Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 31 de 32
Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 12:53

Das duas uma: ou teve "amnésia repentina", ou está a falar de má fé, pois isso que diz já foi respondido anteriormente e, como já deveria saber, não gosto de me repetir, e não o vou fazer.

O amigo não sabe dizer o que é "Ser Deus". TAlvez diga que ser Deus é não ter início nem fim... Mas acaba por fazer uma grande confusão e, ao final de tudo, fica praguejando, consigo mesmo, devido a própria ignorância de não saber em que acredita! Isso se deve ao fato de não se apegar aquilo que está escrito! Pois tudo o que venho postando, venho mostrando base bíblica!

Você parece estar a querer desviar as atenções acerca das consequências teológicas das suas afirmações sobre o Mistério da Encarnação, procurando fugir com a conversa das nossas visões antropológicas.
Só que nem aí dá para resolver.
No fundo, não percebo o que pretende com este parágrafo que citei.


Desviar atenção? Amigo abra o olho, compreenda o que venho dizendo! Jesus foi um homem como qualquer um e como tal, era TAMBEM DOTADO DE ESPÍRITO! O corpo dEle, não era DEUS pois Deus não tem início nem tem fim! Se livra dos dógmas que te prenderam!

Acredito que as amarras com que estás preso é o fato de, se acreditar que Jesus é Deus e que seu corpo era realmente humano, não sobra nada para Maria! E é isso que não queres soltar, nem queres absorver.

Todos os homens são compostos de uma parte material, o seu corpo, e outra imaterial, o seu espírito! E JEsus, como homem, também não fugia disso!

Mas eu sei que o colega se arrepia até os ossos, de falar nesse assunto, pois inventou uma teoria louca, herética, reencarnacionista, onde quem morre, tem seu espírito mudado, automaticamente, no instante da morte, para um outro corpo, e por isso não sabe dizer o que ocorrera com Jesus Cristo 10 minutos, após a sua morte, já que sabemos pelas Escrituras que Ele ressuscitou no corpo que havia morrido, tres dias após a crucificação! Talvez não tenha coragem para dizer que acredita Ele ficou INCONSCIENTE, no SONO DA ALMA, como afirmam os testemunhas de Jeová, mas também não pode dizer que Ele, em ESPÍRITO desceu ao hades e ali, como TODO HOMEM esteve.

De facto, tinha todas as qualidades que temos, e todas as fraquezas que temos.
Mas, que seja homem, que tenha encarnado, você não o pode afirmar, pois já negou a Encarnação, e voltara a negar, e de forma explicita, conforme veremos.


A sua idéia do que seja um homem é a mesma de um TESTEMUNHA DE JEOVÁ! Eles não aceitam, de maneira alguma, que somos dotados de uma parte imaterial, o espírito! A única diferente entre o pensamento deles e o seu, é que voce é reencarnacionista, e eles acreditam no "sono da alma".

Para mim, Jesus Cristo tinha, como todo ser humano, uma parte material, o seu corpo, e uma parte imaterial, o Seu Espírito Santo!

Este foi o primeiro "brinde" com que você resolver nos premiar nesta mensagem, na sequência de outros brindes heréticos. Vamos ver esta sua afirmação.
Sei muito bem que o homem é corpo e alma, e sei muito bem que não há homem sem alma humana.


Talvez a definição de alma do amigo não seja a definição de espírito, que encontramos nas Escrituras, e que nos mostra que SOBREVIVE a morte do corpo, que mesmo com a morte do corpo, fica consciente, num lugar separado, o HADES, esperando pela volta de Jesus Cristo!

Tu tens de entender que o homem tem um espírito! A passagem do rico e lázaro nos mostra isso! Ao morrer, eles não reencarnaram em um outro corpo num lugar distante, mas seus espíritos foram levados ali, para o hades e estavam conscientes!

Agora você veio dizer que Jesus,para além de corpo, tinha alma, e essa alma é Deus; ou seja, para simplificar: Jesus tinha um copro, e a sua alma era o Logos.
Então temos um Logos com corpo, mas que É alma dele mesmo!!
Sintese da sua afirmação: você NEGA a humanidade do Verbo, porque não há humanidade sem uma alma humana. Ser Homem é ser simultaneamente dotado de corpo e alma.


Os apóstolos sempre pregaram que quem não tiver o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, não tem salvação!

Rom 8:9
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Flp 1:19 - Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

1Pe 1:11 - Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.


Também no livro de Apocalipse, vemos registrado que João encontra com Jesus Cristo:

Apocalipse 1:17-18
17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo, fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.


E JEsus manda mensagens, através de João, as sete igrejas, que se encontram na Ásia!

Apocalipse 1:19 ; 2:1
19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; 1 ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso:


E JEsus se identificava como:

Apocalipse 2:7
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:



O Espírito Santo é o Espírito de Deus e é o Espírito de Cristo!


Este é o primeiro ponto que realço: você afirma algo da heresia ariana, que ensinava que o Logos não tinha assumido uma alma humana, mas apenas um corpo sem alma.

Eu? Quem é ariano és tu, Rui! TU é quem dizes que Jesus era apenas humano! EU creio que JEsus era 100 por cento homem e cem por cento Deus! Eu idenfico a natureza humana e a natureza Divina em Cristo!

A natureza humana é herdade de Maria a Divina Ele tem desde sempre!

Desta sorte, é incompreensivel a linguagem de João, onde se diz que o seu corpo é pão descido do Céu (Jo 6,50), verdadeira comida (Jo 6,55), e esse pão é o próprio Verbo feito carne, que se dá como alimento (Jo 6,51.57).

Deixa de ser CANIBAL, Rui!

Lê todo o capítulo para entender a passagem! No início do capítulo Jesus alimentou a multidão. E aqueles que foram alimentados, passaram a seguir a Jesus, não pelo o que Ele fazia ou devido aos seus ensinamentos, mas porque haviam sido alimentados! Vejam o que Jesus disse:

João 6:26
26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.


E JEsus começou-os a ensinar, no verso 27, que eles deveriam estar ali, não pela comida que perece, nao com o interesse de qualquer coisa desse mundo, que iria passar, mas que ali estava aquele que poderia saciar a fome deles para sempre, dando-lhes a vida eterna! Jesus não falava de qualquer ritual de canibalismo, mas que Ele, o Autor da Vida, estava ali, e quem o aceitasse, verdadeiramente, nunca mais iria ter fome, sede e viveria para sempre! Uma das coisas que o amigo tem de meditar é a adoração que fazes ao pedacinho de pão! Para explicar isso que fazes, temos apenas uma única palavra que exprime toda essa ação: PECADO DE IDOLATRIA! Pois que adoras um pedacinho de pão, como se fosse um deus, ou um pedaço dele!

Depois, em I Jo 1,1, também, e mais uma vez, o autor errou quando falava no Logos que suas mãos tocaram... ele pensou que tocou o Logos, mas, segundo o David, não tocou Logos algum, porque o Corpo de Jesus não era o Verbo.

Eu tenho corpo. Ele é o David! Tenho um espírito, e ele também é o David, no entanto não são dois Davids! A diferença é que o primeiro, é material, é humano, tem sede, e fome. O segundo é espiritual e sobrevive a morte do primeiro! Não são dois, é apenas um!

Primeiro você diz que o Logos não se fez alma humana, pois diz que a alma de Cristo é Deus:

E é verdade! O Espírito de Cristo é o Espírito de Deus, Ora, Quem é o Espírito de Deus?

O Espírito de Cristo se confunde nas Escrituras com o Espírito Santo!

A seguir diz que o Corpo de Jesus também não foi assumido, também não é o Logos:

O que digo, é que o corpo de Cristo teve um começo, teve um início! E Deus não tem início! O corpo de Cristo morreu, e Deus não morre, simplesmente! O corpo de Cristo era humano, 100 por cento humano, e como tal teve início e morreu! Deus não tem começo nem tem fim! Assim o corpo de Cristo, em si mesmo, não era Deus!

Consequências desta teologia?
- O Filho de Deus não sofreu, porque não era o corpo que sofreu;


Isso aí é por sua própria conta! Eu não escrevi isso em parte alguma! Se meu corpo sofre, meu espírito sofre! Não há como dissociar! Não são "dois Davids", não são "dois Ruis", mas apenas um! Se o Rui se entristece, todo o rui, está triste! O corpo do Rui é a materialização do rui espírito! Sò que o "Rui matéria", morre, mas o "rui espírito" não!

- O Filho de Deus não se fez carne;

Mas uma vez quem diz isso é voce! Se lerem em todas as minhas psotagens, não encontrarão tal afirmação! O que digo é que o homem é formado de duas partes, uma material, o seu corpo, e uma imaterial, o seu espírito! Já o amigo tem uma tendência para os testemunhas de Jeová, pois nega a existencia de um espírito que sobrevive a morte do corpo!

- O filho de Deus NADA tem a ver connosco.

Outra mentira! Talvez seja o desespero de quem não sabe explicar o que acontece com Jesus Cristo, durante os tres dias em que esteve morto no sepulcro! E aí, Rui, como fica a sua teoria reencarnacionista?

Ficar com mentiras, para tentar, de alguma forma, escandalizar o texto do colega debatedor não leva a nada, pois os textos estão postados! E acabarás passando apenas por MENTIROSO!

Cristianismo-travesti.
Em boa linguagem literal biblica, então você é mesmo o antiCristo identificado em I Jo.
Tristeza!


O que leio do amigo só expressa um sentimento em meu coração: PENA! Pena de ver alguém tão influenciado por ensinamentos e dogmas humanos. Acorrentados por valores que não são bíblicos. Espero mesmo, em Deus, que o amigo consiga soltar-se dessas amarras, e consiga enxergar a Verdade: Jesus Cristo, o Deus conosco, que amou tanto ao homem, que veio em carne e sofreu a minha morte, para que eu vivesse a Sua Vida!

Jesus Cristo não era um mero HOMEM! Ele era 100 por cento homem e 100 pocento Deus! É este o ensinamento Bíblico! EM seu corpo estava toda a sua humanidade! Em Seu Espírito estava a Sua Divindade! Foi por isso que Ele foi direto quando disse:

João 8:58
58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.


Os judeus entenderam o que Jesus disse acima! Logicamente que Ele não se referia ao Seu Corpo, pois que teve um início, bem depois de Abraão! Jesus é Deus, cem por cento Deus, conosco. Este é o ensinamento escriturístico sobre esta questão!

Se calhar era melhor você começar a ler a partir do versículo 2 do capítulo 21, pois diz lá quem é adiante identificado como "morada de Deus entre os homens".

A passagem é clara Rui! O problema do amigo é que quer negar a Verdade a todo custo!

A palavra grega, traduzida por "tabernáculo", em Apocalipse 21:3, é "skênê" e é ela que é usada por Paulo, em 2 Corintios 5:1,4, que diz:

2Co 5:1,4 PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Essa passagem de Apocalipse é profética e se refere a profecia dita antes de Cristo vir a terra!

Ezequiel 37:27
27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.


Jesus Cristo é DEUS CONOSCO, para SEMPRE! Aleluia!


Trata-se, como sabe (apesar de saber tenta enganar), da Jerusalém Celeste: "Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade santa, uma Jerusalém nova, pronta como uma esposa que se enfeitou para o seu marido. Nisto ouvi uma voz forte que, do trono, dizia: "Eis a tenda de Deus entre os homens" (Ap 21,2-3).

Não, não se refere a cidade, se refere a JEsus Cristo!

Herem; Haeresis; Anátema

Eu tenho orado por ti, grande Rui! E não somente por ti, mas por todos aqui! Não estou aqui para manter uma posição a todo custo, mas para mostrar a Verdade, que é revelada apenas pelas Escrituras Sagradas!

Espero que o amigo possa ter seus olhos abertos e enxergue!


Que o Senhor o abençoe, a voce e sua família!


Em Cristo e sempre na Sua Paz


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 04/11/2010 13:09 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 14:44

Citação:
O amigo não sabe dizer o que é "Ser Deus". TAlvez diga que ser Deus é não ter início nem fim... Mas acaba por fazer uma grande confusão e, ao final de tudo, fica praguejando, consigo mesmo, devido a própria ignorância de não saber em que acredita! Isso se deve ao fato de não se apegar aquilo que está escrito! Pois tudo o que venho postando, venho mostrando base bíblica!

Eu tenho visto a sua "base bíblica" ao longo deste debate que, felizmente, está a findar.

Citação:
O corpo dEle, não era DEUS pois Deus não tem início nem tem fim! Se livra dos dógmas que te prenderam!

:-)
Já sabe como funciono: não repito o que já argumentei.
Nega que o Verbo se tenha feito carne. Entendido; não bata mais ;-)

Citação:
Acredito que as amarras com que estás preso é o fato de, se acreditar que Jesus é Deus e que seu corpo era realmente humano, não sobra nada para Maria! E é isso que não queres soltar, nem queres absorver

Não absorvo a negação formal de que o Logos se tenha feito carne...
Simples, fácil, barato, e dá a salvação!

Citação:
Todos os homens são compostos de uma parte material, o seu corpo, e outra imaterial, o seu espírito! E JEsus, como homem, também não fugia disso

E depois o ignorante sou eu... ainda não percebeu que só há humanidade com alma humana, ou espírito humano!!
Se Jesus não tinha alma, ou espírito humano, mas apenas o espírito divino, logo não era homem!

Citação:
Talvez a definição de alma do amigo não seja a definição de espírito, que encontramos nas Escrituras, e que nos mostra que SOBREVIVE a morte do corpo, que mesmo com a morte do corpo, fica consciente, num lugar separado, o HADES, esperando pela volta de Jesus Cristo!
Tu tens de entender que o homem tem um espírito! A passagem do rico e lázaro nos mostra isso! Ao morrer, eles não reencarnaram em um outro corpo num lugar distante, mas seus espíritos foram levados ali, para o hades e estavam conscientes!


:-)

Não gosto de me repetir; mas, não vá alguém acreditar nas suas acusações tolas de não conformidade biblica do que escrevo, vamos lá ver o que a Biblia diz desta terminologia:

Citação:
Rui
De facto, nefesh é um termo de amplitude, que voce quer reduzir a um dualismo tolo.
E quer fazer isso, porque ignora o sentido, ou os sentidos do termo, segundo a Biblia.
Você diz que não faz sentido "soltar o sopro de vida"?

A antropologia biblica não é dualista; ela vê o ser humano como uma totalidade, e não dividido em duas partes. Na Biblia, o corpo não é, como na filosofia grega, o vaso, ou a prisão, material e perecivel, de uma alma espíritual e imortal. Tanto no AT, como no NT, o homem é uma totalidade psicossomática indivisivel, como na filosofia e psicologia modernas.

Que signfica, na Biblia, o conceito nefesh, ou, na LXX, psyche?
Uma alma, a permanência da pessoa depois da morte, sem corpo?
O conceito filosófico de pessoa é desconhecido da Biblia; mas não o conceito de vida, dada por Deus, de sopro de vida (nefesh) dado por Deus: "Então Iawhe Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida (ruha) e o homem se tornou um ser vivente (nefesh de vida)" (Gn 2,7).

A confusão com este termo, advem da tradução de nefesh, por psyche na LXX, que significa alma.
Mas você, como seguidor do canon hebraico, deveria evitar seguir terminologia da LXX.

O sentido fundamental de nefesh, como em outras linguas semíticas (palavras derivadas da raiz Nefesh), é "garganta, goela, laringe".
Este sentido fisiológico é característico da antropologia do AT. No Sl 69,2, por exemplo, o salmista, ameaçado de morte, diz: "A água chega-me até à alma (pescoço)". No Sl 107,5-9: os famintos e sedentos cuja "alma" (garganta) morre de inanação devem agradecer a Deus quando sacia a "alma" (garganta) ressecada e enche com os seus dons a "alma" (garganta) faminta. O avarento escancara a sua "alma" (goela) como o sheol e é insaciável como a morte (Hab 2,5; cf. Jr 5,14).

Ora, já que pela garganta passam o ar e o alimento, formaram-se na base desee sentido, duas séries de significados.

1 - Alma como desejo.
De um lado, nefesh significa "apetite", anelo e desejo vitais.
Em primeiro lugar como "apetite" propriamente dito, ou seja: fome. "O justo conhece a alma (fome) do seu gado" (Pr 12,10). Também como cobiça: "Deus, não me enregues à alma (cobiça), ou seede de vingança) de meus inimigos" (Sçl 27,12; Cf. Ex 15,9). Ou então, mais no sentido brando de desejos e aspirações. por experiência própria os Israelitas conhecem a "alma" (desejos, necessidades) do estrangeiro (Ex 23,9). Por isso a "alma" muitas vezes é os sujeito de verbos como desejar, esperar, buscar; também Deus pode ser o objecto; a "alma" tem "sede" e "anseio" de Deus (Sl 42,2 ss; 63,2) ou do Seu santuário (Sl 84,3). Isso vale também para o amor (desejoso). "Amar a Deus de todo o coração e de toda a alma" (Dt 6,5) significa amá-lo com todas as suas capacidades de pensamentos e vontade (coração), de aspirações e desejos ("alma").
Nesse sentido pode-se falar também em a "alma" de Deus (Jr 15,1; 32,41).

Com isso, a "alma" (nefes), como os rins e as entranhas, o coração e o espírito (com o qual "alma" muitas vezes se encontra em paralelismo sinonímico), acaba por significar a sede dos afectos, emoções e sentimentos, tanto positivos, como negativos (por exemplo, o espirito que entra no faraó do Egipto).

2 - Alma como vida.
De outro lado, nefesh (garganta) é também o orgão da respiração.

Com isso, "alma" (nefesh) tornou-se a respioração, o respirar. O verbo nps (nifal), consequentemente, é "respirar; tomar alento, fôlego; sentir-se aliviado" (anapsychein: II Sm 16,14).
Seres vivos (animais e homens) são criaturas que t~em dentro de si o sopro da vida, a "alma" (Gn 1,30). Morrer é, portanto. "expirar a alma".
É também, e exatamente sob esse aspecto que "alma" e"espirito (vento/ar/hálito)são sinónimos (Cf Job 12,10).

Por isso, não percebo o que é que você pretende fazer com o texto de Gn 35,18 e outros similares, pretendendo ver neles dualidade, uma alma pessoal que sai do corpo, e ao corpo retorna. Sem base.

Dessa íntima relação entre sopro e vida segue necessáriamente que a "alma" é identica a "vida". Por exemplo, na lei do talião, "alma por alma" significa "vida por vida" (Ex 21,33). Também, "tira de mi a minha alma" = "tira a minha vida; deixa-me morrer" (Jn 4,3). Ou, ao inverso, tudo o que o homem tem, ele o dá por sua "alma", isto é, por sua vida, para continuar vivo (Job 2,4). Aqui é preciso citar também certas expressões (Cf. salmos) como "atentar contra a alma (vida) de alguém"; "salvar, libertar, gaurdar a "alma" do sheol, isto é, guardar ou reconstiruir as forças vitais que já se encontram sob o domínio da morte.
também no judaismo helenista, o termo "alma" é usado neste sentido: uns lutam por ela, outros entregam-na (I macabeus 2,40.50 ss).
No NT não é diferente. "Alma" significa principalmente "vida", como no AT. Assim por exemplo, quando se fala da entrega ou sacrifício da própria alma (ex: Mc 10,45 paralelos; Fl 2,20; Ap 12,11), é o sentido de "vida" que está sempre presente. O paradoxo de Jesus sobre om poder gannhar ou perder a sua alma (Mc 8,35 e paralelos) só faz sentido quando a "alma" é entendidda como "vida".

Nesta abordagem sobre a sua visão dicotómica, caro Epafras, é oportuno mencionar o exegeta E. Schweizer, quando este fala sobre a vida, dizendo que a "alma", depois de considerado o que tenho vindo a referir, é "a vida dada ao homem por Deus, que outra coisa não é senão esta vida física (...) Podemos traduzir por "eu", se não esquecermos que o "eu" é viviodo no corpo (...) Temos de treinar para superar a dicotomia grega, que divide o homem em corpo e alma, vida terrestre-física e supraterrestre-espíritual".

Agora vamos abrodar a alma como "pessoa".
Pelo facto de Deus soprar a respiração (neshamah) no homem plasmado de terra, esse se torna um "nefesh de vida", um ser vivo. (Gn 2,7; em Gn 1m20 também os animais são "almas vivas". isto é, o homem não tem uma alma; ele é uma alma.
por isso, sobretudo na fonte sacerdotal (sabe o que é?) tem o sentido de individuo ou pessoa (Ex 1,5; LV 23,30).
Inédito dos inéditos, até o cadáver é uma "alma" (morta) (Nm 6,6).
Por isso nefesh/psyché pode frequentemente (numa quart6a parte dos textos em que ocorre) ser traduzido pelo pronome pessoal ou reflexivo. "Que minha alma (isto é "eu") morra a morte dos justos! (Nm 23,10). Ora, a alma biblica pode morrer.
também no NT, "alma", o mais das vezes (Tg 5,20; Hb 13,17; I Pe 1,9.22; 2,25; 4,19) ser entendida como "a pessoa", o "eu".

Não consigo perceber onde você busca dualismo.

Mas vamos ver a grande questão: a alma depis da morte.
Quando o home morre, é a "alma" que morre. Escutemos o exegeta E, Jacob: "Segundo o testemunho do AT, a nefesh não tem existência forav da pessoa que a possui, ou melhor, que ela mesma é. Ela nunca se separa dele para levar uma vida independente. jamais os habitantes do sheol são chamados Nefesh".
Somente na literatura deuterocanónica, oriunda do mundo grego, apresenta-se certa influência do dualismo grego. em II Macabeus encontra-se a expressão grega "corpo e alma", que provavelmente deve ser entendida como "corpo e vida" 7,37; 15,30; 6,30; 14,38; assim também no NT, em ITs 5,23, a fómula triádica "espírito, alma e corpo"). Mas os mártires não esperam a sobreviv~encia de suas almas, mas sim a ressurreição do homem inteiro, segundo a antropologia que você resusa, a antropologia do At (II macabeus 7,9.11.14 ss 23.36). Apenas Sabedoria (séc I), bem como mais tarde os rabinos, insinuam uma eventual preexistência da alma (8,19 ss), e se fala do corpo perecivel que é um fardo para a alma, identificada com o espírito (9,15,; no NT I Pe 2,11: "a luta das concupiscências carnais contra a alma"). Mas é verdade que esta luta não significa oposição de principio entre um elemento da pessoa, o corpo, e um outro elemento distinto e separável do corpo, a alma. Trata-se, antes, da oposição de tendencias, ora instintivas, ora altruistas e morais, pois a nefesh, entendia como pessoa, é sujeito moral. Nada obriga a que se veja aqui dualismo, mas, como ensina a doutrina católica, dois principios da unica e indivisivel natureza humana: o princpio biológico/natural, e o principio sobrenatural, moral.
Sabedoria diz também que que as "almas" dos justos (mortos pelos impios, os quais serão entregues à morte definitiva) estão "na mão de Deus", chegarão à imortalidade e colaborarão no Juizo escatológic, não como meras almas (Feminino no grego)), mas como justos (masculino) que eles foram na identidade da sua existência, de corpo e alma, antes da sua morte (Sb 3,1-4.13; Cf. 4,14).

É evidente que, quem for ler a Biblia com um pressuposto dualista, não poderá deixar de ver nestes textos dualismo. Mas, uma leitura insenta destes pressupostos não obriga ao dualismo, sobretudo pelo amplo sentido de nefesh, e agora no grego, sobre o sentido de psyche, que, no NT, aparece associado à noção de "terreno", natural, psicomossomático, e não relacionado com o sentido espíritual, como seria de esperar, pois que, no NT, a dimensão espiritual é significada com o termo pneumatous (da raiz pneuma).
Nestes sentido fala paulo em I Cor 2,14, aplicando o termo psyché.
Em I Cor 15,44, percebe-se com mais evidência esta realidade. Diz paulo que o corpo, semeado corpo psokêkos (da raiz psyche) ressuscita corpo pneumatous (da raiz pneuma).

É evidente que paulo, retomando toda a tradição bíblica, entende a psyché como principio vital que anima o corpo humano. É a vida do corpo (Rm 16,4; Fl 2,30; I Ts 2,8), a alma viva do corpo ( II Cor 1,23). A psyché é, assim, o principio de vida natural (I Cor 2,14) que deve apagar-se diante do pneuma, para que o homem encontre de novo a vida divina. Esta subsituição, segundo Paulo, que se inicia já na vida mortal pelo dom do Espírito (Rm 5,5 ss), atinge a sua plenitude após a morte.
Ao passo que a filosofia grega só professava a sobrevivência imortal da alma superior (nous), liberta do corpo, o cristianismo concebe a imortalidade como restauração integral do homem.

Abordando este conceito de nefesh/psyche como vida do corpo, principio vital do corpo, sem o qual o corpo nem seuuer é chamado de corpo, a antropologia bíblica concebe o sangue como a nefesh.
Não te base o seu comentário:

[www.paroquias.org]

Só para xutar a sua acusação tola de que não falo de acordo com a teologia bíblica que, por sinal, é coisa que você ignora.

Avancemos!

Citação:
Eu? Quem é ariano és tu, Rui! TU é quem dizes que Jesus era apenas humano! EU creio que JEsus era 100 por cento homem e cem por cento Deus! Eu idenfico a natureza humana e a natureza Divina em Cristo

Identifica? Bastante, tenho visto o quanto.
Já agora, você está a fazer confusão sobre a heresia arianista, que dizia o que você diz: o Logos assumiu um corpo sem alma, ou espírito humano!!
Ficou claro? HERESIA ARIANISTA.

Citação:
A natureza humana é herdade de Maria a Divina Ele tem desde sempre

Eu sei :-)
Quem nega que o Logos se tenha feito carne é você!

Citação:
Deixa de ser CANIBAL, Rui!

Ora ai está uma acusação que levou muitos cristãos para o martirio às mãos do império romano!!

Citação:
Eu tenho corpo. Ele é o David! Tenho um espírito, e ele também é o David, no entanto não são dois Davids! A diferença é que o primeiro, é material, é humano, tem sede, e fome. O segundo é espiritual e sobrevive a morte do primeiro! Não são dois, é apenas um!

Eu sei.
Você tem um corpo e um espírito humanos. Por isso é homem.
Com o Cristo, segundo diz, já não é assim porque ele tinha um corpo (era um corpo, fez-se carne), mas o espírito já não era humano!! Ou seja, o Logos, que é Deus, tinha como espírito... Deus.
Entenda de uma vez: sem espírito humano não há humanidade.
para o Verbo se fazer carne não basta o corpo humano, que, aliás, você nega ser o verbo; tem também que ser espírito humano.

Citação:
Assim o corpo de Cristo, em si mesmo, não era Deus

Já percebi, na sua mensagem anterior, que RECUSA que o Logos se tenha feito carne; escusava de insistir!

Citação:
Isso aí é por sua própria conta! Eu não escrevi isso em parte alguma! Se meu corpo sofre, meu espírito sofre! Não há como dissociar! Não são "dois Davids", não são "dois Ruis", mas apenas um! Se o Rui se entristece, todo o rui, está triste! O corpo do Rui é a materialização do rui espírito! Sò que o "Rui matéria", morre, mas o "rui espírito" não!

Você, de facto, não escreveu em parte alguma que o Filho de Deus não sofreu.
É consequência óbvia, que só você não percebe, dos seus próprios textos, quando diz que o Logos não se tornou carne, corpo, e quando faz do corpo de Cristo uma "caixa" que continha a substãncia do Logos, na 2ª Hipostase :-)

Citação:
- O Filho de Deus não se fez carne;
Mas uma vez quem diz isso é voce! Se lerem em todas as minhas psotagens, não encontrarão tal afirmação! O que digo é que o homem é formado de duas partes, uma material, o seu corpo, e uma imaterial, o seu espírito! Já o amigo tem uma tendência para os testemunhas de Jeová, pois nega a existencia de um espírito que sobrevive a morte do corpo!


Claro que econtro essa afirmação herética!
Você agora está a querer virar o bico ao prego.
Corpo de Cristo "caixa do Logos"; "Corpo de Cristo que não era o Logos", pois não era Deus; "Logos que não assumiu uma alma humana, não sendo, portanto Homem....

Ademais, você persiste nessa tolice de dizer que eu nego isto e aquilo... absurdo.
O assunto do Espírito não resolve o problema, porque não vai a Cristo a alma humana, o espírito humano que você lhe roubou no seu discurso.

Citação:
Se calhar era melhor você começar a ler a partir do versículo 2 do capítulo 21, pois diz lá quem é adiante identificado como "morada de Deus entre os homens".
A passagem é clara Rui! O problema do amigo é que quer negar a Verdade a todo custo

A passagem é clara, mas não segundo o sentido que você lhe quis dar.
Você disse que o texto se referia a Cristo como tabernáculo. Errado!
O texto refer-se à Nova Jerusalém como sendo o tabernáculo.
Veja-se:
"2*E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo. 3*E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: «Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus" (Ap 21,2-3).

Não me venha, portanto, com essa conversa fiada do "negar a verdade", pois aqui quem tem negado a verdade é mesmo você, conforme se tem visto, e conforme se acaba agora de ver, em relação ao texto de Ap 21,2-3 que, aposto, citou "á pao seco", sem sequer o ter lido na integra!
Sanha herética.


Citação:
Trata-se, como sabe (apesar de saber tenta enganar), da Jerusalém Celeste: "Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade santa, uma Jerusalém nova, pronta como uma esposa que se enfeitou para o seu marido. Nisto ouvi uma voz forte que, do trono, dizia: "Eis a tenda de Deus entre os homens" (Ap 21,2-3).
Não, não se refere a cidade, se refere a JEsus Cristo

:-)
Sem comentários...
É so ler!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 14:54

Já agora, para ninguém se deixar levar nas acusações contra mim de fugir seja ao que for, é bom que fique claro que o assunto da "descida de Cristo ao hades" já foi tratada neste forum, pelo que não vejo necessidade de me repetir.
Insistir nesse tema é puro malabarismo de distração do granbde tema e sua novidade: David assume formalmente que o verbo, que é Deus, não se tornou carne, nem espírito humano... mas ainda jura de pés juntos que o Logos encarnou!!

Da minha parte, estou satisfeito com este debate e, com isto, dou a minha participação nele por encerrada.

Quem vier que feche a porta :-)

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 14:59

Antes de continuarmos nesse assunto, percebo que não avançaremos a parte alguma, se primeiro não falarmos algo sobre a "composição do homem". Precisamos esclarecer se o homem dispõe de uma parte imaterial, ou se essa parte imaterial é "grudada" ao corpo e silencia após a morte, ou se ela REENCARNA num outro corpo, para que, só assim, o homem fique consciente!

Assim vou criar um tópico, para que não continuemos desvirtuando o assunto que deveria ser tratado aqui. Imagino que alguns provavelmente inventarão algumas desculpas, pois que já falaram muita bobagem e pssoivelemte ficarão IMPEDIDOS de discorrer sobre algo por lá!

Assim, vou criar o tópico: "O homem tem espírito?"

NEste tópico poderemos falar sobre as partes do homem, corpo, e espírito. E não vale ficar com cópia de jornais, para tentar explicar as heresias e bobagens ditas! VAmos falando explicadamente aquilo que cremos, de acordo com a Escritura!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 04/11/2010 15:06 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 15:12

Citação:
Rui Vieira
Já agora, para ninguém se deixar levar nas acusações contra mim de fugir seja ao que for, é bom que fique claro que o assunto da "descida de Cristo ao hades" já foi tratada neste forum, pelo que não vejo necessidade de me repetir.

O amigo só fala de opiniões pessoais, sem nenhuma sustenção, sem nenhuma base bíblica e isso não serve para debates, pois que opinião pessoal todos tem, e isso não se discute!

Citação:
Insistir nesse tema é puro malabarismo de distração do granbde tema e sua novidade: David assume formalmente que o verbo, que é Deus, não se tornou carne, nem espírito humano... mas ainda jura de pés juntos que o Logos encarnou!!

Não é "malabarismo", nem fuga de nada! Aquilo afirmado por mim é baseado na Escritura e o colega é quem foge daquilo que escrevo e sequer comenta meus textos! Veja o caso do pãozinho que comentei, mostrando o capítulo por inteiro e o colega escolheu "Pular" essa parte... hehehe

Citação:
Da minha parte, estou satisfeito com este debate e, com isto, dou a minha participação nele por encerrada.

Amém... Espero que tenha ficado algo. E que o amigo MEDITE em tudo aquilo que falamos aqui!

Citação:
Quem vier que feche a porta :-)

Só quem fecha uma porta, para que não mais abra é o Senhor! Esta aqui estará sempre aberta, e eu estarei por aqui para dirimir alguma dúvida que o amigo, ou outra pessoa tenha!


Em Cristo



David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 15:12

Citação:
Rui Vieira
Da minha parte, estou satisfeito com este debate e, com isto, dou a minha participação nele por encerrada.

Apenas para constar, Rui. Qualquer cristão a conversar com o David sairá decepcionado ao final. Um dia tentei, mas puxando o fio do novelo descobri como vc agora que Ele acaba por negar explicitamente todos os dogmas cristãos, a começar da Encarnação. A teologia dele é apenas casca, no miolo ele nega o evangelho. Não surpreende que tenha apostasiado e se retirado da Igreja de Cristo. Está completamente cego.

Lamentável.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 19:21

Conclusão.

São os dois hereges. Porque um nega os atributos divinos de Jesus durante a sua vida terrena e o outro nega os atributos humanos, pelo menos parcialmente.

Jesus é omnisciente e não é omnisciente ao mesmo tempo precisamente porque ao mesmo tempo tem duas naturezas - humana e divina.

A sua omnisciência decorre da sua natureza divina, e o seu conhecimento limitado decorre da sua natureza humana. Como é que se explica a co-existência de duas naturezas numa só pessoa? Não se explica, é mistério de Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/11/2010 19:26 por Epafras.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de November de 2010 21:16

Citação:
Epafras
Jesus é omnisciente e não é omnisciente ao mesmo tempo precisamente porque ao mesmo tempo tem duas naturezas - humana e divina.

Perfeito! É isso mesmo! É isso que venho dizendo. Uma natureza humana e divina!

Citação:
A sua omnisciência decorre da sua natureza divina, e o seu conhecimento limitado decorre da sua natureza humana.

PErfeito... É isso mesmo!

Citação:
Como é que se explica a co-existência de duas naturezas numa só pessoa? Não se explica, é mistério de Deus.

"Mistério" é coisa dos colegas católicos romanos!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 04/11/2010 21:17 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 00:29

Estás todo trocado. Não é uma natureza humana e divina. É duas naturezas, humana e divina, numa mesma pessoa.

Tu negas a Jesus o atributo humano de ter um conhecimento limitado. Que é o suficiente pra negar a sua natureza humana porque sem um dos atributos humanos ele já não é homem. São os atributos humanos que fazem o homem ser homem. Assim como são os atributos divinos que fazem Deus ser Deus.

O Rui, cuja heresia chama-se doutrina da kenósis, faz ao contrário, negando um dos atributos divinos a Jesus, por exemplo a omnisciência, faz com que Jesus já não seja Deus.

Mas Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, possuindo os atributos humanos e divinos na sua mesma pessoa.

"Grande é o mistério da piedade" (Timóteo 3:16)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 02:38

Citação:
Epafras
Estás todo trocado. Não é uma natureza humana e divina. É duas naturezas, humana e divina, numa mesma pessoa.


Olá Epafras... Paz do Senhor Jesus


Não, não estou "trocado". E imagino que tu tambem, concorde comigo. Só para exemplificar, faço-te uma pergunta: Para ti, Maria é mãe de Deus, no sentido como afirmam HOJE, os colegas católicos? Ou tu afirmas, como eu, que Jesus herdou de Maria apenas a HUMANIDADE?

Citação:
Tu negas a Jesus o atributo humano de ter um conhecimento limitado. Que é o suficiente pra negar a sua natureza humana porque sem um dos atributos humanos ele já não é homem. São os atributos humanos que fazem o homem ser homem. Assim como são os atributos divinos que fazem Deus ser Deus.

Não nego! Jesus, antes da crucificação, por estar "esvaziado", não sabia todas as coisas! Prova disso é que não sabia o dia da sua volta! No entanto, ele conhecia os pensamentos das pessoas, mesmo antes de elas falarem! Mas isso não significa que ele estava com toda ONISCIENCIA, pois não sabia o dia do seu retorno!

Ele não era Onipotente, pois, mais uma vez, estava "esvaziado" do seu poder, no entanto multiplicou a matéria, na multiplicação de paes e peixes, ressuscitou mortos, deu visão a cegos, curou paralíticos de nascença e andou por sobre as águas! Mas isso não significa que Ele estava com toda ONIPOTENCIA, pois se fosse pregado numa cruz, como foi, MORRERIA, como morreu!

Ele também não era onipresente, pois seu corpo de carne, não estava em todos os lugares ao mesmo tempo, no entanto viu Natanel e conhecia toda a sua vida, mesmo antes deste Lhes ser apresentado.

Esse é o Jesus de antes da crucificação. Cem por cento homem, mas 100 por cento Deus!



Citação:
O Rui, cuja heresia chama-se doutrina da kenósis, faz ao contrário, negando um dos atributos divinos a Jesus, por exemplo a omnisciência, faz com que Jesus já não seja Deus.

NEsse sentido o RUI TEM RAZÂO! JEsus, antes da crucificação, não sabia o dia da sua volta! Se JEsus sabia o dia da volta, e disse que não sabia, MENTIU! Nada é oculto para Aquele que é onisciente.

A discordância que estava tendo com o Rui, foi que afirmei que o corpo de Jesus, em si, não era Deus, pois que aquele corpo de carne teve um início, e Deus não tem inicio. E aquele corpo morreu e Deus não morre! O corpo seria a natureza humana de Cristo, pois cansava, tinha sede, fome e tinha necessidades fisiológicas. Essa foi a herança de MAria. Era disso que o Rui discordava.

Citação:
Mas Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, possuindo os atributos humanos e divinos na sua mesma pessoa.

Eu nunca disse algo em contrário a isso!

Que o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 8 vezes. Última edição em 05/11/2010 02:58 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 04:25

Citação:
David_
Para ti, Maria é mãe de Deus, no sentido como afirmam HOJE, os colegas católicos? Ou tu afirmas, como eu, que Jesus herdou de Maria apenas a HUMANIDADE?

Você andou fumando o quê? Que imbecilidade e que calúnia estúpida são essas agora? Se vier com essa coisa de afirmar que dizemos que Jesus herdou a divindade de Maria vou te mandar para a PQP e para o quinto dos infernos (de onde vc nunca deveria ter saído). Sujeito ordinário!



Editado 2 vezes. Última edição em 05/11/2010 04:29 por firefox.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 04:37

Citação:
Epafras
O Rui, cuja heresia chama-se doutrina da kenósis, faz ao contrário, negando um dos atributos divinos a Jesus, por exemplo a omnisciência, faz com que Jesus já não seja Deus.

A kenosis para si é heresia??? Sem comentários! Esses protestantes estão cada vez mais perdidos...

"...não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo..." (Fl 2,7)

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 14:48

Citação:
firefox
Citação:
David_
Para ti, Maria é mãe de Deus, no sentido como afirmam HOJE, os colegas católicos? Ou tu afirmas, como eu, que Jesus herdou de Maria apenas a HUMANIDADE?

Você andou fumando o quê? Que imbecilidade e que calúnia estúpida são essas agora? Se vier com essa coisa de afirmar que dizemos que Jesus herdou a divindade de Maria vou te mandar para a PQP e para o quinto dos infernos (de onde vc nunca deveria ter saído). Sujeito ordinário!



Olá FIre, Paz do Senhor Jesus




Sabe que eu gosto, quando voce mostra o que realmente tem dentro de si? Pois assim ninguém fica enganado com você e te conhece um pouco mais!


Eu já imaginava que o seu conceito fosse esse. Mas nem todos os católicos, e creio que a maioria, pensam assim! Voce acredita que Jesus herdou apenas a humanidade de MAria, ou seja, em outras palavras, o JESUS HOMEM é Quem vem de MAria, mas nao é todo católico, principalmente aqui no forum, que pensa assim!


QUe o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 05/11/2010 14:57 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 15:17

Citação:
David_
nao é todo católico, principalmente aqui no forum, que pensa assim!

Diz então o nome de um só católico aqui do fórum que defenda que Jesus herdou a divindade de Maria. Diz o nome de um ou admite que fazes acusações falsas sobre aquilo que não entendes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 15:31

Citação:
Lena
Diz então o nome de um só católico aqui do fórum que defenda que Jesus herdou a divindade de Maria. Diz o nome de um ou admite que fazes acusações falsas sobre aquilo que não entendes.


Olá Lena... Commo vai?



PAssastes a ser cristã? Tu sabes que sempre tenho dúvida se és realmente atéia, não é?


Não preciso CITAR o nome, basta a mim fazer a seguinte afirmaçao:


Maria foi mãe APENAS do JESUS HOMEM!!!


Isto é suficiente para que surjam as divergências!


Em Cristo

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 05/11/2010 15:32 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 15:45

Cobarde.
Disseste claramente "principalmente neste fórum", logo alguém aqui encaixaria no perfil que imaginas para católicos. Não é o fox, é então quem?

Mandar para o ar bocas qualquer um manda, assumir as consequências do que se afirma é só para quem tem carácter.


Citação:
David_
Para ti, Maria é mãe de Deus, no sentido como afirmam HOJE, os colegas católicos? Ou tu afirmas, como eu, que Jesus herdou de Maria apenas a HUMANIDADE?


Citação:
firefox
Você andou fumando o quê? Que imbecilidade e que calúnia estúpida são essas agora? Se vier com essa coisa de afirmar que dizemos que Jesus herdou a divindade de Maria vou te mandar para a PQP e para o quinto dos infernos (de onde vc nunca deveria ter saído). Sujeito ordinário!

O fox está certo.

Citação:
David_
Eu já imaginava que o seu conceito fosse esse. Mas nem todos os católicos, e creio que a maioria, pensam assim! Voce acredita que Jesus herdou apenas a humanidade de MAria, ou seja, em outras palavras, o JESUS HOMEM é Quem vem de MAria, mas nao é todo católico, principalmente aqui no forum, que pensa assim!

Fazes a acusação, tens de provar! Se te esquivas só justificas, mais uma vez, o desprezo com que deves ser tratado.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 15:56

Lena, Fique tranquila...




A coisa que me deixaria MAIS FELIZ, era ter a certeza de que TODOS aqui acreditam que maria não era "mãe de Deus", mas mãe de JEsus homem. QUe o papel dela foi HUMANIZAR o MEssias! Gostaria mesmo que todos concordassem com a frase:

"JEsus herdou de Maria apenas a humanidade, isso significa que Maria é mãe do Jesus homem."

Mas esse não é o entendimento! TOdos estão calados, por talvez ter receio de serem xingados por voce ou pelo fire! Se ler os textos, verão que até mesmo o "m", quando escrevem, a palavra "mãe" é maiúsculo, assim como se escreve Pai! Não precisa ir muito longe não!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 05/11/2010 15:58 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 16:14

Jesus teve duas naturezas. A divina e a humana NUMA SÓ PESSOA. Maria foi mãe de UMA SÓ PESSOA com DUAS NATUREZAS. Maria NÃO foi SÓ mãe de Jesus homem, mas também mãe de Jesus Deus.

Não há outra alternativa.

Maria, filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa do Espírito Santo.

Portanto, sendo Jesus Deus, Maria foi Mãe de Deus.

Simples!

M. Martins

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 16:18

Citação:
David
Não, não estou "trocado". E imagino que tu tambem, concorde comigo. Só para exemplificar, faço-te uma pergunta: Para ti, Maria é mãe de Deus, no sentido como afirmam HOJE, os colegas católicos? Ou tu afirmas, como eu, que Jesus herdou de Maria apenas a HUMANIDADE?

"Mãe de Deus" no sentido descontextualizado e sem qualquer qualificação como afirmam hoje os colegas católicos que serve para exaltar Maria não. Mas se entendermos que o ser que nasceu de Maria é ao mesmo tempo Deus e homem neste sentido é tecnicamente correcto chamar a Maria “mãe de Deus” ou “paridora de Deus” que é o significado literal da palavra theotokos definida no concílio de Éfeso (431) para reafirmar a doutrina bíblica da dupla natureza plenamente divina e plenamente humana de Jesus Cristo contra os que diziam que Maria deu à luz um homem sobre o qual depois veio a repousar o Verbo de Deus.

Mas no uso corrente sou da opinião que devemos chamar a Maria como chama a Bíblia “Mãe do Senhor” que é o mais apropriado para evitar que o uso da expressão “Mãe de Deus” traga más consequências doutrinais e práticas.
Claro que Maria não gerou o Verbo de Deus mas o Verbo de Deus assumiu a natureza humana no ventre de Maria por virtude do Espírito Santo.

O resto que dizes de Jesus não ter toda a omnipotência, omnisciência mas apenas uma parte não faz sentido. Primeiro isso significaria que Jesus não era Deus, não totalmente a 100% Deus mas um Deus "diminuido". Segundo porque os atributos divinos de omnipotência, omnisciência etc não são uma coisa que se possa tirar e pôr. Deus não pode deixar de ser quem é, ele é sempre igual imutável a 100%, se Jesus não tivesse toda a omnipotência e omnisciência etc, sendo Deus, isso atentava contra a imutabilidade de Deus, significaria que Deus tinha mudado.

A omnipresença de Jesus é um atributo divino e o seu corpo humano é um atributo humano. Não podes misturar as naturezas de Jesus. Jesus é omnipresente quanto à sua natureza divina mas tem um corpo humano que não está em todos os lugares por causa da sua natureza humana. Não podes pedir à natureza humana de Jesus que tenha atributos divinos nem à natureza divina de Jesus que tenha atributos humanos.

Jesus não sabia o dia da sua volta porque nessa ocasião falou como homem. Jesus além de Filho de Deus também era o Filho do homem lembras-te? Mas Deus sabe todas as coisas.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de November de 2010 16:31

Cobardolas...

Jesus é um só, divindade e humanidade na unidade. Mãe é toda a mulher que tem filhos. Jesus nasceu como qualquer criança de uma mulher. Jesus é filho, Maria é mãe. Parir não confere nada a ninguém a não ser um aumento de autonomia. Onde havia 1 passa a haver 2. Logo Jesus é tão divino antes como depois de nascer, Maria nunca acrescentou mais divindade.

Maria é mãe de Deus, pois Jesus é Deus. (não há cá isso de Jesus deus e Jesus homem) Só por má vontade tua podes dizer que isto é equivalente a dizer que Jesus herdou a divindade de Maria. Implicação de protestante contra católico, típica de quem não entende nem quer entender, só quer embirrar.
Afirmar que católicos acreditam que Maria concedeu divindade a Jesus apenas pelo facto de dizerem que Maria é Mãe de Deus é estar enganado ou mentir descaradamente.

Até com o uso da maiúscula implicam ... isso já é patológico.

Isto é mesmo ridículo pois se todo o homem, segundo a crença cristã, possui uma alma infundida pelo próprio Deus, não vamos deixar de chamar às nossas mães, mães. Elas não nos terão dado a alma, tal como não darão o nosso futuro, mas continuam ser nossas mães.
Negar que Maria é mãe de deus, é o mesmo que negar a própria mãe ou então negar a Jesus ser Deus.
Parvo ou herético, a escolha é de cada um.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 31 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.