Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 14:07

Paz do Senhor a todos...

A palavra “páscoa” significa “passagem do anjo exterminador”. Ela é, ainda hoje, comemorada pelos judeus para lembrar a posição de escravos que ocupavam no Egito e de como foram libertos poderosamente pelo Braço Forte do Senhor, daquela terra... A páscoa foi um mandamento para que eles nunca esquecessem o que ocorreu no Egito.

Êxodo 12:14
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.


Na ocasião, o sangue de um cordeiro perfeito que foi morto, que foi passado na casa dos judeus para deixá-las marcadas, fez com que o anjo exterminador se desviasse da casa que estava coberta pelo sangue desse cordeiro.

Isso já representava o Sangue do Messias que haveria de redimir os homens dos seus pecados. E foi se referindo a isso que Jesus deu o novo significado a páscoa, para os cristãos, quando disse:

Luc 22:19
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.


Hoje o significado da Páscoa para o cristão, é lembrar a sua posição de escravo do pecado, antes de conhecer a Cristo e comemorar e agradecer pelo Grande Sacrifício que o fez ser liberto das algemas do pecado. Hoje, o Sangue do Cordeiro, remi todo aquele que crê em Jesus e o livra da condenação do inferno. SObre estes, a segunda morte não terá poder, assim como não teve o anjo exterminador sobre aqueles que estavam marcados pelo sangue daquele cordeirinho, que apontava para o Messias.... Pois, hoje, o cristão está lavado no Sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. Esse é o sentido da páscoa para o cristão...

É nesse sentido que sempre celebramos a Ceia do Senhor... Quando a celebramos nos lembramos a posição que tínhamos antes, de pecadores, sujeitos a segunda morte, mas que o Sangue do Cordeiro tirou-nos da posição de escravo e nos deu a posição de filhos... Nos tirou da morte para a vida.

Assim, a páscoa é um dia de celebração, em família... Onde os verdadeiros cristãos agradecem pelo Cordeiro que tira o pecado e tira da posição de escravo e traz para a posição de filho.

Obrigado, Senhor, pela Vida de Jesus Cristo... Obrigado pelo Seu Grande Amor, que nos amou, nos livrando assim da escravidão do pecado e da segunda morte. Te louvo pela possibilidade que TU destes a nós, homens, de podermos ser chamados, novamente, filhos de Deus. Em Nome de Jesus...

Que o Senhor continue a nos abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2009 14:08 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 14:23

Acho que falta dizer que Deus libertou o corpo dos judeus da escravidão do egipto na 1ª aliança. Eles celebravam o feito com a páscoa. Deus quis não só revigorar a 1ª aliança com a 2ª aliança em Cristo, mas quis também libertar o espírito e substituir a páscoa judaica, pela nova páscoa em Cristo, que não só liberta o corpo, mas também o espírito.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 14:26

Citação:
vitor*
Acho que falta dizer que Deus libertou o corpo dos judeus da escravidão do egipto na 1ª aliança. Eles celebravam o feito com a páscoa. Deus quis não só revigorar a 1ª aliança com a 2ª aliança em Cristo, mas quis também libertar o espírito e substituir a páscoa judaica, pela nova páscoa em Cristo, que não só liberta o corpo, mas também o espírito.

Amém, Vitor...


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2009 14:30 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 12 de April de 2009 00:15

PÁSCOA: ELE É O MEU ÊXODO E A MINHA ALEGRIA!

Na Páscoa verdadeira acontecem duas mortes: a do Cordeiro e daqueles por quem Ele morreu.

Na morte de Jesus eu não escapei da morte, eu morri com Ele, a fim de poder viver com Ele.

Se Jesus morreu, mas eu escapei de morrer com Ele, significa que Ele não morreu por mim...

Entretanto, Jesus morreu por mim independentemente de que eu tenha aceitado morrer com Ele, em Sua morte.

Assim a Graça principia...

Afinal, Cristo Jesus deu a vida por nós, sendo nós ainda alienados Dele por completo.

Todavia, uma vez que eu celebre a Páscoa como morte de Jesus, o Cordeiro, por mim, então, por tal consciência, segundo Paulo, eu devo também me considerar morto para o pecado e vivo para Deus.

É como tudo o mais que seja de Deus!...

Começa sempre unilateral, mas, depois que existe consciência e alguma fé, o que se diz aos discípulos é o seguinte: Você quer perdão..., mais perdão..., perdão sempre... — então, perdoe sempre, até 70 x 7 num único dia!

É por isto que somente os misericordiosos alcançam misericórdia sempre!

Entretanto, em Páscoas de Ovo... — não há lugar para a Cruz, e, muito menos, para se celebrar a nossa própria morte com Jesus.

Ninguém quer morrer...

Todo mundo quer viver, viver e viver.

Mas não há vida em Jesus sem que eu aceite que a morte de Jesus quer ser a minha morte...

Este é o ensino de Paulo o tempo todo, à exaustão.

O convite da Páscoa existencial do Novo Testamento é para que nós nos conformemos com Jesus na Sua morte, a fim de obtermos superior ressurreição.

E mais:

No ensino de Paulo o morrer com Jesus, o aceitar as implicações de Sua morte, trazia como conseqüência a consciência de nossa morte para o viver segundo o capricho, o egoísmo, o “si-mesmo”.

Entretanto, Paulo diz: “Fazei morrer a vossa natureza terrena”... — e a descreve tal natureza como sendo aquilo que mata a alma e o espírito; a saber: maldade, luxuria, inveja, prostituição, amargura, ódio, gritarias e maldade no falar; entre tantas outras coisas.

Assim, a verdadeira Páscoa existencial, segundo o Evangelho, é todo dia; e é algo que a gente faz...

Existe a dimensão do “fazei” no Novo Testamento!

Está Tudo Feito para que, em mim, possa ser feito; e em tal tarefa sou colaborador de Deus, abrindo o ser para que a operação do Espírito não encontre o pior adversário da Graça, que é a nossa própria indisposição de aceitarmos a cura como morte... em Jesus.

Sim! Nossa cura é morrermos; a fim de que possamos provar a outra vida, que não é no além ainda, mas aqui e agora; já.

Hoje, mais do que nunca antes, por imposição do amor de Deus em meu favor na história, sei o que é estar morto enquanto se está vivo.

Antes de tudo..., para mim era como para mim é hoje em termos de compreensão. Todavia, não em termos de real entendimento.

O entendimento é um discernimento engendrado em nós pelo Espírito, em razão do casamento da Palavra e da Experiência. Ora, é isto que nos leva a gloriamos-nos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, experiência e esperança em plenitude.

Desse modo, tive que sentir na carne o significado de estar morto para o mundo, para todo o mundo e pra todo mundo, ao ponto de virar um fantasma, ao ponto de não ser conhecido nem pelos mais conhecidos, ao ponto de me perguntar: Mas como não vêem que eu sou ainda eu mesmo em Cristo?

Entretanto, dou muitas graças a Deus pela experiência da morte; e, creia, até me alegro quando, ainda hoje, sou tratado como morto — pois, aprendi como é grande a liberdade de um morto!

Na realidade me refiro de modo alegórico à minha experiência de morrer ante os sentidos do mundo [incluindo no mundo a “igreja”], pois, foi por ela, pela libertação do Super-Ego do Mundo sobre mim, que pude provar a alegria de outra vez servir a Deus como no principio de tudo: livre e alegremente.

Hoje sinto que já há grupos querendo diminuir a minha Páscoa em Jesus.

Sim! Já há pessoas querendo dizer que “expressões” devo usar ou não. Rsrsrs.

Tolos. Não vêem que estou morto para os caprichos de vocês!

Não queriam que eu voltasse a falar nunca mais!...

Agora querem me censurar em nome do pudor e das boas expressões da religião!...

É mais ou menos assim...

Antes gritavam:

Matemo-lo!

Como não mataram, então, dizem:

Vistamo-lo!

Ora, digo isto apenas para ilustrar o fato que, quando morremos com Jesus, quando nossa reputação, justiça-própria, glória, honra, e tudo quanto seja importante e elevado entre os homens, acaba para nós, então, aí é que começa a vida.

Com isto não recomendo a ninguém a experiência da busca de uma catástrofe. Apenas digo que é pelo querer, pelo fazer, pela decisão... que se pode, dia a dia, ir fazendo morrer a nossa natureza terrena; na mesma medida em que apenas nos gloriemos em Jesus, na Cruz, na Vida que é; e, assim, vivamos em novidade de vida; não segundo o mundo; não para chocar ninguém; mas apenas para dar o testemunho da nova consciência segundo a fé, que é pura para comer e beber com gratidão, e feliz para testemunhar somente pela alegria da libertação.

Todavia, saiba:

Uma das primeiras manifestações de que de fato morremos com Jesus, é o abdicar de toda importância humana que se contraponha à simplicidade do que seja a Verdade em Jesus.

E mais:

Os mortos já não têm mais divida alguma!

Quem serão os credores que entrarão na morte para cobrar ao morto? Sim! Se o morto morreu em Jesus, na Cruz?

Paulo diz: Aquele que morreu já não tem dívidas!

Assim, fique livre para andar livre; e isto só acontece quando se caminha exclusivamente segundo o Evangelho.

Desse modo, estou ressuscitado com Jesus. E, por causa Dele, a morte já não tem domínio sobre mim.

Todo dia é uma nova vida!



Nele, que é a nossa Páscoa,



Caio

9 de abril de 2009

Lago Norte

Brasília

DF

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 12 de April de 2009 00:30

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach” que significa PASSAGEM. A PRIMEIRA PÁSCOA foi celebrada quando o povo israelita foi liberto do Egipto. EXODOS 12:1-28
O povo estava escravo de um Faraó MAU. Deus mandou uma pessoa para libertar o povo do Cativeiro – Moisés. O Faraó não queria libertar o povo mas Deus fez muitos milagres para que ele deixasse o povo ir. Nas vésperas da saída do Cativeiro para a Terra Prometida, Deus mandou que o povo celebrasse a PÁSCOA matando um CORDEIRO e barrando as portas das suas casas para que o Anjo da Morte não lhes fizesse dano.

O SIGNIFICADO DO CORDEIRO

O Cordeiro sem mancha era um substituto do homem pecador. Deus instituiu o Sacríficio do Cordeiro para que qualquer pessoa pudesse chegar a Deus. Dessa forma, Deus aceitava a morte do cordeiro inocente para a expiação dos pecados dos homens. A Bíblia diz que todos pecaram e estão separados de Deus - Romanos 3:23. Mas felizmente, Deus estabeleceu o caminho para a salvação dos homens - Jesus Cristo. Jesus Cristo é o CORDEIRO de Deus que foi sacrificado para a salvação e libertação do pecado de toda a Humanidade. Assim, Deus enviou um Cordeiro do Céu
- Jesus Cristo - para que fosse o substituto de TODAS AS PESSOAS, em todas as gerações. Assim, JESUS deu um novo significado à Pascoa. João 1:29 - Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A PÁSCOA significa a NOVA ALIANÇA feita através do SANGUE DE JESUS que foi derramado na Cruz. A RESSURREIÇÃO de JESUS simboliza o início de uma vida nova. Assim, o Domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida e das trevas para a luz.SÓ JESUS TEM O PODER DE LIBERTAR. Ninguém tem poder para se libertar sozinho. As pessoas por vezes se esquecem das suas próprias limitações. A única pessoa que MORREU e VENCEU a MORTE foi JESUS. Só Jesus tem o poder para nos dar vitória sobre a morte eterna e só Jesus tem poder para nos “libertar” do poder das trevas. A terra está debaixo de maldições – doenças, pobreza, problemas de toda sorte e no final, a morte eterna.
Jesus foi à Cruz para tomar o nosso lugar e acarretar toda a nossa culpa. Depois foi ao Inferno, lugar onde todos devíamos ir parar por causa das nossas múltiplas
falhas. Mas Jesus RESSUSCITOU, vencendo a morte e vencendo o pecado. E hoje, para termos vida eterna e salvação, precisamos de Jesus, entregar a nossa Vida a Jesus – o único Salvador e Mediador entre Deus e os homens.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 19:01

Paz do Senhor


EM minha igreja celebramos, uma vez ao mês, esse grandioso acontecimento, naquilo que chamamos de "A Ceia do Senhor".

A Ceia do Senhor é um memorial. Nela, usamos o pão e o vinho, que simbolizam Jesus Cristo... Para nós, evangélicos, o pão e o vinho apenas simbolizam o Corpo de Jesus Cristo. Assim, rejeitamos a doutrina da transubstanciação, que ensina o literalismo da passagem, ou seja, que após a consagração, o pão se transforma LITERALMENTE em carne e o vinho em sangue.

Essa doutrina da transubstanciação é facilmente identificada como falsa, uma vez que não há transformação visível, não há transformação real, ou seja, seria um literalismo exótico, diferente, pois é literal apenas a interpretação do texto bíblico mas não há a constatação do resultado do milagre... Assim, o pão e o vinho são carne e sangue apenas no juízo das pessoas... É um "Milagre" bem diferente. No milagre da transformação de água em vinho, descrito na Escritura, não pairou qualquer dúvida, era VINHO MESMO!

Mas a passagem bíblica é bem clara. A Ceia do Senhor é um memorial. Ela veio para dar um novo significado a comemoração da Páscoa judaica. Antes era comemorado a libertação da escravidão do Egito. Na Ceia do Senhor, a comemoração é a libertação do pecado, é o novo nascimento em Jesus Cristo...

Que o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 15/04/2009 19:04 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de April de 2009 19:44

Salve Maria!

Mas se vc herege, comungasse o Corpo e Sangue de Cristo e sentisse com seus

sentido o gosto COM CERTEZA DIRIA SER OBRA DO DEMÔNIO! hummmm.... até parece

que lembro algo assim no Evangelho, os fariseus falando que as obras de Cristo

vinham do demônio... que coincidência!


"Então Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne

do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu ressusci-

tarei no último dia" João 6,53-54

Aí a respostas foi:

"Muitos discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem pode admitir?"



NOSSA!!! QUANTA COINCIDÊNCIA COM O QUE EU LI ACIMA DOS HEREGES!!!!!!







O milagre eucarístico de Lanciano segundo o cientista que comprovou sua autenticidade


ROMA, quinta-feira, 5 de maio de 2005 (ZENIT.org).- O doutor Edoardo Linoli afirma a Zenit que sustentou em suas mãos um verdadeiro tecido cardíaco quando analisou anos atrás as relíquias do milagre eucarístico de Lanciano (Itália), o mais antigo dos conhecidos.

O fenômeno se remonta ao século VIII. Em Lanciano, na igreja dedicada a São Legonciano, um monge basiliano que celebrava a missa em rito latino, após a consagração, começou a duvidar da presença real de Cristo sob as sagradas espécies.

Nesse momento, o sacerdote viu como a sagrada hóstia se transformava em carne humana e o vinho em sangue, que posteriormente se coagulou. Na catedral estão custodiadas estas relíquias.

Professor de Anatomia e Histologia Patológica, de Química e Microscopia Clínica, e ex-chefe do Laboratório de Anatomia Patológica no Hospital de Arezzo, o doutor Linoli foi o único que analisou as relíquias do milagre de Lanciano. Seus resultados suscitaram um grande interesse no mundo científico.

Em novembro de 1970, por iniciativa do arcebispo de Lanciano, Dom Pacífico Perantoni, e do ministro provincial dos Conventuais de Abruzzo, contando com a autorização de Roma, os Franciscanos de Lanciano decidiram submeter a exame científico as relíquias.

Encomendou-se a tarefa ao professor Linoli, ajudado pelo professor Ruggero Bertelli --da Universidade de Siena--. Com a maior atenção, o professor Linoli extraiu partes das relíquias e submeteu a análise os restos de «carne e sangue milagrosos». Em 4 de março de 1971 apresentou os resultados.

Evidenciam que a carne e o sangue eram com segurança de natureza humana. A carne era inequivocamente tecido cardíaco, e o sangue era verdadeiro e pertencia ao grupo AB.

Consultado por Zenit, o professor Linoli explicou que, «pelo que diz respeito à carne, encontrei-me na mão com o endocárdio. Portanto não há dúvida alguma de que se trata de tecido cardíaco».

Quanto ao sangue, o cientista sublinhou que «o grupo sanguíneo é o mesmo do homem do Santo Sudário de Turim, e é particular porque tem as características de um homem que nasceu e viveu nas zonas do Oriente Médio».

«O grupo sanguíneo AB dos habitantes do lugar de fato tem uma porcentagem que vai de 0,5 a 1%, enquanto que na Palestina e nas regiões do Oriente Médio é de 14-15%», apontou.

A análise do professor Linoli revelou também que não havia na relíquia substâncias conservantes e que o sangue não podia ter sido extraído de um cadáver, porque se haveria alterado rapidamente.

O informe do professor Linoli foi publicado em «Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório» (1971, fasc 3, Grafiche Meini, Siena).

Em 1973, o conselho superior da Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões do médico italiano. Os trabalhos se prolongaram 15 meses com um total de quinhentos exames. As conclusões de todas as investigações confirmaram o que havia sido declarado e publicado na Itália.

O extrato dos trabalhos científicos da comissão médica da OMS foi publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, confirmando a impossibilidade da ciência de dar uma explicação a este fenômeno.

O professor Linoli participa esta quinta-feira no Congresso sobre os milagres eucarísticos organizado pelo Master em Ciência e Fé do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (Roma), em colaboração com o Instituto São Clemente I Papa e Mártir, com ocasião do Ano Eucarístico que a Igreja universal celebra até outubro.

«Os milagres eucarísticos são fenômenos extraordinários de diferente tipo», explicou o diretor do Congresso, o padre Rafael Pascual LC, em «Rádio Vaticano»: «por exemplo, há a transformação das espécies do pão e do vinho em carne e sangue, a preservação milagrosa das Hóstias consagradas, ou algumas hóstias que vertem sangue».

«Na Itália, há vários lugares onde ocorreram estes milagres eucarísticos --declarou--, mas também os encontramos na França, Alemanha, Holanda, Espanha» e alguns «na América do Norte».






PAX DOMINI.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de April de 2009 19:51

Citação:
Giovana
Salve Maria!
Mas se vc herege, comungasse o Corpo e Sangue de Cristo e sentisse com seus

sentido o gosto COM CERTEZA DIRIA SER OBRA DO DEMÔNIO!


Oi Giovanna...


Paz do Senhor


Jesus Cristo está VIVO, no coração dos seus servos... O pão e o vinho apenas representam o Corpo de Jesus Cristo. Não é literal pois isso tornaria a Ceia um ritual de canibalismo! Lembra que na primeira ceia Jesus Cristo estava prsente?

Mateus 26:26-29
26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
27 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.


COmo poderiam ser literalmente, o pão e o vinho, o Corpo de Jesus se Ele estava ali, vivo? Veja que negritei o verso 29 para chamar sua atenção de que Jesus diz que não mais beberia o suco de uva com seus discípulos, até o dia em que estivessem juntos no Reino! Se os elementos da Ceia do Senhor são literalmente o Corpo de Cristo, deveriam o ser desde a primeira ceia!

Todos os milages de Jesus, registrados na Escritura há a certeza da mudança. Houve algo incrível, impossível, um milagre, que sempre deixou as pessoas atônitas com o ocorrido. Foi assim quando o cego voltou a enxergar, foi assim, quando o aleijado andou, foi assim, quando o morto de vários dias voltou a viver... Quando a água foi transformada em vinho, não havia dúvida! Era VINHO! As propriedades da agua haviam sido mudadas... Seu cheiro, seu sabor, sua cor... Não era mais água! Mas o vinho e o pão, na doutrina da transubstanciação, continuam pão e vinho... Mesmo após a consagração, mantém seus elementos de antes. Assim, não houve milagre, pois não houve mudança física, nada ocorreu! Se houvesse milagre, todos observariam e saberiam... O simbolismo é evidente, não há transformação!

QUem defende a idéia da transformação LITERAL em carne e sangue, deve arranjar uma saída para a impossiblidade de se visualizar o "milagre". Pois, segundo os dicionários, a palavra "milagre", significa:

[Do lat. miraculu.]
S. m.
1. Feito ou ocorrência extraordinária, que não se explica pelas leis da natureza.
2. Acontecimento admirável, espantoso:
3. Ocorrência que produz admiração ou surpresa:


Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO... COmo um doente de câncer pode dizer que foi curado se o câncer ainda está em todo o seu corpo? Como dizer que o morto foi ressuscitado se não há sinal de vida no defunto? Como dizer que o aleijado foi curado se ele não consegue andar? COmo dizer que a hóstia se transformou no Corpo de Cristo se ela continua sendo um simples PEDAÇO DE PÃO?

Para que haja milagre é necessário TRANSFORMAÇÃO! Se não há transformação pode-se chamar a coisa de tudo MENOS DE MILAGRE!

Assim, já que na eucaristia nada de miraculoso se verifica, ela pode ser chamada de tudo, menos de milagre!

É óbvio que a Santa ceia é um memorial! Por ser um memorial, o pão é pão, mesmo após a consagração e o vinho também.... Assim, se não são o Corpo de Jesus, sua adoração é idolatria!

Citação:
até parece que lembro algo assim no Evangelho, os fariseus falando que as obras de Cristo vinham do demônio...

Os milagres de Jesus não havia como ser contestados... Todos viam o resultado! O cego via, o coxo andava, o morto voltava a viver, os pãezinhos eram multiplicados, a água era trasnformado em vinho... Assim, Jesus operava milagres! Não era algo difícil de se perceber, mas todos viam e se alegravam e glorificavam a Deus, com aquilo que acontecera!

Citação:
"Então Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu ressuscitarei no último dia" João 6,53-54

Quando Jesus realizou a Santa Ceia, Ele nem havia morrido na cruz ainda, portanto nem havia dado o brado "Está consumado!". Se a transubstanciação fosse uma doutrina correta, os elementos pão e vinho já teriam se tornado "carne e sangue" do Salvador antes mesmo dele ter morrido. Se não se aceita que a Santa Ceia é apenas um MEMORIAL sobre a obra no Calvário, não tendo poder salvífico ou de perdoar pecados, em si mesma, os discípulos já estariam salvos ANTES de Cristo morrer.

Se alguém disser que a transubstanciação só começou a ocorrer DEPOIS da morte da Cruz, todos estarão autorizados a dizer que Jesus mentiu ao já afirmar de antemão "ISTO É O MEU CORPO" e "ISTO É O MEU SANGUE", quando ainda vivo!

Citação:
O milagre eucarístico de Lanciano segundo o cientista que comprovou sua autenticidade

Se a doutrina da trasubstanciação fosse verdadeira, deveria haver a transformação, todas as vezes que houvesse a Ceia do Senhor, GIovana! Não há milagre, não há transformação... A transubstanciação torna a Ceia do Senhor num ritual canibalístico!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 27/04/2009 20:19 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 11:20

Da Porto Editora:

milagre
nome masculino
1. facto extraordinário ou inexplicável pelas leis da natureza que é atribuído a causa divina ou sobrenatural
2. intervenção sobrenatural
3. figura de cera que o povo oferta aos santos em cumprimento de um voto
4. figurado) coisa extraordinária de que se não está à espera ou que parece incompreensível
5. figurado maravilha
(Do lat. miracùlu-, «id.», com met.)



Citação:
David_
Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO

Não tem é de ser física nem visível aos olhos!! Quantos milagres não opera Deus nas pessoas que só são sentidas pelas mesmas no seu interior! Fisicamente nada muda!


Citação:
David_
Se a doutrina da trasubstanciação fosse verdadeira, deveria haver a transformação, todas as vezes que houvesse a Ceia do Senhor, GIovana! Não há milagre, não há transformação... A transubstanciação torna a Ceia do Senhor num ritual canibalístico!

Cá tinhas de vir tu com esse piada de mau gosto!

Citação:
Mt 26, 26-29
26Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo
27*Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. 28*Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados. 29*Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira, até ao dia em que beber o vinho novo convosco no Reino de meu Pai.»

"É o meu corpo","É o meu sangue"

Então Jesus não sabia o que dizia???!!!

Talvez queiras ler o que o Alef e não só, escreveram no tópico "A Presença de Cristo na Eucaristia" . Mas como tu tens na tua que os católicos são canibais (muito cristão da tua parte!), pouco proveito suponho que de lá irás tirar...

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 12:05

Olá David_,


Citação:
David_
Jesus Cristo está VIVO, no coração dos seus servos... O pão e o vinho apenas representam o Corpo de Jesus Cristo. Não é literal pois isso tornaria a Ceia um ritual de canibalismo! Lembra que na primeira ceia Jesus Cristo estava prsente?
COmo poderiam ser literalmente, o pão e o vinho, o Corpo de Jesus se Ele estava ali, vivo? Veja que negritei o verso 29 para chamar sua atenção de que Jesus diz que não mais beberia o suco de uva com seus discípulos, até o dia em que estivessem juntos no Reino! Se os elementos da Ceia do Senhor são literalmente o Corpo de Cristo, deveriam o ser desde a primeira ceia!


Então rapaz? A esmorecer? Então as Escrituras são literais em tudo menos aqui? Como é, a fraquejar na fé?

Depois de teres deixado alguns posts sem resposta, porque não conseguiste justificar o que defendias com a Bíblia, agora brindas-nos com esta fraqueza: não podemos interpretar literalmente.

Seguindo a ordem de ideias com que nos tens brindado, devias estar a rezar incessantemente «Senhor perdoai-me por me repugnar comer a Tua Carne e beber o teu Sangue e por isso não conseguir aceitar plenamente as Escrituras».

Citação:
David_
Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO...

Justifica esta afirmação.

Citação:
David_
COmo um doente de câncer pode dizer que foi curado se o câncer ainda está em todo o seu corpo? Como dizer que o morto foi ressuscitado se não há sinal de vida no defunto? Como dizer que o aleijado foi curado se ele não consegue andar? COmo dizer que a hóstia se transformou no Corpo de Cristo se ela continua sendo um simples PEDAÇO DE PÃO?

São Tomé também queria meter a mão nos buracos dos cravos e no lado do Senhor para crer... Mas felizes daqueles que crêem sem ver!

Citação:
David_
Assim, já que na eucaristia nada de miraculoso se verifica, ela pode ser chamada de tudo, menos de milagre!

Pela tua ordem de ideias há um grande milagre, milhões de «canibais» por todo o mundo, mas que depois não se matam e comem uns aos outros. Isso sim, é um milagre!

Cumprimentos

Alpha

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 12:52

[quote Cassima]


[quote=David_]Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO[/quote]

Não tem é de ser física nem visível aos olhos!! Quantos milagres não opera Deus nas pessoas que só são sentidas pelas mesmas no seu interior! Fisicamente nada muda![/quote]

QUem deve defender que a transformação é simbólica, que a Ceia do Senhor é apenas um MEMORIAL, SOU EU, CAssima... Você deve defender o literalismo e explicar o porque da não transformação do pão e do vinho em carne e sangue humanos! Deve tentar dizer algo como que a transformação não ocorre porque o sacerdote não estava consagrado, ou coisa do tipo... Pois é evidente, é real, é percebido por todos... NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO!


[quote=David_]Se a doutrina da trasubstanciação fosse verdadeira, deveria haver a transformação, todas as vezes que houvesse a Ceia do Senhor, GIovana! Não há milagre, não há transformação... A transubstanciação torna a Ceia do Senhor num ritual canibalístico![/quote]

Cá tinhas de vir tu com esse piada de mau gosto![/quote]

Mas não é "Piadinha de mau gosto", colega... Se o pão se transforma em carne humana, LITERALMENTE, quem come faz o que indios selvagens já fizeram, ao comer carne humana!

QUando Jesus disse que o pão e o vinnho eram seu Sangue, eram Sua carne, falava simbolicamente, pois ELe é o Cordeiro, assim, como havia o cordeiro da páscoa... Não há como ser literal. Durante a celebração da primeira ceia, ELe estava presente no Seu Corpo! Como poderia a doutrina da transubstanciação ser correta, antes mesmo da morte do Cordeiro de Deus?

[quote=Mt 26, 26-29]26Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo
27*Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. 28*Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados. 29*Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira, até ao dia em que beber o vinho novo convosco no Reino de meu Pai.»[/quote]

"É o meu corpo","É o meu sangue"

Então Jesus não sabia o que dizia???!!![/quote]

Jesus dava um novo significado a Ceia, Cassima... O memorial não seria mais a saída do Egito.

veja que "fazei isto em memória de mim" e "anunciareis a morte do Senhor, até que ele venha" somente confirmam a finalidade MEMORIATIVA da Ceia. Nada ali fala em mutação da matéria ou perdão de pecados...

Luc 22:19
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.




[quote]Talvez queiras ler o que o Alef e não só, escreveram no tópico "A Presença de Cristo na Eucaristia" . Mas como tu tens na tua que os católicos são canibais (muito cristão da tua parte!), pouco proveito suponho que de lá irás tirar...[/quote]

Eu sei o que o Alef, como católico, deve pensar sobre o assunto... Assim, prefiro ficar com o ensino escriturístico. A Ceia do Senhor é um MEMORIAL do Sacrifício que aconteceu na cruz há mais de dois mil anos. QUando participa da Ceia o cristão lembra da posição de perdido que tinha, antes desse sacrifício. E que ELe o trouxe da morte para a vida. A Ceia não tem poder de perdoar pecados nem dá a salvação a quem dela participa, pois é apenas um MEMORIAL... A salvação e perdão de pecados é concedido através da fé em Jesus Cristo, o Messias de Deus!

QUe o Senhor continue a nos abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 13:22

Citação:
Alpha
Olá David_,

Citação:
David_
Jesus Cristo está VIVO, no coração dos seus servos... O pão e o vinho apenas representam o Corpo de Jesus Cristo. Não é literal pois isso tornaria a Ceia um ritual de canibalismo! Lembra que na primeira ceia Jesus Cristo estava prsente?
COmo poderiam ser literalmente, o pão e o vinho, o Corpo de Jesus se Ele estava ali, vivo? Veja que negritei o verso 29 para chamar sua atenção de que Jesus diz que não mais beberia o suco de uva com seus discípulos, até o dia em que estivessem juntos no Reino! Se os elementos da Ceia do Senhor são literalmente o Corpo de Cristo, deveriam o ser desde a primeira ceia!


Então rapaz? A esmorecer? Então as Escrituras são literais em tudo menos aqui? Como é, a fraquejar na fé?


Oi Alpha... Paz do Senhor


Nunca falei que as Escritura são completamente LITERAIS. Há, evidentemente, partes simbólicas, ilustrativas. E a Ceia do Senhor é uma dela, pois é um MEMORIAL.

Vê bem, Alpha... Eu creio nUm Deus Todo Poderoso... Quando faz algo, não deixa dúvida sobre a sua ação divina! Deus não "enrola", não disfarça, nem torna confusa a verdade de maneira que não seja percebível escrituristicamente, o errado do certo. QUando Ele opera um milagre, não deixa dúvida. Houve o milagre! Deus é perfeito em tudo o que faz! Assim, quando alguém está com leucemia, e é curado por Deus, todos os exames feitos, apontarão que não há mais célula cancerígena no sangue do curado... Esse é O Deus da Bíblia!

Citação:
Depois de teres deixado alguns posts sem resposta, porque não conseguiste justificar o que defendias com a Bíblia, agora brindas-nos com esta fraqueza: não podemos interpretar literalmente.

Se perceberes, há tópicos que parei de participar com textos, porque o assunto "não andou"... Ficou ali parado e nada de novo apareceu que merecesse intervenção. Assim, não valia mais enviar algo, já que aquilo já postado seria suficiente e responderia as questões.

Amigo, a Escritura não é TODA ELA literal! Eu nunca disse isso! Aquilo que é literal é percebível, assim também como aquilo que é simbólico, memorativo. E esse é o caso da Ceia do Senhor! Ela é um ritual memorativo. Se fosse literal, haveria a transformação literal dos seus elementos!

Citação:
Seguindo a ordem de ideias com que nos tens brindado, devias estar a rezar incessantemente «Senhor perdoai-me por me repugnar comer a Tua Carne e beber o teu Sangue e por isso não conseguir aceitar plenamente as Escrituras».

Não faço isso... Pois sei que é SIMBÒLICO. Quando o cristão participa da Ceia do Senhor, Ele come pão e vinho e não carne e sangue humano! QUando participa da Ceia do Senhor, o cristão lembra que era um morto espiritual, e que Jesus lhes deu vida, através do Seu Sacrifício...

Citação:
Citação:
David_
Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO...

Justifica esta afirmação.

Ok... Vou repetir o que disse, na mensagem acima, pois acredito que está bem claro.

Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO... COmo um doente de câncer pode dizer que foi curado se o câncer ainda está em todo o seu corpo? Como dizer que o morto foi ressuscitado se não há sinal de vida no defunto? Como dizer que o aleijado foi curado se ele não consegue andar? COmo dizer que a hóstia se transformou no Corpo de Cristo se ela continua sendo um simples PEDAÇO DE PÃO?


Citação:
São Tomé também queria meter a mão nos buracos dos cravos e no lado do Senhor para crer... Mas felizes daqueles que crêem sem ver!

hehhehe... As marcas EXISTIAM! É completamente diferente. Todos que viram Jesus viam as marcas. Não existia aquele que O via e não percebia tais marcas. Pois elas EXISTIAM, eram VISÍVEIS!


Citação:
Citação:
David_
Assim, já que na eucaristia nada de miraculoso se verifica, ela pode ser chamada de tudo, menos de milagre!

Pela tua ordem de ideias há um grande milagre, milhões de «canibais» por todo o mundo, mas que depois não se matam e comem uns aos outros. Isso sim, é um milagre!

O que eu digo, é que a doutrina da transubstanciação transforma a Ceia num ritual canibalístico. Ora, o que seria um ritual canibal? Não seria várias pessoas a comerem carne e sangue humanos? Os católicos romanos não são canibais, pois comem, na verdade, pão e vinho... Eles afirmam que a passagem é literal, mas sabem em seu coração, que estão comendo apenas, pão e vinho!

A Ceia do Senhor é um MEMORIAL. Não há como fugir disso!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 28/04/2009 13:30 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 14:00

David_:
[quote Cassima]


[quote=David_]Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO[/quote]

Não tem é de ser física nem visível aos olhos!! Quantos milagres não opera Deus nas pessoas que só são sentidas pelas mesmas no seu interior! Fisicamente nada muda![/quote]

QUem deve defender que a transformação é simbólica, que a Ceia do Senhor é apenas um MEMORIAL, SOU EU, CAssima... Você deve defender o literalismo e explicar o porque da não transformação do pão e do vinho em carne e sangue humanos! Deve tentar dizer algo como que a transformação não ocorre porque o sacerdote não estava consagrado, ou coisa do tipo... Pois é evidente, é real, é percebido por todos... NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO![/quote]


Acho fantástico o teu poder de concluir o que não é dito!

Vamos lá ver! Tu negas o milagre porque não VÊS a transformação! Concluis que não há transformação!

Eu reajo dizendo, não que não há transformação, mas que não é física no sentido de passar a ser um bocado de carne ou um pedaço de sangue! Há essa transformação sim, (como já se viu transformação não é a melhor palavra para se descrever o acontecimento) mas não é visível a olho nu!

Portanto não... eu não vou dizer que não houve transformação "porque o sacerdote não estava consagrado, ou coisa do tipo" (que coisa é esta??!!!).

Há uma mudança sim. O pão e o vinho passam a ser o corpo e sangue de Jesus! Não deixa de ser real lá porque não é perceptível pelos sentidos humanos!

David_
[quote=David_]Se a doutrina da trasubstanciação fosse verdadeira, deveria haver a transformação, todas as vezes que houvesse a Ceia do Senhor, GIovana! Não há milagre, não há transformação... A transubstanciação torna a Ceia do Senhor num ritual canibalístico![/quote]

Cá tinhas de vir tu com esse piada de mau gosto![/quote]

Mas não é "Piadinha de mau gosto", colega... Se o pão se transforma em carne humana, LITERALMENTE, quem come faz o que indios selvagens já fizeram, ao comer carne humana!

QUando Jesus disse que o pão e o vinnho eram seu Sangue, eram Sua carne, falava simbolicamente, pois ELe é o Cordeiro, assim, como havia o cordeiro da páscoa... Não há como ser literal. Durante a celebração da primeira ceia, ELe estava presente no Seu Corpo! Como poderia a doutrina da transubstanciação ser correta, antes mesmo da morte do Cordeiro de Deus?
[/quote]


E quem é que aqui já disse que a transformação é LITERAL? Toma juízo! É piadinha de mau gosto, sim!

David_:
[quote=Mt 26, 26-29]26Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo.»
27*Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. 28*Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados. 29*Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira, até ao dia em que beber o vinho novo convosco no Reino de meu Pai.»[/quote]

"É o meu corpo","É o meu sangue"

Então Jesus não sabia o que dizia???!!![/quote]

Jesus dava um novo significado a Ceia, Cassima... O memorial não seria mais a saída do Egito.

veja que "fazei isto em memória de mim" e "anunciareis a morte do Senhor, até que ele venha" somente confirmam a finalidade MEMORIATIVA da Ceia. Nada ali fala em mutação da matéria ou perdão de pecados...

Luc 22:19
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

[/quote]



"É o meu corpo","É o meu sangue"

David_:
[quote]Talvez queiras ler o que o Alef e não só, escreveram no tópico "A Presença de Cristo na Eucaristia" . Mas como tu tens na tua que os católicos são canibais (muito cristão da tua parte!), pouco proveito suponho que de lá irás tirar...[/quote]

Eu sei o que o Alef, como católico, deve pensar sobre o assunto... Assim, prefiro ficar com o ensino escriturístico. A Ceia do Senhor é um MEMORIAL do Sacrifício que aconteceu na cruz há mais de dois mil anos. QUando participa da Ceia o cristão lembra da posição de perdido que tinha, antes desse sacrifício. E que ELe o trouxe da morte para a vida. A Ceia não tem poder de perdoar pecados nem dá a salvação a quem dela participa, pois é apenas um MEMORIAL... A salvação e perdão de pecados é concedido através da fé em Jesus Cristo, o Messias de Deus![/quote]


Se te interessa debater (que é o que tu afirmas) é um argumento estranho esse que usas. Porque, se eu não tenho bagagem suficiente para discutir a transubstanciação, há quem tenha, e nesse tópico estão bem esclarecidos os pontos que sustentam essa doutrina.

Cassima

P.S. Os quotes estão meio doidos, pus as citações a azul.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 14:26

David_:


Vamos lá ver! Tu negas o milagre porque não VÊS a transformação! Concluis que não há transformação!

Eu reajo dizendo, não que não há transformação, mas que não é física no sentido de passar a ser um bocado de carne ou um pedaço de sangue! Há essa transformação sim, (como já se viu transformação não é a melhor palavra para se descrever o acontecimento) mas não é visível a olho nu!



Oi Cassima, Paz do Senhor...

Todos os milagres operados por Jesus NA MATÉRIA foram, TODOS, visíveis, e não "implícitos". O problema é que essa sua suposta "transformação" é apenas virtual... os elementos continuam sendo somente VINHO e PÃO. Mas nenhum católico enxerga nada diferente.

Cassima, pense, medite sobre a primeira Ceia, em que o Próprio Jesus estava presente VIVO, pois ainda não havia sido crucificado... Se a doutrina da transubstanciação fosse correta, haveria, ali na primeira ceia, PERDÃO DOS PECADOS mesmo sem a morte do Cordeiro de Deus? Você estaria dizendo que poderia haver PERDÃO DE PECADOS SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, já que o Cordeiro ainda não havia sido sacrificado?

Portanto não... eu não vou dizer que não houve transformação "porque o sacerdote não estava consagrado, ou coisa do tipo" (que coisa é esta??!!!).

Perdão, Cassima, pela minha analogia... Foi algo apenas para chamar a atenção de que é você quem deve defender o literalismo, que há a mudança na matéria, Pois é a isso que a interpretação literal da passagem conduz! Para mim não há problemas de interpretação, pois acredito na simbologia, no memorativo, para esta questão. Assim, para mim, não passa de trigo e suco de uva!

Para mim, os milagres de Deus são reais e não paira qualquer dúvida quando Ele age.

Há uma mudança sim. O pão e o vinho passam a ser o corpo e sangue de Jesus! Não deixa de ser real lá porque não é perceptível pelos sentidos humanos!

É um "milagre" bem diferente de todos feitos por Jesus, registrado em todo o Novo Testamento. E também bem diferente daqueles operados ainda hoje!

Cassima, como poderia alguém distinguir o CORPO do PÃO, se vê apenas PÃO? Me diga qualquer colega católico que consiga diferenciar visivelmente o pão de um corpo humano ou vice-versa na Eucaristia! Quem tem que defender o caráter memorial sou EU, Cassima, e não você!

E quem é que aqui já disse que a transformação é LITERAL? Toma juízo! É piadinha de mau gosto, sim!

Isso mesmo... É apenas simbólico... É isso que estou tentando te dizer! Não há TRANSFORMAÇÃO REAL, literal, como ensina a doutrina da transsubstanciação! O pão e o vinho apenas simbolizam, representam o Corpo e o Sangue de Cristo! Não há nenhuma transformação real, não há carne humana e muito menos sangue humano, pois é apenas um MEMORIAL, um simbolismo! E se é simbolismo, a adoração dos elementos, do pão e do vinho é PECADO, é pecado, pois é idolatria e desagrada a Deus!


"É o meu corpo","É o meu sangue"



É verdade, ELe disse isso, mas lembre-se que Ele estava presente a Ceia. O corpo dEle estava ali, com Ele. Como poderia ser o pão e o vinho, literalmente, o Seu Corpo se Ele estava ali nEle? Está claro que é simbólico! Veja abaixo, que mesmo após dizer "este é o meu sangue", ele se refere ao líquido como suco de uva e não como sangue!

MAteus 26:28-29
28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.



Se te interessa debater (que é o que tu afirmas) é um argumento estranho esse que usas. Porque, se eu não tenho bagagem suficiente para discutir a transubstanciação, há quem tenha, e nesse tópico estão bem esclarecidos os pontos que sustentam essa doutrina.

Não é uma questão de debater apenas por querer debater. Mas uma questão de meditarmos na PAlavra de Deus, para sabermos onde está a verdade. Devemos refletir, como pessoas que amam ao Senhor Jesus Cristo! É a doutrina da transubstanciação correta? Porque então Jesus se referiu a Ceia do Senhor como um memorial? Porque ela, a doutrina da transubstanciação não "funciona" na primeira ceia, já que o Cordeiro ainda não havia sido sacrificado?

QUem participa da Ceia do Senhor, come e bebe pão e vinho e não carne e sangue humanos...

QUe o Senhor nos abençoe

David

P.S. Os quotes estão meio doidos, pus as citações a azul.

Isso acontece, as vezes... Por isso que muita vezes coloco a mensagem do outro colega em vermelho!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 28/04/2009 14:38 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 15:15

Citação:
David_
Todos os milagres operados por Jesus NA MATÉRIA foram, TODOS, visíveis, e não "implícitos".

Sorte a tua conheceres TODOS os milagres operados por Jesus.

Eu não conheço e não vejo onde está a limitação de Deus em fazer os milagres da forma que Lhe aprouver.

Citação:
David_
Você estaria dizendo que poderia haver PERDÃO DE PECADOS SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE, já que o Cordeiro ainda não havia sido sacrificado?

"Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados"

E como diria eu dizer isso, se o próprio Jesus disse que o sangue iria ser derramado?!

Queres dizer tu que de todas as vezes que Jesus perdoou os pecados a pessoas, na sua vida terrena, não era a sério (Mt 9, 2 e Lc 7, 48 por exemplo)? Afinal o sangue ainda não tinha sido derramado...

Citação:
David_
Para mim, os milagres de Deus são reais e não paira qualquer dúvida quando Ele age.

Nem para mim, nem para qualquer católico com fé!

Citação:
David_
É um "milagre" bem diferente de todos feitos por Jesus, registrado em todo o Novo Testamento.

Jesus é uma Pessoa cheia de surpresas!

Citação:
David_
Cassima, como poderia alguém distinguir o CORPO do PÃO, se vê apenas PÃO? Me diga qualquer colega católico que consiga diferenciar visivelmente o pão de um corpo humano ou vice-versa na Eucaristia!

Qual foi a parte que não percebeste quando eu disse que não era perceptível pelos sentidos humanos?!

Citação:
David_
Quem tem que defender o caráter memorial sou EU, Cassima, e não você!

Estás a sentir-te bem? Já disse atrás para não concluíres o que não é dito!

Citação:
David_
Isso mesmo... É apenas simbólico... É isso que estou tentando te dizer! Não há TRANSFORMAÇÃO REAL, literal, como ensina a doutrina da transsubstanciação!

Não é apenas simbólico não... Que coisa!

Se fores ao tópico que eu te indiquei estão lá bem expressos os argumentos da doutrina. Tu confundes REAL com VISÍVEL! SE te puserem numa sala tu morres porque não vês o oxigénio??? É menos real por isso? Deixas de respirar porque não o vês, não o cheiras, não o sentes?

Citação:
David_
É verdade, ELe disse isso, mas lembre-se que Ele estava presente a Ceia. O corpo dEle estava ali, com Ele. Como poderia ser o pão e o vinho, literalmente, o Seu Corpo se Ele estava ali nEle? Está claro que é simbólico! Veja abaixo, que mesmo após dizer "este é o meu sangue", ele se refere ao líquido como suco de uva e não como sangue!

"Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo.» "

"Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. 28*Porque este é o meu sangue"

Então?! Ele disse isso ao partir o pão e ao dá-lo. Disse isso ao estender o cálice. Não se lançou a Ele mesmo.

Então Jesus tinha coisas que não podia fazer?! Não é Todo Poderoso?

Citação:
David_
Não é uma questão de debater apenas por querer debater. Mas uma questão de meditarmos na PAlavra de Deus, para sabermos onde está a verdade.

Se chegas cá e contrapões a doutrina da transubstanciação tens de saber o que negas, ou não? E as pessoas que lá estão são das melhores... Ou é apenas "porque não"!

Cassima

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 22:10

Paz do Senhor...


Para finalizar minha participação nesse assunto, gostaria de indicar o link, abaixo, ressaltando apenas uns parágrafos, que transcrevo aqui.


Citação:
• Se naquela ocasião em que Jesus disse: “Isto é o meu corpo”, realmente tivesse ocorrido a tão propalada “transubstanciação” então somos levados a acreditar que existiam naquele momento dois corpos do Senhor ? Levando este dogma às ultimas conseqüências teremos isto: Jesus pegou aquele pedaço de pão, já transformado em seu corpo (com divindade e alma, segundo crêem os católicos) e deu-se a si mesmo para seus discípulos comerem depois de terem comido o corpo do mestre sentaram-se ao seu lado. E ainda: Jesus também devia ter-se comido e engolido a si mesmo pois também é certo que Ele participou da ceia!

• E se tal pão consagrado for comido acidentalmente por um roedor da-se o caso que tal animal também engoliu o Cristo com seu corpo, alma e divindade ? Ou quando não, se tal hóstia se estragar e vier apodrecer; seria o caso do corpo de Cristo que está naquele elemento apodrecer também ? E como fica então Atos 2:31 que diz que a carne de Cristo não se corrompe ?

• Uma coisa tão extraordinária como essa, um milagre tão estupendo que é o de mudar um pedacinho de pão em Deus mesmo; um milagre tão diferente de todos os que se tem notícia pois o papa Pio IX se vangloriava com este dogma dizendo: “Não somos simples mortais, somos superiores a Maria. Ela deu á luz só a um Cristo, mas nós podemos fazer quantos cristos quisermos; nós, os padres criamos o próprio Deus”, deveria ter uma prova muito mais clara e contundente do que meras formas de expressão. É sem dúvida algo que foge à nossa compreensão, não por ser algo misterioso, mas por ser irracional e incoerente. Quando se prova o pão, ele ainda é o pão, tem cheiro como tal, o gosto ainda é de pão, o mesmo se dá com o vinho! Onde o corpo de Cristo nisto tudo ? Esquivar-se fazendo uma separação arbitraria de milagres, sendo os visíveis só para incrédulos e os invisíveis para os crentes, diga-se católicos, é ultrapassar o que está escrito, onde está tal divisão nas escrituras ? Em lugar algum! Mas é preciso sofismar para forjar explicações, ainda que esdrúxulas, mas que sirva de alicerce para tal falácia.
• Se o que dá vida é o espírito, por que Deus se faria carne por meio da hóstia para nos vivificar?

• Se Cristo nos ordenou que celebrássemos a cerimônia até que Ele voltasse, conforme I Co. 11:26 (até que venha), como pode estar presente na hóstia ? Se vem, não está! Devemos ressaltar que tal vinda é escatológica quando virá em corpo, pois espiritualmente, Ele está conosco todos os dias Mat. 18:20 -28:20, e esta promessa não tem nada a ver com a santa ceia.


[www.cacp.org.br]

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 28/04/2009 22:13 por David_.

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 23:39

Então, David_, já que partes, também eu me despeço, renovando a sugestão de leitura do tópico "A Presença de Cristo na Eucaristia", do qual não resisti a extrair este pequeno conjunto:

Citação:
Alef
Um dos problemas apontados por alguns que se opõem à comunhão na mão é a de que sempre se desprendem algumas pequeninas “migalhas” que ficarão nas mãos ou caem ao chão e isso seria um sacrilégio, porque se “desprezaria” o Corpo de Cristo. Acontece que, entre outras coisas, subjaz a esta forma de pensar uma visão de tipo mágico que pouco tem que ver com a teologia da Eucaristia. A presença do Corpo e Sangue de Cristo não é a mesma presença da carne do talho – perdoem-me a crueza da expressão, para mostrar o “onde” quero chegar –. É outro tipo de presença, mas que é real...
.
[…] É verdade que Jesus está presente sacramentalmente em cada hóstia e deve haver cuidado em evitar que caiam partes onde quer que seja, mas é pura escrupuleira a “aflição” de alguns padres que raspam a toalha do altar com a patena, para se assegurarem que nenhuma ínfima partícula (falo de medidas na ordem dos “micrómetro”) ficou por consumir. A presença de Cristo na hóstia consagrada não é de tipo mágico. A presença de Cristo mantém-se quando há o sinal, neste caso, pão. Mas se o sinal deixa de o ser, não temos presença. […] Dou um exemplo muito claro: se um conjunto de hóstias consagradas se estragar (por exemplo, apanharam humidade e ficaram feitas em bolor), não temos que as consumir por estar ali o Corpo de Cristo. Não havendo sinal, não há sacramento.
.
Algumas visões muito estreitas e “fisicalistas” levaram a histórias famosas de escrúpulos, como a do padre que, tendo visto que uma mosca que tocou o vinho consagrado (Sangue de Cristo) se escapou, fechou a igreja e começou a matar e a comer todas as moscas da igreja. Ou então a história bem mais “airosa” de um outro padre a quem perguntaram: “Sr. Prior, que faria se os ratos entrassem no sacrário e comessem as hóstias?” Ao que o douto padre respondeu, “Chamava o gato e punha-lhe uma estola!”

Fiquem com Deus

Cassima

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de April de 2009 23:58

Olá David_,

Já te vais? Começa a tornar-se usual abandonares os tópicos quando eles ainda são uma criança! Principalmente que debitar a Bíblia não chega ou nem consegues encontram na Bíblia justificação para o que dizes!

Aliás, estive a contar e deves-me pelo umas 3 ou 4 explicações à luz das Escrituras!

Ora bem, a Criação em sete dias, dilúvios terríveis, homens que vivem 700 e 800 anos, são coisas reais para ti, fazes interpretação literal. Aliás, deves considerar-me um charlatão por estudar a Terra, os geodinamismos, a paleontologia, a antropopaleontologia e concluir que o Génesis é o livro menos literal da Bíblia. Sabias que a escrita do Génesis foi fortemente influenciada pelos mitos e cosmogonia suméria e,penso, babilónica?

Mas quando Nosso Senhor diz «Isto é o Meu Corpo e isto é o Meu Sangue», já passou à categoria de «não literal». Aliás, a dada altura Jesus diz «quem não comer da minha Carne e beber do meu Sangue não entrará no Reino dos Céus». Explica-me lá a tua exegese que suporta esta distinção - literal e não-literal.

Cumprimentos

Alpha

Re: A Páscoa do cristão
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 02:33

Citação:
Alpha
Olá David_,
Já te vais? Começa a tornar-se usual abandonares os tópicos quando eles ainda são uma criança! Principalmente que debitar a Bíblia não chega ou nem consegues encontram na Bíblia justificação para o que dizes!

Oi "Alpha", Paz do Senhor



Acredito que os textos enviados nessa página sobre a Ceia do Senhor, são suficientes para se meditar no assunto, e se escolher qual o caminho deve ser tomado. Assim, é só uma questão de ler as mensagens e se posicionar com quem deve ficar a verdade. Com a Escritura ou com a ICAR.


Citação:
Aliás, estive a contar e deves-me pelo umas 3 ou 4 explicações à luz das Escrituras!

Tenho o imenso prazer em falar sobre as Escrituras, amigo... Mas Você não responde muita coisa do que exponho... Apenas envia perguntas e mais perguntas, que já foram respondidas. Não me leve a mal, mas se você ao menos acreditasse na Escritura, como sendo a Palavra de Deus, talvez os referidos tópicos "rendessem" mais.

Citação:
Ora bem, a Criação em sete dias, dilúvios terríveis, homens que vivem 700 e 800 anos, são coisas reais para ti, fazes interpretação literal.

A Bíblia não é um livro comum, "Alpha"... Ela não é uma revista em quadrinhos ou um romance. É necessário FÉ para aceitar os registros contidos nas Escrituras Sagradas. Fé, uns tem, outros não!


Citação:
Aliás, deves considerar-me um charlatão por estudar a Terra, os geodinamismos, a paleontologia, a antropopaleontologia e concluir que o Génesis é o livro menos literal da Bíblia.

Eu prefiro ficar com as Escrituras! Você cita essas ciências que não são exatas e são montadas em cima de suposições... Eu prefiro ficar com o entendimento de "ignorantes" como os apóstolos, como Paulo, ou de profetas, como JEremias e de homens de Deus como o salmista David, ou o sábio Salomão, que não a conheciam nossa "ciência" moderna e diziam "burrices", verdadeiras "asneiras" como estas abaixo:

Sal 146:6
O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;

Pro 3:19
O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus.

Jer 10:12
Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.

Col 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Heb 1:10 - E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.



Citação:
Sabias que a escrita do Génesis foi fortemente influenciada pelos mitos e cosmogonia suméria e,penso, babilónica?

Amigo, eu uso HERMENÊUTICA bíblica para me situar sobre determinado assunto. Assim, vejo primeiro se JESUS CRISTO e seus apóstolos, aceitavam deterinado assunto como verdade, como real. Se eles aceitavam, eu vou com ELES, sem nem pestanejar! Confio mais neles do que em qualquer "filho de ZEFA", dos nossos dias!

Citação:
Mas quando Nosso Senhor diz «Isto é o Meu Corpo e isto é o Meu Sangue», já passou à categoria de «não literal».

Eu expus, acima o meu entendimento sobre esta questão. A Escritura é claríssima! A Ceia do Senhor é um MEMORIAL... Os colegas não aceitam porque preferem ficar com sua igreja, ao invés de ficar com a Escritura Sagrada... Vejam que a fé na igreja é tanta, que é considerado herege, para muitos, quem vai contra a igreja, e não contra o ensinamento de Jesus Cristo! Ora, herege, é todo aquele que apostata da fé. TOdo aquele que acredita num ensinamento que vai de encontro ao ensinamento de Jesus Cristo, registrado nas Escrituras Sagradas... Assim, se a igreja apostata dos ensinamentos do Mestre, o dever do cristão é ficar com o entendimento bíblico, caso contrário será um HEREGE!


Citação:
Aliás, a dada altura Jesus diz «quem não comer da minha Carne e beber do meu Sangue não entrará no Reino dos Céus». Explica-me lá a tua exegese que suporta esta distinção - literal e não-literal.

Amigo, vamos voltar um pouco para poder entender essa questão. E responderei com as mesmas palavras de um irmão em Cristo a essa questão.

No verso 26 e 27 do mesmo capítulo lemos o seguinte:

João 6:26-27,31-34
26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.


"Estas palavras acima, deram princípio ao discurso e são elas a chave para compreendermos o sentido exato e a razão do porque Jesus usar a figura de “comer” e “beber”.

A dificuldade que há para a compreensão deste discurso de Jesus provém de não se ter em conta o que lhe deu origem, ou seja, que os judeus seguiam Jesus por causa do milagre dos pães, por causa do alimento material. Ao contrário, Jesus elucida que a comida que ele tem é algo bem maior:

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará”

Então os judeus apelam para o episódio do maná que desceu do céu. Jesus explica que o verdadeiro pão não era o maná, mas que o pão verdadeiro é outro, o próprio Cristo. Então disseram os judeus:

“Senhor, dá-nos sempre desse pão.”

Percebemos até aqui que os judeus não estavam entendendo sua mensagem e interpretava-o de modo literal assim como os católicos fazem. Jesus então explica que o sentido era simbólico/espiritual e não literal:

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.”

Este verso é muito importante pois ele nos explica que comer a carne e beber o sangue dele é somente crer nele, ter fé nele, recebe-lo nada mais que isso. Isto de fato é o que significa o alimento do seu corpo “Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna”. Jesus rechaça qualquer tipo de confusão quanto a isso quando arremata: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. "


QUe o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 29/04/2009 02:39 por David_.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.