Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O homem também é dotado de uma parte imaterial, o espírito?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 15:04

Graça e PAz



O que é o homem? Muitas religiões tem seus conceitos, e para algumas, o homem seria igual a qualquer animal, que com a morte, estaria num "sono" profundo!

JEsus como homem, também foi idêntico a nós. Assim, as partes que formam um homem, também foram características em Jesus!

Agora estou sem tempo, pois vou trabalhar, mas mais tarde postarei aquilo que acredito!


Em Cristo



David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O homem também é dotado de uma parte imaterial, o espírito?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 21:07

Graça e Paz


Quando morre, o homem fica inconsciente?

Não, ele não fica porque tem espírito, e este não morre juntamente com o corpo.

Lucas 16:22-24
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado


Na passagem acima, morreram duas pessoas. Elas não ficaram incosnciente.
Apesar de se alegar que a passagem se trata de uma parábola, é muito improvável que Jesus usasse uma ilustração EQUIVOCADA, uma ilustração errada, a saber, que os mortos tem consciencia, após a morte do corpo, para passar um ensinamento.

Tambem na passagem de Apocalipse, encontramos o ensinamento de que não há sono da alma, mas que as pessoas estão consciente, após morrerem:

Apo 6:9-10 - E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

João relata que viu "almas" de pessoas que morreram! Elas estavam conscientes!

O que tiramos de conclusão dessas breves passagens? Que há consciencia, após a morte! QUe o homem não é formado apenas de corpo, como um macaco ou um cachorro, mas que tem uma "parte imaterial" o espírito, e esse sobrevive após a morte.

Com a morte do corpo, o espírito daqueles que morrem, ficam "reservados" num lugar separado. Ali estão a espera da volta de Cristo, quando então receberão seus corpos glorificados! Não escutam e nada sabem sobre o que se passa aqui na terra, e quem pede algo a quem morreu, invoca mortos!

Jesus como homem, também tinha Espírito!

Algumas passagens, do Antigo Testamento, parecem nos indicar que o Espírito de Cristo já operava! Assim, algumas passagens, em que é mencionado o "Anjo do Senhor", alguns estudiosos acreditam ser o Próprio JEsus Cristo:

Jui 13:18
E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?


"MAravilhoso" foi o nome profetizado por Isaías:

Isa 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.


Muitos estudiosos afirmam ser o Próprio JEsus, em algumas intervenções feitas pelo Anjo do Senhor, no Antigo Testamento! Ele existe desde sempre e é Deus! FOi Ele quem encarnou e veio pagar o preço pelos homens!

Numa outra passagem de Isaías, a mensagem é bem mais clara! Vejamos o que é registrado lá:

Isaías 44:6
6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e o último, e fora de mim não há Deus.



quem fala acima é Alguém, identificado po YHWH. Ele diz que é o PRIMEIRO E O ÚLTIMO! Em Apocalipse Ele se identifica novamente:

Apocalipse 1:17-18
17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre



Só EXISTE UM Primeiro e Último! E Ele é JESUS CRISTO, que vive desde sempre!


Que o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 6 vezes. Última edição em 04/11/2010 21:25 por David_.

Re: O homem também é dotado de uma parte imaterial, o espírito?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de November de 2010 12:10

Graça e Paz


Uma outra passagem que se acredita se tratar de Jesus, antes de vir ao mundo, é o texto de Gênesis, que diz:

Gênesis 18:1-13
1 DEPOIS apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O homem também é dotado de uma parte imaterial, o espírito?
Escrito por: Elisa (IP registado)
Data: 30 de May de 2011 09:09

A Paz do todo poderoso nos visite hoje e sempre, amen

irmão David_, em Lucas 16:22-24 somos deparados com uma parabola que não pode ser aceite de forma literal ou então ela contradiz outros princípios bíblicos.
Se você aceita que os mortos estão conscientes então você também terá de aceitar que o morto no tormento eterno comunique com os viventes no céu. Isso é impossível.

No mais, o irmão escreveu "Só EXISTE UM Primeiro e Último! E Ele é JESUS CRISTO, que vive desde sempre!" Cadê o Pai? Ele não foi também o Primeiro e Último? Esta questão leva os leitores a meditarem em outra questão. Que significa mesmo "o primeiro"? Desde a eternidade ou início da criação?

Re: O homem também é dotado de uma parte imaterial, o espírito?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 30 de May de 2011 15:53

Citação:
irmão David_, em Lucas 16:22-24 somos deparados com uma parabola que não pode ser aceite de forma literal ou então ela contradiz outros princípios bíblicos

Dentro da própria Biblia existem principios que se contradizem entre si de modo evidente e intencional.
A Revelação é PROGRESSIVA. Por isso é muito comum, normal, necessário, que, diante de uma visão teológica, outra a corrija, e apresente novos desenvolvimentos no que concerne à Revelação.

Citação:
Que significa mesmo "o primeiro"? Desde a eternidade ou início da criação?


Cheira-me a discurso de Testemunha de Jeová.
Pois, Primeiro nem significa uma nem outra. Que seja Primeiro desde o inicio da criação, tal não se admite, pois se não fosse Primeiro, por ser da Substância divina, não teria criado, conforme nos diz Paulo "Tudo foi criado por Ele e para Ele".

Mas, em relação à parábola de Lc 16,19 ss, é evidente que literalismos não se podem aceitar, muito menos na representação do além. Mas é evidente que, entre negar leituras literais a Lc 16,19 ss, e negar a essência da mensagem que, diga-se de passagem, afirma inegávelmente a retribuição após a morte, vai uma diferença abismal.

Mas, para rematar esta história TJ sobre o Pai ser ou não o Primeiro e Último, vale a pena recordar alguns textos do Evangelho de João, em que se diz que tudo o que é do pai, o Pai o entregou ao Filho. Tudo, incluido o seu Ser Primeiro e Último.

Um esforço por superar a letra preta em papel branco ajudava a ir além da letra, que mata, para ir ao espírito da mensagem escrita.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.