Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Baptismo bíblico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 17:33

Olá a todos, Paz do Senhor e Alegria nos corações!

O baptismo é um tópico bem importante para um Cristão.

Na verdade, o baptismo foi uma ordem do Senhor Jesus a todos os que já estão salvos n'Ele.

Na carta aos Efésios Ef 4.5-6, Paulo afirma:

"Um só SENHOR, uma só fé, um só baptismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é"

Vamos então estudar todos juntos o que significa esta expressão "um só baptismo".

Eu começo expondo um pouco sobre o tema (baptismo bíblico) fazendo referências bíblicas, pois só assim se pode fazer um estudo correcto e rigoroso.

* O primeiro baptismo de que temos conhecimento no NT foi o praticado por João Baptista. Este era um baptismo de arrependimento baseado na fé "N'Aquele que havia de vir".

Lucas 3.1-14: "Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo do reino dos homens."

Este baptismo de arrependimento era por imersão e apenas administrado a pecadores confessos, ou seja, pessoas que reconheciam que eram pecadoras e que estavam arrependidas. João não baptizava pessoas "boazinhas" ou que tinham pecado "pouco" na vida delas. Iam ter com João todos os que reconheciam ser PECADORES. Reconhecer o nosso estado de pecado é fundamental!

Quem pensa "Eu não faço mal a ninguém, não roubo, não mato, cumpro a lei, portanto tenho o Céu ganho" engana-se muito. O Evangelho diz-nos que TODOS PECARAM

"...com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de DEUS." Rm 3,23

Portanto, sem reconhecimento do nosso estado, ninguém se pode salvar, pois ficará privada de Deus.

Como sabemos, os fariseus e saduceus que foram ter com ele, não tinham um coração arrependido. João Baptista repreendeu-os com ousadia a esses falsos dizendo:

Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Mt 3.7-10

Portanto, isto significa que um coração orgulhoso,que não reconhece que está em falta perante Deus, não pode ser candidato ao baptismo pois tendo um coração assim mostra que não está salvo.

Este baptismo administrado por João terminou quando ele foi feito prisioneiro, coincidindo com o início do ministério de Jesus.

Aquele que havia de vir chegou, e por isso, as pessoas não tinham necessidade de serem mais baptizada segundo aquela intenção.



* João Baptista também baptizou Jesus. Será que Jesus era um pecador confesso? Claro que não, já que Ele não era nem nunca foi pecador.

Então, a Bíblia explica porque Jesus foi ter com João para ser baptizado por ele. "Convém que se cumpra toda a justiça" Mt 3.15

É de fácil compreensão que este baptismo administrado a Jesus tinha um desígnio diferente do baptismo aplicado aos pecadores. O baptismo de João a Jesus simboliza que Ele daria Sua vida por nós (morte), que seria sepultado e que ressuscitaria em Glória (ressurreição).

Este baptismo também foi feito por imersão. Jesus foi baptizado no rio Jordão. O Evangelho diz-nos "saiu logo da água" Mt 3.16

Ora, se saiu é porque estava dentro. Se o baptismo fosse por aspersão, derramamento, não havia qualquer necessidade de Jesus nem de João Baptista estarem dentro de água. Tinha sido mais fácil ficarem ambos ao pé do rio ou de um poço, João tirava um pouco de água e deitava sobre a cabeça de Jesus e já estava.
Mas o que TODOS os relatos de baptismos na Bíblia mostram é que ambos o candidato como o administrante estavam dentro de água.

Está escrito que "João estava também baptizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas" - João 3,24
Por que havia a necessidade de ir à procura de tanta água, a não ser para mergulhar os candidatos no acto do batismo?

Mais um exemplo:

"Ambos desceram à água, e Filipe baptizou a Eunuco" - Actos 8.38
Porque haveriam de descer às aguas senão para realizar um acto de imersão?

É preciso perceber antes de mais que a palavra BAPTISMO é um termo grego (baptizo) que significa "Mergulhar, imergir, empurrar algo para dentro de água"

Então, baptismo e imersão querem dizer a mesma coisa, têm o mesmo significado. Baptismo por aspersão não tem sentido. Seria o mesmo que o médico mandar tomar banho de imersão e o doente apenas molhar a cabeça...

Não há qualquer significado grego de "derramar" ou "aspergir" para a palavra baptismo. Baptismo apenas e exclusivamente significa Imersão.


* Baptismo administrado pel Igreja primitiva como uma ordem dada pelo Senhor.

Mais uma vez todos os relatos que temos de apóstolos ou membros da igreja autorizados a administrarem o baptismo mostram que o baptismo era praticado a pescadores confessos, com fé no Sangue derramado por Jesus para perdão dos seus pecados.
Eram portanto apenas baptizados aqueles que tinham a certeza de terem sido salvos pela graça de Deus mediante o Sacrifício de Jesus, e estes baptizados tinham também outra característica: aceitavam ser baptizados de PLENA E LIVRE VONTADE.

Ninguém era forçado para o acto, e por isso só pessoas convertidas eram baptizadas. Nenhum pai levava à força um filho recém nascido a ser baptizado pela simples razão que um bébé não pode ser um pecador (embora nasça com uma natureza que tende para o pecado) nem pode ser um pecaddor confesso e arrependido.

Um recém nascido ou um bébé de poucos meses não pode de forma alguma dizer que quer ser baptizado. E para um baptismo ser aceite por Deus, o candidato teve de decidir por ele mesmo aceitar receber o baptismo.

O baptismo de um convertido simboliza algo que pode ser de certa forma "comparado" com o de Jesus ao nível do entendimento do que significa o baptismo em si:

O baptismo é um acto público de alguém que já conhece o amor de Deus para consigo, alguém já salvo, regenerado, e ao ser baptizado simboliza que ao se ter arrependido e aceite Jesus como único Salvador da sua vida, ele MORRE para o mundo (quando entra dentro de água), é SEPULTADO com Cristo (daí que o candidato é mergulhado dentro de água pelo um impulso horizontal dado pelo pastor sobre o candidato) e irá RESSUSCITAR um dia pela Glória do Senhor (quando sai de dentro da água).

O baptismo é um SÍMBOLO, não salva ninguém! Só a fé salva! Se não, o ladrão que morreu ao lado de Jesus não iria para o céu! E nós sabamos que foi pois Jesus disse-lhe "Hoje Estarás Comigo no Paraíso" Lucas 23.43

Então que fez o ladrão para se salvar? Bem, se ele estava ali crucificado é porque era ladrão, logo estaria, aos olhos do mundo, já bem condenado ao inferno. Mas o ladrão naquele momento, se converteu.

vamos rever esta passagem tão bela da Bíblia e a qual tanta gente comove quando a lê:

Lucas 23.39-43

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? Como vemos, o "bom" ladrão reconhecia que ofendendo a Jesus, estava a ofender a Deus.

E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. Reconhece que errou, e que é justo receber condenação. Mas admite que Jesus nada fez de mal, que é Santo.

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. O ladrão Aceita Jesus como Aquela que o pode salvar apesar de se saber pecador que merece condenação (o ladrão não se pôs a justificar: eu roubei mas foi devido a isto, aquilo, aqueloutro! Sou uma vítima!. Não, ele errou, pecou, e pronto. Assume que os seus pecados são no fim de contas de SUA responsabilidade)

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. E Jesus, como Deus misericordioso que é, aceita SEMPRE todos aqueles que vêm ter Consigo. Ele nunca rejeita ninguém pois "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" 1 Tim 2.4

Quem quer ser salvo tem de passar pelos mesmos passos do ladrão. Só então poderá ser baptizado.

(há continuação)

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 06/06/2009 17:37 por Cristo Salva.

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 18:21

Flor, então o baptismo era praticado a pescadores confessos? era pra fazer pesca submarina não?

De resto continua estás a ir bem :-)



Editado 1 vezes. Última edição em 06/06/2009 18:21 por Epafras.

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 19:42

Este texto longo e, por vezes, desconexo, não responde ao que te perguntei.

Cumprimentos

Alpha

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 21:34

Citação:
Epafras
Flor, então o baptismo era praticado a pescadores confessos? era pra fazer pesca submarina não?

Tens razão, irmão! :D
A palavra correcta é "pecadores"

Caríssimo e amado Alpha, o meu estudo bíblico não se dirige só a si, portanto tenho de expôr o tópico detalhadamente. A paciência é uma virtude. E se tivesse lido com atenção, saberia já responder à dúvida colocada.

Como foi dito, não é o baptismo que salva. A água do baptismo não está à frente do sangue de Jesus, e é sim o sangue derramado de Cristo o que lava os pecados.

Caso o candidato esteja em condições de ser baptizado, pois que o faça depressa e com alegria.
Caso não tenha tido tempo e morrer, se já estava salvo, não é a falta do baptismo que o fará não entrar no Paraíso. Se morreu, paciência. Foi a vontade de Deus que assim acontecesse. Agora, o que não se pode é mudar o que diz a Bíblia e baptizar por nenhum outro método. Isso sim, seria um grave erro.

Em várias igrejas (católicas romanas, ortodoxas orientais, anglicanas e protestantes), bébés são baptizados para receber a salvação. Toda a igreja que crê que o baptismo é um sacramento, acredita que o sangue de Cristo não é suficiente para lavar os pecados e portanto, para eles, há a necessidade de baptizar a criança para a lavagem ou purificação desses mesmos pecados... Esta ideia não é bíblica!

Algumas destas igrejas defendem-se dizendo que das criancinhas é o Reino dos Céus (Cl 19.16) portanto podem baptizar bébés. Mas se então o reino de Deus é das criancinhas porque é que afirmam "a igreja não baptiza qualquer criança, mas apenas filhos de crentes"? Não estarão a discriminar?!

Outras defendem-se dizendo que o baptismo é a substituição da circuncisão. Ora se fosse assim só se baptizavam bébés do sexo masculino e aos 8 dias de idade...

Na verdade tais igrejas acreditam sim que o baptismo é um sacramento e não uma ordem aos já salvos! Acreditam que o baptismo ajuda ou dá salvação e por isso muitos pais ficam muito angustiados e com sentimentos de culpa quando os bébés morreram por alguma razão sem terem sido baptizados. Na verdade, estes bébés estão com Deus, pois ninguém é punido sem ter culpa ou responsabilidade sobre os seus actos.

As igrejas que desde sempre defenderam o baptismo bíblico foram muito perseguidas tanto por católicos romanos como por protestantes.
Como no século XVI estas igrejas evangélicas que seguiam o modelo das igrejas cristãs primitivas não abdicaram do baptismo bíblico (imersão e em idade de decidir), Lutero ordenou a morte de milhares de evangélicos na Alemanha. Calvino, irado por não ser aceite como pastor bíblico, também perseguiu e ordenou a morte de alguns evangélicos na cidade de Genebra.

Na verdade, o verdadeiro cristão é Obediente. Abandonou uma vida de rebeldia, em que cada um pensava por si mesmo para uma vida de obediência a Deus.
E quem se converte a Cristo, irá naturalmente e espontaneamente (verdadeira obediência) procurar uma igreja evangélica e baptizar-se no modelo de "um só baptismo".

Não esqueçamos que o Senhor é um Deus rigoroso e que não se agrada com desconsiderações à Sua Palavra!

Caim quis oferecer a Deus uma oferta sem sangue e por isso foi rejeitado por Deus.
O rei Saul foi irresponsável e fez um sacrifício que não lhe era permitido, e perdeu assim o seu reino e apoio.

Moisés recebeu do Senhor a seguinte ordem antes de fazer o tabernáculo: "Faz tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou" (Hebreus 8.5)

Devemos fazer tudo o que Deus nos diz e tal como Deus nos diz.

Por isso, Amados e queridos colegas, quem ainda não aceitou Jesus tal como Ele é no seu coração, que o faça! Ouvindo o Evangelho, que se arrependam dos seus peados, sintam realmente nos vossos coração a necesssidade de ser lavado e perdoado pelo sangue de Jesus. Peçam, de forma suplicante e humilde, perdão a Deus e convidem Jesus para Rei e Senhor da vossa vida!

O pecador justificado é aquele que é consciente que é pecador e confia com todo o coração que Jesus ao morrer na cruz pagou pot todos os seus pecados e agora pode sentir-se seguro e agradecido pela sua salvação!

Começa então uma nova vida, pois somos novas criaturas que agora sim, podemos agradar a Deus com boas obras.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 21:54

Citação:
Cristo Salva
Caim quis oferecer a Deus uma oferta sem sangue e por isso foi rejeitado por Deus.

É demais! Que interpretação chula...

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 23:08

Com certeza que o é para si, que nem sequer interpretação sua tem :) Paz e Amor para si!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Baptismo bíblico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de June de 2009 20:20

Firefox,
Não estás a perceber: Caim devia ter oferecido uma morcela e então já teria sido aceite.

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.