos os casamentos celebrados na Igreja são válidos à luz do direito canónico?

pontosvista

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 15:21

s7v7n

pela tua última resposta fiquei com a ideia que um viuvo, ou viúva, não pode voltar a ter um casamento religioso. O que não se entende pois o "até que a morte os separe já aconteceu".
Ou eu não te entendi ou tu não entendeste a minha questão.
Na primeira trocaste um bocadinho. Eu falava da Sónia e não do marido.
Quanto às razões de alguém querer comungar só o próprio te poderá responder.

vitor

o que envergonha mais o cristianismo?
Os divorciados poderem comungar, ou um casal que nunca se divorciará e onde a violência doméstica é diária?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Divorciados vão poder comungar nas missas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 16 de December de 2007 16:13

Citação:
pontosvista
Vítor
Pode pôr as mãos no fogo para garantir que todos os casamentos celebrados na Igreja são válidos à luz do direito canónico?

não isso não posso.
Mas querido amigo, era isso que estava em causa?



Editado 1 vezes. Última edição em 16/12/2007 16:13 por vitor*.

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 3 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.