Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Biblias em Português
Escrito por: Lobito (IP registado)
Data: 23 de December de 2008 15:18

Bom dia,

Desde criança contacto com a bíblia (Ferreira de Almeida Revista e Corrigida), e recentemente por forma a comparar fui começando a obter novas bíblias.

A razão começou quando estive um tempo a ouvir a pregação das Testemunhas de Jeova, e achei a bíblia deles no mínimo estranha, o que me levou a procurar compara-la com outras bíblias.

Rapidamente rejeitei a doutrina deles e concluí que está mesmo próxima do satanismo, logo é totalmente contrária a Deus. No entanto ficou o contacto com algumas bíblias que comecei a apreciar, por exemplo a dos capuchinhos que até ofereci à minha namorada, visto que ela tinha curiosidade e alem do mais é católica, achei que seria um bom presente até pelos excelentes comentários.

No entanto a razão pelo meu contacto convosco é principalmente o conhecer mais a bíblia, visto que tenho os católicos como os mais racionais decidi dirigir-me a vocês com o objectivo de ter alguma ajuda em dois tópicos.

O primeiro é que ando à procura de bíblia de Jerusalém mas ainda não descobri onde a poderei encontrar. (Vivo em Mem Martins, perto de Lisboa).

A segunda questão prende-se com a origem das várias traduções católicas e um pouco da sua história.

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Rodrigo Lourenço

Re: Biblias em Português
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de December de 2008 23:32

Caro Rodrigo:

Não conheço materiais sérios sobre a história das traduções bíblicas portuguesas, mas na «Wikipedia» pode-se encontrar um verbete cheio de informações: «Traduções da Bíblia em língua portuguesa». Como sempre, a «Wikipedia» deve ser vista com cautela, mas às vezes é um bom ponto de partida para posteriores investigações.

Quanto à Bíblia de Jerusalém em português, se bem me lembro, a edição é brasileira, daí que nem sempre se encontre nas livrarias portuguesas e seja bastante cara.

Alef

Re: Biblias em Português
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 14:41

Bem, sou um Católico e coleccionador de Biblias, não só por ter, mas sim para ler e orar !

Como tal, deixo-te aqui uma lista das que tenho e onde comprei:
- Biblia Sagrada Paulos (qualquer livraria Paulus e não só, é uma versão originalmente Brazileira, com algumas modificações para o Português de Portugal)
- Biblia de Jerusalém (Paulus, com linguagem "brazileira" a mais... É traduzida do Francês para o "Brazileiro")
- Biblia do Peregrino (comprei na Paulus em Lisboa, parece-me ser uma das melhores biblias de estudo, é traduzida do Espanhol)
- Biblia Sagrada "dos Capuchinhos" (comprei num hipermercado ! É a única tradução realmente feita e escrita em Português de Portugal)
- Biblia "Almeida" (Sociedade Biblica, é uma versão originalmente portuguesa, actualizada, revista e corrigida, para o "brazileiro", mas com uma linguagem muito antiga e arcaica, muitas vezes pouco percetivel...)
- Biblia Sagrada (Editorial Missões - Esta foi dificil de encontrar, comprei no Cristo Rei, mas a tradução não me parece das melhores...)

Espero que esta informação ajude.

Cumprimentos



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.