Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Melquisedec
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 20:05

Melquisedec...

O que sabemos acerca desta personagem bíblica, que passa despercebida?!

Rei e Sacerdote, que ofereceu pão e vinho após a vitória de Abraão, Jesus deixou-nos em legado o seu corpo e o seu sangue através do pão e do vinho, haverá paralelo?

Jesus é ordenado sacerdote segundo a ordem de Melquisedec, quem é afinal este homem, que é referido na Carta aos Hebreus (7), "...sem pai, sem mãe, sem genealogia , sem princípio de dias nem fim de vida, assemelha-se ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre", tal como Jesus, insistindo o autor como está referido em nota, no carácter eterno do sacerdócio de Melquisedec, distinguindo-o dos sumo sacerdotes dos judeus.

Re: Melquisedec
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 20:45

Olá, Anori... Paz do Senhor Jesus Cristo



Boa questão esta... Já assisti a alguns debates na igreja, a respeito de Melquisedeque... Alguns chegam a afirmar que Melquisedeque seria na realidade, Jesus Cristo...


Mas não é nada disso... A Escritura é clara. MElquisedeque era rei de Salém. Este era o nome de Jerusalém bem antes de ser conquistada por David... FOi o primeiro nome da cidade, e é quando a Escritura a menciona pela primeira vez... Vejamos quando Melquisedeque "entra em cena" nas Escrituras...

Gênesis 14:18
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo


Veja que o Escritor cita Melquisedeque como sacerdote do Deus Altíssimo... Ora, nessa época a lei mosaica ainda não havia sido dada, assim, não havia ainda sido instituído o sacerdócio mosaico. Pois Melquisedeque é anterior a Moisés... E aí estaria a diferença entre Melquisedeque e os demais sacerdotes judeus, do pós lei mosaica. Estes últimos estavam ABAIXO da lei... Deveriam proceder de acordo com o que havia sido instruído pelo proprio Moisés. Enquanto que Melquisedeque não, pois viveu numa época em que Deus tratava DIRETAMENTE com o homem.

A analogia feita entre Melquisedeque e Jesus Cristo é neste sentido... Jesus não está abaixo da lei mosaica, assim como estavam os sacerdotes... Jesus trouxe uma nova aliança e "aposentou" a antiga, pois Ele tinha autoridade para isso...

Assim, a citação dos apóstolos é para lembrar que a profecia dos salmos, refente ao Messias, se cumpriu. Pois estava escrito no salmo 110:

Sal 110:4
tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.


Era sobre isto que se referiu o escritor de Hebreus quando disse:

Heb 5:6
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 29/05/2009 20:48 por David_.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.