Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 21:51

Olá a todos,

Dentre os Evangelhos, nutro um carinho muito especial pelo de São Marcos. Primeiro por ser o Evangelho escrito expressamente para os pagãos, ou seja, para nós. Depois por nos mostrar Jesus no caminho, obrigando aos cristãos que O querem seguir a mudar de estado e ir com Ele.

Mas o motivo porque trago aqui este Evangelho, é pela pergunta que atravessa todo o texto: E vós, quem dizeis que eu sou? Mc 8,29

Que digo eu que Ele é?

Cumprimentos

Alpha

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 18:26

Tu acho k és o Alpha.

Ele é o Alfa e o Ómega.

Não se levem tão a sério, senão ainda se convencem que são donos da razão. E o único dono da razão sou eu.

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 19:14

Citação:
José Luís de Carvalho
Tu acho k és o Alpha.
Ele é o Alfa e o Ómega.

LOLOLOLOLOLOL!

Cumprimentos

Alpha

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 19:43

Estás a ver, Alpha? O rapaz tem jeito para as letras!
:)

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 19:52

Citação:
Cassima
Estás a ver, Alpha? O rapaz tem jeito para as letras!
:)

Com as letras e com as espadas! Engraçado, como São Paulo!

Não que reveja São Paulo no nosso amigo, aliás ele prefere o Salomão!

Cumprimentos

Alpha

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 20:05

S. Paulo, não.
Com todo o respeito, mas acho que ele tinha uma certa antipatia com as mulheres. Eu não conseguia viver sem elas.
Aliás os Santos parecem-me um bocado assim. Se calhar é disparate porque sei pouco da vida dos santos, mas é a minha impressão.
Já Cristo parece-me ser alegre, amigo, divertido, amigo dos seus amigos e das suas amigas, por exemplo as irmãs de Lázaro, um verdadeiro compincha. Devia ser uma alegria estar com Ele.

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 20:07

Olá,

Já que lancei o tema, é de bom tom que inicie as hostilidades!

Em diferentes momentos da minha vida, disse coisas diferentes de Jesus. A primeira, consciente, foi: sinceramente, não sei quem és. Não Te vejo, não Te ouço, não Te sinto. Não sei se existe e isso também pouco me preocupa.

Depois iniciei um processo de estudo, inicialmente para poder contradizer o que me diziam acerca de Deus e de Jesus. Não tanto numa perspectiva de negação, mas essencialmente por me parecer que as respostas religiosas colidiam com as minhas certezas científicas e sociais.

Foi o «descalabro»! A figura de Maria, a sua entrega à vontade de Deus, ter conduzido e iniciado o Filho na missão que estava acometido, ver o Filho morrer como morreu e manter a esperança, despertou-me.

Nesse momento, penso que dizia que Ele era importante, que estava para lá da dúvida razoável e passei a senti-Lo dum modo muito especial: sentia Maria a dar-Mo como O deu ao mundo à dois mil anos atrás. Nesta altura dizia-O como irmão, sendo Maria mãe de ambos.

Momento após momento, e procurando não cair na lamechice, hoje digo-O como Senhor, meu Deus que me guia e de mim cuida. Senhor, que nos momentos mais difíceis e de maior autismo meu me é trazido pela Sua Mãe, como O trouxe no momento da minha conversão. E sei que tal como Pedro que foi o Pai do Céu que me deu a graça de acreditar no Seu Filho.

Cumprimentos

Alpha

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 09 de June de 2009 20:09

Olá José Luís,

Citação:
José Luís de Carvalho
Com todo o respeito, mas acho que ele tinha uma certa antipatia com as mulheres.

Mais do que antipatia por elas, via nelas uma distracção da sua missão!

Citação:
José Luís de Carvalho
Aliás os Santos parecem-me um bocado assim. Se calhar é disparate porque sei pouco da vida dos santos, mas é a minha impressão.

Santo Agostinho irá destruir esse teu mito!

Cumprimentos

Alpha

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: pedrangular (IP registado)
Data: 15 de March de 2010 01:00

Desculpem-me a questão, mas como cheguei agora e vi este topic interessante, sobre o qual já deve haver uma conclusão nos muitos post's...Mas gostaria de saber quem dizem que Ele é e porquê?

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de April de 2010 14:21

Graça e paz a todos...



Eu tenho estado afastado devido a um curso que tem tomado parte do meu tempo. No entanto, apesar de não participar do forum, eu entro de vez em quando e apenas tenho participado como leitor.

Desde que este tópico foi iniciado que tinha a intenção de escrever algo, mas sempre escrevia algo em outro e este ficava por último...

"E vós quem dizeis que sou?"...

Esta é uma pergunta que ecoa ainda hoje nos "quatro" cantos do planeta, e, inclusive, falei sobre esse assunto em minha igreja!

Alguns dizem que Ele foi apenas um profeta, como é o caso dos muçulmanos. Para estes, Ele seria apenas o profeta Issa, que teve a missão de levar o islamismo ao povo judeu e apenas precedeu a Maomé. Para os seguidores do Alcorão, Jesus teria sido apenas um profeta menor do que Maomé, que não morreu crucificado, mas ao invés dEle, teria sido Simão Cirineu ou uma outra pessoa! Acreditam que Ele voltará e julgará com rigor todo aquele que ensina e acredita que Ele morreu crucificado.

Para os budistas, Jesus teria sido apenas um iluminado. Segundo os seguidores de Buda, o verdadeiro nome dEle seria Yuz Asaf. Acreditam que Ele teria, aos doze anos, ido para regiões da Índia, onde teria aprendido toda a filosofia budista e ali teria ficado até completar trinta anos, quando teria retornado a Jerusalém. Também ensinam que ELe nao morreu na cruz, mas que na verdade, os essênios lhes deram uma bebida que lhes deixou numa condição de coma. Assim, quando a Escritura nos relata que "lhes deram vinagre", quando Ele disse que tinha sede, seria na verdade, uma bebida que o deixaria numa situação que pareceria de morte. Após ser retirado da cruz, Ele teria voltado a Índia, nas regiões da Caxemira e ali, teria se casado com Maria Madalena e teria tido filhos e filhas e ali teria sido sepultado!

Para o espiritismo, Jesus seria um espirito de luz. Algumas variantes do espiritismo chegam mesmo a afirmar que assim como Ele foi, qualquer um de nós poderemos ser um dia, através das nossas próprias boas obras. Que fazendo e praticando a bondade, todos chegarão, um dia, a uma posição de espírito de luz, pois a bondade, a caridade, supostamente evolui o espírito.

Para os ateus, Jesus teria sido uma pessoa comum. Para uns outros, sequer teria existido. O fato é que Jesus não seria o Filho do Deus Vivo, o Messias de Deus, mas possivelmente apenas alguém que ensinou uma filosofia de vida, baseada em obras...

PErcebam que para nenhum, dos citados acima, Jesus seria Messias, ou o Filho de Deus enviado para que todo aquele que nEle crer, "não pereça, mas tenha vida".

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha vida eterna

Assim, a pergunta ainda ecoa em nossa época, e muitos não sabem quem é Jesus Cristo, e muito menos qual a missão dEle aqui na terra! Muitos desconhecem que Ele é o Filho do Deus Vivo, que Ele veio para religar, através da fé em Seu Sacrifício, a comunhão do homem com o Criador!

A resposta de Pedro a pergunta do Mestre, foi direta: "Tu és o Cristo.".

A Palavra "Cristo" é diferente do Nome "JEsus". Jesus é o Nome pessoal do Salvador, e Cristo, que vem do grego Khristós, é o título que descreve a posição e obra de Jesus, e significa "ungido", ou no Antigo Testamento "Messias".

Assim, Pedro, por revelação do Espírito Santo respondeu com exatidão ao responder, em outras palavras: "Tu és o Messias de Deus.".

Jesus é o Messias de Deus, e é esta a verdade, é esta a Boa Nova, que o mundo precisa saber, para que voltem a ter comunhão com o Criador!

Em Cristo, e sempre na Sua Paz


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 30/04/2010 14:35 por David_.

Re: E vós quem dizeis que eu sou?
Escrito por: Andre (IP registado)
Data: 18 de August de 2010 22:02

Cristo é o centro e o alvo da fé cristã pois ele próprio é Deus. Quem o nega será negado

[regozijeemcristo.blogspot.com]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.