Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 09:56

Olá!

A minha Sara foi baptizada com seis meses e eu gostaria de começar a ir à missa com ela. A Sara faz hoje 13 meses e não acho, como muitos, que uma criança não "percebe" e não faz sentido nenhum levá-la á missa.

Ora, mesmo que chore (é difícil, porque ela não é de natureza chorona), que palre, que "cante" na missa, haverá um dia em que ela se aperceberá que deve estar em silêncio como os outros. Se ela não for habituada a ir à missa, decerto que não se aperceberá tão cedo como se deve comportar.


Qual a vossa opinião sobre o assunto?



Anna e Sara

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 15:30

Anita

Desde que a mãe a queira levar à missa, pode ir sempre depois do baptismo...
Aquí as igrejas, têm todas uma sala na mesma igreja para quem tenha crianças. Eu nunca a usei. Fiquei sempre nos bancos normais com a minha família.
O palrear ou cantar de uma criança, por vezes distrai quem esteja ao redor, mas é tão lindo, ver uma criança assim:) Algumas até fogem e correm pelos corredores, deixa-las ir :)))
Depende do padre, da diciplina que ele queira na igreja!...
O padre da minha freguesia, dizia: Deixem os filhos em casa, com os pais!!!
O padre que tivemos aqui, dizia: Deixem as criancinhas, vir até mim...algumas íam ter ao altar com o padre!...Ele punha-lhe a mão na cabeça, dava-lhe um sorriso e voltavam para junto dos pais!!!

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 23:18

Pessoalmente não vejo mal nenhum em levar uma criança, por mais pequena que seja, à Missa. Se a família vai, é normal que também leve a criança.

Na minha Paróquia criámos um espaço infantil para as crianças que, ainda não tendo idade para perceber a Missa, pudessem entreter o tempo. Numa capela lateral colocámos algumas cadeiras e um banco comprido a fazer de mesa e todos os Domingos colocávamos desenhos relacionados com o evangelho para elas colorirem.

Foi o próprio Pároco que deu a ideia, já que a tinha visto noutro sítio. A diferença era que neste sítio o espaço era isolado acusticamente. A ideia até resultou e foi ganhando aderentes. Ultimamente tivémos que o tirar porque o barulho era já demasiado. Infelizmente alguns pais não compreenderam a ideia do espaço e não fizeram nada para contrariar o barulho que, semana após semana, ia aumentando.

Eu ficou-me pena acabar com o espaço, mas realmente o barulho já começava a ser incomodativo. O Pároco sempre foi defensor de que o barulho de uma criança mais pequena era normal e era bom sinal e nunca se importou que as crianças circulassem pela Igreja à sua vontade.

Vamos ver se entretanto nos surge outra ideia para voltar a abrir este espaço.

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de October de 2004 23:40

Anna,

Compreendo a tua questão, e penso que muitos pais a colocam a eles próprios. Dou-te a minha opinião pessoal.

Se eu e a minha mulher vamos, regra geral, à missa juntos, não faz sentido deixarmos os nossos filhos com alguém e não irem connosco à missa. A não ser que haja algum impedimento (doença, etc, ...) ou algo que o desaconselhe (não sair à rua devido à tenra idade), se eu e a minha mulher vamos à missa, os nossos filhos acompanhar-nos-ão.

Todavia, se ainda forem pequenos de colo, provavelmente escolherei um lugar próximo da saída para o caso de começarem a chorar, poder vir até fora da Igreja com eles, durante algum tempo. Isto porque uma criança a chorar durante uma cerimónia pode incomodar ou distrair a assembleia.

Há alguns anos atrás, levámos o Diogo (filho de um casal amigo nosso) à missa, à casa do Jesus, para ser mais preciso. O Diogo tinha na altura 3 anos. Ficámos nos bancos laterais. Dissemos-lhe que na Igreja tinha que falar baixinho para ouvirmos o que o padre tinha para dizer, e para que se ouvisse o que se estivesse a ler. Bem, mas o Diogo não percebeu porque é que o Padre podia falar e ele não. Então, quando o padre começou a fazer a homília, o Diogo começou a fazer "Xiiiuu, xiiiuuu" para o padre se calar :-), afinal, era suposto falar-se baixinho na casa do Jesus.

Enfim, achei que era boa ideia vir cá fora dar uma pequena volta ao redor da Igreja, para ver se o distraía um pouco.

Luis

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de October de 2004 04:16

Rui B

Vou dar-te uma ideia...
Aquí também há igrejas Canadianas que têm um grupo de crianças, como vocês tinham...Só que, com essas crianças está uma catequista ou uma professora da pré-primária, gente preparada, para educar e estar com as crianças!
Esse serviço é voluntário...!!!

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 07 de October de 2004 12:27

Na Igreja de Benfica, Paróquia de Nossa Srª do Amparo, a existência de uma sala onde as crianças pequenas podiam ficar durante a Missa, é uma prática com talvez 40 Anos. O saudoso Prior Álvaro Proença, destinava a Missa das 9h. ao Domingo para os "miúdos" (e era espectacular ver a Igreja cheia com as diferentes classes da catequese, escuteiros, etc. - o chato era ter que nos levantarmos às 8h. ao Domingo...), e para as restantes Missas, os papás eram convidados a deixar os filhos barulhentos entregues a voluntárias que tomavam conta deles. Assim, não havia amorosos bébés a gritarem a plenos pulmões, exactamente atrás do sítio que nós escolhiamos para participar na Missa...
Abraço Fraterno


Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de October de 2004 15:52

Rui B

Além do que já disse, também servem às crianças um sumo e umas bolachas...aquí há umas bolachas com figuras de animais e são essas que a igreja compra para oferecer às crianças!...
Os próprios filhos, é que lembram os pais, hoje é domingo, vamos à igreja!!!

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de October de 2004 17:47

Luis

As crianças têm dessas coisas...conheço uma menina, que se chama Glória, estava ao colo da mãe e quando cantavam, Glória, Glória Aleluia,uma vez ela disse: Olha mãe, estão-me a chamar :))) Ela lá sabia que o nome dela era Glória. As crianças são giras e puras de coração...!!!

Conheço outra criança, que não queria ir à missa, porque todos podiam ir comer daquele bolo e a ela não lhe davam...a mãe teve de explicar quando ela podia ir comungar...!!! Esta menina fez a primeira comunhão com 6 anos. A partir daí, quer sempre ir à missa, fica sossegadinha na igreja, parece uma Princesa!!!:) Ah....agora até faz parte do grupo de leitores...Já foi catequista, e foi secretária de um grupo de jovens...

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de August de 2006 19:08

Olá. Eu tenho dois filhos, um com quase quatro anos e outro com dois anos. Desde sempre, desde que nasceram, eu e a minha esposa levamos os filhos à Missa. É claro que, por vezes berram um bocado, mas nada como dar uma voltinha lá fora com eles, que logo ficam mais contentes.

É algo que sinto que une muito a nossa família.

Além do mais, também nos acompanham aos ensaios do Grupo Coral Paroquial, o maior já quer pegar num livro para cantar e a mais pequena até já dá umas notas! :)

A maior alegria da vida são as crianças, se forem habituadas desde pequenas, podem até mais tarde (chegados á adolescência, por exemplo) abandonar a Eucaristia, mas tenho a certeza de que algo ficará da semente deitada à terra!

Por isso sigo sempre esta passagem do Evangelho: «Deixai vir a mim os pequeninos; não os impeçais, pois deles é o Reino de Deus». (Lc 18, 16).

Cunha

Re: Com que idade se deve levar uma criança à missa?
Escrito por: sardo (IP registado)
Data: 03 de August de 2006 08:52

Uma criança pode ser levada à missa dos 0,9 meses aos 199 anos. Sou pai e tenho uma. Claro que a criança não está literalmente atenta a todas as palavras do sacerdote, mas habitua-se "àquilo", de forma a que se torna algo natural o culto da fé, fica algo inerente aos primórdios da educação da criança.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.