Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 32
Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 14:29

Paz do Senhor


Gostaria de iniciar esse tópico com parte do estudo de um irmão em Cristo e que retrata, mais ou menos, aquilo que penso sobre o tema.

"Segundo o que dispõe o profeta Miquéias, tanto o melhor quanto o mais justo dos homens são reprováveis diante de Deus e precisavam nascer de novo. A reprovação divina não é por causa da moral, do comportamento, da psique, da condição física ou financeira dos homens. Os homens tornaram-se reprováveis diante de Deus por causa da condenação estabelecida em Adão. Em Adão ‘pereceu’ da terra o homem piedoso. Todos deixaram de ser retos diante de Deus...

Miquéias 7:2,4
Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos;

Romanos 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


Um estudioso da Escritura fez o seguinte comentário ao livro de Efésios, capítulo dois, versos um a três, que está abaixo: “Observem de perto o que ele diz ali: Toda pessoa não regenerada em Cristo está espiritualmente morta, sendo por natureza filha da ira. Nós nascemos neste mundo como completos pecadores - não simplesmente um pouco manchado pelo pecado, mas completamente em escravidão a ele. Todo aspecto de nosso ser - mente, emoções, desejos, e até mesmo nossa constituição física - é corrompido, controlado, e desfigurado pelo pecado e seus efeitos. Ninguém escapa desse veredicto. Nós somos totalmente depravados”.

Efésios 2:1-3
1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.


A bíblia demonstra que o melhor dos homens é comparável a uma sebe (cerca) de espinhos e o mais reto dos homens comparável a um espinho, ou seja, todos os homens gerados segundo Adão são pecadores "O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão" (Miquéias 7: 4).

Não importa as questões morais, físicas ou psíquicas do homem: tanto o melhor quanto o mais reto dos homens são igualmente pecadores (comparáveis a uma cerca de espinhos ou a um espinho) por serem gerados participantes da natureza caída de Adão. Todos os homens ‘germinaram’ de uma semente corruptível (espinheiro), a semente de Adão.

Outra figura que ilustra esta mesma realidade foi exposta por Jesus no famoso Sermão do Monte. Os homens quando nascem entram por uma porta larga (Adão) e seguem por um caminho largo que os CONDUZEM à perdição. Jesus demonstrou que, para o homem ver-se livre de tal condenação é necessário nascer de novo (João 3: 3- 7; Mateus 7: 13- 14).

Compare o que a bíblia diz acerca destas quatro pessoas e aponte qual delas era mais (ou menos) pecadora?

* Nicodemos, que era mestre, juiz, judeu e um religioso exemplar, e que, portanto, representava o melhor que a sociedade à época dispunha no comportamento e na moral (João 3: 1);
* A mulher samaritana, por ter convivido com cinco maridos e o que ela tinha não lhe pertencia (João 4: 18);
* O paralítico do tanque de Betesda, que ficou à beira do tanque por trinta e oito longos anos (João 5: 5);
* O jovem rico: apesar da religiosidade e cumpridor dos ‘mandamentos’, apegado a sua riqueza.

Embora não fosse dado à promiscuidade, Nicodemos não estava em uma posição melhor diante de Deus, se comparado à condição da mulher samaritana. Percebe-se que, diante de Deus, tanto Nicodemos quanto a mulher samaritana precisavam nascer de novo.

Do mesmo modo, tanto o Jovem rico, cumpridor dos mandamentos, quanto o paralítico, que passou trinta e oito anos deitado à beira do tanque, haveriam de perecer, caso não se arrependessem. Ora, quem era ‘mais’ pecador: o paralítico ou o jovem rico?

O que se observa diante da mensagem do evangelho, é que, tanto o paralítico no tanque de Betesda quanto o Jovem rico precisavam arrepender-se, pois ambos, de igual modo pereceriam, caso não se arrependessem “Não, vos digo! Antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13: 5).

Alguns judeus pensavam que os galileus que foram mortos por Pilatos, cujo sangue foi misturado aos sacrifícios que eles realizavam, eram mais pecadores que todos os outros galileus (Lucas 13: 1- 5). Por que os judeus chegaram a esta conclusão? Vejam a passagem:

Lucas 13:1-5
1 E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.


Segundo a concepção deles, judeus, os galileus eram pecadores por serem gentios. Porém, havia um agravante: estavam sacrificando aos ídolos. Como o sangue dos galileus que foram mortos foi misturado ao sangue do sacrifico que ofereciam aos ídolos, concluíram que padeceram tais coisas por serem mais pecadores que todos os outros galileus.

Porém, Jesus afirmou que os galileus que foram mortos não eram mais pecadores que o restante dos galileus. Assim como os que haviam sido mortos antes, todos os outros haveriam de perecer de igual modo, caso não se arrependessem.

Para ilustrar seu ensinamento, Jesus os fez lembrar a queda da torre de Siloé, que ficava em Jerusalém. Não é porque dezoito pessoas morreram na queda da torre, que eram mais pecadoras que os moradores de Jerusalém.

Como os judeus se consideravam filhos de Deus por serem descendentes de Abraão, acabavam por apontar as catástrofes envolvendo outros povos como sendo resultado do pecado, porém, esqueciam que também eram sujeitos as catástrofes.

Com base no alerta que Jesus deu, percebe-se que os judeus acreditavam (por serem descendentes de Abraão) que estavam em uma condição melhor diante de Deus, se comparados aos galileus que foram mortos por Pilatos. Mas, Jesus demonstrou que todos os homens precisam mudar de concepção acerca de como se alcança a salvação de Deus (arrependimento), pois se não mudarem de conceito, igualmente perecerão (Lucas 13: 1- 5).

Segundo o que dispõe o profeta Miquéias, tanto o melhor quanto o mais justo dos homens são reprováveis diante de Deus e precisam nascer de novo. A reprovação divina não é por causa da moral, do comportamento, da psique, da condição física ou financeira dos homens. Os homens tornaram-se reprováveis (desagradáveis) diante de Deus por causa da condenação estabelecida em Adão. Em Adão ‘pereceu’ da terra o homem piedoso. Todos deixaram de ser retos diante de Deus (Miquéias 7: 2; Romanos 3: 23).

A bíblia informa que toda humanidade, todo homem, seja ele da nação que for, está destituída da glória de Deus porque pecaram.

Romanos 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


Ora, pecaram não por causa de questões psíquicas, físicas, morais, comportamentais, etc., antes pecaram porque foram vendidos ao pecado como escravos. É por isso que as escrituras protestam contra os judeus, pois eles pensavam que eram salvos por serem descendentes de Abraão:

Isaías 43:27
Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.


João 8: 34.
34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.


Cortei algumas passagens do texto original, e postei apenas aquilo que acredito, possa ser entendido na Bíblia ...

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 25/03/2009 14:42 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 22:17

bom post, vale relfexão, vou escrever aqui depois, espero não haver debate ^^.
estarei lendo laguns livors e sites que tenho.




www.momentodereflexao-angelo.blogspot.com

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 00:20

SALVE MARIA!

Por favor David se possível coloque o texto original íntegro, ou envie-me por

mensagem privada, gostaria de imprimi-lo e enviá-lo por e-amil aos grupos de

orações que participo na net... e por favor coloque o nome do autor, se desejar

pode ser abreviado. Tudo isto se for possível, caso não seja, obrigada mesmo

assim pelo que já li, excelente!

PAX DOMINI.

Giovana.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 03:05

EU SOU ADÃO. VOCÊ NÃO É?

Todo homem é pecador. Sim! O promiscuo assim como o fiel e monógamo; o santo assim como o profano; o eunuco assim como o dono do harém; o monge assim como ateu; o gnóstico assim como a agnóstico; o bom pai assim como o pai mau; o humilde assim como o arrogante; o pagão assim como o crente.

É o que Paulo diz. Para ele tanto os homens e mulheres dos bacanais romanos, assim como os judeus que eram guias de cegos e mestres de crianças, tanto quanto os bons gentios, que buscavam viver conforme a luz que tinham [Romanos 1:16 a 2: 16], todos haviam pecado, e, igualmente, careciam da glória de Deus como luz da vida.

Sim! Todos pecaram. Em suas bocas há peçonha. Sob suas línguas há veneno. Não há quem, do ponto de vista de Deus, faça o bem. Sim! Não há nenhum sequer.

Este é o testemunho de Paulo acerca do homem. Não dá para chamar isto de antropologia, cientificamente falando, embora, tal descrição possa ser chamada de algo como Uma Psicanálise Antropológica Espiritual, tendo como referencia a ciência da alma, e não a da antropologia convencional, que trata de questões de natureza mais fenomenológica e relacionada à produção cultural humana.

A partir da Psicanálise Antropológica Espiritual de Paulo, até as nossas virtudes têm vaidades. Sim! Nossas solidariedades carregam expectativas, nossa melhor generosidade faz ainda contabilidade inconsciente, nossas verdades ainda carregam nossos auto-enganos, nossas certezas que não procedem da revelação são todas meras presunções, nossas almas carecem de leis para a obediência como dever, e nossa melhor intercessão ainda carrega o desejo de ser também ouvida por nossa causa como intercessores.

O homem, todo homem, é pecador, porque na melhor hipótese, ama apenas os que o amam.

O homem é pecador porque não reconhece o seu limite, e a maior prova disso são as certezas humanas acerca do que o homem mesmo define como certo ou errado.

Sim! Mesmo quando toda a bondade que de mim possa brotar se manifesta, ainda assim sou pecador.

Sou pecador porque o pecado habita em mim!

E habita as minhas entranhas e todos os meus processos mentais, emocionais e afetivos.

Sou doente. E, por isto, tudo o que de mim procede, por melhor que seja, carrega traços de doença.

Não sou pecador porque sou ambíguo, mas sou ambíguo porque sou pecador.

À semelhança de uma planta, o homem entorta-se até quando procura a luz para sobreviver.

Sou pessimista? Ah! Não creio que o seja. Afinal, vivo para dizer que apesar de tudo Deus ama o mundo, ama o homem, e que, loucamente, Ele crê no que a Sua Palavra pode fazer em todo aquele que nela crê.

A diferenciação que se tem que fazer é uma só:

A Terra, o planeta, o Universo, continuam gloriosos, apesar do homem. O mundo, porém, que uma categoria apenas pertinente ao homem, é uma droga, e, sem dúvida, jaz no maligno.

Ora, existe o pecado e existem os pecados. O pecado é de natureza essencial. Já os pecados são a produção decorrente do que habita nossa essência distorcida e aviltada pela doença primal, nossa esquizofrenia básica, nosso ser em estado de morte em “delitos e pecados”.

É Jesus quem dá testemunho do que digo!

Afinal, em que humanidade a ressurreição de um morto [Lázaro] poderia deflagrar a crucificação do ressuscitador senão num mundo mal?

Por isto, repito com Paulo:

Porque vos entreguei aquilo que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e ressuscitou para a nossa justificação.

O que não for assim pode ter verniz cristão, mas já não é a Palavra do Evangelho da Graça, a qual só inicia em nós com nossa admissão de necessidade essencial de Deus, em razão de nossa condição que veio a se tornar pós-original, que o pecado que hoje [desde há muito] habita em nós e em nossos filhos. Afinal, se a aliança da Graça é para nós e para os nossos filhos, é porque tantos nós quanto eles carecem da mesma coisa: Graça de Deus sobre a nossa condição humana.

Nele, que é o salvador de todos os homens, pois todos, em todas as idades, sexos, etnias, nações e eras, pecaram, e, igualmente, carecem da glória de Deus,

Caio

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 04:26

Se todos são "completamente depravados" - quem proclama isso fala por experiência pessoal? - deviam fazer logo uma emenda no relato da criação: retirar do final dos dias o "e Deus viu que isso era bom". Afinal, a criação não é tão boa assim, e ainda dizem que louvam o Criador com as reclamações de defeito de fábrica.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/03/2009 04:28 por firefox.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 12:55

Bem é melhor o pessoal não citar nenhum trecho, senão todos arranjam alguma pra enfiar a carapuça.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/03/2009 13:00 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 16:25

Citação:
firefox
Se todos são "completamente depravados" - quem proclama isso fala por experiência pessoal? - deviam fazer logo uma emenda no relato da criação: retirar do final dos dias o "e Deus viu que isso era bom". Afinal, a criação não é tão boa assim, e ainda dizem que louvam o Criador com as reclamações de defeito de fábrica.

Oi, "Fire"... Paz do Senhor...



Dizer que o homem é "depravado" é o mesmo que dizer que ele é "penso" para o lado do pecado, que ele é mais inclinado para as coisas da "carne" do que para as coisas do espírito... SObre isso falou o apóstolo Paulo, bem claramente, quando disse:

Rom 7:18-19
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.


Temos a natureza decaída... Muitas vezes o cristão sabe que determinada prática é errada, é pecado, e que não deve praticá-la, mas acaba caindo e pecando contra o Senhor... Isso se deve a sua natureza corrompida, pecadora... Várias passagens da Escritura mostram que o homem tem realmente uma natureza caída.

QUanto a sua citação, de gênesis, o que posso dizer é que a criação de Deus, toda ela, é realmente linda, maravilhosa. O que dizer de um riacho onde correm águas cristalinas, com toda aquela vegetação verdinha em suas margens?... O que dizer quando chegamos a visualizar o mar em toda a sua imensidão? Aquele "marzão" todo azul... É muito lindo mesmo. Não há o que discutir sobre a criação do Senhor. Embora a terra esteja amaldiçoada, devido ao pecado do homem, ela ainda continua linda.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 26/03/2009 16:42 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 18:12

Desnecessário citar textos, já sabia que viria em seguida essa passagem de Paulo que colou. Como de praxe, vc vem decretando coisas, fórmulas dogmáticas engessadas, mas esqueceu, mais uma vez, de uma série de "pequenos detalhes":

- "...com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem...". O conjunto de adjetivos depreciativos que atribuiu ao homem tornam-se suspeitos. Ao menos uma coisa, sem contar a possibilidade de outras mais, vc terá que admitir: a passagem supõe um "bom querer", e quem quer o bem não pode ser de todo mal.

- é fácil citar passagens, vc citou Paulo? Leia tb o salmo 8.

- conheço essa doutrina da antropologia teológica pessimista, Lutero e Calvino foram os maiores baluartes dela, mas já ocorreu tb no jansenismo. Extremismos não são bons, o homem não é "completamente depravado" e nem é "completamente santo". Ele trava um combate, mas carrega em si a "imagem e semelhança", sua herança divina, e portanto nunca será "completamente depravado".

- sua antropologia teológica pessimista é uma teoria abstrata que não mostra correspondência na prática, de outra forma como consegue explicar que um homem não cristão, que pode inclusive ser ateu, possa viver fazendo o bem aos outros e seja até capaz inclusive de dar a maior prova de amor de todas: doar a vida pelo próximo? Até por alguém ele nunca tenha conhecido antes.

Citação:
QUanto a sua citação, de gênesis, o que posso dizer é que a criação de Deus, toda ela, é realmente linda, maravilhosa. O que dizer de um riacho onde correm águas cristalinas, com toda aquela vegetação verdinha em suas margens?... O que dizer quando chegamos a visualizar o mar em toda a sua imensidão? Aquele "marzão" todo azul... É muito lindo mesmo. Não há o que discutir sobre a criação do Senhor.

Curiosamente, vc não incluiu o homem na "criação linda".

Citação:
Embora a terra esteja amaldiçoada, devido ao pecado do homem, ela ainda continua linda.

O Deus que é amor não amaldiçoa, Ele ama! Como não creio que exista algum poder acima de Deus para tornar "maldita" a obra que Ele criou com amor, por isso considero que a terra foi abençoada. O mundo habita na graça, senão nem existiria.

Passagens que insinuam o contrário são modos de expressão resultantes de antropomorfismos, o mais das vezes geram interpretações duvidosas, e eu teria que considerar muito antes de engolir esses pessimismos como pílulas douradas.

Não esqueça. Deus é Amor.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/03/2009 18:19 por firefox.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 19:11

Citação:
firefox
Desnecessário citar textos, já sabia que viria em seguida essa passagem de Paulo que colou. Como de praxe, vc vem decretando coisas, fórmulas dogmáticas engessadas, mas esqueceu, mais uma vez, de uma série de "pequenos detalhes":
- "...com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem...". O conjunto de adjetivos depreciativos que atribuiu ao homem tornam-se suspeitos. Ao menos uma coisa, sem contar a possibilidade de outras mais, vc terá que admitir: a passagem supõe um "bom querer", e quem quer o bem não pode ser de todo mal.


Oi "Fire"... Paz do Senhor...


As boas obras só são vistas como tais, aos olhos de Deus, se feitas através da fé em Jesus Cristo. E, como Apóstolo, Paulo sabia como proceder e o que era bom e agradável aos Olhos de Deus. No entanto ele, assim como todos nós, ainda estava "preso" a natureza decaída de Adão... E era isso o que ele tentava dizer na passagem que enviei...

O crente, servo de Jesus Cristo, sabe através da Escritura, aquilo que é bom e agradável ao Senhor. No entanto, ainda possui a natureza decaída de Adão... Não há um homem sequer, que não seja tentado, seja pelo diabo seja por vontade da carne, a fazer algo contrário aquilo ensinado na Escritura... Isso só acontece porque estamos nesse corpo limitado e corrupto...

Veja o exemplo de PEdro, outro grande Apóstolo de Cristo. Mesmo conhecendo ao MEstre de perto, mesmo vendo o tão grande amor e exemplo deixado por Ele, por vergonha e medo, negou a Cristo. Pedro só negou a Cristo devido a sua natureza carnal, fraca e pecadora... E é isso o que Paulo tenta dizer em seu texto, "Fire".

Segundo o apóstolo Paulo, só estaremos livres dessa natureza caída quando:

1 Corintios 15:52
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.


Essa tranformação, que negritei no texto acima, não é apenas uma transformação física, corporal... Mas também uma transformação total no proceder do cristão... Ela se refere aos cristãos, servo do Senhor Jesus, que estarão VIVOS quando da volta do MEssias.

Quando de posse do novo corpo, não existirá mais PECADO, não haverá mais frquezas nem doenças "fire"... O homem agirá sempre de acordo com aquilo que é agradável ao Senhor. Hoje, todos são inclinados para as obras da carne, naquele dia, todos serão inclinados para as obras do espírito!

Citação:
- conheço essa doutrina da antropologia teológica pessimista, Lutero e Calvino foram os maiores baluartes dela, mas já ocorreu tb no jansenismo. Extremismos não são bons, o homem não é "completamente depravado" e nem é "completamente santo". Ele trava um combate, mas carrega em si a "imagem e semelhança", sua herança divina, e portanto nunca será "completamente depravado".

Todos tem visto que tenho me baseado na Escritura, "fire"... Mostrei passagens que são bem claras, quanto a posição do homem. Assim, se você acredita de uma outra forma, posso até vir a concordar contigo, desde que apresentes os textos bíblicos...

Citação:
- sua antropologia teológica pessimista é uma teoria abstrata que não mostra correspondência na prática, de outra forma como consegue explicar que um homem não cristão, que pode inclusive ser ateu, possa viver fazendo o bem aos outros e seja até capaz inclusive de dar a maior prova de amor de todas: doar a vida pelo próximo? Até por alguém ele nunca tenha conhecido antes.

Segundo a a Escritura a salvação só vem por Cristo. Não vem através de autoflagelo ou sacrificios próprios. A salvação é uma dádiva, favor imerecido... Assim, ninguem conseguirá fazer algo, que lhes conceda como prêmio ou salário, por suas obras ou proceder, a salvação de sua alma. Sò Jesus Cristo leva o homem a Deus através de Seu Sacrifício!

Citação:
Citação:
QUanto a sua citação, de gênesis, o que posso dizer é que a criação de Deus, toda ela, é realmente linda, maravilhosa. O que dizer de um riacho onde correm águas cristalinas, com toda aquela vegetação verdinha em suas margens?... O que dizer quando chegamos a visualizar o mar em toda a sua imensidão? Aquele "marzão" todo azul... É muito lindo mesmo. Não há o que discutir sobre a criação do Senhor.

Curiosamente, vc não incluiu o homem na "criação linda".

O homem é aquilo que veio para "coroar" a criação de Deus, "fire"... O homem é tão importante para Deus, que Ele criou um plano para redimi-lo de sua falta, de seu pecado, Jesus Cristo. Todo aquele que aceitar o Plano de Deus será salvo! Esse é o resumo de toda a pregação dos apóstolos!

Citação:
Citação:
Embora a terra esteja amaldiçoada, devido ao pecado do homem, ela ainda continua linda.

O Deus que é amor não amaldiçoa, Ele ama! Como não creio que exista algum poder acima de Deus para tornar "maldita" a obra que Ele criou com amor, por isso considero que a terra foi abençoada. O mundo habita na graça, senão nem existiria.

Gênesis 3:17-18
17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá;
e comerás a erva do campo.


No princípio, quando da criação lemos que Deus criou sempre árvores e vegetais que serviriam ao homem como alimentação... Sò lemos da criação de espinhos e pragas após a queda do homem. Veja o que diz o dicionário sobre o significado da palavra "cardo":

[Do lat. cardu.]
S. m. Bot.
1. Planta da família das compostas (Centaurea melitensis), considerada praga da lavoura, de flores amarelas, folhas com espinho, acinzentadas, e caule ereto, revestido de pêlos.


Assim, a terra está sim, amaldiçoada, devido ao pecado original... A "Nova terra" vista por Isaías e por João são bem diferentes dessa que conhecemos e se assemelha a "primeira" terra, de antes da queda.

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 26/03/2009 19:29 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 20:12

Deixa estar. Lamentável que vc não perceba que, de acordo com essa sua teologia pessimista, Deus, e não o homem, se torna o causador e responsável pelo mal. Uma pena. Ah, sim, claro, o amor ofuscado.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 20:38

Não deixa de ser engraçado dizer q toda a obra é linda, fantástica, boa, afirmar que a criação do homem seria o coroar da criação e afinal a coroa deu borrada.
Será que não dá para notar a enorme contradição?

Já imaginaram um pasteleiro a fazer um bolo fantástico, extraordinário e quando cria o topo para coroar o belíssimo bolo toca de fazer uma coisa podre, em decomposição... rico pasteleiro hehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 01:25

Antes de Lutero e Calvino cá andou o Santo Agostinho o teologo favorito do firefox com essa do pecado original, até criou o limbo e tudo pras criancinhas, e também essa da depravação humana etc etc, o calvinismo ainda teve o dom de radicalizar e piorar ainda mais a teologia de agostinho sobre o tema pecado, sexo, o fruto proibido como veio santo Agostinho por amor da santa. O Firefox bem que podia colocar aqui umas citações sobre o tema do "Confissões" de Santo Agostinho, o teologo preferido dele, o pai dessa teologia desgraçada que ainda bate mais no ceguinho, nós somos pecadores, já somos o que somos, já não chega não fazermos o bem que queremos e fazermos o mal que não queremos, e vem o Santo Agostinho, e depois os Calvinistas e companhia bater mais no ceguinho, a empurrar-nos mais pro fundo do poço. Não sei qual foi a pior o limbo ou essa do sexo, o fruto proibido e a maçanzinha. Bem aqui fica um texto excelente sobre este tema pecado e o homem pecador. Vale a pena ler.

Mentoria - Pessimismo antropológico.
Ricardo Gondim.


Desejo trabalhar um tema “imexível” da teologia cristã. Embora nem sempre explicitada, a "Queda" é quase que ponto pacífico na maioria das teologias sistemáticas. Este termo, a "Queda", é um pressuposto antropológico na teologia, também chamado de “Pecado Original”.

Considerado essencial para explicar a universalização do mal, o Pecado Original também serve de base para a teologia sacrificial - "Cristo foi crucificado para aplacar a maldição de Deus que repousa sobre a raça humana desde o pecado de Adão".

Diego, tal conceito é quase unanimidade entre os cristãos ocidentais. Questioná-lo não é tarefa fácil, admito. Considera-se que o Pecado Original tenha nascido da pena do gigante Santo Agostinho. Ele cunhou o termo. Quando Pelágio o enfrentou nessa questão, Agostinho ganhou o duelo. Os debates que envolviam liberdade e depravação definiram a teologia desde então. Já ouvi alguém afirmar que depois de Santo Agostinho, tudo o que se escreveu sobre a antropologia cristã não passa de nota de rodapé. Não é preciso dizer que Pelágio desceu no ralo da história como herege e Agostinho virou santo.

Santo Anselmo, alguns anos mais tarde, aprofundou ainda mais o pessimismo antropológico agostiniano. Depois dele, o pecado original foi considerado uma verdade explicitada nos escritos de Paulo - principalmente na Epístola aos Romanos. Lutero o tornou o carro chefe de sua doutrina sobre a graça. E como você sabe, os calvinistas ingleses – os puritanos – levaram o pecado original até às últimas consequências. Deles e dos calvinistas holandeses, nasceu a predestinação dupla que afirma que muitos foram criados por Deus para sofrerem no inferno e poucos para se deliciarem no céu.

Leia o que escreveram os teólogos latino-americanos Juan Luis Segundo, Gustavo Gutierrez, Jose Comblin. Conheça os livros do historiador Jean Delumeau. Sugiro toda a obra do espanhol Andrés Torres Queiruga. Reconheço que entre os protestantes, não acreditar no Pecado Original é uma apostasia digna de fogueira. Você já sabe, quem não se fundamentar no Pecado Original, além de herege, será rotulado de relativista ou liberal.

Contudo, não estamos preocupados com rótulos ou com exílios, certo? Então, deixe-me fazer algumas colocações antes de entrar no debate bíblico (posteriormente vou escrever mais sobre o assunto).

1. O mundo não está desgraçadamente caído. Este planeta não é um espetáculo de horrores. Não vivemos na ante-sala do inferno. Vicissitudes, doenças, acidentes e mortes não são o resultado de vivermos em um mundo torto e maldito. Não, mil vezes não. Nosso mundo é contingencial, espaço onde coexiste a possibilidade da saúde e da doença, dos acidentes e dos livramentos, dos absurdos e da felicidade. Alegrias, risos, festas e beleza se concretizam com as mesmas chances que as balas perdidas, o câncer e os desastres automobilísticos. Não esqueça que, como nos organizamos, pode acontecer mais felicidade ou mais infortúnio. A probabilidade de ser assassinado no Brasil é muito maior que na Inglaterra. Mais crianças morrem antes do primeiro ano de vida na Índia do que na Bélgica. Se acontecerem dois terremotos com a mesma intensidade nos Estados Unidos e no Afeganistão, sugira onde será a pior devastação. Você não se pergunta por que os desastres naturais arrasam primeiro os pobres?

Mas, onde impera a injustiça o direito também pode triunfar; em meio ao ódio, a paz pode florescer. O acaso que produz morte também junta os amantes. Existe estatística que prevê o percentual de crianças nascidas com síndromes graves. Considerar deformidades genéticas como resultado da "Queda" e ainda ter estatística para as ocorrências é nonsense. Não dá para pensar em castigo que obedece as leis da probabilidade!

2. A morte física não aconteceu devido a uma dentada no fruto proibido. Morrer está em todo o universo. Sim, a narrativa do Gênesis descreve a morte. Entendo, porém, que aquela descrição se refere ao preço de assumirmos nossa humanidade, não a uma maldição. A consciência da nossa finitude foi o preço que pagamos quando saimos da irracionalidade. Os animais também sofrem e morrem. Só que eles não se angustiam com a dor ou com a brevidade da vida.

A termodinâmica preconiza que todo sistema (vivo ou inanimado) tende a se desintegrar. Tudo se esfarela, tudo morre. A natureza efêmera não é desdobramento de um pecado. Morrer faz parte da constituição intrínseca da criação. Só Deus é eterno. Se nascemos, vamos morrer. Com os conhecimentos modernos da astronomia, fica difícil imaginar que o colapso de uma estrela – sua morte – que aconteceu há dez bilhões de anos, seja conseqüência do pecado de Adão.

Precisamos repensar o pessimismo antropológico do movimento evangélico. Será que todos os seres humanos já nascem condenados? Os teólogos estão certos quando interpretam que somos “por natureza, filhos da ira de Deus”? Como pode uma pessoa vir ao mundo já culpada, se nem pediu para nascer? A humanidade foi mesmo tão solidária com Adão, que nela não “habita bem algum”, só perversão e pecado?

Li de um famoso evangélico brasileiro, professor de teologia, que o Pecado Original é a doutrina mais atestada pela história. Segundo ele, basta contemplar a hora do recreio de crianças no maternal. Meninos e meninas de um, dois, três anos já se mostram egoístas, maus e mentirosos. De acordo com as deduções do professor, são assim porque herdaram tanto o pecado como a culpa de Adão. Pergunto constrangido: será que a teologia não adoeceu os olhos do professor? Por que ele não consegue enxergar nessas mesmas crianças, alegria, altruísmo e facilidade para perdoar?

Não precisa repetir o otimismo de Russeau; a condição humana não é boa nem má, apenas ambígua. Delumeau afirma que “os seres humanos são capazes de tudo, inclusive fazer o bem”. Então, por que o mal se universalizou? Pelo simples fato de que o bem de igual modo se alastrou. Concordo, sobram exemplos de perversidade no mundo. Contudo, é possível encontrar sinais de bondade, solidariedade e beleza em todas as culturas, lugares e religiões. O mundo ainda não é uma Gothan City, nem uma Sodoma.

Em qualquer época da história foi e será possível achar religiosos, engenheiros, médicos, músicos, lavadeiras e militares fazendo o tanto o bem quanto o mal. O mal ainda não suplantou o bem. Os diques contra a maldade, embora rachados, não foram devassados completamente.

Sugiro que você repense o pressuposto do Pecado Original. Leia extensivamente alguns autores judeus – lembre-se, Jesus foi judeu. Você notará que nenhum teólogo ou rabino considerou o Pecado Original parte da natureza humana devido a Adão. Vale ressaltar, os Evangelhos não registram Cristo ensinando sobre o Pecado Original. Pesquise os teólogos protestantes contemporâneos. Os que se preocupam com uma práxis transformadora da história – teólogos da libertação, por exemplo – já abandonaram essa premissa, faz tempo.

Você sabia que Agostinho e Lutero tentaram explicar como o Pecado Original passa de geração em geração? Certa vez, questionaram Agostinho se o sangue de Cristo purifica as pessoas de todo o pecado. Logicamente o bispo africano respondeu que sim. “Está escrito, o sangue de Cristo não só perdoa como erradica todo pecado”. Replicaram: “se um casal cristão, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro gerar um filho, de onde viria o pecado de Adão?”. Agostinho respondeu que o “pecado é transmitido pela relação sexual”. Segundo ele, “não é possível acontecer relação sexual sem concupiscência”. Lutero também repetiu essa mesma tolice.

Amigo, não considere as pessoas como “cães ou porcos”. Todos são filhos e filhas queridos de Deus. Evangelize valorizando a dignidade divina impregnada em todos. Trate o seu semelhante da mesma maneira que Jesus. Ele lidou com gentios, prostitutas, soldados e judeus com extremo carinho. Para ele, todos eram preciosos demais para se perderem. E Deus prova o seu amor, ao enviar Cristo para viver e até morrer, mesmo quando as pessoas se mostravam inimigas. Sabe por quê? Mesmo quando soterrada pela maldade, cada pessoa carrega a Imago Dei, a Imagem de Deus, e essa dádiva não pode se perder. Cristo veio buscar e salvar os esmagados pelo mal para fazer ressurgir a sua glória, impressa nos corações.

Soli Deo Gloria.

Ricardo Gondim.



Editado 2 vezes. Última edição em 27/03/2009 01:31 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 02:57

Citação:
Jorge Gomes
Antes de Lutero e Calvino cá andou o Santo Agostinho o teologo favorito do firefox com essa do pecado original... O Firefox bem que podia colocar aqui umas citações sobre o tema do "Confissões" de Santo Agostinho, o teologo preferido dele...

De Agostinho li um pouco mais, ao menos o bastante para conhecer muitas passagens dele tratando da dignidade do homem. Se é verdade que no confronto contra Pelágio ele acentuou a miséria humana - parte da obra que parece ter agradado Lutero -, em outras muitas, como por exemplo contra o maniqueístas, ele já acentuava a dignidade. É muito "fácil" ler Agostinho, e acentuar algo isolado em detrimento do todo. Já eu prefiro ser mais cauteloso.

Achei curiosa a tentativa. Ironia. Se não faço leitura literal nem mesmo das Escrituras, como alguém pode pensar que praticaria fundamentalismo nos textos de Sto Agostinho? A propósito, sim, gosto muito dos escritos de Agostinho, mas não só dos dele, normalmente gosto da patrística e dos doutores da igreja.

PS: Bom texto do Gondim. Não conhecia.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 04:20

Pronto ok eu entendo eu entendo, é o calor de África ou é de ver tanta africana que faz dizer estas coisas, o Agostinho era sexo, o fruto proibido, a maçanzinha, o pecado, já o nosso papa o Bentinho chegou lá e toca a falar no pecado que é usar os preservativos, mas ele até foi coerente com a doutrina do Vaticano, se não se pode fazer sexo a não ser quando se tem a legitima ou o legitimo conjuge, então também não se deve usar preservativos, sexo é pra procriar lol mas o preocupante é a brincadeira de ver o sexo como se ve e dar esta deseducação para a saúde, ainda pra mais em áfrica, até parece que não chegamos ainda há 1ª Revolução da Saúde quando supostamente já tamos na 3ª mas foi um aparte, é mais uma da velha neurose da santidade que tem assolado as diversas vertentes do cristianismo ao longo da historia, ou na versao catolica ou protestante.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 19:47

Paz do Senhor



Eu ia comentar o texto enviado pelo Jorge, mas acredito não haver necessidade, visto que a posição do autor do texto (o Ricardo GOndin) reflete apenas uma opinião pessoal sobre o assunto, uma vez que o mesmo não mostra em que baseia aquilo que crê, sequer uma passagem bíblica... O Ricardo, assim como qualquer pessoa, tem o direito de "achar" aquilo que quiser, sobre determinado assunto... Opinião pessoal é algo que todos temos. Porém, ser essa opinião a correta é outras tantas.

É mais seguro ao cristão aprender do próprio Jesus Cristo e de seus Apóstolos, através dos escritos bíblicos, do que se apegar a "achismos" ou lógicas humanas sem qualquer fundamentação bíblica...

A morte espiritual do homem e sua carência do Sacrifício de Cristo é algo que é facilmente identificado no ensinamento apostólico.

Estariam Jesus e os apostolos equivocados?

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2009 19:49 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de March de 2009 21:50

Paz do Senhor


Voltei a ler novamente a mensagem e resolvi voltar atrás e comentar alguns parágrafos...


Considerado essencial para explicar a universalização do mal, o Pecado Original também serve de base para a teologia sacrificial - "Cristo foi crucificado para aplacar a maldição de Deus que repousa sobre a raça humana desde o pecado de Adão".

Não, Jesus não veio para “aplacar” ou diminuir a maldição de Deus... O homem fez uma escolha no princípio, que o fez morrer espiritualmente... Hoje, há novamente a liberdade do homem escolher, se deseja permanecer morto espiritualmente, distante de Deus, ou se pretende aceitar o Plano elaborado por Deus para consertar a escolha errada no princípio e, assim, voltar a viver, voltar a gozar da comunhão com o Altíssimo...


1. O mundo não está desgraçadamente caído. Este planeta não é um espetáculo de horrores. Não vivemos na ante-sala do inferno. Vicissitudes, doenças, acidentes e mortes não são o resultado de vivermos em um mundo torto e maldito. Não, mil vezes não.

Quem pensa como o colega acima, deve conhecer apenas a realidade das pessoas dos países ricos, europeus, ou de outros países de primeiro mundo... Não gostaria de citar os países africanos, onde muita gente não tem sequer, água tratada para beber... Pessoas que morrem, muitas vezes, por doenças tão simples que já há muito foram exterminadas nos países mais desenvolvidos... Não, não preciso ir muito longe, amigos... Não preciso sequer falar de Bangladesh onde, segundo o wikipédia grande parte da população sofre de desnutrição, muita gente morre de fome por lá... Aqui mesmo onde moro, no meu estado, existem pessoas morrendo de fome. Pessoas que se alimentam de lagartixa, cactos e outros vegetais que são usados pelos ricos apenas para alimentar o gado. Ora, essa injustiça, essa desigualdade é causada pela ganância do homem. Pela sua falta de amor ao próximo, pela sua distância de DEUS! Tudo isso tem causa nos sentimentos mesquinhos do coração humano. Isso é consequencia da queda, em Adão!

Nosso mundo é contingencial, espaço onde coexiste a possibilidade da saúde e da doença, dos acidentes e dos livramentos, dos absurdos e da felicidade. Alegrias, risos, festas e beleza se concretizam com as mesmas chances que as balas perdidas, o câncer e os desastres automobilísticos. Não esqueça que, como nos organizamos, pode acontecer mais felicidade ou mais infortúnio. A probabilidade de ser assassinado no Brasil é muito maior que na Inglaterra.

A doença é uma consequência do pecado... Sò esse corpo, com essa natureza decaída, pode adoecer e morrer... Quando o cristão tiver o corpo incorruptível não mais adoecerá nem morrerá!

Mas, onde impera a injustiça o direito também pode triunfar; em meio ao ódio, a paz pode florescer. O acaso que produz morte também junta os amantes. Existe estatística que prevê o percentual de crianças nascidas com síndromes graves. Considerar deformidades genéticas como resultado da "Queda" e ainda ter estatística para as ocorrências é nonsense. Não dá para pensar em castigo que obedece as leis da probabilidade!

Não adianta tentar entender o pecado do homem sob o prisma da lógica humana... Nascemos com essa natureza e as coisas que nos acontecem são “normais” e naturais, pois não conhecemos o outro lado diferente. No entanto verificamos na Escritura que antes do dilúvio o homem tinha uma maior longevidade, vivia mais tempo! Talvez isso se devesse a alguma camada gasosa protetora na atmosfera... O fato é que a terra era melhor antes do que hoje.

A morte física não aconteceu devido a uma dentada no fruto proibido. Morrer está em todo o universo. Sim, a narrativa do Gênesis descreve a morte. Entendo, porém, que aquela descrição se refere ao preço de assumirmos nossa humanidade, não a uma maldição.

Há controvérsias sobre a mortalidade física do homem, antes da queda... Uns citam a presença da árvore da vida no jardim para tentar mostrar que o homem poderia morrer. No entanto não podemos nos apegar a essa suposição, por alguns motivos. Lembrem que Deus disse que o homem morreria, ao desobedecer. Ora, será que essa morte seria apenas espiritual, de distanciamento de Deus? O fato de o Senhor dizer-lhes que voltaria ao pó, como uma resultante de sua desobediência, somente após a queda, nos parece mostrar que o homem foi feito para viver e não para morrer...

Também devemos levar em conta que os homens de Deus de todas as épocas sempre se referiram a morte física como uma conseqüência da desobediência de Adão...

A consciência da nossa finitude foi o preço que pagamos quando saimos da irracionalidade. Os animais também sofrem e morrem. Só que eles não se angustiam com a dor ou com a brevidade da vida.

Toda a criação foi afetada pela desobediência do homem... Sobre isso falou Paulo quando disse:

Romanos 8:22-23
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.


A ensinamento escriturístico sobre o pecado do homem é farto, em toda a Escritura. Quem tem um pensamento diferente, não consegue se basear em passagens bíblicas que mostrem algo em contrário...

Sobre os “animais não se angustiarem com a dor” isso é uma falta de verdade. Pise na cauda de um gato ou tente apertar com as mãos a pata de um cachorro... Você ganhará uma mordida ao fazer isso! Hehehe...

A termodinâmica preconiza que todo sistema (vivo ou inanimado) tende a se desintegrar. Tudo se esfarela, tudo morre. A natureza efêmera não é desdobramento de um pecado. Morrer faz parte da constituição intrínseca da criação. Só Deus é eterno.

Só Deus é eterno no sentido de não ter tido, só Ele início... Temos, na criação, os anjos que também não morrem. O cristão também não mais morrerá, após a volta de Cristo. O morrer é conseqüência do pecado do homem. Não há como fugir disso!


Se nascemos, vamos morrer. Com os conhecimentos modernos da astronomia, fica difícil imaginar que o colapso de uma estrela – sua morte – que aconteceu há dez bilhões de anos, seja conseqüência do pecado de Adão.

Com a queda do homem toda a criação foi abalada... A forma como João descreve que serão “criados novos céus e nova terra”, nos leva a crer que a restauração do homem, em Cristo, trará também de volta toda a harmonia que existia antes da queda. O entendimento do cristão sobre os acontecimentos devem se pautar sempre naquilo que está escrito pelos apóstolos do Mestre.

Precisamos repensar o pessimismo antropológico do movimento evangélico. Será que todos os seres humanos já nascem condenados? Os teólogos estão certos quando interpretam que somos “por natureza, filhos da ira de Deus”? Como pode uma pessoa vir ao mundo já culpada, se nem pediu para nascer? A humanidade foi mesmo tão solidária com Adão, que nela não “habita bem algum”, só perversão e pecado?

O ensinamento de Jesus Cristo e dos apóstolos nos mostram que o homem está realmente morto espiritualmente, distante de Deus! Sem Ele, o homem “perecerá”. É esse o destino do homem sem Deus. Ficar procurando explicações lógicas ou explicações que levam em conta a justiça humana para tentar “cravar” a assertiva de que o homem não é completamente dependente do Sacrifício de Cristo é totalmente antibíblico. Mesmo que Deus não tivesse imaginado plano algum e deixasse a todos nós morrermos, distantes de termos comunhão com Ele, ainda assim ELE SERIA JUSTO!

Li de um famoso evangélico brasileiro, professor de teologia, que o Pecado Original é a doutrina mais atestada pela história. Segundo ele, basta contemplar a hora do recreio de crianças no maternal. Meninos e meninas de um, dois, três anos já se mostram egoístas, maus e mentirosos. De acordo com as deduções do professor, são assim porque herdaram tanto o pecado como a culpa de Adão. Pergunto constrangido: será que a teologia não adoeceu os olhos do professor? Por que ele não consegue enxergar nessas mesmas crianças, alegria, altruísmo e facilidade para perdoar?


Não precisa repetir o otimismo de Russeau; a condição humana não é boa nem má, apenas ambígua. Delumeau afirma que “os seres humanos são capazes de tudo, inclusive fazer o bem”. Então, por que o mal se universalizou? Pelo simples fato de que o bem de igual modo se alastrou. Concordo, sobram exemplos de perversidade no mundo. Contudo, é possível encontrar sinais de bondade, solidariedade e beleza em todas as culturas, lugares e religiões. O mundo ainda não é uma Gothan City, nem uma Sodoma.

O homem moral é pecador e carente da Graça Salvadora... A salvação não se alcança através da “bondade” do homem. Não é pelas obras...

Em qualquer época da história foi e será possível achar religiosos, engenheiros, médicos, músicos, lavadeiras e militares fazendo o tanto o bem quanto o mal. O mal ainda não suplantou o bem. Os diques contra a maldade, embora rachados, não foram devassados completamente.

O homem, embora pecador, tem consciência. Mas isso não o livra de sua condição espiritual.

Vale ressaltar, os Evangelhos não registram Cristo ensinando sobre o Pecado Original.

Citaria apenas dois exemplos em que Jesus se encontrou com pessoas “boas”. Nicodemos, que era sacerdote, e que era exemplo da moral e da religiosidade da época... Ora, qual o sentido do Senhor dizer-lhes “Necessário vos é nascer de novo”? Vejam a passagem abaixo.

João 3:3-7
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.


Lembraria também a passagem do jovem rico que tinha boas obras...

Marcos 10:19-21
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa


Ora... O jovem já não era uma “boa pessoa”? Isso não bastava? Segundo Jesus Cristo não. Vejam que Jesus disse que faltava algo ao jovem. Seguí-lO... Aceitá-lO como único e suficiente Salvador!

Você sabia que Agostinho e Lutero tentaram explicar como o Pecado Original passa de geração em geração? Certa vez, questionaram Agostinho se o sangue de Cristo purifica as pessoas de todo o pecado. Logicamente o bispo africano respondeu que sim. “Está escrito, o sangue de Cristo não só perdoa como erradica todo pecado”. Replicaram: “se um casal cristão, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro gerar um filho, de onde viria o pecado de Adão?”. Agostinho respondeu que o “pecado é transmitido pela relação sexual”. Segundo ele, “não é possível acontecer relação sexual sem concupiscência”. Lutero também repetiu essa mesma tolice.

Qual a tolice mesmo? Hehehe... Não entendi.

Sei bem menos sobre o Agostinho do que sei sobre o Lutero. Porém se ambos concordavam nesse ponto e ensinavam sobre a morte espiritual do homem, em Adão, estavam corretos, a luz da Bíblia. Talvez eu seja apenas um “tolo” como ambos também o foram, nesse assunto.

Amigo, não considere as pessoas como “cães ou porcos”. Todos são filhos e filhas queridos de Deus.

O homem quando pecou, em Adão, perdeu a comunhão com o Senhor... Assim, hoje, todos os homens são criaturas de Deus, porém só são filhos, aqueles que aceitam a Jesus como único e suficiente Salvador. Os filhos de Deus não serão jogados no inferno, mas apenas as criaturas de Deus, que foram desobedientes ao Senhor, como anjos caídos e homens ímpios...

Em Cristo


David

PS. Porque o comando "quote" as vezes para de funcionar? Alguem sabe?

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 27/03/2009 21:57 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 02:38

Essa do pecado original (termo criado pelos teologos, porque antes de Adão pecar, antes do homem pecar já Lucifer tinha pecado, portanto aí é que está o pecado original lol), mas como dizia essa do pecado original passar de geração em geração da maneira como é preconizado por alguns, que o pecado penetrou para toda a raça humana isso penetrou, a doideira é essa em que acham que toda a humanidade estava presente em Adão e que assim ela participou do seu pecado e por isso herda a sua culpa, por amor de Deus, na realidade vem da cabeça de alguns teologos doidos, porque Paulo não diz em lado nenhum isso, Paulo não explica em lado nenhum como o pecado é transmitido sequer, o modo como é transmitido não se sabe, daí os teologos entreterem a imaginação a tentarem advinhar e a partir daí os cristãos têm como verdade algo que a Bíblia não explica, repito o modo como é transmitido o pecado. Paulo não diz em lado nenhum que Adão foi o cabeça colectivo dos seus descendentes como muitos sugerem, nem diz que o pecado de Adão foi imputado como muitos sugerem. O que a Bíblia diz apenas e tão só é que o o homem transgrediu, houve a perda das relações que sustentava com Deus, que o pecado entrou no mundo como principio ou poder activo que conseguiu penetrar na raça humana mediante essa perda das relações que o homem sustentava com Deus e ficou dominado, escravo do pecado, é esse o pecado original, essa perca das relações originais e a consequente perca do caminho que o homem vem traçando longe de Deus, o que a Bíblia me mostra é que pecado e a corrupção penetraram no coração e na vida de Adão e de Adão a todo o genero humano, que todas as pessoas nascidas a partir de então passaram a nascer propensas ao pecado e ao mal, porque estão escravizadas, sob o dominio do pecado, sendo que o que a Bíblia diz é que todos são culpados diante de Deus por causa dos seus proprios pecados pessoais, porque todos pecaram, há coisas em nós que não são nossas, há em nós um “eu” que não somos nós e que sabemos o que queremos de bom, mas nos apanhamos a fazer aquilo que não cremos que seja bom para nós, ora claro se há isso e se não somos nós quem fazemos isto, então isto é o pecado que habita em nós, é claro que habita, é claro que todos carecem da gloria de DEus, da graça de Deus que se manifestou a todos os homens, claro que não há um justo nem um sequer, claro que todos somos Adãos, todos somos pecadores, todos temos os nossos próprios pecados, todos pecamos e precisamos de nos arrepender dos nossos pecados, todos pecamos e precisamos da graça reconciliadora de Deus, todos precisamos de voltar para o caminho, todos precisamos de Jesus, todos precisamos de encontrar o caminho que morreu na cruz para nos salvar, redimir, justificar, todos precisamos de comer o Pão da Vida e beber do Seu Sangue, ninguém tem dúvidas sobre isso, nem o pastor Ricardo Gondim com certeza...



Editado 1 vezes. Última edição em 28/03/2009 02:41 por Jorge Gomes.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 15:45

Citação:
Jorge Gomes
Essa do pecado original (termo criado pelos teologos, porque antes de Adão pecar, antes do homem pecar já Lucifer tinha pecado, portanto aí é que está o pecado original lol), mas como dizia essa do pecado original passar de geração em geração da maneira como é preconizado por alguns, que o pecado penetrou para toda a raça humana isso penetrou, a doideira é essa em que acham que toda a humanidade estava presente em Adão e que assim ela participou do seu pecado e por isso herda a sua culpa...

Oi Jorge... Paz do Senhor para ti, amado...


Não considero de muita importancia o termo que se use para se fazer menção ao pecado de Adão. Se chamam de "pecado original" de "primeiro pecado" ou outro termo qualquer, não faz diferença. O que realmente interessa é se herdamos esse pecado ou não... E para sabermos sobre isso, devemos recorrer aos ensinamentos escriturísticos. Pois, a Escritura tem mais autoridade sobre esse assunto, do que qualquer pessoa de hoje em dia, que diga algo em contrário.

O irmão não crê que fomos atingidos pelo pecado de Adão... Então como interpretar essa passagem abaixo?

1Co 15:22
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.


Ora... De que forma "todos morrem em Adão"? QUal o sentido de o apóstolo fazer um jogo de palavras para transmitir a mensagem de que o cristão é "vivificado em Cristo", porém era "morto em Adão"? Que morte era essa, se não era a morte causada pelo pecado? Como podemos interpretar corretamente a mensagem do que o apóstolo que ensinar, na passagem abaixo?

Rom 5:12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.


Todos somos pecadores e as limitações impostas pelo pecado são passadas aos descendentes sim. Um cachorro só pode dar cria a cachorrinhos, assim como elefantes a elefantinhos. Da mesma forma, um homem com a natureza decaída só pode ter descendentes com natureza caída... Foi por esse motivo a intervenção do Espírito Santo de Deus, para o nascimento de Jesus Cristo. Jesus foi concebido miraculosamente por obra do Espírito de Deus. Por esse motivo não herdou o pecado de Adão!

Há, inclusive, algumas linhas de pensamento de que Jesus não teria o menor traço genético de Maria. Ou seja, segundo estes, que pensam assim, se fosse possível um exame de DNA em Jesus, nada seria constatado de Maria nEle, uma vez que a menor quantidade de sangue, o menor traço genético de Maria, teria a imperfeição do pecado, e se Jesus tivesse qualquer traço, teria, no mínimo, o pecado de Adão... Pessoalmente acho esse um tema bem polêmico, uma vez que a promessa dada em gênesis, pelo Próprio Deus, faz referência a SEMENTE da mulher... Hoje em dia, através da medicina, sabemos que a mulher tem, realmente uma pequena SEMENTE, ou seja, o óvulo... Assim, esse óvulo poderia ter sido miraculosamente fecundado por obra do Espírito e, a partir dele, Jesus ter vindo ao mundo.

Assim, a vista das passagens acima, e de numerosas outras, é que embasamos que o homem é realmente pecador e não existe um, sequer, que não precise do Sacrifício Vicário do Senhor.

Citação:
por amor de Deus, na realidade vem da cabeça de alguns teologos doidos, porque Paulo não diz em lado nenhum isso, Paulo não explica em lado nenhum como o pecado é transmitido sequer, o modo como é transmitido não se sabe, daí os teologos entreterem a imaginação a tentarem advinhar e a partir daí os cristãos têm como verdade algo que a Bíblia não explica, repito o modo como é transmitido o pecado.

Pouco importa o que dizem pastores, padres, gurus ou cientistas, se falam algo contrário ao que afirma a Escritura, Jorge... Se, no entanto, alguém no passado afirmou algo bíblico que o cristão afirma hoje, não significa, necessariamente, que o cristão de hoje está seguindo o que afirmou tal personalidade do passado. Ora, a Escritura é ANTERIOR a ambos e, assim então, os dois estão tão somente afirmando algo que é a Escritura quem ensina! O cristão deve se pautar no ensinamento apostólico, pois estes tinham autoridade no ensino para mostrar o caminho a ser seguido.

Ora, amados... Sejamos sinceros. O que Paulo quis dizer quando registrou:

Rom 7:18-19
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum


Será que o apóstolo não estaria tentando dizer que sua natureza tendia para o pecado? Acredito que sim. Vejam que o próprio apóstolos se inclui, quando usa o termo "ÉRAMOS", entre os que estariam perdidos, caso não aceitasse a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida... Vejam mais uma vez o texto abaixo:

Efésios 2:1-3
1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.


Vejam que não há outra interpretação no ensinamento paulino... Em outras palavras Paulo diz que não existe ninguém, em todo o planeta que esteja livre da NECESSIDADE do Sacrifício de Jesus Cristo no calvário... O homem está morto espiritualmente, tem a natureza decaída e precisa do Plano imaginado por Deus antes da fundação do mundo.

Citação:
Paulo não diz em lado nenhum que Adão foi o cabeça colectivo dos seus descendentes como muitos sugerem, nem diz que o pecado de Adão foi imputado como muitos sugerem.

Não sei que tipo de explicação do apóstolo o irmão gostaria de ler, para assim poder avaliar melhor o assunto. Pois as passagens já enviadas são bem claras...

Citação:
sendo que o que a Bíblia diz é que todos são culpados diante de Deus por causa dos seus proprios pecados pessoais,

Sendo assim, segundo sua ótica, aquele que desde seu nascimento, nunca transgrediu aquilo que a Escritura chama de pecado, não teria pecado. Ora, João é bem claro quando disse sobre esse assunto:

1Jo 1:10
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


Todos pecaram... O apóstolo é muito claro... Veja que Paulo é direto quando diz, abaixo:

Rom 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


Hoje, todos estão distantes de Deus, e só Jesus Cristo habilita o homem a ter novamente a comunhão perdida antes... Ao aceitar a Jesus como único e suficiente salvador, o homem passa novamente a ser chamado filho de Deus... Só aqueles que O recebem como Salvador são filhos. Veja o que o apóstolo registrou sobre isso:

Joa 1:12
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Romanos 8:13-14
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

Gal 3:26
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.


Ao aceitar a Jesus como único e suficiente salvador, o homem deixa de ser uma simples criatura e passa novamente a ser filho de Deus. A este, não é reservado mais nenhum juízo acerca de seus pecados, pois são todos perdoados em Cristo... O inferno foi reservado não aos filhos do Altíssimo, mas a criatura, como anjos perdidos e homens ímpios...

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 28/03/2009 15:47 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 16:57

PAZ DE JESUS e AMOR DE MARIA a todos

Caros irmãos,

Aqui na terra vivemos o tempo da plantação, floração e frutificação de nossa vida.

Nós não somos os donos do espaço e do tempo de nossa vida. Somos criaturas de Deus, pertencemos a Ele. Somos servos do Senhor, como bem disse a Virgem Maria, na Anunciação (Lc 1,38). Por mais que trabalhemos nesse mundo, por mais coisas que realizemos, devemos dizer que somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer.

Desde o início da criação humana existe a tentação de a criatura pensar-se igual ao seu Criador e até usurpar-lhe o lugar. Quando Jesus voltar, Ele pedirá conta do que fizemos de sua Palavra salvadora. Estamos tentados a pensar dos que ganharam mais talentos serem-los os bispos, sacerdotes, religiosos.
Penso, todavia, que os leigos têm as mesmas chances dadas por Deus, porque em Deus não há distinção de pessoas. Um dos elogios dados a Jesus foi o de ele não fazer acepção de pessoas DISSE ISSO, PORQUE MUITOS FANATICOS ACHAM QUE, SÓ O FATO DE LER A BIBLIA, ESTUDAR TEOLOGIA, OU SEI LA, ESTA SALVO, E NÃO É ASSIM.
a salvação não se dara aos que estudam e sim aos que praticam.muitos podem falar, falar mas não se salvaram, pois nem todos que diz SENHOR,SENHOR entrarão no reino do CEUS.
o pecado nasceu em adão, mas a plenitude e graça foi dado por JESUS.
uma vez um amigo meu da batista, me disse que eu estava condenado por ser pecador, pois era idolatra, adorava santos e maria, olhei a ele dei risada e aceitei seu julgamento, mas adverti a ele que:
"O PAI ME DEU TODA A AUTORIDADE NO CEUS E NA TERRA, E ENTREGOU O JULGAMENTO DA HUMANIDADE PARA MIM" foi o que disse a ele.
oras, JESUS sabe se sou tudo isso, e se for deverei prestar contas no tribunal celeste.
retornando ao tema,Carta aos Romanos 6,3-9.

Ou ignorais que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. De facto, se estamos integrados nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. É isto o que devemos saber: o homem velho que havia em nós foi crucificado com Ele, para que fosse destruído o corpo pertencente ao pecado; e assim não somos mais escravos do pecado. É que quem está morto está justificado do pecado. Mas, se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. Sabemos que Cristo, ressuscitado de entre os mortos, já não morrerá; a morte não tem mais domínio sobre Ele.

lendo com atenção, fica claro que:por adão veio o pecado, por JESUS veio a libertação, mas não analisemos essas palavras ao pé da letra, pois em s. mateus nos mostra como sera o julgamento, CRISTO morreu por nós, mas senão segui-lo e fazer as obras que ELE nos pede, não vamos nos salvar, como disse, não adianta dizer, falar, mas não agir, falar papagaio também, escuta o que o dono diz e sai falando, mesmo JESUS morrendo por nós, para nos salvar, ele tambem disse" QUE AGORA NÃO TENS MAIS DESCULPA PARA PECAR, EU VIM AO MUNDO E VOS ENSINEI A VERDADE, NÃO TENS MAIS DESCULPAS" analisemos em são mateus:
«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.’ Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’ E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.’ Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.’ Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?’ Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’ Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Queridos irmãos,

Todos nós somos conclamados à plenitude da vida crista, à perfeição na caridade. Somos chamados a usar todas as nossas forças na busca da santidade da comunidade e na santidade pessoal. Os dons são de Deus, nos são dados para fazê-los crescer e deveremos devolvê-los acrescidos a Deus, que é seu verdadeiro dono. Nós e nossos dons pertencemos ao Senhor. Vivemos para o Senhor, trabalhamos para o Senhor.

Assim, embora sejamos servos de Deus, pelo simples fato de sermos criaturas sua, embora tudo quanto fizermos com os dons que Ele nos deu, o fazemos para Ele, se lhe formos fiéis, não nos tratará como servos, mas como amigos, “porque reparti convosco tudo quanto ouvi de meu Pai”.

espero não gerar debate
FIQUEM COM DEUS

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 20:47

SALVE MARIA!

OLÁ QUERIDOS AMIGOS, VOU USAR DE MUITA SINCERIDADE E ESPERO QUE MINHA OPINIÃO

NÃO SEJA MAL INTERPRETADA. EU LI O TEXTO QUE O DAVID POSTOU, LI E RELI E NÃO

VEJO NADA QUE O DESABONE... AFINAL SE TUDO ISTO NÃO FOSSE VERDADE JESUS

NÃO TERIA SE ENCARNADO COMO HOMEM... E NÃO NOS ENVIARIA O DIVINO ESPÍRITO

SANTO... E NÓS NÃO SERÍAMOS BATIZADOS "QUE MORTOS PARA CARNE, RENASCEMOS

EM CRISTO JESUS POR SUA MORTE E RESSURREIÇÃO", NOVAMENTE PERCEBO TANTOS

COMENTÁRIOS (FRANCAMENTE) TOTALMENTE DESNECESSÁRIOS....

E QUANDO O AUTOR DO TEXTO DIZ QUE SOMOS REPROVÁVEIS, NÃO QUER DIZER QUE DEUS

NÃO NOS AMA, QUER DIZER APENAS QUE DIANTE DOS SANTOS DOS SANTOS,ENQUANTO AQUI

NA TERRA SEREMOS SEMPRE PECADORES.

NÃO FOI SÃO PAULO QUE DISSE AQUELA BRILHANTE FRASE "COM EFEITO TODOS PECARAM

E TODOS ESTÃO PRIVADOS DA GLÓRIA DE DEUS" ROM 3,23

MAS A QUE EU ACHO ESPLÊNDIDA É ESTA " EU SEI QUE EM MINHA CARNE, NÃO HABITA O

BEM, PORQUE O QUERER BEM ESTÁ EM MIM, MAS NÃO SOU CAPAZ DE EFETUÁ-LO.NÃO

FAÇO O BEM QUE QUERERIA, MAS O MAL QUE NÃO QUERO.[b]
[/b] MAGNÍFICO! QUE O

DAVI JÁ CITOU ACIMA.


E NEM POR ISTO SÃO PAULO DEIXA DE ANUNCIAR O EVANGELHO E NEM DEIXA DE SEGUIR

JESUS.... PELO CONTRÁRIO, MESMO SABENDO DE SUAS "DEBILIDADES, FRAQUEZAS" DE SER

HUMANO ELE CONFIA RECEBER A COROA DA GLÓRIA DAQUELE QUE COMBATEU O BOM COM-

BATE.[b]
[/b]


PAX DOMINI.

GIOVANA.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/03/2009 20:52 por Giovana.

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.