Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 22:11

Maria Fernanda,

Embora essa versão que tens da Bíblia dos Capuchinhos seja muito boa, existe uma bem mais recente, elaborada durante a década de noventa. A primeira edição saiu em finais de 1998. Já vai na quarta edição, que saiu durante 2003.

A grande diferença entre as duas traduções da Bíblia dos Capuchinhos (ou da Difusora Bíblica para ser mais correcto), é que esta versão mais recente foi traduzida a partir dos textos originais, tem muito mais notas explicativas, tem textos de introdução a cada um dos livros que são muito úteis (conteúdo e divisão do livro, autor, genéro literário, e leitura cristã e teologia), um índice de notas e outro Bíblico-pastoral.

Encontrarás a Bíblia Sagrada da Difusora Bíblica em qualquer boa livraria de religião. Penso que na FNAC também a encontrarás.

Acho que são €12 (doze euros +/-) muito bem empregues :-)

Luis

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Maria Fernanda (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 12:00

Para act

É isso tudo, como dizes... Fico feliz porque, apesar da minha idade, tu irias dizer que eu sou das jovens. E espero que tu também sejas desses, pois nunca deixamos de aprender na vida; claro que, com as devidas proporções. As bases são precisamente as de abertura a novas ideias, comportamentos e até valores, às vezes, mas com fundamento e não por manipulação; nunca mudar como cataventos...

Para Luís

Pronto, bem hajas! Agora, quando me chegar às mãos, até vou ler, mais que não seja pela novidade! É que, ultimamente não tenho andado muito leitora ao passar por aquele cantinho...

Achas que é possível eu andar a fugir de qualquer coisa? Vá! Diz lá, deves perceber disso... Sou tão, tão... senhora do meu nariz... deixa-me ser amável com esta autoclassificação.

Vou enviar email, telefonar também, pelo sim pelo não, à minha filha, pois devo ir a casa dela em Lisboa, no dia 27 deste mês. E, ou já lá tem a Bíblia que dizes ou vamos dar um passeio até ao Chiado... A visita à FNAC é sempre um perigo ... mas livros... quem é que pode viver sem eles!?

Maria Fernanda


Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de March de 2004 13:19

Os 50 Mil Jovens Copistas da Bíblia Começaram a Trabalhar


A 22 de Março de 2004, vários milhares de estudantes portugueses começaram a escrever um livro: a Bíblia Manuscrita Jovem (BMJ). Raquel Silva, 14 anos, aluna do 9º de escolaridade na Escola Secundária Padre Alberto Neto, de Queluz, foi uma entre 50 mil estudantes que, até amanhã, se espera que participem na iniciativa da Sociedade Bíblica Portuguesa.

Raquel sentou-se na pequena escrivaninha e escreveu: "Não vale a pena estender uma rede, se os pássaros estão a ver o caçador." Está no versículo 15, capítulo 1, do livro dos Provérbios. E que sentido descobre Raquel para esta frase? "Não vale a pena dizer mentiras, porque os outros vão descobrir."

O "scriptorium" montado na escola tenta reconstruir o dos monges nos conventos: duas escrivaninhas, lamparinas, um tinteiro, um baú ao fundo com listas telefónicas pintadas e encadernadas como livros antigos. Em volta, vários armários de vitrina são o lugar escolhido para uma exposição da Bíblia em diversas línguas: papua, africans, croata, Tahiti, chinês, persa, urdu, Braille, alemão. E também lá está a primeira edição da Bíblia em português, num volume único, que tem data de 1819.

Sucedem-se os modernos "copistas", espreitam o que se passa, fazem comentários. Quase todos sabem que estão a copiar a Bíblia. Alguns hesitam quando se lhes pergunta que livro estão a reproduzir. Filipa Quintão, 17 anos, 9º de escolaridade, é católica, conhece "mais ou menos" a Bíblia, vai à missa, acha que esta é uma experiência "diferente". Raquel, que pertence a uma igreja protestante, diz que esta experiência pode ajudar os jovens a perceber "que Deus está aqui".

No Instituto de Odivelas, o ambiente é mais sossegado. A sala convida a isso, já que o "scriptorium" está instalado no antigo refeitório do convento. Painéis de azulejos e o tecto pintado com cenas bíblicas compõem o ambiente austero. Aqui, a par de metade dos cerca de 70 professores, 250 alunas da escola participam na iniciativa, no âmbito da aula de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Aqui, as alunas copiam o texto do Evangelho de São Marcos. Para Carolina Pereira, 11 anos, 6º de escolaridade, a Bíblia não é uma novidade. Em casa, há uma no "hall" de entrada que ela abre por vezes, onde calha. Ana Rute (11 anos, 6º) lembra-se de achar "impossível" as histórias que lia, sobre os milagres de Jesus. E Ana Margarida (14 anos, 9º) acha que a ideia é interessante, para "voltar às origens e perceber como era feito" o trabalho dos copistas.

Simão Silva, o professor de EMR Evangélica em Queluz, diz que o projecto (preparado, neste caso, em conjunto com a colega de EMRC e com a intervenção de outras disciplinas) terá mérito se "levantar o véu da curiosidade" sobre a Bíblia, entre os 50 mil alunos do 5º ao 12º ano (além de professores e funcionários) que, até amanhã, em 233 escolas do país, deverão participar na iniciativa.

Curiosidade já teve André Silva, 14 anos, 9º de escolaridade, que tentou ler a Bíblia, mas perdeu "o interesse porque era grande". "É capaz de ser muito interessante, mas também não gosto muito de ler." Ao contrário de Fábio André (13 anos, 7º) que folheia o texto bíblico quando não tem "muito que fazer" e diz que a iniciativa em que participa "é fixe".

Miriam Ascênsio frequenta a Igreja Baptista de Queluz e lê a Bíblia "todos os dias". Entre os seus livros preferidos, escolhe o Apocalipse. "Porque dá uma visão de Deus mais real, mais justo e mais firme". E também os Salmos ou os Provérbios, pela linguagem poética ou pelos conselhos.

Depois da conclusão da iniciativa, a Sociedade Bíblica oferecerá a cada escola um CD-Rom com a reprodução da Bíblia Manuscrita. E nele ficarão registados os nomes de todos os copistas que deram corpo a esta ideia.

Por ANTÓNIO MARUJO
«Público», Terça-feira, 23 de Março de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de November de 2004 19:36

Nova edição!
Alef

Presidente e Patriarca São Os Primeiros a copiar esta semana a Bíblia à mão


O Presidente da República, Jorge Sampaio, e o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, estarão entre as personalidades que sexta-feira escreverão à mão os primeiros versículos da nova edição da "Bíblia Manuscrita", segundo informações recolhidas pelo PÚBLICO junto da Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP). Os promotores da iniciativa esperam que mais de 100 mil portugueses nela participem.

A cerimónia terá início às 20h30, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, e antecederá uma gala de abertura com música e textos bíblicos. Entre os artistas que participam estão Jorge Palma, a Ala dos Namorados, Camané, Filipa Pais e José Peixoto. Também Rão Kyao, Sara Tavares e os corais Bênção (africano) e Loik (timorense) integram o elenco do espectáculo.

Para já, está confirmado que Sampaio será o primeiro a transcrever duas ou três frases da Bíblia à mão. Além do Presidente, a mesa de honra integra o patriarca, o reitor da Universidade de Lisboa, José Barata Moura, e o presidente do Tribunal Constitucional, Artur Maurício.

Ao mesmo tempo, outras 50 personalidades da comissão de honra e de diferentes sectores da cultura ou da sociedade estarão na Aula Magna para copiar à mão diferentes versículos da Bíblia. Será nessas mesmas mesas que, sábado e domingo e nos dois fins-de-semana seguintes, milhares de pessoas darão também o seu contributo para que, no final da iniciativa, pelo menos três Bíblias tenham sido copiadas à mão, em língua portuguesa - o texto tem cerca de 35 mil versículos, o que permite pensar que ficarão escritas três cópias completas.

O concerto da sessão de abertura tem o título "Música e Escrituras" e a sua receita reverte a favor da Oikos, organização não-governamental de cooperação e desenvolvimento. As verbas estão destinadas a projectos de financiamento da auto-subsistência de famílias de Moçambique e do Peru.

A partir de sábado, em todas as capitais de distrito um "scriptorium" reconstituirá o ambiente dos mosteiros medievais, onde tantos livros - e não apenas a Bíblia - eram copiados à mão. Outras actividades culturais e religiosas decorrerão em muitas localidades do país, culminando, daqui a um ano, com uma exposição na Biblioteca Nacional sobre a Bíblia na cultura portuguesa.

Esta iniciativa da SBP pretende mobilizar pessoas de todos os estratos sociais e de diferentes convicções religiosas - incluindo descrentes. Em Março, uma primeira edição do projecto - "A Bíblia Manuscrita Jovem" - mobilizou mais de 50 mil estudantes e professores em 233 escolas do país.

A Sociedade Bíblica comemora em 2004 duzentos anos de existência em todo o mundo. Em 2003, completaram-se 250 anos sobre a edição da primeira Bíblia completa em português (1753) - conhecida como a de João Ferreira de Almeida, que continua a ser a mais vendida no Brasil e também largamente difundida em Angola e Moçambique. "Isso faz da Bíblia um dos veículos principais de difusão da língua portuguesa", diz Alfredo Abreu, um dos responsáveis da SBP.

ANTÓNIO MARUJO
«Público, Quarta-feira, 03 de Novembro de 2004

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de November de 2004 14:07

A bic agradece a iniciativa.
Os vendedores de tinteiros de impressoras pasmam pelo regresso á medieva caligrafia.
Fazer cópias á mão..... Porque não reincentivar a arte das iluminuras? Ou escrever em papiros?
Enquanto copiam mecânicamente não perdem tempo a pensar, reflectir e compreender...

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de November de 2004 14:11

Foi a resposta que dei ao amável convite para participar nesta erudita iniciativa.

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2004 18:17

Cara catolicapraticante,

Surpreende-me que tenha sido essa a tua resposta e não tenhas entendido que esta iniciativa é uma forma extraordinária de divulgação da Sagrada Escritura. Provavelmente a melhor iniciativa do género alguma vez realizada em Portugal.

Cada um de nós tem a possibilidade de participar activamente na redacção de uma Bíblia. Decerto que será o contacto mais próximo que alguma vez alguém teve com o texto bíblico.

Eu tenciono também participar.

Luis

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de November de 2004 00:59

POdes explicar o porquê da tua participação?

Não percebi bem... mas, achas que copiando umas frases avulsas "é o contacto mais próximo "que se pode ter com o texto Bíblico?

Se é só por isso é pena.

Se é para divulgar - fazer publicidade - á bíblia , também não percebo a utilidade do exercício de cópia.

Mais valia a leitura.

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de November de 2004 01:00

Enquanto copiam mecânicamente, acriticamente, não perdem tempo a pensar, reflectir e compreender.

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 07 de November de 2004 15:41

22 cidades recebem a «Bíblia Manuscrita»

Pelo menos 100.000 pessoas, de todas as idades, regiões, estratos sociais e profissionais, e confissões religiosas vão copiar a Bíblia à mão, nos próximos três fins-de-semana.

De 6 a 21 de Novembro serão abertos 22 “scriptoria”, para onde as pessoas se poderão dirigir e “escrever a Bíblia”. Atentando ao facto de existirem 35 mil e 700 versículos nas Escrituras, os organizadores prevêem que sejam concluídos vários exemplares.

Para ser um “Copista” da Bíblia basta dirigir-se ao “scriptorium” da sua capital de Distrito e escrever pelo seu punho um versículo das Sagradas Escrituras, com a ajuda de um “assistente de escrita”. Alfredo Abreu, coordenador da iniciativa, refere à Agência ECCLESIA que não é necessário proceder a nenhuma inscrição prévia ou pagamento: “basta dar o nome a um dos muitos voluntários que se encontram nos locais e escrever um ou dois versículos da Bíblia”.

O resultado final imediato serão várias Bíblias manuscritas, com milhares de caligrafias de pessoas representativas de todos os estratos da população. Simultaneamente realizar-se-á um conjunto vasto de outras iniciativas como conferências, debates, cursos, publicações, conteúdos informativas, exposições e concertos acerca da Bíblia e da sua relação com as pessoas e com a cultura.

A iniciativa dirige-se a todos os portugueses - independentemente da sua idade, da região em que vivem, do seu estrato sócio-profissional, do seu nível de escolaridade e da sua confissão religiosa -, e às entidades públicas e privadas do âmbito da educação, cultura e espiritualidade.

Programa
Salvo indicação em contrário, os horários referem-se aos fins-de-semana de 6/7, 13/14 e 21/22 de Novembro:

Angra do Heroísmo
Novas instalações da Junta de Freguesia Nª. Sra. Da Conceição
15–19 horas

Aveiro
Galeria dos Paços do Concelho
Sábados: 14–19 horas; Domingos: 11–18 horas

Beja
Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago
Só aos sábados: 14:30–20 horas

Braga
Biblioteca Pública de Braga – Salão Medieval
12–18 horas

Bragança
Arquivo Distrital de Bragança
14–20 horas

Castelo Branco
“O Celeiro” (escola)
8h30–19h30

Coimbra
Casa Municipal da Cultura
10–18 horas

Évora
Biblioteca Pública de Évora
Sábados: 14–18 horas; Domingos: 10–13/15–18 horas

Faro
Museu Municipal de Faro
10–20 horas

Funchal (a confirmar)
Salão Nobre da Câmara Municipal
(13/14 e 20/21)

Guarda
Escola Adães Bermudes
10-19 horas

Horta
Ass. Faialense dos Bombeiros Voluntários - Salão Nobre
Sábados: 14–20 horas; Domingos: 11–20 horas

Leiria
Arquivo Distrital de Leiria
Dia 6: 15–18 horas; Restantes dias: 10–18 horas

Lisboa
Reitoria da Universidade de Lisboa – Campo Grande
10–20 horas

Ponta Delgada
Centro Municipal de Cultura (6/7 e 13/14)
10–18 horas

Portalegre
Biblioteca Municipal
11–21 horas

Porto
“Alfândega” – Museu de Transportes e Comunicações
15–19 horas

Santarém
Ginásio do Seminário
10–17 horas

Setúbal
Sala de Sessões /Salão Nobre – Câmara Municipal
Dia 6: 11:30 – 18 horas; Restantes dias: 9:30–12:30 / 15–18 horas

Viana do Castelo
Biblioteca Municipal
9:30–12:30 horas / 14–17:30 horas

Vila Real
Câmara Municipal
14–18:30 horas

Viseu
Biblioteca D. Miguel Silva
10–19 horas

Fonte Ecclesia




Editado 1 vezes. Última edição em 07/11/2004 17:04 por Luis Gonzaga.

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de November de 2004 19:03

Caros amigos,

A Equipa Paroquias.org já deu o seu contributo para esta magnífica iniciativa:
Citação:
3 Ao verem o fogo que descia do céu e a luz que enchia o templo, ajoelharam-se e inclinaram-se com o rosto por terra, para adorarem e louvarem o Senhor, porque ele é bom e é eterno o seu amor. 4 O rei e todo o povo continuavam a oferecer sacrifícios em honra do Senhor. 5 Salomão ofereceu vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Foi assim que o rei e o povo, inauguraram o templo de Deus. 6 Os sacerdotes estavam nos seus postos e os levitas tocavam os instrumentos de música sagrada, que o rei David tinha mandado fazer, para darem graças ao Senhor, "porque é eterno o seu amor", cântico que já David tinha transmitido. Os sacerdotes tocavam cornetim em frente de todo o povo que se mantinha de pé.

2 Crónicas 7, 3-6
Apelamos a todos a participarem nesta iniciativa. Consultem os locais do scriptorium.
Susete e Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 13 de November de 2004 21:51

Já lá estive... No Scriptorium mais perto de mim....

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 00:55


... A propósito do título deste tema.... inicialmente, achei um exagero, francamente!

Mas ontem, na reunião de catequistas da minha paróquia fiquei 'abismada' quando se constatou que nem todos têm uma bíblia em casa!! Bom ainda não me recompus.... mas passei a aceitar melhor o adjectivo dado...


Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 01:12

Cara amiga Marta,

Por agora, o máximo que lhe podemos fazer é disponibilizar uma versão on-line. Mas se tal não for suficiente, talvez consiga desfazer-me de um dos meus oito exemplares cá de casa (de traduções e edições distintas).

Luis

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 01:29


Caro Luís Gonzaga,

Agradeço a mensagem :-)

Como de algumas catequistas tenho a data de aniversário, o meu presente para cada uma será uma Bíblia, de certeza!...

Adicionalmente, tentarei ver com o pároco da paróquia a possibilidade de, se não antes, aquando da Festa da Palavra com as crianças do 4º Ano, ser adquirido um exemplar para cada catequista q ainda ñ tenha...

Obrigada,

marta


A Bíblia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 04:44


Por quantas partes é composta a Bíblia?


Qual o lugar que damos à Bíblia em nossas casas?

Re: A Bíblia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 12:06

Ana,

Esse tema começou por ser discutido aqui no Fórum, no tópico «A Bíblia, essa desconhecida. Se concordares, sugiro que continuemos a conversa nesse tópico, visto já ter algumas participações, e encerremos este.

Respostas rápidas às tuas questões.
1. Uma parte: a Bíblia deve ser vista como um todo, embora constituída por 72 livros, agrupados em dois grandes grupos Antigo Testamento e Novo Testamento (ver Introdução Geral).

2. Na minha casa, as Bíblias estão distribuidas por quatro prateleiras na estante. Se a pergunta for que lugar damos à Bíblia nas nossas vidas e na nossa oração, a resposta será certamente diferente :-)

Luis

Re: A Bíblia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 14:27

Luis

Sim, junta ao outro:) Desculpa, não sabia que havia outro tópico.

A Bíblia na minha casa está na minha mesa de cabeceira. Em cima da Bíblia tenho uma foto dos meus filhos, redonda em ponto pequenino:)

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de May de 2005 00:16

Aproveitei para actualizar a pergunta da página da entrada, para se ter uma ideia da frequência com que se lê a Bíblia. Espero surpreender-me de forma positiva como na última pergunta :-)

Qual dos seguintes títulos é um livro Bíblico?
Letras - 1
Números - 55
Palavras - 2
Símbolos - 0

Luis

Re: A Bíblia, essa desconhecida
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de May de 2005 15:15

Alef

Podes aquí evangelizar...como é costume:)

As igrejas Canadianas, têm uma pessoa preparada para falar da Bíblia em cada igreja e juntam-se uma vez por semana.
Seria bom que nas igrejas de portugal os padres convidassem alguém das paróquias para uma iniciativa dessas. Ajuda as pessoas a saírem da rotina do dia a dia, principalmente viúvas, idosas e gente que vive na solidão.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.