Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 4 de 8
Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: (IP registado)
Data: 29 de March de 2005 13:33

Muito bem, é mais uma para juntar a tantas atitudes estranhas que a igreja tem tido ultimamente.

Mas há sempre volta a dar...

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de March de 2005 01:22

Muito obrigado catolicapraticante...

muito bem: não conhecia o que o sr. Patriarca tinha dito, mas gostei muito...

Abraço fraterno

Miguel

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de March de 2005 22:40


catolicapraticante:

Sobre o AMOR, intimidade e a liberddae de um católico agir de acordo com a sua consciêmcia mais íntima, não se falou aqui. Só de sanções e pecados e recusas á vover o amor- è pena.


Não se percebe o que queres realmente dizer, nem o propósito do poema citado. O dos meus está expresso na oração que fiz. Aliás, se não consegues "ver amor" no que escrevi, procura entender que deve ser porque o teu coração não está em autêntica sintonia com o Sagrado Coração de Jesus. Da mesma forma como ainda não entende o que é "pecar"... nem a "santidade".

É preciso reparar bem no que o senhor Cardeal-Patriarca realmente disse, para que percebamos as exigências do amor verdadeiro e a necessidade da elucidação e amadurecimento (no conhecimento da verdade e na liberdade da virtude) da consciência individual, que é santuário enquanto espaço da verdade da relação de Deus com o homem, mas não é uma "capelinha" onde cada um acredita no que quer e se justifica o que faz "em privado". Isso é antitético ao Cristianismo, onde se vive em comunidade e com hierarquias, onde o maior bem e a obrigação moral pela graça da redenção é a realização da vontade de Deus através da entrega total de si mesmo, segundo a lei moral natural e a lei de Deus. Aqui ficam, portanto, umas citações da mesma homilia para se lerem em sequência de modo a tornar mais visível a necessidade da nossa resposta de verdadeira devoção amorosa perante as misericórdias de Deus que Se faz próximo e nos interpela. Optei por usar uma cor viva para que não escapem as expressões da , e carregar as expressões de contradição com o bem, assim como sublinhei as expressões a ler com extrema atenção. Torna-se uma leitura mais "difícil", mas que ajuda a concentrar no importantíssimo sentido próprio das palavras.





A oferta sacrificial de Cristo e o sacramento que a perpetua, estão revestidos da santidade do amor divino. A Eucaristia é, realmente, o “Santíssimo Sacramento”.

A santidade da Eucaristia exprime-se, antes de mais, no facto de ela ser o sacramento do amor, e o amor-caridade é o que de mais santo há em Deus, porque o Deus Santo é o Deus que é amor.

Na Eucaristia, como sacramento da Páscoa, Jesus continua a amar-nos assim, envolvendo-nos no mistério trinitário do Deus amor; aí exprime-se para nós homens o mistério eterno do amor das Pessoas divinas, pelos caminhos da encarnação.

A Eucaristia introduz a Igreja na comunhão de amor própria das Pessoas divinas. Ela é a expressão máxima da comunhão, a “Epifania da comunhão”, chama-lhe João Paulo II. Na Eucaristia, a Igreja experimenta, antecipadamente, a comunhão perfeita e definitiva, na glória.

Pela santidade de que se reveste, a Eucaristia exige a pureza e a perfeição daqueles que a celebram. Na Eucaristia tudo deveria ser puro e perfeito.

Porque todos somos pecadores, a santidade da Eucaristia continua a exigir àqueles que se preparam para a celebrar, o rito da purificação, que já não se exprime na lavagem dos pés, mas na graça do sacramento do perdão. Entre o sacramento da reconciliação e a Eucaristia há uma convergência necessária (...). O perdão significa “recriação” do coração, a quem o Senhor restitui a pureza exigida pela santidade de Deus.

Esta exigência de conversão e de purificação do coração para poder participar, plenamente, na comunhão eucarística, é a mais séria interpelação posta à consciência dos cristãos.

[P]ode haver casos em que, devido à matéria, a situação de pecado é pública, tornando-se então o acesso à Eucaristia numa profanação pública da santidade desse sacramento. Nesse caso compete à Igreja defender, também publicamente, a santidade da Eucaristia, não admitindo à comunhão eucarística aqueles que se mantêm publicamente numa situação moral, claramente definida nas normas morais, incompatível com a santidade deste sacramento.

O cultivar, na consciência dos fiéis, o respeito pela exigência da santidade da Eucaristia, deve ser feito na confiança, (...) evitemos (...) atitudes de compreensão facilitante, sujeitando a Eucaristia à vida das pessoas, e não a vida às exigências do carácter santíssimo deste sacramento.





De certeza que gostaram muito de tudo isto que o senhor Cardeal-Patriarca disse? Disse isto e disse mais (e em nada fiz uma edição desleal do texto), mas concordam mesmo com todas estas partes que aqui citei? Então, lendo com boa fé a participação do Pe. Nuno Serras Pereira, podemos finalmente chegar à conclusão de que a maior parte das críticas que aqui lhe foram feitas são indevidas? Afinal há exigências de perfeição e santidade, que de todo não se reveste quem «manifestamente tem perseverado em advogar, contribuir para, ou promover a morte de seres humanos inocentes»! Mais adianto que é perfeitamente possível e desejável (é reverenda tradição nas igrejas orientais) que o presbítero que ministra a comunhão saiba da absolvição dos comunicantes. Não se pode acolher na comunhão alguém que, sem vergonha, se disponha a recebê-la sem ter sido absolvido por não ter manifestado contrição e intenção de emenda. De entre os abusos que urge corrigir, há os que saltam de paróquia para comungarem sem que se saiba a sua situação moral conflituosa (incluem-se os "recasados" fora da Igreja). Há também o "comunga já, confessa depois" que não é boa atitude pastoral. Devemos ser capazes de nos encararmos como penitentes, sem comungar por não estar em comunhão, respeitando o imenso valor dos sacramentos, participando neles tanto quanto seja a medida em que o exige a nossa relação com Deus.



...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de March de 2005 22:56


"recasados" = divorciados novamente "casados"


...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de March de 2005 00:16

Caro João Oliveira:

Custa-me a crer no que leio.

Dizes: «é perfeitamente possível e desejável (...) que o presbítero que ministra a comunhão saiba da absolvição dos comunicantes. (...) De entre os abusos que urge corrigir, há os que saltam de paróquia para comungarem sem que se saiba a sua situação moral conflituosa (...)».

Portanto, João, pelos vistos defendes que:

- aquele que preside à celebração eucarística deve averiguar (não dizes com que meios) se as pessoas se confessaram e se foram absolvidas (!);

- não o dizes, mas suponho que tais prerrogativas deverão ser comunicadas aos ministros extraordinários da comunhão;

- para evitar «abusos», há que obrigar as pessoas a comungarem sempre na mesma paróquia.

Inacreditável! Porque não colocar um «chip» nas pessoas e um «detector pré-comungatório de absolvições em dia»?

Ao pé do que pareces preconizar, o P. Nuno Serras Pereira (ou a sua atitude de publicar o famoso anúncio) não passa de um inocente «acólito». E ao pé do que defendes, as «listas da desobriga» são uma ingenuidade.

João: eu creio perceber as tuas boas intenções, mas com as tuas conclusões «práticas» pareces pretender uma Igreja sectária dos puros. Não creio que seja essa a Igreja de Jesus.

Parece que também tu não entendeste que uma coisa é a doutrina e o mundo do desejável, outra é a forma como se trata pastoralmente com a doutrina por guia.

E mais não digo (pelo menos por agora), mas vontade não me falta.

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de March de 2005 19:49

Enfim a Inquisição já não é o que era... Mas há quem tenha saudades....

E depois dizem que falam de amor... Se não fosse tão trágico seria bastante cómico.

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de March de 2005 19:56

Quanto ao resto, "Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, “aquele que tiver consciência de um pecado grave, deve receber o sacramento da reconciliação antes de se aproximar da comunhão”[6]."


Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de March de 2005 22:41

Caro Alef,

Obrigado pela tua mensagem. Nem sempre o tempo permite uma leitura atenta de todas as mensagem, ficando algumas mais longas apenas por uma leitura "na diagonal". Quando assim é, corre-se o risco de deixar passar despercebidas verdadeiras "pérolas" que é necessário chamar a atenção.

Tenho que admitir que a ideia do «chip» agrada-me. Quem sabe se não se conseguiria informatizar também os confessionários e as penitências eram enviadas por SMS para os telemóveis. É que com a taxa de telemóveis ligados durante a missa, mais toque menos toque, ninguém ia dar por nada.

Agora um pouco mais a sério, e embora não tenha nada a ver com o tópico (talvez como quase toda a minha mensagem), já não me lembro de ter ido a uma missa que não tivesse o tocar de um telemóvel a meio desta (no dia de Páscoa, foi durante a leitura do Evangelho?!?!).

Luis

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de April de 2005 18:39

Caro João Oliveira,

Tenho andado muito ocupado, por isso só agora estava a tentar responder-te à msg de 27 de Março de 2005 21:54.

Vejo que não concordas com as frases que citei. Acho estranho, mas aceito a tua posição. Mas qual é exactamente a tua questão?


João (JMA)

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de April de 2005 16:58

O joão não pode responder- foi a Roma.

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 08 de April de 2005 18:10

Caro Alef

Afirmas que já não te lembras de ter ido a uma missa que não tivesse o tocar de um telemóvel a meio desta.

Quaado tiveres em qualquer outro país da União Europeia experimenta ir a uma Missa celebrada no Rito Tradicional, vais ver que não houves telemóveis e vais sentir a importância do silencia e a beleza da Eucaristia celebrada no Rito Tridentino

Pedro B

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de April de 2005 18:32

Como será este conclave na era dos telemóveis? Imagino...

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de April de 2005 21:14

Caro Pedro B:

Olha que não, Pedro, olha que não... ;-)

De facto, não fui eu que disse isso, mas o Luís Gonzaga.

Alef

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de April de 2005 23:20

Caro Pedro B,

Para assistir a uma missa sem ouvir o som de um telemóvel não é preciso mudar de rito, basta mudar a educação das pessoas :-) e como sou um optimista, não acredito que quem prefere o rito tridentino seja mais bem educado do que quem não o prefere (e vice-versa).

Luis

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 14:40

Caríssimos

Claro que é sobretudo uma questão de educação.

Mas também de atitude.

Nas várias vezes que assisti a Missas rezadas no reforma liturgica a verdade é que não me recordo de ter ouvido telemóveis.

Alias as memória que recordo, para além da beleza intrinseca do rito, é os momentos de profundo silencio e a atmosfera que se sente na Missa.

O não ouvir telemóveís é apenas um sinal visível das diferenças. Mas há mais.

Por exemplo quando a Missa começa a Igreja já está cheia. Hoje em dia se a Missa é às 12.00 é normal que às 12.00 a Igreja estaja com 20 das pessoas que continuam a chegar até às 12.30. Chegar atrasaso à Missa em Portugal é normal.

Outro exemplo é a saída. No novo rito é normal que a seguir à comunhão as pessoas começam a encostar-se à porta, quando chega aos avisos já está grande parte em debandada. Nas Missas Trisentinas a verdade é que a Missa acaba e as pessoas cantam à espera que o Padre saia e só depois abandonam os seus lugares.

Ainda em relação aos telemóveis lembro-me se haver um acólito à Porta da Igreja a avisas as pessoas para desligarem os telemóveis, para alem de avisos à porta da Igreja.

Claro que a educação é importante e que em Portugal haverá bons exemplos mas há um problema de atitude. Hoje em dia quem assiste a Missas no Rito Tridentino (e são cada vez mais na Europa graças a Deus), fá-lo por opção, por amor à Liturgia, assume essa atitude com todas as consequencias, defende a Liturgia que ama proporcionando que a mesma não seja +ertubada com telemóveis ou outras realidades.

Pedro B

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 18:24

Caro Pedro B.

concordo e admito que quem assiste HOJE EM DIA à missa tridentina tenha, regra geral, um rspeito e uma atenção especiais pela liturgia e pela noção do sagrado que levam a desligar o telemóvel... admito e até acho que deves ter razão...

O que eu não percebo sinceramente é a razão pela qual dizes "graças a Deus" "são cada vez mais [as missas tridentinas] na Europa"... Aqui vão uma série de dúvidas:

1. qual pensas ser a diferença qualitativa? Essa é a minha questão, devo confessar-te... o que tem a a missa tridentina de tão fundamentalmente especial para que se possa dar graças a Deus por um regresso a este rito? O que muda de tão fundamental?

2. Será que se se voltasse a generalizar deixava totalmente de tocar o tlm nas missas?

3. Uma vez que dás graças a Deus pelo seu 'regresso', será que se deveria advogar um regresso senão completo, pelo menos massivo a essas missas? Uma especie de inversão da actualidade: voltar a ser na maioria missas em latim, sg o que chamas de rito tridentino e as missas em vernáculo à la Vaticano II passarem a ser residuais?

Não são provocações.... é mesmo uma genuína ignorância... dúvidas que nunca esclareci...

Abraço fraterno

Miguel








Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 19:20

Uma explicação muito plausível pode nada ter a ver com a educação mas com
o facto de,quem "ouve" missas tridentinas nem sequer use telemóveis !!!
Afinal, são objectos pós-modernos, símbolos do progressismo tecnológico e até ideológico!!
é capaz de ser mesmo essa a explicação. ..

Por outro lado, na exposição final do corpo do papa falecido , o que não faltaram foi telemóveis. Todos queriam ter uma foto msm do papa morto, uma forma de conseguir uma relíquia digitalizada, como alguéml classificou esta prática de necrofilia da imagem.

Uma relíquiapessoal em tempo real, para mostarar aos amigos e enviar pela net -eis as delícias dos caça relíquias ou dos paparazzi da morte.

Apesar do próprio papa ter proibido em testamento que o seu cadáver fosse fotografado. Na fila de espera, alguma spessoas tiraram dezenas de fotografias. E os trimmms dos TMV não pararam , assim como as animadas conversas, smsm ao longo da "vigília de luto". Fi uma vigília tão animada que até houve farnel, cantorias, bebidas para animar e os inevitáveis namoros. Muito giro.

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 19:32

Sou mesmo a Catolica Praticante para me fazer rir a ests hora.

A sério. Teve graça.

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 19:37

:)) Eu sou assim. Nada como o humor para falar umas verdades....

Re: «Padre recusa comunhão a católicos que usam contraceptivos»
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de September de 2005 05:10


O padre deve dar a comunhão ou recusa-la a quem usa preservativos?

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 4 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.