Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 12:52

A Paz de Nosso Senhor Jesus a todos,

Numa conversa com um amigo ateu, chequei a esta pergunta: ateísmo é ou não uma religião?

Por que atingimos este ponto na nossa conversa? Simplesmente que a certeza que ele tem da não existência de Deus é tamanha que demonstrou mais fé que muitos religiosos que conheço.

Por isso, trago a pergunta, pois, paramos a conversa neste ponto. O meu amigo não soube me responder, pois, veja a minha colocação para ele:
"a sua certeza do não existir Deus é tão grande e sem bases firmes que confirmem o que acredita que passo a ver em você uma fé tamanha que supera a muitos que crêem em Deus". Daí surgiu a pergunta: o ateísmo é ou não uma religião?

Gostaria que os amigos e colegas nos ajudassem a achar uma resposta.

Em Cristo Jesus,

José Izaias

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 20:03

Primeiro que se defina o que é religião.
Depois defina-se o que é ateísmo.

Sem isto a pergunta não faz sentido.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 21:34

Algumas pistas para o conceito de religião:

Definitions of the word "religion"
(None are totally satisfying)


Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 22:57

Olha a ateia mostrou a resposta isto só visto. lol

"Religion is any specific system of belief about deity, often involving rituals, a code of ethics, a philosophy of life, and a worldview."

(A worldview is a set of basic, foundational beliefs concerning deity, humanity and the rest of the universe.) Thus we would consider Christianity, Islam, Judaism, Native American Spirituality, Wicca, and other Neopagan traditions to be religions. We also include Agnosticism, Atheism, Humanism, Ethical Culture etc. as religions, because they also contain a "belief about deity." Their belief is that they do not know whether a deity exists, or they have no knowledge of God, or they sincerely believe that God does not exist.

Também curti a definição 3 "a cause, principle, or system of beliefs held to with ardor and faith."

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 03 de March de 2009 23:30

Paz do Senhor a todos...


COnsultando o dicionário Aurélio, "filtrei" os sigificados mais comuns e conhecidos por todos, para a palavra "religião" e, posto aqui, alguns outros que podemos analisar se podem ser atribuídos ao ateísmo.

[Do lat. religione.]
S. f.

2. Manifestação de crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos;
8. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, etc...


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 04 de March de 2009 11:52

A Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos...

dando continuidade a conceituação, podemos dizer que:
religião: cultuar a uma divindade; restabelecer ligação com o sagrado.
ateísmo : falta de crença no existir de deus ou deuses.

então, temos mais alguma definição, para darmos continuidade a nossa conversa?

em Cristo,

José Izaias.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de March de 2009 19:50

Perante essas definições considero que a resposta à pergunta inicial está dada...
o ateísmo não é uma religião.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 05 de March de 2009 02:58

Se religiao significa re-ligar homem com Deus e se ateísmo pressupoe a nao crença em nenhum Deus, o ateísmo nao pode ser religiao.

Vc criou quase que um sofisma com a sua pergunta, mas só pq seu amigo tem plenas convicções de Deus existe e isto parece ser maior do que mtos que tem religião, nao significa que seu amigo pode estar iniciando uma "nova religiao".

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 05 de March de 2009 11:13

A Graça e a Paz de Jesus Nosso Senhor estejam com todos...

Pois bem, é ai que começa a nossa conversa. Estas definições já haviam sido apresentadas. Mas, foi exatamente neste significado duro e absoluto da não existência de Deus que me levou a ver o ateísmo como religião.

Vou resumir com algumas perguntas e mais a frente procurarei ampliar o assunto. Faço desta forma, pois, estou com pouco tempo no momento.

O que nos conduz, a todos nós, a nos tornarmos o que somos?
O que leva a alguns se tornarem enfermeiros missionários, outros milionários e outros a ficar vendo TV à custa dos pais?
Quais são as bases para a moralidade? - De onde vêm as normas do que é ou não ético?

Se crermos que a moralidade é determinada pelos genes, qual a base para definirmos o ultraje? Caso não seja, definida pelos genes (DNA), quem definiu? Como determinamos?

Algumas frases para pensarmos:
"os materialistas se equivocam ao limitar a vida em si".
Tolstoi

"Acredito que, com a perda de Deus, o homem perdeu um tipo de sistema de coordenadas, absoluto e universal, ao qual podia sempre relacionar tudo, principalmente a si mesmo. Seu mundo e sua personalidade começaram a se fragmentar gradualmente. Fragmentos incoerentes e distintos, que correspondem a coordenadas relativas e diferentes."
Vaclav Havel (ex-presidente da República Checa - só para ressaltar, vem de uma cultura que procurou com afinco viver sem Deus).

"A mais bela sensação que podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda ciência e arte verdadeiras. Aquele a quem essa sensação é estranha, que não consegue deter-se perplexo e tomado pelo espanto, é semelhante ao morto: seus olhos estão fechados".
Albert Einstein

Em Cristo,

José Izaias



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2009 11:15 por izaias.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de March de 2009 14:49

Citação:
izaias
Se crermos que a moralidade é determinada pelos genes, qual a base para definirmos o ultraje? Caso não seja, definida pelos genes (DNA), quem definiu? Como determinamos?

Amém...

Essa passagem acima é bem esclarecedora!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de March de 2009 20:35

Citação:
izaias
foi exatamente neste significado duro e absoluto da não existência de Deus que me levou a ver o ateísmo como religião.

Fadas não existem! <--- esta declaração presume que tal descrença configura uma religião?

Como alguém dizia: Qual o problema? Vocês não crêem em "n" divindades e eu em "n+1".

Chega a ser engraçado a forma como alguns crentes querem ver religiosidade em todos os seres humanos, como se ela fosse uma espécie de firmware na EPROM.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 11:24

A Paz de Deus!

Lena que Deus te abençoe e te guarde. Bom, eu não sei em que você acredita Lena, mas, quando vejo:
- que as regras de vida são tomadas em bases puramente humanas;
- para o ateísmo a religião é má, mas, hitler, a china ateísta, a Coréia do norte, etc, mataram mais humanos que as religiões;
- e a ciência? quantas descobertas são ao "acaso", ou como gosto de chamar: milagres da ciência;
- as normas de conduta oriundas unicamente do homem. será que pode, ou tem a intervenção de Alguém Maior?
- assumir que a vida se finaliza aqui e sem continuidade (claro que exclúo os budistas ateus e similares desta lista, pois, estes crêem em reencarnação);
- Se crermos que a moralidade é determinada pelos genes, qual a base para definirmos o ultraje? Caso não seja, definida pelos genes (DNA), quem definiu? Como determinamos? (repetido de propósito)
- assumir que o mundo nasce de uma explosão. quer milagre maior que esse: uma explosão criando algo?
- e os milagres? como explicá-los sem Deus?
- etc...

Citação:
http://www.digestivocultural.com/comentarios/imprimir.asp?codigo=14919
Ateísmo: uma fé?
Ser ateu (e eu escrevo com letra minúscula) implica num elevado nível de fé. O bacana de ser cético é que muitos se esquecem que o ceticismo está estabelecido sobre o principio da verificabilidade empírica, que em si mesmo não é verdadeiro por definição, nem pode ser verificado empiricamente. Logo, o cético não é cético quanto ao ceticismo. Voltando ao ateísmo, trata-se da resultante de muitos fatores tais como humanismo, ceticismo, iluminismo e, o melhor de todos, o quarto elemento, o darwinismo. O ateísmo é uma doutrina religiosa relativamente nova, o termo ateísmo apenas revela que eu não acredito em Deus (que escrevo com letra maiúscula), ou que me oponho ao teísmo. Deus é o ponto de partida para o teísmo e curiosamente Deus também é o ponto de partida para o ateísmo. Não compreendo a fé como diametralmente oposta à razão, pois fé e razão não são excludentes. Toda essa dicotomia é uma evidencia do quanto estamos confusos...

Até Nietzsche duvidou do ateísmo nesa frase?
Nietzsche, disse: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens”.

que o Espírito Santo de Deus abra os nossos corações para a fé e a razão.

Em Cristo,

José Izaias

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 13:21

Citação:
izaias
- para o ateísmo a religião é má, mas, hitler, a china ateísta, a Coréia do norte, etc, mataram mais humanos que as religiões;

Estás equivocado. Retirando alguns fanáticos, para os ateus a religião não é intrinsecamente má ou boa. Na realidade nada o é. O uso que fazemos dela, ou de um qualquer sistema filosófico ou ideológico é que poderá revelar-se nocivo para a humanidade.
Não sou grande amiga de números para saber quem matou mais ou menos ao longo de toda a História, mas também não penso que sejam os números que nos devam guiar em questões de consciência, a menos que se goste de andar a reboque.
Já agora, Hitler era cristão.

Citação:
izaias
- e a ciência? quantas descobertas são ao "acaso", ou como gosto de chamar: milagres da ciência;

Por mais improvável que um dado acontecimento seja, a probabilidade existia, logo o facto de acontecerem nada tem de milagroso (implicando intervenção divina).


Citação:
izaias
- as normas de conduta oriundas unicamente do homem. será que pode, ou tem a intervenção de Alguém Maior?

Normas de conduta são estabelecidas em sociedade por interacção entre os elementos do grupo. Isto é evidente em qualquer cultura.
Logicamente certas normas reflectem a mais fundamental regra biológica de sobreviver para poder continuar.


Citação:
izaias
- Se crermos que a moralidade é determinada pelos genes, qual a base para definirmos o ultraje? Caso não seja, definida pelos genes (DNA), quem definiu? Como determinamos? (repetido de propósito)

Não sou adepta de sermos comandados pelos nossos genes.
Nem creio em bases biológicas da moralidade.
A moralidade nasce da necessidade de criar tabus favorecendo os que detêm o poder. Logo o que é eticamente reprovável varia no tempo e espaço. Um exemplo caro é o modo como encaramos os casamentos entre pessoas de raças (conceito puramente humano) diferentes.

Citação:
izaias
- assumir que o mundo nasce de uma explosão. quer milagre maior que esse: uma explosão criando algo?

Isso já é uma questão de estudar Física.

Citação:
izaias
- e os milagres? como explicá-los sem Deus?

Pois, mas isso fica a cargo de quem acredita em milagres e não dos ateus.


Citação:
http://www.digestivocultural.com/comentarios/imprimir.asp?codigo=14919
Não compreendo a fé como diametralmente oposta à razão, pois fé e razão não são excludentes. Toda essa dicotomia é uma evidencia do quanto estamos confusos...

Concordo. O resto do quote nem por isso, era apenas bla bla de quem tem dificuldade de aceitar a legitimidade de se ser ateu.

Citação:
izaias
Até Nietzsche duvidou do ateísmo nesa frase?
Nietzsche, disse: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens”.

Por que razão essa tendência para citar Nietzsche? Todo o ateu tem de gostar dele?!? Afff Sei... muitos gostam ao ponto de roçar a idolatria. Mas não se faça disso regra.

As boas ideias valem por si e não pela boca de quem as diz.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 14:08

A Paz de Deus!

Lena, que a Graça de Deus seja derramada sobre você. é muito bom conversar com pessoas inteligentes.

sobre Nietzsche, Kant e outros, eu gosto dos pensadores. citei a frase por achar interessante e bem verdadeira. há outras e no decorrer irei citá-las.

quando o homem, vive e cria suas próprias definições do certo e do errado, sempre acaba metendo os pés pelas mãos.

desculpe-me pela dureza destas palavras, mas, é um exemplo horrível e ordinário do pensamento de alguns homens. li que dois psicologos que deixaram as mulheres enfurecidas (e diga-se de passagem, elas tinham toda a razão). eles afirmaram, através de um estudo, que "o estupro era uma forma que alguns homens usavam para perpetuar a espécie". aff, quer coisa mais nojenta e degradante do que está definição?

eu vejo o ateísmo como religião, exatamente por terem uma certeza absoluta do que não pode ser defendido: provar a não existência de Deus?

com relação aos milagres, voCê nunca viu alguém ser curado de uma doença incurável? tenho um amigo que o sobrinho foi acertado por uma bala perdida. através de exames e na mesa de operações os médicos descobriram que não poderiam remover a bala. o menino está vivo! seu corpo não rejeitou a bala.

eu gosto de frases, então deixo mais uma:
"existem dois grupos de homens no mundo. os servos de Deus, que são usados por Deus e sabem que estão sendo usados. E os instrumentos de Deus. que Deus usa, mas, estes não sabem".
C.S. Lewis (ex-ateu) - observação: são ótimos os livros dele.

Graça e Paz a todos,

José Izaias

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 15:53

Citação:
izaias
quando o homem, vive e cria suas próprias definições do certo e do errado, sempre acaba metendo os pés pelas mãos.

O interessante é viver no meio, sem medo de dos erros nem tanta necessidade de ter certezas.

Citação:
izaias
desculpe-me pela dureza destas palavras, mas, é um exemplo horrível e ordinário do pensamento de alguns homens. li que dois psicologos que deixaram as mulheres enfurecidas (e diga-se de passagem, elas tinham toda a razão). eles afirmaram, através de um estudo, que "o estupro era uma forma que alguns homens usavam para perpetuar a espécie". aff, quer coisa mais nojenta e degradante do que está definição?

Eles falaram isso num contexto certamente.
No passado mesmo na nossa sociedade, onde a mulher era vista como ser inferior e dependente, as relações sexuais mesmo dentro do casamento seriam autênticas violações. Eram arrancadas da família, ou vendidas, ou acordava-se o futuro casamento quase à nascença. As mulheres entregavam-se porque achavam que era esse o seu dever, o seu destino. Foram séculos de violações legalizadas pela sociedade de então.
Hoje alguns homens perturbados, desajustados das nossas normas sociais, vêem na prática do estupro uma forma de se afirmarem, e de expressar a sua sexualidade.
Se no passado o rapto das Sabinas era aceitável hoje dá prisão.

Citação:
izaias
eu vejo o ateísmo como religião, exatamente por terem uma certeza absoluta do que não pode ser defendido: provar a não existência de Deus?

Mas o que torna um sistema uma religião é a certeza absoluta dos seus seguidores?
Por esse prisma os adeptos de um clube de futebol deviam poder associar-se ao abrigo da legislação relativa à liberdade religiosa.
É que a fé ganha-se e até se perde mas de clube ninguém troca!

Qual é a religião dos que têm a certeza absoluta que não há deuses do Olimpo, dos que são firmes na afirmação que Iemanjá não existe?

Desculpa Izaias mas dizer que os ateus pertencem a uma religião que é o ateismo não tem cabimento. Não há nada que nos una, simplesmente não cremos em deuses, no resto cada um é de sua maneira.
Tu e os teus colegas cristãos também não crêem numa longa lista de deuses e isso não vos une numa religião. O que vos une é a vossa fé num Deus específico, numa determinada revelação, num determinado sistema de princípios.

Citação:
izaias
com relação aos milagres, voCê nunca viu alguém ser curado de uma doença incurável? tenho um amigo que o sobrinho foi acertado por uma bala perdida. através de exames e na mesa de operações os médicos descobriram que não poderiam remover a bala. o menino está vivo! seu corpo não rejeitou a bala.

Nunca vi e relatos alheios por parte interessada não me provam nada.
Quanto à história do menino e da bala, não é milagre nenhum, nem é caso único.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 07 de March de 2009 17:03

não vejo o ateísmo como religião.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 10:54

A Paz e a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Vitor,
sei o significado literal da palavra ateísmo. só que a fé que eles depositam sobre a lógica humana, sobre o racional humano é tamanha que vejo a mente humana sendo divinizada.

a certeza que o ateísmo tem da não existência de Deus sem bases e sem documentos que o comprovem, me levam a pensar que é preciso muita fé para ter esta certeza.

é por isso que levantei a questão.


que Deus abençoe a todos,

José Izaias.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 11:40

Desculpa izaias mas isso não tem pés nem cabeça. Divinização da mente humana?!?! Mas não é por ela que tu te apercebes e constróis o teu mundo? Sem ela és apenas um amontoado de células respondendo automaticamente a estímulos externos.
Como podes acusar de divinização o simples uso de algo que nos é inerente?

Devemos ser culpados de pensar, de racionalizar? Óbvio que não.

Fé na lógica humana?!?! Devia ser lindo pormos-nos todos a duvidar sistematicamente das nossas experiências mais comezinhas - será que a minha mãe esta-me a dar de comer ou na realidade quer o meu mal e envenena-me enquanto me diz que me ama? uau já vi quadros psicóticos começarem por menos.

Explica-me porque devemos todos sem excepção guiar-nos por um ente que nos transcende? Qual a razão desse ente saber mais do que é bom para mim do que eu própria? Qual o fundamento dessa necessidade?
Se a resposta for a Bíblia... o que te garante que ela é verdadeira? Ensinaram-te e tens fé nisso. Óptimo. Por isso segues uma religião.

Agora mostra-me um sistema idêntico de certezas baseadas numa tradição ateísta sem qualquer sustento para além das próprias afirmações.

Repara que para um ateu, as questões espirituais não são reais, são pessoais, tal como o são os sentimentos de amor, amizade, ódio, inveja, entre outros.
Se eu nunca amar posso dizer que o Amor não existe, para mim não existirá mesmo. Não estou a mentir nem a divinizar nada com esta simples afirmação. Nem sequer me estou a fechar a um dia sentir tal. Nem sequer com a minha afirmação estou a criticar ou impedir alguém de sentir e amar.
Amor esse que aprendemos a dar nome ao longo do nosso crescimento, interagindo com os outros. Se ninguém nos ensinar, mostrar nunca vamos saber como é.
Mas também pode acontecer nunca experimentar o sentir mesmo, ou a nível neurológico termos uma organização diferente que nos torna "livres de emoções".

A mente humana é de uma complexidade incrível, o que conduz a uma enorme diversidade de respostas possíveis o que associada à história pessoal, dá que não há 2 iguais, nem mesmo nós nos repetimos.
Somos únicos e isso deve ser respeitado.
Para quê padronizar a nossa liberdade? Para quê desejar ver espelhos em todo o lado?

Se me perguntares se acho indesejável alguém ter fé em Deus, a minha resposta vai ser não. Se te sentes bem com ela, se isso te torna uma pessoa melhor, vai em frente!
Se me perguntares se acho desejável alguém ter fé em Deus, a resposta será não também.
Quem tem de decidir é o próprio e não o que eu ou tu pensamos ser desejável.

Já lá dizia Paulo que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém.
Que caminho queremos traçar? Onde queremos chegar? Construamos a nossa história em consciência e não porque nos dizem "vai por ali".

Desculpem, ficou longo... e na volta perdi-me lol

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 13:17

GPS GPS

Re: o ateísmo é ou não uma religião?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 11 de March de 2009 00:02

José Izaías

A mente humana se assemelhando ao divino só pq ela é capaz de realizar argumentos?

Desculpa, mas acho q vc está viajando...o ateismo nao tem ritual, nao tem nenhum tipo de reunião de pessoas discutindo sobre a nao existencia de Deus, e mesmo que tivesse nao seria religiao, pois a filosofia tbm discute sobre a existencia de deus ou nao é nem por isso é religião.

Vc fez uma reflexao a partir do seu convicção do seu amigo, beleza...mas existem alguns itens importantes para algo ser chamado de religião e, claramente o ateísmo nao é. Contudo, a comparação que vc sobre seu amigo e algumas pessoas que se dizem ter religião, mas nao são capazes de devendê-la tao bem quanto seu amigo. É uma indagação interessante, mas elas nao necessariamente relacionam entre si, uma nao explica a outra, ou leva a outra, ok? Foi apenas uma constação que vc fez...

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.