Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 01:58

Olá, irmãos, gostaria de propor uma nova reflexão sobre o céu. Há várias citações na biblia sobre a existencia de um céu e até mesmo do inferno, entao para vocês:

O que é o céu? Um lugar ou um estado?

O ceu e o inferno são aqui na terra?

o paraíso prometido por Jesus, na cruz, ao ladrão, é numa terra renovada após a grande tribulação ou não?

Por que sao Paulo fala do terceiro céu em 2 Cor 12, 2? Existe entao mais de um céu?

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 02:00

Paz do Senhor Rachel....


São os Tjs falando para vc que inferno não existe, pois tal lugar seria apenas o silencio do HADES, o "sono" da alma, o aniquilamento total do ser, não é isso?... E também que ninguem vai para o ceu, com exceção dos 144 mil que supostamente irão... Ou seja, 144 mil TJs e ninguem mais... Esses TJs são uma piada!


Vc vai AMAR o livro Rachel... Pode esperar.


Em amor fraterno

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 16/02/2009 02:05 por David_.

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 02:07

Ah! nao é só os tjs nao, David...eu tenho uma questão muito séria com esse lance de céu e inferno, eu nao acho q é um lugar, eu penso ser um estado de espírito. O estado de estar perto de Deus (ceu) e o estado de estar longe de Deus (inferno).

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 16:20

Lugar físico, nenhum deles é, com certeza.

João (JMA)

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 02:13

Mas, Joao, quando a gente ler as passagens que falam de céu e inferno a primeira impressão é que é um lugar, certo?

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 14:57

Paz do Senhor


Se o inferno fosse aqui mesmo, seria muito bom... Embora haja violência e coisas ruins acontecendo, dia após dia, ninguém quer morrer. Todos querem viver nesse suposto inferno.

Outra coisa... Se o inferno fosse aqui, Pessoas que fizeram o mal a vida inteira estariam impunes de suas práticas. Se o inferno fosse aqui mesmo, não haveria pecado. Se o inferno fosse aqui, JEsus não sabia de nada, talvez fosse um lunático, visto que ele falou do inferno como um lugar real e chegou mesmo a dizer que lá, as pessoas sentirão tormento...

Mateus 13:40-42
40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.


A Escritura é clara... O inferno existe e é um lugar que designa separação total de Deus! É lá onde serão lançados satanás e os anjos caídos! QUem morrer distante de Cristo também será lançado ali. Vejam o que João fala que o inferno é lugar de:

Apo 14:11 - E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite


Ora, se inferno e ceu não são lugares, Jesus realmente não sabia nada. Era de verdade um lunático, visto que Ele disse que iria preparar um lugar para aqueles que são seus. Quanto a esse assunto prefiro ficar com o ensinamento de Jesus e dos apóstolos.

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 17/02/2009 14:58 por David_.

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 15:30

CIAO CARISSIMI,
tema polemico este, do qual, não gosto muito de debater, ams exprimo minhas palavras aqui, não querendo discussão por favor:
O CÉU Jesus prometeu àqueles que O recebam a preparação de um lugar «na casa do Pai», na qual havia muitas moradas (João 14:1). É nesse lugar que se encontra o trono de Deus (Isa. 66:1), sendo daí que o Senhor estende a Sua soberania, faz conhecer o Seu poder, a Sua glória e a Sua sabedoria.O céu é um lugar eterno (2Co. 5:1, Salmo 45:6; 145:13), um alto e santo lugar (Isa. 57:15), onde se manifesta a paz, onde não pode entrar choro, tristeza ou dor (Apoc. 7:16,17).Como tal, temos o CEU e o INFERNO nao como um lugar explicitamente,mas um lugar onde nosso espirito habitara. Foi para esse lugar que Enoque e Elias foram elevados, assim como foi para esse lugar que o Senhor Jesus ascendeu (Atos 1:11). O Senhor Jesus não ascendeu para um mero estado de espírito ou para uma vaga esfera abstracta no universo, mas para um lugar real de honra, e onde foi visto por Estêvão, à mão direita de Deus (Atos 7:56), assim como por Paulo (2Co.12) e por João (Apoc. 1:10-18).
2. O INFERNO Jesus alertou igualmente para o inferno, um lugar onde o seu bicho não morre nem o fogo nunca se apaga» Assegurou que os que praticarem a inquidade serão lançados no lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes (Mat. 13:42).Ele, um dia, dirá a esses: «Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos» (Mat. 25:41. Cfr. ainda Apocalipse 20:10 e 21:8)Tal como o céu, o inferno e o lago de fogo e enxofre são lugares reais. E entre o inferno e o céu existe um abismo tal impossível de transpor (Lucas 16:26).O inferno é um lugar de tormento (Lucas 16:23), de vergonha e desprezo eterno (Daniel 12:2) onde existe separação absoluta e eterna de Deus e o desprezo eterno de todos os que lá se encontra. «A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite» (Apoc. 14:11)
Para finalizar lembro da passagem de Lazaro vejamos:
"Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que estava deitado ao seu portão, desejoso de fartar-se com migalhas que caiam da mesa do rico, mas ninguém lhas dava; e os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
"Morreu o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
"No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe Abraão e a Lázaro no seu seio.
"E clamou: Pai Abraão, tem compaixão de mim! E manda a Lázaro que molhe a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama!
"Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens na tua vida e Lázaro do mesmo modo os males; agora, porém, ele está consolado, e tu em tormentos. Demais, entre nós e vós está firmado um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós.
"Ele replicou: Pai, eu te rogo, então, que os mandes à casa de meu pai (pois tenho cinco irmãos) para os avisar a fim de não suceder virem eles também para este lugar de tormento! Mas Abraão disse: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Respondeu ele: Não, Pai Abraão, mas se alguém for ter com eles dentre os mortos, hão de se arrepender. Replicou-lhe Abraão: se não ouvem a Moisés e aos profetas tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. "
Acho que vale uma reflexao sobre ambos, que na biblia existem e foi comprovado.
FIQUEM COM DEUS

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de February de 2009 18:40

Amém...

É isso aí!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 01:22

entao, o purgatório seria o quê?

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 01:30

Não existe purgatório, Rachel! Existe um tópico em que falamos sobre isso. Analise lá as postagens e tire a sua própria conclusão!

EM Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 01:40

ok, David, vou ler. Voltando a discussao de ceu e inferno. Esse castigo de Deus, o inferno, é compatível com a principal característica de Deus: o amor? Se Deus nos ama tanto como pode haver um lugar de choro e ranger de dentes?

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 13:21

Paz do Senhor


É verdade... Uma das características de Deus é o Amor... Mas Ele tem outras e uma delas, que é tão grande quanto a característica do amor, é a JUSTIÇA. Uma coisa que Deus não é, é injusto. ELe zela por Sua Palavra...

Quando, ainda no Éden, o homem não havia pecado, foi alertado:

Gen 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Ora, essa morte, alertada por Deus no início, não era apenas uma morte física. Mas também uma morte espiritural, de separação permanente de Deus! Assim, mesmo que Deus quisesse por a TODOS nÒS no inferno, ainda assim Ele seria JUSTO! Mas o amor de Deus foi tão grande, que mesmo o homem desobedecendo, o Senhor já tinha "em mente" um Plano, para nos resgatar.

Assim, Deus já havia alertado para a segunda morte, Rachel... Segunda morte que é tratada por João, quando disse:

Apocalipse 20:11-15
11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o hades deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Apo 21:8 - Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


Deus é amor, e a maior prova desse amor é que Jesus veio para morrer pelo homem. E todo aquele que o aceitar como Salvador não passará pela segunda morte.

QUe o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 18/02/2009 13:25 por David_.

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 15:06

Um texto bem pequeno que explica muito as ideias sobre o céu

1. Na cosmologia bíblica, reflectindo cosmologias antigas, dá-se o no­me de céu ao firmamento, espécie de toldo sobre a terra, onde giram o Sol, a Lua e as estrelas e de onde saem os ven­tos e as chuvas. 2. Na visão bí­bli­ca, Deus está por cima do firmamento, nos céus (como se diz no Pai-Nosso) com os an­jos. A reflexão teológica, tendo em conta a absoluta transcendência de Deus, conclui que não há lugar que O possa conter, pelo que falar assim é usar uma lingua­gem antro­po­mórfica. J. C. veio ao mundo para nele restabelecer o Reino dos Céus (ou de Deus). 3. Numa visão soterioló­gica (i.e., de “salvação”), o Céu é o lugar (en­tenda-se: o estado) dos justos que, em plena união de vida com J. C., se tor­na­ram semelhantes a Deus, porque O vêem “tal como Ele é” (1Jo 3,2), “face a face” (1Cor 13,12). Em comunhão perfeita com a SS. Trindade, na companhia da Vir­gem Maria, dos anjos e dos bem-aven­turados, os justos têm no Céu a plena felicidade. E, quando da *parusia (fim do mundo e juízo final), com a res­surreição, dar-se-á a transformação do Uni­verso criado, passando a haver “no­vos Céus e nova Terra”, onde rei­na­rão para sempre a justiça e a paz, em­bora não saibamos nem quando nem como isso se dará (Cat 1023-1050). V. cosmo­gonia, cosmologia, Inferno.

[www.agencia.ecclesia.pt]

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 15:11

e sobre o inferno

Como o vocábulo su­gere (do lat. = lugar inferior), os in­fer­nos (no hebr., cheol ou hades) eram o lugar isolado e tenebroso para onde iam os mortos, bons e maus, de maneira que “descer aos infernos” significava morrer. Os exegetas da Escritura interpretam a descida de J. C. aos infernos, a seguir à sua morte redentora, no sentido de libertar os bons, para os levar consigo para o Céu. Paralelamente à tradição do cheol formou-se a tradição da *geena, como a parte mais profunda do cheol, onde habitavam os demónios e para onde iam parar os maus. Esta ideia, inspirada pelo vale ravinoso de Jerusalém para onde eram atirados os corpos dos condenados e servia de lixei­ra sempre a arder, passou ao NT e aos ensinamentos de J. C., que lhe dava habitualmente o nome de Inferno, onde há fogo e ranger de dentes. A reflexão cristã levou a considerar o Inferno como estado (não lugar) de auto-exclusão da comunhão amiga de Deus pelo pecador impenitente que a morte fixou na eter­nidade de forma irreversível na aversão a Deus. A Escolástica e o ensino comum da Igreja acrescentam à “pena de dano” (desespero pela perda culpável da feliz comunhão com Deus e os eleitos no Céu), a “pena dos sentidos” (castigo, figu­rado pelo fogo eterno, pelos danos que os pecados causaram). A Igreja, quando fala do Inferno, apela ao sentido de responsabili­dade moral e à conversão sincera, ao mesmo tempo que lembra a misericórdia infinita de um Deus sempre pronto a perdoar, afastando a falsa ideia de que Ele predestina alguém à pena eterna. Cf. Cat. 1033-1037.

[www.agencia.ecclesia.pt]

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 15:12

Paz, Rachel...



Paulo afirmou, certa vez, que:


2Co 12:2 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.


Lendo a Escritura percebemos que há o ensinamento de que há três céus.

O primeiro céu seria "aquilo azul", que olhamos e vemos a "Olho nu" em cima, ao alto... O espaço cideral. Este seria o primeiro céu.

O segundo céu, seria o paraíso, lugar onde estão os que morreram em Cristo e estão esperando o dia da ressurreição. Este céu não é o céu morada de Deus.

O terceiro céu, é o lugar morada do Altíssimo. É aí onde esta o Senhor Jesus... É aí onde estão os anjos a servir o Senhor dia e noite.

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 18/02/2009 15:14 por David_.

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2009 15:26

Oi Rachel

Antigamente, antes de Cristo, sempre se fazia alusão ao "Seio de Abraão" como um lugar localizado "abaixo". Na passagem do rico e Lázaro, vemos que o "Seio de Abraão" (ou paraíso, ou segundo céu) era um "compartimento" dentro do HADES. Ou seja, tanto os mortos perdidos, como os que morriam e seriam salvos, ficavam num mesmo lugar, separados apenas por um grande abismo.

Lendo a Escritura vemos que havia uma profecia de que o Messias levaria "cativo o cativeiro"... ou seja, levaria o "Seio de Abrão" (paraíso ou segundo céu) para um outro lugar. Vejam que o salmista profetizou:

Sal 68:18
Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.


E Paulo disse que JEsus cumpriu essa profecia:

Efe 4:8
Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.


Hoje o paraíso não é mais "vizinho" ao hades, como o era antes da ressurreição de Jesus.

Outra coisa, quando a Escritura fala que Jesus desceu ao "inferno", significa que ele foi ao hades, lugar habitação dos que morreram. E não ao inferno, lugar de tormentos.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de February de 2009 17:00

rachel,

já encontraste as respostas na Ecclesia.

A Bíblia não é um livro de história, mas uma catequese sobre o Povo de Deus.

Essa catequese serve-se de imagens para transmitir uma mensagem.

Nunca deve ser lida literalmente.

João (JMA)

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 20 de February de 2009 12:38

Entao, Joao qual a sua opnião sobre ceu e inferno?

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: izaias (IP registado)
Data: 20 de February de 2009 14:19

Que Deus nos abençoe a todos.

rachel, sobre a citação:
[color=#33FFFF]ok, David, vou ler. Voltando a discussao de ceu e inferno. Esse castigo de Deus, o inferno, é compatível com a principal característica de Deus: o amor? Se Deus nos ama tanto como pode haver um lugar de choro e ranger de dentes?

creio que Deus nos ame tanto que aos que escolhem estar distante Dele durante a vida aqui na terra, Ele respeita esta decisão e encaminha a pessoa para o local desejado, ou seja, o inferno - que tem a maior das dores: a completa ausencia de Deus.
acredito que uma das maiores dores que o homem pode sentir é a distância de Deus em sua vida. aqui neste mundo todos temos Deus agindo, se mostrando, mas, vê quem quer ver, sente quem quer sentir. Na nova vida os que querem estar com Deus estarão e os que não querem (e mesmo sem perceber aqui neste mundo que Deus os sustentava e por isso os seus sofrimentos são minimizados) estarão com a completa ausencia de Deus - isto sim é um inferno, um lugar sem ter a presença de Deus.

Se estou errado, podem me corrigir, pois, estou aqui para aprender e amadurecer. sempre é claro, com base na Bíblia.

A Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Re: o que é o céu e o inferno?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 24 de February de 2009 23:26

Rachel, o Purgatório, segundo a bíblia católica, existe. O problema é quando chegam os protestantes e arrancam uns quantos livros de lá, como o dos Macabeus. para dizer que não existe. Muito espertos!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.