Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 13
Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Erivelton (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 23:21

Amados, boa noite.
Sou protestante e gostaria de estudar junto aos católicos a origem da ICAR. Como se originou, quando se iniciou e por quem foi fundado.
Espero a colaboração de todos aqueles que gostam de estudar religião.
Que a paz de Deus esteja entre nós.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de March de 2008 00:43

Se não estou equivocada... o culpado é Jesus.
Temos pena, mas as ordens vieram lá do topo.

Agora se te referes à Inspecção Central da Assembleia da República, o gabinete de imprensa é capaz de te ajudar. Não sei de cor o número, sorry.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 17:14

Citação:
Lena
Se não estou equivocada... o culpado é Jesus.

Paz do Senhor a todos


A Igreja de Roma começou a tomar o rumo que tem hoje, graças a CONSTANTINO. Antes dele, ela adotava a mesma doutrina das igrejas cristãs primitivas, como a Igreja de Filipos, de Tessalônica ou de COlossos.

Vejam como Paulo fala da Igreja de Roma:

Romanos 1:7-12
7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
8 Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
10 Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.
11 Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados;
12 Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.



Paulo falava, acima, para os irmãos, crentes da igreja de Roma. Nesta igreja, Jesus era o centro de toda a atenção dos fiéis, não havia o culto a Maria, não havia adoração a imagens de esculturas ... Era uma igreja completamente diferente da igreja romana que se conhece hoje em dia.

Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que a igreja romana que conhecemos hoje, nasceu com CONSTANTINO!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 18:16

Quem te meteu essa na cabeça?
Tu sabes mesmo o que Constantino fez?
O desgraçado do papa da altura, sabes o que ele andou a fazer? O que ele passou? Qual era a posição de Constantino acerca do Arianismo e qual era a do papa?
Pões uns versículos muito lindos mas não mostras nada que prove essa pretensão burra que Constantino é o pai da igreja católica.
E é logo igual à actual.... rsrsrs

Mas pensa só lá um bocadinho... se estava tudo tão errado depois de Constantino, pq um Lutero só aparece DEZ séculos depois?
Não houve por ai antes um percursor mártir, completamente subjugado pela autoridade perversa e demoníaca da igreja católica?!?! Tem de haver... 10 séculos de erros, e ninguém dizia nada? andava tudo burro?!?

Ai aiii
este pessoal não pensa, nem tenta.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 18:28

David paz,

O que tu disseste é correcto excepto isto "igreja romana que conhecemos hoje, nasceu com CONSTANTINO! "

A igreja católica romana que conhecemos hoje não nasceu num determinado momento. Não há "um momento" que se possa dizer foi a partir daqui. Ela é fruto de um longo processo histórico e circunstâncias que concorreram para o que conhecemos hoje como igreja católica romana. Apesar de não haver "um momento" ouveram certamente momentos e circunstâncias marcantes. Desde logo a circunstância de a Igreja cristã ter nascido durante o império romano, o momento em que o cristianismo passa a ser religião oficial do império é importante, a debilidade e a queda do império romano foi um momento marcante e decisivo para o surgimento do papado que ocupou o vazio por ele deixado, hoje pode-se ver que a organização e a forma admnistrativa da igreja católica romana é decalcada do antigo império romano. Alguns títulos de dito império ainda são adoptados na igreja católica como, por exemplo, o Pontifex Maximus que cabia ao imperador e hoje cabe ao Papa. Depois o cisma do Oriente/Ocidente foi outro momento marcante, alguns dizem que foi neste momento que a igreja romana se separou da catolicidade, depois a Reforma protestante e o concílio de Trento são outros momentos marcantes, depois a idade moderna a perda dos estados pontifícios também contribuiu para formatar o que é hoje a instituição vaticana, portanto é um longo e complexo processo histórico que desenboca no que hoje conhecemos como Igreja católica romana. Não se pode dizer que haja um momento de nascimento nem "um ínicio" determinado.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/03/2008 18:33 por Epafras.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 18:56

pois, vem desde o inicio, Jesus Cristo.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 19:03

David,

Além da sua doutrinação anticatólica, sem pé nem cabeça, não há nenhuma outra base que lhe autorize a fazer desse tipo de afirmação estapafúrdia. Não bastasse a falta de suporte para a sua agressão, faltou-lhe perceber que o edito de Constantino que autorizou o culto cristão data de 313, enquanto a patrística estendeu-se até o séc VII. Será que conhece tão pouco da história da igreja que não sabe que todos os padres da igreja da época eram católicos? Muitos dos padres da igreja, senão todos, escreveram a favor das práticas que hoje vc condena, tal como o culto (de veneração) aos santos e a mãe de Deus, batismo de crianças, etc. A propósito, nunca houve, nem no passado e nem hoje, adoração de imagens na igreja católica! Isso já foi comentado diversas vezes, e a sua insistência nesse assunto só se justifica pelo desejo que tem de ser desagradável e provocar aos católicos do fórum. Nem na Páscoa consegue evitar de ser desagradável? Que tipo de espírito é esse que te move para semear cizânia? Puxa vida!

Sobre ser a igreja daquela época "diferente da igreja romana atual", considerando-se que seja verdade, então muito mais para notar será a diferença maior da igreja protestante. Dentre as coisas tristes para se notar está o seu pobre sentido da unidade, já que o acentuado individualismo introduzido pelo liberalismo da reforma soaria escandaloso para qualquer cristão da igreja primitiva. E também não tenho nenhuma dúvida que aqueles cristãos primitivos se sentiriam, hoje, muito mais em casa entre os católicos, simplesmente pelo fato dos católicos cuidarem mais da tradição da igreja.

Adianta falar de algo espiritual com vc? Fundamentalismo é muito triste. Foi esse tipo de "progresso" que conseguiu deixando a igreja católica? Lamento muito.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 19:25

Citação:
Epafras
David paz,
O que tu disseste é correcto excepto isto "igreja romana que conhecemos hoje, nasceu com CONSTANTINO! "


Paz do Senhor


Discordo do irmão... Pois o sistema Católico Romano, como conhecemos hoje, começou a tomar forma quando o Imperador Constantino, "convertido" ao Cristianismo presidiu o primeiro Concílio das Igrejas no ano 313.

É importante ter em mente que a Igreja Cristã permaneceu pura e fiel ao Evangelho por cerca 250 a 300 anos, que foi a idade de ouro dos mártires e santos perseguidos pela Roma pagã. Depois da "conversão" do imperador Constantino (312 d.C.), o Cristianismo foi declarado religião do estado e multidões pagãs (principalmente os gregos com suas crenças e suas estátuas) foram aceitas na Igreja, passando pelo batismo, sem conversão alguma!

Eles trouxeram seus rituais, cerimônias e práticas, que foram sendo introduzidas na Igreja romana com nomes cristãos, os quais comprometeram e corromperam a genuína fé primitiva, de modo que a Igreja foi se tornando romanizada e paganizada! Isto, querido, é fato histórico INCONTESTÁVEL!

PEssoas não convertidas eram tomadas como professos na Igreja e em numerosas ocasiões tinham permissão de continuar praticando muitos dos seus rituais e costumes pagãos, usualmente com algumas poucas reservas ou mudanças, para fazer com que suas crenças parecessem mais semelhantes à doutrina Cristã

A igreja de Roma, que conhecemos hoje, nada tem a ver com aquela para quem Paulo escreveu, no Novo Testamento. São práticas e doutrinas completamente diferentes. A igreja de Roma da época de Paulo, procurava os Ensinamentos na Palavra, a de hoje não tem uma única doutrina bíblica que seja...

São duas igrejas, em dois momentos. Uma nasceu com CONSTANTINO.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 24/03/2008 19:37 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 19:48

Citação:
David_
A igreja de Roma da época de Paulo, procurava os Ensinamentos na Palavra, a de hoje não tem uma única doutrina bíblica que seja...

xiii nada tendenciosa a tua análise David. tsc tsc
E és sempre tão amável... lobo em pele de cordeiro.

Diz-me lá uma coisa, e os ortodoxos como é? Também sofreram as mesmas desgraças? Ou continuaram fieis à igreja primitiva?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/03/2008 19:51 por Lena.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 20:07

fato incontestavel é a sua ignorancia da historia, David

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de March de 2008 20:53

A propósito, quem presidiu o Concílio de Nicéia foi o Bispo Ósio. Nisso concordaram todos: o próprio Santo Atanásio, participante do Concílio, o afirmou, e até os arianos o reconheceram. Isso é tão básico... Também vale notar que Constantino era ariano, e a maioria dos bispos votou contra a doutrina dele no Concílio.

O almanaque que inspirou o David errou feio.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/03/2008 21:02 por firefox.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 00:30

Um texto interessante :

Papado: Tradição e História
[thefoot.multiply.com]
Por Renato Pompeu

A tradição diz que os papas da Igreja Católica Romana se sucederam ininterruptamente
desde São Pedro, o primeiro bispo de Roma, que recebeu de Jesus Cristo a
missão de fundar a Igreja. A tradição, mas não a história, pois o Novo Testamento
não indica que São Pedro tenha jamais ido a Roma, embora nele São Paulo relate
os primeiros tempos dos cristãos em Roma.

Além disso, o próprio nome “papa” não é de origem romana – vem do grego “papas”,
que significa “pai” (“pater”, em latim). E a própria Igreja Católica também
não é de origem romana, e sim grega. “Igreja”, em grego, quer dizer “Assembléia”;
e “Católica” significa “Universal”. Assim, se a Igreja Católica fosse de
origem romana, seria chamada de Assembléia Universal e não pelo seu nome
tão conhecido.

“Igreja” ou assembléia indicava o que hoje se chama de congregação, os fiéis
que freqüentavam o mesmo templo cristão. Em cada localidade, nos primeiros
tempos, os fiéis se reuniam para escolher uma pessoa com autoridade, chamada
de bispo, nome que também vem do grego. Havia praticamente um bispo em cada
cidade importante e um não era superior ao outro; todos eles eram chamados
pelos fiéis de “papa”, significando pai.

Com o tempo, os bispos de algumas cidades mais importantes, num total de
sete, no Oriente Médio (por exemplo, Jerusalém), na Grécia (por exemplo,
Antioquia), no Egito (Alexandria) e Roma, foram sendo chamados de patriarcas,
espécie de superiores dos bispos, como os atuais arcebispos.

Os sete patriarcas eram hierarquicamente iguais entre si; o bispo e patriarca
de Roma, no entanto, por estar na mesma cidade do imperador e ter acesso
a ele, era mais solicitado pelos fiéis para resolver questões relacionadas
com o governo. Quando a sede do Império Romano se mudou para Constantinopla,
hoje Istambul, o bispo e patriarca de lá é que passou a ser mais solicitado
para questões delicadas com os governantes.

Durante esse período o imperador Constantino proclamou o cristianismo como
religião oficial do império e foram sendo eliminadas a ferro e fogo todas
as outras religiões, menos a judaica, que foi poupada para corroborar que
a vinda do Messias tinha sido prevista no Velho Testamento.

A ascendência do bispo e patriarca de Roma voltou a crescer depois que o
Império foi dividido em Império Romano do Oriente e Império do Ocidente.
Como patriarca, o bispo de Roma só tinha jurisdição sobre o Ocidente, ou
seja, sobre a Europa Ocidental.
O Império Romano do Ocidente chegou ao fim, com a invasão dos chamados bárbaros,
e o bispo de Roma e patriarca do Ocidente passou, além de autoridade espiritual,
também para autoridade temporal, além de ficar sem contatos com a Igreja
no Império Romano Oriental e com os patriarcados em território islâmico.

Foi assim que surgiu a Igreja Católica Romana separada das outras. De vez
em quando eram restabelecidos os contatos com a Igreja Católica Grega, mas,
quando houve o cisma, a Igreja oficial, como o próprio nome diz, era a Igreja
Católica Ortodoxa, sendo portanto heterodoxa a Igreja Católica Romana.

A Igreja Católica Romana, como a conhecemos hoje, com sua lista de sucessão
de papas desde São Pedro, seu celibato clerical, a nomeação de bispos pelo
papa (e não mais eleição pelos fiéis), a indicação de cardeais pelo papa
e a eleição do papa pelos cardeais, começou a surgir depois de mil anos de
sua história. O papa teve poder temporal até 1870, quando a unificação da
Itália extinguiu os Estados Pontifícios, que ocupavam o centro da Itália.
Só em 1929, por um acordo com o governo Mussolini, é que surgiu a Cidade-Estado
do Vaticano e o papa voltou a ser soberano temporal.


Renato Pompeu é jornalista e escritor.

Publicado na revista Caros Amigos

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 14:42

Renato Pompeu é jornalista e escritor

pois, historiador é que ele não é certamente.

Bastaria ler este paragrafo escrito por ele

Durante esse período o imperador Constantino proclamou o cristianismo como
religião oficial do império e foram sendo eliminadas a ferro e fogo todas
as outras religiões, menos a judaica, que foi poupada para corroborar que
a vinda do Messias tinha sido prevista no Velho Testamento.


Qualquer estudante do ensino básico devia saber que isto é falso. Constantino não tornou o cristianismo a única religião oficial do império. Com Constantino o cristianismo deixou de ser perseguido mas não passou a ser a única religião oficial do império. Aliás como o firefox disse o imperador Constantino estava mais próximo da heresia ariana (que pela cultura que mostram não devem sequer fazer ideia do que é) do que do cristianimo ortodoxo-católico.
Só com o imperador Teodósio, em 391. Ou seja 54 anos depois da morte do imperador Constantino, 66 anos depois do concilio de Niceia e 78 anos depois do edito de Milão.

Pois é David e Jorge Gomes, isto em Portugal aprendi eu na disciplina de história do 8º ano do ensino básico! Tinha 13 ou 14 anos.
O facto incontestavel é que quem se apoia em escritos de amadores manifestamente ignorantes e literatura fantasista ao kilo não pode esperar querer ensinar ninguem e faz uma pessima figura.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 17:45

Citação:
camilo
fato incontestavel é a sua ignorancia da historia, David


Paz do Senhor


Não sei em que o colega se baseia para tentar defender o contrário. Até mesmo escritos históricos católicos confirmam o que eu disse na minha última mensagem (que COnstantino foi o responsável pela entrada de práticas "Pagãs" no seio da igreja). Veja só o que diz a WIKIPÉDIA:

"Constantino legalizou e apoiou fortemente a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador,...também não tornou o paganismo ilegal"

"apesar de seu batismo, há dúvidas se realmente Constantino se tornou Cristão. A Enciclopédia Católica diz: "Como sumo pontífice ele velou pela adoração pagã e protegeu seus direitos." E a Enciclopédia Hídria observa: "Constantino nunca se tornou cristão". No dia anterior ao da sua morte, Constantino fizera um sacrifício a Zeus, e até o último dia usou o título pagão de Sumo Pontífice."

"Seja como fôr, qualquer que tenha sido a fé individual de Constantino, o fato é que ele educou seus filhos no Cristianismo, associou a sua dinastia a esta religião, e deu-lhe uma presença institucional no Estado romano (a partir de Constantino, o tribunal do bispo local, a episcopalis audientia, podia ser escolhida pelas partes de um processo como tribunal arbitral em lugar do tribunal da cidade). E esta associação institucional ao Cristianismo criou uma situação equívoca, já que o Cristianismo tornou-se a religião pessoal dos imperadores, que, no entanto, ainda deveriam regular o exercício do paganismo - o que, para um cristão, significava transigir com a idolatria. "

"Uma das mais conhecidas foi o Édito de Constantino, promulgado em 321, que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso, com exceção dos lavradores. Mas note-se que o domingo foi escolhido como dia de repouso, não apenas em função da tradição sabática judaico-cristã, como também por ser o "dia do Sol" - uma reminiscência do culto de Sol Invictus.
O imperador romano Constantino muito influenciou na inclusão na igreja cristã de dogmas baseados em tradições."


FONTE: [pt.wikipedia.org]


COnstantino fez com que o cristianismo simplesmente absorvesse o paganismo grego e de outras culturas. É isso que diferencia a igreja de Roma da época de Paulo da igreja de Roma de hoje.

Existem outros sites que mostram bem mais claramente o paganismo recebido pelo "cristianismo" de Constantino. Citei apenas o site "wikipédia" por acreditar que seja mais confiável da grande maioria aqui!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 18:39

pois, deve ter incluido o arianismo nos dogmas da igreja.

Enfim, andamos mais de mil anos enganados. De niceia a lutero. Afinal de contas a promessa de Jesus de que o Espirito Santo haveria de guiar sempre a Igreja não se cumpriu.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 18:40

Ò David, lol, não achas que estás a abusar um pouco? Então a Igreja católica não tem nada baseado na bíblia? Quem é que te disse isso conta-nos lá. Gostava imenso de saber. Diz antes, a Igreja Católica não se fecha na bíblia, tal como é ensinado na mesma. Tu é que teimas em não ver. Mas isso é outra história e levar-nos-ia para outros caminhos menos agradáveis.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de March de 2008 19:20

Seven,

Iria ainda mais longe e diria que não é difícil mostrar que todos os ensinamentos católicos, isso mesmo todos, sem exceção, encontram eco na Bíblia. Prefiro, da minha parte, entretanto, não seguir por esse caminho justamente para não acabar fazendo exatamente como fazem esses que se dizem "fiéis seguidores da Bíblia", e depois transformam a Palavra de Deus em joguete da sua vaidade.

Desse tipo de "fiel" por aqui já basta o David.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 00:11

Vamos lá ver, então por esse prisma, o Dogma da Santíssima Trindade é falso. Visto que pertence à doutrina católica e visto que para o David não tem fundamento bíblico, gostava de saber o que é que ele tem a dizer sobre isto.

Firefox,

se estivesse tudo escrito preto no branco, era fácil de mais não era? Para que é que precisavamo do Espírito Santo? Já tinhamos tudo na bíblia.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 01:41

Citação:
camilo
Renato Pompeu é jornalista e escritor
pois, historiador é que ele não é certamente.

Bastaria ler este paragrafo escrito por ele

Durante esse período o imperador Constantino proclamou o cristianismo como
religião oficial do império e foram sendo eliminadas a ferro e fogo todas
as outras religiões, menos a judaica, que foi poupada para corroborar que
a vinda do Messias tinha sido prevista no Velho Testamento.


Qualquer estudante do ensino básico devia saber que isto é falso. Constantino não tornou o cristianismo a única religião oficial do império. Com Constantino o cristianismo deixou de ser perseguido mas não passou a ser a única religião oficial do império. Aliás como o firefox disse o imperador Constantino estava mais próximo da heresia ariana (que pela cultura que mostram não devem sequer fazer ideia do que é) do que do cristianimo ortodoxo-católico.
Só com o imperador Teodósio, em 391. Ou seja 54 anos depois da morte do imperador Constantino, 66 anos depois do concilio de Niceia e 78 anos depois do edito de Milão.
Quanto ao Constantino era uma figura peculiar realmente
Pois é David e Jorge Gomes, isto em Portugal aprendi eu na disciplina de história do 8º ano do ensino básico! Tinha 13 ou 14 anos.
O facto incontestavel é que quem se apoia em escritos de amadores manifestamente ignorantes e literatura fantasista ao kilo não pode esperar querer ensinar ninguem e faz uma pessima figura.

Sim é certo que não foi Constantino que fez do Cristianismo a religião única nem tornou o paganismo ilegal já que ele nunca deixou de invocar o deus sol, sim foi Teodósio que torna o cristianismo a religião oficial e isso devia de ser mencionado para o texto ficar perfeito.. Para ficar 100% correcto ele devia ter referido o tal Édito de Milão em que é legalizada, reconhecida como uma religião do Império , na linguagem de hoje uma religião do Estado e depois o autor devia ter referido então o Teodósio em que passou a ser a única. O imperador Constantino deu um jeitaço grande, um contributo digamos enorme à igreja católica Romana e à sua expansão, mas há também quem diga que foi a própria Igreja Católica Romana que deu um jeitaço enorme ao Constantino, à unidade do seu império, ao seu poder totalitário, foi ele que convocou o concílio de Niceia depois da farsa da sua conversão, da sua oportuna conversão, convocou a fim de unificar a Igreja cristã, pois com as divergências desta seu trono poderia estar ameaçado. Também sobre isso do arminismo não é de admirar o que diz a Wikipédia: “Vendo que as disputas entre os cristãos poderiam causar uma ruptura interna no Império, Constantino determinou que o arianismo estava errado, que este era uma heresia, julgando assim contribuir para manter a coesão política do império, embora mais tarde viesse a aderir a ele, tendo sido baptizado por um bispo ariano antes de morrer.” Uma figura peculiar este Constantino, mas deu um belo empurrãnzinho para a expansão da icar, até construiu a basilica e tudo.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 06:32

Apenas um detalhe: arminismo e arianismo são coisas completamente diferentes.

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 13


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.