Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 15:42

Gostaria de saber a vossa opinião acerca de uma situação que me vem importunando a algum tempo e me faz pensar:

Existe um jovem casal (ela de 23 anos, ele de 28 anos) que à uns 3 anos tiveram um filhote (ainda enquanto namoravam no liceu), a rapariga sempre com o total apoio da família dela decidiu e muito bem ter o filho e nunca sequer colocou a hipotese de abortar. Depois do nascimento da criança e até hoje o jovem casal ainda "namora", e vivem cada um em casa dos pais, mesmo que por vezes quando lhes é "conveniente" dormem juntos na casa dos pais da rapariga (dado que ela ainda mora com os pais). Agora passados estes 3 anos, decidiram ir viver juntos porque a rapariga acabou o seu curso e o rapaz já trabalha a alguns anos e sentem que podem suportar o encargo de comprarem um apartamento. Nunca este casal pensou e pensa em se casar seja pelo casamento cívil bem como o matrimónio católico (digo católico, porque os familiares são católicos e a rapariga também o é, apesar de andar "afastada" da Igreja, ela recebeu o sacramento do crisma, os chamados "católicos não praticantes"). No entanto agora por pressão dos avós maternos e porque a mãe afirma que não se importa, estão a pensar em baptizar a criança.

Os pais, como afirmei não "ligam" muito a estas coisas (o pai então não quer mesmo saber) e a mãe, há muito que não liga à Igreja e acha que assim deve continuar (é católica mas ...) , é meramente por pressão dos avós que a criança vai ser baptizada.

Acham que a paróquia deverá aceitar este baptismo?
Alguém sabe o que indica o direito canónico sobre este caso, de pais não casados?

Isto quer queiramos quer não, é um assunto que cada vez mais acontece nas nossas paróquias e a Igreja tem de ter resposta a esta temática, dos casais que não querem assumir um compromisso sério.



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 16:16

Caro Trento,

Não percebo a pergunta. A paróquia não tem de "aceitar" o baptismo.

"Aceitar" significa que podia escolher entre o sim e não. Obviamente que não pode escolher.

Quando alguém se aproxima de Cristo, não cabe a ninguém afastá-lo.

Aliás a recusa do baptismo seria um pecado contra o Espírito Santo. O que não é assim coisa pouca...



João (JMA)

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 16:56

trento:

Aquí no Canadá, já tivemos um padre que não baptizava uma criança filha de pais, não casados...porém esse casal aproximava-se de qualquer igreja Canadiana e baptizavam a criança. O padre dizia aos pais, eu também vos caso. Alguns no fim vinham a casar ao mesmo tempo do baptismo dos filhos...é preciso saber e pessoas sábias, por vezes são raras encontra-las!!!
Esperamos pela resposta do Pe. João Luis...

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 17:02

trento:

Os avós, não têm nada a pedir o baptismo para os netos, quem vai criar e educar os filhos são os pais.
Eu compreendo esses avós, mas esses avós deviam primeiro educar os filhos na religião católica e só depois os netos...!!!

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 21:55

Trento/Fernando,

Tal como o JMA, penso que a questão não se coloca. O Baptismo é também a semente do Espírito Santo que um dia pode dar os seus frutos.

Luis

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 23:04

Segundo o que sei, à luz do direito canónico o Baptismo não poderá ser realizado pela razão dos pais não serem casados pela Igreja Católica.

O Baptismo só se poderá realizar quando a criança, tendo feitos os 7 anos de idade, peça ela própria o Baptismo.

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 23:11

Uma nota muito rápida:

1. O facto de os pais da criança não serem casados não é razão para não baptizar a criança. Embora possa parecer incoerente, os pais podem não ser casados e mesmo assim desejar que a criança seja baptizada. De resto, a eficácia do sacramento não depende da situação canónica dos pais e, já agora, nem sequer da sua vontade. Mas convém não cair no sacramentalismo...

2. Tem pertinência a nota da Ana, ao dizer que os pais devem ser os primeiros interessados, e o pároco deverá saber aproveitar o momento da preparação do Baptismo (que espero que se faça) para ajudar os pais nesse sentido. Muitas vezes as coisas explicadas com as palavras apropriadas e no momento certo (e o momento certo não é durante a sessão de fotografias!) têm o efeito desejado.

3. Creio que nestes casos deveria ser prestada especial atenção também aos padrinhos, já que eles são (ou devem ser) também o garante de que tudo será feito para que a criança será educada na fé pela qual responderam. Sobretudo se esse compromisso tiver falhas por parte dos pais...

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 23:25

Mais uma nota:

Quando "publiquei" a mensagem anterior não tinha visto o que escrevera o Pedro B. O melhor é ver o texto do Código de Direito Canónico. A edição on-line em espanhol diz o seguinte no cânone 868 (sublinhados meus):

«868 § 1. Para bautizar lícitamente a un niño, se requiere:

1 que den su consentimiento los padres, o al menos uno de los dos, o quienes legítimamente hacen sus veces;

2 que haya esperanza fundada de que el niño va a ser educado en la religión católica; si falta por completo esa esperanza debe diferirse el bautismo, según las disposiciones del derecho particular, haciendo saber la razón a sus padres.

§ 2. El niño de padres católicos, e incluso de no católicos, en peligro de muerte, puede lícitamente ser bautizado, aun contra la voluntad de sus padres

[Ver mais aqui.]

Sobre os padrinhos: ver aqui.

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de September de 2004 23:28

Oops, faltou uma frase:

Nestes cânones que referi e tanto quanto sei, não há nenhuma indicação sobre impedimentos do baptismo por causa o estatuto canónico dos pais (há, sim, sobre os padrinhos!). Mas com os "links" que deixei, é fácil pesquisar... Vá pelo seu rato...

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 00:36

Antes de mais muito obrigada pelas informações / conselhos / opiniões que foram fornecidas.

Mas quero deixar mais uma questão.

Os pais (principalmente a mãe, dado que ao pai é indiferente) concordam com o baptismo do filho, mas não fazem grande força para que isso aconteça. No entanto sabemos à partida que não o vão educar na fé cristã e que só o vão colocar na catequese se ele quiser e que a ida à eucarístia também vai ser praticamente impossivel, dado que os pais não vão.

Estas questões não poderão deixar um pároco a pensar se deve ou não baptizar esta criança? Não estará o pároco a baptizar uma criança que sabe à partida não vai seguir a Igreja e o seu percurso natural, portanto não estará ele a ser hipócrito ?



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 00:45

Fernando,

O padre deve baptizar SEMPRE uma criança, sobretudo, nestas circunstâncias. Dizes "Não estará o pároco a baptizar uma criança que sabe à partida não vai seguir a Igreja e o seu percurso natural". Quem te garante que esta semente que o Espírito Santo deixa no baptismo não produzirá os seus frutos em idade adulta? Quantos católicos hoje existem nas comunidades filhos de pais "indiferentes"?

Deve ser baptizado, sim!

Penso que todas estas questões devem ser levantadas, não para o Baptismo, mas para a Confirmação (Crisma). Quantas vezes o padre sabe que o crismado encara o Crisma como o ponto de chegada e não como ponto de partida? Para quantos o Crisma não é o adeus à vida activa na comunidade, quando deveria ser o ponto de partida nesta?

Nestes caso, talvez se justifique alguma hesitação. Mas, como me disse um dia um padre quando o interroguei com esta questão: "Deixa o Espírito Santo fazer o seu trabalho...".

Luis


Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 18:42

Nina

Estou de acordo com a maioria das vossas opiniões no entanto também desejo partilhar convosco a minha própria opinião.
Nos tempos que correm e pelo que li o casal aqui relatado não é propriamente o que se pode definir como um casal que aja ou até mesmo que seja influenciado pela pressão circundante, pois caso contrário provavelmente já estariam casados pela igreja...

O que me parece é que é desejo deles que o filho seja baptizado apesar de não o quererem admitir. Não existe nada nas leis do direito canónico que impeça qualquer mãe ou pai de baptizar os seus filhos, o que existe são alguns párocos que inexplicavelmente rejeitam baptizar crianças oriundas das chamadas novas familias.

Se a criança vai ou não seguir a igreja obviamente isso dependerá da educação dos pais mas chegará a uma idade em que será da criança mas para isso existe o sacramento do Crisma.

Sou da opinião do Luis Gonzaga quando nos transcreve a expressão «Deixai o Esprito Santo fazer o seu trabalho...» Parece-me que ELE já iniciou o seu traballho..

Sobre a citação de Alef (me gustaria saber si eres espanõl?) em que em caso de perigo qualquer pessoa pode ser baptizada esse foi um dos ensinamentos que me deram enquanto estive na catequese e algo que me acompanhou enquanto catequista qualquer um de nós pode fazê-lo mas apenas em casos extremos tendo a mesma validade que um baptismo feito na igreja.

Quantos casais casam na igreja só para parecer bonito sem fé alguma e muitos deles depois nem sequer baptizam os filhos outros nem lhes dão educação cristã apesar de o prometerem isso perante a Comunidade?

Quem sabe se o baptismo desta criança não seja um primeiro passo para os pais...

Saudações a todos

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 20:54

Nina, a razão de ter citado o Código de Direito Canónico em espanhol é muito simples: não conheço nenhuma edição on-line do Código de Direito Canónico em português, o que é pena. Poderia ter citado em inglês, ou outra língua (talvez latim, que é a língua oficial do documento!), mas parece que o espanhol é mais acessível à maioria dos portugueses que qualquer das outras línguas... Como há a referência ao número, também é possível confrontar com a versão e papel, que essa, sim, existe em português, em versão bilingue (português e latim).

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 22:05

Alef

Parece-me que fui mal interpretada eu estava a perguntar se eras espanhol por curiosidade porque pensei que o eras. É que eu não sou espanhola mas fiquei com uma raíz e também com o idioma. Mas pelas tuas palavras senti que fui mal-interpretada e lamento por isso...

Eu por acaso nem sequer sabia que existia o código de direito canónico on-line pois tenho em casa a versão portuguesa. Mas parece-me que existem algumas diferenças consoante cada país. Até gostava de consultar esse site.

Sónia

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2004 23:13

Nina, não creio que interpretei mal. Li a "nota" como mera curiosidade; não lhe dei importância de maior e por isso respondi directamente, embora aparentemente "secamente". O "site" que citei é bastante útil, porque o sistema de busca é particularmente bem feito. Veja-se aqui (clicar) a página principal do Código de Direito Canónico.

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 13:19

Coloquei esta questão a um Padre e ele confirmou-me aquilo que eu já tinha dito aqui. O Código Canónico diz que os pais devem levar uma vida de acordo com a Igreja e o facto de não serem casados quando o podiam ser é entendido como sendo uma recusa ao Sacramento.

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 14:15

Claro, Rui B

Por essa razão é que eu discordo do João Baptista:
Baptizava multidões e não pedia a certidão de casamento dos pais.
Vá-se a ver ainda é passível de "excomunhão automática". :o))

Atenham-se às leis dos homens e não aos ensinamentos de Cristo e poderão construir um belo edifício jurídico: mas não constroem a Igreja de Cristo, isso é certo.



João (JMA)

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 18:22

Rui B:

Peço-te que documentes o que acabas de afirmar ou que peças ao dito padre essa indicação.

Em concreto: peço que me indiques, por favor, onde aparece a indicação explícita no Código de Direito Canónico (porque os Códigos legislativos não podem ser "implícitos") que o facto de os pais não serem casados é impedimento para o Baptismo de um filho. Ou mesmo que diga que o facto de «não viverem de acordo com a Igreja» é impedimento para o baptismo de um filho.

De outra forma: dever-se-á dizer o seguinte: um filho de um casal não casado pela Igreja não pode ser baptizado porque o Código de Direito Canónico establece, no cânone X, que...

Não há como ver os documentos.

Obrigado!

Alef

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 20:25

Até acredito que o padre em questão pense dessa forma... Quantas e quantas vezes nos deparamos com "interpretações" diferentes consoante a Paróquia, ou, mais concretamente, o padre.

Luis

Re: Sobre o sacramento do Baptismo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 21:00

De momento não me é possível precisar o que vem no direito porque não tenho acesso a nenhum. O referido Padre também não o pôde fazer porque não o tinha com ele.

De qualquer modo, o que o Luis Gonzaga diz é verdade e concordo que deve haver coerência nas condições que se impõem para os Sacramentos.

Quanto a estas imposições que se colocam aos Sacramentos, eu até concordo com elas. Não estou a dizer que devemos negar os Sacramentos. Todos sabemos que há muito boa gente que só aparece na Igreja quando há Baptismo, Primeira Comunhão, etc... Para mim não faz sentido que se administre um Sacramento a pessoas que não têm noção do que é a viver a vida de acordo com a Igreja. Acho que se deve fazer ver isso às pessoas.

No meu caso pessoal isso ajudou-me. Eu até há alguns anos atrás não era católico, nem sei bem o que era. Entretanto começaram as reuniões para o Crisma na minha Paróquia e ouvia-se dizer que o Crisma era necessário para se ser Padrinho e para se casar (este último era só mesmo um boato). E o que é certo é que os dois anos de preparação que fiz para o Crisma me ajudaram a descobrir Deus e a Igreja.

Por isso é que não concordo que se administre um Sacramento sem mais nem menos. E quanto ao caso em concreto, um casal que não seja casado não estará a seguir os princípios da Igreja, daí que não ache sentido que vão baptizar a criança. Esta poderá sempre ser baptizada quando for mais velha e por sua própria vontade.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.