Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 14:16

Eu gosto muito de História e, particulamente, quando está relacionada com épocas antigas da humanidade. Uma das áreas que me agrada bastante é a arqueologia bíblica, chamemos-lhe assim.

A arqueologia tem contribuído bastante na investigação de relatos bíblicos procurando determinar a parte histórica do que é contado: busca e localização de cidades (por exemplo Sodoma e Gomorra), determinação das causas de destruições várias (por exemplo o derrube das muralhas de Jericó) entre outras.

Aqui há uns tempos, noutro tópico, registei uma dessas investigações num documentário que vi.

Por acaso, assisti há uns tempos na RTP2 a um documentário sobre expedições arqueológicas para determinar a localização de Sodoma e Gomorra (entre outras cidades bíblicas) ou a confirmação das descrições que a Bíblia delas fazia.

Foi um programa muito interessante. Descobri que há umas teses de que Sodoma e Gomorra sejam Bab edh-Dhra' e Numeira, junto ao Mar Morto.

Foram levantadas várias teorias que justificassem o fogo que destruiu as cidades, nomeadamente a explosão e incêndio de uma bolsa de gás e petróleo.

Os judeus, pastores nómadas, ao longo de gerações iam passando junto destas cidades. Observaram algum cataclismo e observaram as cidades destruídas. As histórias que se foram contando formaram a narração de Sodoma e Gomorra. Podem ter juntado vários factos que não se deram em conjunto, mas o essencial não foi alterado.

Isto define o meu pensamento sobre muitas das histórias bíblicas do Velho Testamento: não têm de ser um facto histórico, mas foram baseadas em casos reais que os marcaram. E o que a tradição foi passando de geração em geração, é a súmula dos ensinamentos que esse povo retirou desses acontecimentos.



Cassima

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 14:20

Hoje no DN. Descobriram o palácio da rainha do Sabá.

Cassima



Descoberto palácio da rainha de Sabá

Achado foi feito na zona de Axum Dungur, na Etiópia

Era até hoje um dos maiores mistérios da humanidade e as lendas que dele se alimentaram deram origem a literatura oral e escrita em diferentes culturas e épocas, atravessaram os tempos e chegaram à actualidade. Até Hollywood se rendeu à sua história, em 1959, com Solomon and Sheba, de King Vidor (Salomão e a Rainha de Sabá, no título português). Mas o mistério que envolvia a rainha de Sabá foi agora, em parte, desvendado, com a descoberta dos restos do seu famoso palácio, na Etiópia.

O achado foi feito por arqueólogos alemães, da universidade de Hamburgo, na localidade de Axum, na Etiópia, anunciou a própria universidade.

"Um grupo de cientistas, sob a direcção do Prof. Helmut Ziegert, encontrou durante uma investigação de campo feita esta Primavera o palácio da rainha de Sabá, datado do século X da nossa era, em Axum-Dungur", lê-se no comunicado daquela universidade alemã.

No palácio agora encontrado, "terá sido guardada durante um tempo a Arca da Aliança", explica ainda o documento. Segundo rezam as fontes históricas e religiosas, era essa a a arca que continha as tábuas dos Dez Mandamentos entregues por Deus a Moisés, no monte Sinai.

Os restos do palácio foram encontrados debaixo de outro palácio, esse pertencente a um rei cristão. "As investigações revelaram que o primeiro palácio da rainha de Sabá foi trasladado pouco depois da sua construção e reedificado com orientação para Sirius", explicam os arqueólogos alemães, que estão convencidos de que foi Menelik I, rei da Etiópia e filho da rainha de Sabá e do rei Salomão de Jerusalém, quem mandou construir o palácio na sua localização final.

No palácio havia um altar onde provavelmente esteve colocada a Arca da Aliança, um cofre de madeira de acácia recoberto a oiro, segundo a tradição. As numerosas oferendas que os arqueólogos encontraram nesse exacto lugar foram interpretadas como um sinal claro da especial relevância do local ao longo dos séculos.

A equipa de Ziegert estuda desde 1999, em Axum, a história do reino da Etiópia e da igreja ortodoxa etíope, e o achado agora feito é fruto dessa persistência. - F.N.

A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 15:45

-- moved topic --

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 18:34

Paz do Senhor

Encontramos, ainda hoje, informações que vem a CONFIRMAR aquilo que está escrito na Escritura. Vejam abaixo algumas descobertas recentes:


Em 1991 foi descoberta a chamada Tumba de Caifás

QUem foi caifás? [pt.wikipedia.org]

Em 1993 foi descoberta a Estela deTel Dan. Trata-se duma pedra de basalto escuro que menciona a "Casa de Davi", com a inscrição bytdwd, (byt casa dwd Davi)

Em 1996 foi descoberta a inscrição de Ecrom (Tel Mikné) contendo o nome da cidade filistéia de Ecrom e uma lista dos seus reis.

Em 1998 foi descoberta a Sinagoga de Jericó datada do ano 75 a.C.

Em 2001 foi descoberta a Estela de Joás, rei de Judá.

Em 2007 foi encontrado o túmulo de Herodes.

FONTE: [pt.wikipedia.org]


Construções bíblicas confirmadas:


A cidade de Gibeão.

O Túnel de Ezequias - Um túnel de 533 metros foi construído para prover a Jerusalém, água subterrânea, em prevenção da invasão assíria de 701 a.C.

As Muralhas de Jericó:
Uma destruição das “Muralhas de Jericó” data aproximada do ano 1550 a.C., tendo como a causa um cerco ou um terremoto no contexto de extrato denominado Destrucción Ciudad IV. De acordo com o relato bíblico, os israelitas destruíram a cidade depois que suas muralhas caíram, por volta de 1407 a.C.. As escavações de John Garstang, em 1930, datam a destruição de Jericó em 1400 a.C., mas após escavações de Kathleen Kenyon, em 1950, sua datação foi de 1550 a.C.. Bryant G. Wood crítico do trabalho de Kenyon, observou ambigüidades nas investigações com o carbono 14 que deram como resultado o ano de 1410 a.C., com 40 anos de diferença. Assim, Wood confirmou as conclusões de Garstang. Infelizmente, a dita prova de carbono teria sido resultado de uma má calibração. Em 1995, Hendrik J. Bruins e Johannes van der Plicht utilizaram uma prova de radiocarbono de alta precisão para 18 amostras de Jericó, incluindo seis amostras de cereal carbonizado, que deram como resultado uma antiguidade superior – 1562 a.C, com uma margem de 38 anos

O Segundo Templo - Confirmado pelo parecer ocidental. Construído por Herodes I o Grande;

A Rampa do sitio de Laquis - A cidade de Laquis foi capturada pelo rei assírio Senaqueribe em 701 a.C.

O Reservatório de Siloé - Uma piscina, ao sudeste das muralhas da cidade, e receptora das águas do Túnel de Ezequias. Este tanque é o mesmo mencionado no texto abaixo:

João 9:7
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.


O Templo de Siquém - (Mencionado em Juízes capítulo 9) Em 1910, arqueólogos encontraram ali cacos de cerâmica com inscrições, registrando despachos de vinho e de azeite de oliva e pagamento de impostos. Mas muitos dos nomes próprios inscritos neles continham o componente bá•al (Baal). Os arqueólogos também descobriram fragmentos em painéis de marfim.

FONTE: [pt.wikipedia.org]

Para quem gosta do assunto, abaixo tem várias outras descobertas, que demonstram a VERACIDADE daquilo que está escrito na Escritura

[www.arqueologiabiblica.blogspot.com]

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 16/05/2008 18:38 por David_.

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 02:15

Pena que todas essas descobertas "arqueológicas" aqui citadas padecem do mesmo mal, a saber: a pesquisa tendenciosa que já pressupõe aquilo que quer provar. Sinceramente, desconfio da qualidade científica de todas.

Para quem se interessa pelo assunto e quer ter também a opinião de estudiosos não fundamentalistas para considerar, há um material interessante em "A Biblia desenterrada", que no Brasil foi publicado com o título de "E a Bíblia não tinha razão...". O título da tradução aqui é uma jogada de marketing, para se contrapor ao clássico fundamentalista de título similar que fez muito sucesso noutra época ("E a Biblia tinha razão...").

[www.airtonjo.com]

Parece que não existe nenhuma prova de nada como garantia de fé. Para os que querem, entretanto, criam-se sinais ao gosto do freguês.

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de June de 2008 14:10

Citação:
firefox
Pena que todas essas descobertas "arqueológicas" aqui citadas padecem do mesmo mal, a saber: a pesquisa tendenciosa que já pressupõe aquilo que quer provar

E não é assim em muito da História, firefox? Quando se procura algo que se sabe ou se quer saber se o conhecimento que dele existe é real ou lendário? Parte-se sempre de um qualquer pressuposto...

Também Tróia era uma cidade lendária, até que um alemão curioso e amador, seguindo e interpretando as pistas existentes na obra de Homero, a descobriu (ou pelo menos, se não há certezas, há grandes probabilidades disso).

Não quero com isso dizer que todas as descobertas citadas são verídicas, mas também não são obrigatoriamente todas falsas.

Afinal, a Bíblia, mesmo não sendo um livro de História, revela e menciona muitos factos e eventos históricos que ninguém nega hoje em dia: Jerusalém, Jericó, os reinos persa, babilónico, egípcio, o império romano, faraós, reis persas, imperadores romanos, cidades gregas, ...

O meu gosto pela arqueologia bíblica, firefox, não tem nada que ver com a fé. Eu não creio porque algo foi provado historicamente. Digamos que é um interesse paralelo às minhas crenças. Faço gosto em ver que algo que a Bíblia relata tem alguma base histórica, da mesma forma que uma qualquer história familiar que tenha passado de geração em geração seja de repente associada a um verdadeiro acontecimento. Mas não acredito ou deixo de acreditar em Deus por causa disso, da mesma forma que não ponho em causa os meus antepassados, quer as histórias se verifiquem falsas ou verdadeiras.

Cassima

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de August de 2008 12:34

a Bíblia é escrita pot teólogos? Ou por quem?

Alef...responde:-)

Re: A Bíblia e a Arqueologia
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de August de 2008 20:58

Paz do Senhor


A Biblia foi escrita por vários homens, durante muito tempo, Ana... Vários foram os escritores, pois a Bíblia é uma COLEÇÃO de livros... Moisés, David, Salomão, Asaph, são apenas um pequeno exemplo de alguns que escreveram livros ou partes do Antigo Testamento. E Lucas, Paulo, Pedro e João um exemplo daqueles que escreveram livros no Novo Testamento.

O Antigo Testamento foi escrito no original em HEBRAICO. E o Novo Testamento em grego. Embora alguns acreditem que o Novo Testamento também foi escrito em HEBRAICO, pois era a língua dos escritores bíblicos.

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.