Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 13:36

Deve ser triste para alguém com vocação pra padre e que se apaixone por uma mulher não poder ter mulher, mas eles têm que se sujeitar às regras internas da igreja católica do celibato ser obrigatório, o celibato é uma lei interna da icar, não é uma doutrina, tal como antigamente era uma lei interna da Assembleia as mulheres da Assembleia de Deus só poderem usar saia e só compridas e bem compridas ainda por cima e o cabelo a chegar até aos pés, pode ser que o Bento XVI que é todo modernaças se lembre um dia de mudar a regra de obrigá-los a isso já que melhor é casar que viver abrasado como dizia Paulo, ou ter sobrinhos por aí digo eu. Já agora, eu sou bisneto de um padre, pra que conste, o meu bisavô às escondidas não foi muito dado ao celibato, a adoração por Deus acima de todas as coisas e por mulheres já vem de família graças a Deus, senão não estava aqui.
Mas acho que só traria vantagens a igreja católica reformarem essa lei e dar liberdade de escolha aos seus sacerdotes pra estes optarem ou pelo celibato ou pelo casamento.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:09

O que é a "icar"?

João (JMA)

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:43

Citação:
Alef
Parece-me curiosa essa «segurança» com que se afirma que Pedro «era casado e sempre levava sua esposa para onde ia». Naturalmente, se Pedro tinha sogra, era ou foi casado. [Dizem as más línguas que é o castigo, a que escaparam Adão e Eva. ;-)] Mas não temos evidência de que a mulher de Pedro o acompanhasse por onde quer que fosse. Também não temos dados absolutos sobre a tese contrária. Mas não deixa de ser «intrigante» o diálogo que aparece nos sinópticos, que passo a citar. No caso de Lucas, fala-se explicitamente em «deixar a mulher». Exagero de expressão? Sentido figurado? Creio que este é um problema maior para os que lêem a Bíblia de modo literal. Ora, vejam-se os textos:

Paz do Senhor a todos


O que é mesmo “curioso”, Alef, é uma igreja como a católica romana, pregar que o casamento é INDISSOLÚVEL e no entanto, para tentar defender seus dogmas, passam por cima de argumentos que são sólidos e que mostram outra coisa, para simplesmente dizerem que Pedro REPUDIOU sua esposa. Dessa forma, será que o apóstolo Pedro foi o primeiro cristão a se divorciar? Seria ele o primeiro cristão a repudiar a sua esposa? Mesmo Pedro sendo judeu e sabendo que Deus detesta o repúdio?

Mal 2:16 -
Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio,


e também sabedor do que Jesus disse:

Mateus 5:32
Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera;


Diante disto e das outras passagens já enviadas que mostram que Pedro levava consigo sua esposa, além também de ser mencionado o caso da sogra dele, e não da “ex-sogra”, acredito sim, que Pedro era casado e que não repudiou a esposa.

Com relação aos textos enviados pelo ALef, estes mostram tão somente a PRIORIDADE dada pelos apóstolos em seguir o Senhor Jesus. Teriam a mãe, o pai, o irmão, a esposa deixado de serem pai, mãe, irmãos e esposas?

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:46

Citação:
JMA
O que é a "icar"?

Respondendo a pergunta acima:

ICAR = Igreja Católica Romana

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 17:59

Jorge

O que é ser bisneto de um padre?

Eu conheço uma senhora neta de um padre. Diz ela, que preferia ser de uma família normal do que neta de um padre! E tu?

Ele falava com a família?

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 03:21

Caro David:

Parece-me que a tua mensagem acaba por aumentar os problemas.

Não resolves o problema do «deixar a esposa», que eu referi, expressão própria de Lucas, que nos outros sinópticos corresponde a um deixar tudo. A tua tentativa de desqualificar aqui o verbo «deixar», como se ele significasse que um parente deixasse de o ser (absurdo!), não tem qualquer sentido. Basta ver que este é um texto que se segue ao episódio do jovem rico.

Assim, o problema continua: se Jesus fala, segundo Lucas, em deixar a mulher (juntamente com tantas coisas e outros parentes), estará realmente a referir-se a repúdio, contradizendo os textos da Escritura que tu apresentas? Será apenas uma questão de prioridade, como indicas? Será essa «prioridade» mais ou menos intencional coerente com a radicalidade a que alude o diálogo com o jovem rico e a posterior pergunta de Pedro? Por outro lado, teria sentido que a mulher de Pedro estivesse com ele e que quando diz a Jesus que, ao contrário do jovem rico, ele e seus companheiros deixaram tudo, esta ouvisse as palavras de Jesus prometendo recompensa aos que deixassem tudo, incluindo a mulher? Como se explica isto? Não te parece que estás a criar ainda mais problemas?

Em segundo lugar, diante do problema e antes de tentar resolvê-lo, não resististe ao ataque, acusando a Igreja Católica de contradição ao defender a indissolubilidade do matrimónio e postular por parte de Pedro o repúdio da esposa. Isto é levantar poeira para tentar confundir o interlocutor. Podes dizer-me onde é que a Igreja Católica afirmou que Pedro repudiou a mulher? Fontes, por favor!

Alef

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 12:04

Pronto David, agora chegou a "cavalaria pesada" Estás tramado...lol

joking...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 22:21

Hoje andei a rabiscar no forum e encontrei isto escrito pelo David....Ora chegou um homem que pensa como eu!!!
*****************************


Citação:
firefox
É assunto para psicólogo pesquisar o que esse povo que odeia católicos vem fazer num forúm católico. Exercitar o ódio?

Paz do Senhor....


Puxa vida "fire"... Se tu fosse um SMURF, eu diria que tu seria o smurf ranzinza... Deixa de tanta raiva rapaz... Todos os fóruns não católicos que participo tem pessoas católicas. Num deles tem um católico que é igual a tu. Quando não sabe responder algo, fica com raiva e xinga até o pai e a mãe do debatedor dele.

Acredito que, desde que haja respeito a pessoa, as IDÉIAS podem e devem ser debatidas. Cada um pode defender aquilo que pensa, mesmo que seja baseado em gibis do pato Donald, desde que respeite a pessoa do seu debatedor.

Que o Senhor nos Abençoe


David

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 22:47

Isto é que vai aqui uma açorda hein, que confusão, que complicação, não vale a pena complicar e buscar versículos que nada a ver. Isto é muito simples minha gente, Paulo era celibatário por opção, mandava que as mulheres tivessem caladas na igreja, disse que o melhor era o pessoal não se casar, se calhar não queria ter uma mulher a mandar bitaikes pra tudo, muito menos do que ao seu ministério dizia respeito, já chegava as beatas da igreja, se calhar ele chegou a ter alguma experiência traumática com mulheres ou não queria ter o pesadelo de ter uma sogra :), mas isto agora são especulações a brincar. Na verdade Paulo queria que todos fossem solteiros, para Paulo, todos deveriam ser celibatários e não só alguns e não só quem cuida do Templo. Paulo exorta a todos que o melhor é não tocar em mulher e às mulheres que o melhor é ficarem solteiras ou viúvas. Acho que se dependesse dele a humanidade já teria se extinguido. Isso seria o ideal aos olhos dele (Mas ele reconhece que isso não é para todos) e o casamento seria uma excepção dada aos que não conseguissem viver sem sexo (pois, nem toda a gente suporta os "espinhos da carne" que é neste caso não ter mulher, não ter sexo como Paulo parece ter aguentado tão bem, só se for eunuco castrado...). É, também disse que era melhor o pessoal casar-se que abrasar-se, e que nem todos têm o dono do celibato, nem todos aguentam ficar sem curtir, depende da libido de cada um, dos níveis de testosterona que o corpo de cada um produz (é, o celibato instituido para todos os padres é barrado pela natureza de cada um). Também o mesmo Paulo falou quando se referia aos bispos que não quisessem ser celibatários e sim ter mulher e sogra, que fossem homens de 1 só mulher e as recomendações a eles como para qualquer marido é como a Bíblia diz que cuidassem bem da mulher porque quem não cuida bem da casa também não cuida bem das coisas do Senhor "Convém pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo" (1 Tim. 3:1-7).
Depois temos outro exemplo do Pedro que tinha a santa da sogra, e tinha mulher, não temos grande informação sobre isso, mas nada na Bíblia diz que Pedro deixou a mulher, claro que se ela fosse um embaraço ao ministério de Pedro aí em 1º lugar está Deus, vai pra casa da sogrinha mas é, nenhuma mulher nem nada pode ser um embaraço à obra de Deus e ao ministério, se um ministro de Deus tem que escolher entre a mulher e Jesus a escolha é óbvia, Jesus e a obra de Deus tem que vir sempre em 1º lugar acima de tudo. Mas uma coisa em boa parte dos casos não impede a outra, Pedro como qualquer sacerdote pode ter muito bem ter cumprido o seu ministério e o seu casamento correr sobre rodas e feliz.O que é certo é que a sogrinha de Pedro estava feliz com Jesus, tanto é que tinha fé Nele e em vez de ir lá tentar dar com o rolo da massa e ralhar com Jesus, foi mas é receber a cura toda feliz. Sogra feliz quer dizer que o casamento ía bem, senão não era sogra mas sim ex-sogra.
Algumas igrejas evangélicas também não consagram pastores se não forem casados o que eu também acho mal, na minha sei que já houve esse pensamento, mas ultimamente já há pastor solteiro, porquê que um sacerdote tem que ser obrigatoriamente celibatário ou casado??? Acho que o que vemos na Bíblia é que o ideal está na liberdade de cada um em escolher, não é por ser obrigatório o celibato ou o casamento que vai deixar de haver escândalos, leia-se padres pedófilos ou padres com amantes (domésticas, vão lá a casa passar a roupa no ferro) ou a bela da freira e haver sobrinhos por aí, ou pastores que mesmo casados são adúlteros e traem a pastora com uma irmãnzinha da igreja. Mas a liberdade de escolha acredito que diminuisse muitos escândalos, depois era questão de cada um ter juizo. Acho que o papa devia de pensar nos mais novos, ele também já foi e acabar com essa de ser obrigatório.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 23:03

Citação:
Ana
Hoje andei a rabiscar no forum e encontrei isto escrito pelo David....Ora chegou um homem que pensa como eu!!!
*****************************


Citação:
firefox
É assunto para psicólogo pesquisar o que esse povo que odeia católicos vem fazer num forúm católico. Exercitar o ódio?

Paz do Senhor....


Puxa vida "fire"... Se tu fosse um SMURF, eu diria que tu seria o smurf ranzinza... Deixa de tanta raiva rapaz... Todos os fóruns não católicos que participo tem pessoas católicas. Num deles tem um católico que é igual a tu. Quando não sabe responder algo, fica com raiva e xinga até o pai e a mãe do debatedor dele.

Acredito que, desde que haja respeito a pessoa, as IDÉIAS podem e devem ser debatidas. Cada um pode defender aquilo que pensa, mesmo que seja baseado em gibis do pato Donald, desde que respeite a pessoa do seu debatedor.

Que o Senhor nos Abençoe


David

É, eu também concordo com o homem.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 23:21

Citação:
Ana
Jorge
O que é ser bisneto de um padre?

Eu conheço uma senhora neta de um padre. Diz ela, que preferia ser de uma família normal do que neta de um padre! E tu?

Ele falava com a família?

Bem, acho engraçado, não sei se falava com a família, mas a minha mãe não se lembra de os avos a falarem disso e já eram mortos quando ela nasceu, o meu avô herdou a casa onde ele vivia e dava a missa, ainda está lá com a capela e tudo, agora a casa claro está modernizada com piscina e tudo, a minha mãe vendeu a parte dela à irmã, mas vou lá quando quero ver a família de lá e curtir a piscina e o ar puro do Alto Minho.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de March de 2008 03:35

Pois é, parece que nem Jesus teve uma árvore genealógica «impoluta»...

Alef

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de March de 2008 15:22

Citação:
chegou um homem que pensa como eu

Tenho até pena de um homem nessa condição. rs.

Citação:
eu também concordo

Eu não concordo :)

Bom. Adquiriram senso de humor.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 00:05

Citação:
firefox
Citação:
chegou um homem que pensa como eu

Tenho até pena de um homem nessa condição. rs.

Citação:
eu também concordo

Eu não concordo :)

Bom. Adquiriram senso de humor.

Mas eu concordo [...] :), e até concordo contigo quando estás numa de católico protestante vê lá, é normal, sou evangélico e protestante também e não concordo com muita coisa, mas não vale a pena andares assim com o pessoal, e estar sim bem disposto, isto é só um debate, uma troca de opiniões [...].

___
Editado por Alef: Algumas palavras menos adequadas foram substituídas por reticências entre parêntesis rectos.



Editado 2 vezes. Última edição em 17/03/2008 22:45 por Alef.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 00:20

Citação:
Alef
Pois é, parece que nem Jesus teve uma árvore genealógica «impoluta»...
Alef

Olha Fox, temos que protestar com este senhor, o que é que a árvore genealógica de Jesus tem a ver com o celibato dos sacerdotes que estamos a falar???

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 04:33

Citação:
Alef
Pois é, parece que nem Jesus teve uma árvore genealógica «impoluta»...
Alef

Como assim, não percebi onde quer chegar.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 11:31

Caro Jorge:

Parece-me tão evidente que me «custa» explicar. Tal como tu, também Jesus tem na sua ascendência algumas situações «anómalas»: Tamar deu dois filhos a Judá, mas era sua nora, que se fez passar por prostituta. Rahab era uma prostituta estrangeira que deu guarida em Jericó aos espiões israelitas. Rute era uma moabita, logo também estrangeira. A mulher de Urias lembra-nos também o pecado de David.

Alef

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 13:27

Citação:
Ana
Hoje andei a rabiscar no forum e encontrei isto escrito pelo David....Ora chegou um homem que pensa como eu!!!

Citação:
Jorge Gomes
É, eu também concordo com o homem.

Pois Ana e Jorge, ao concordar com o David, assinais por baixo das suas opiniões, nomeadamente:
- O mundo foi feito em seis dias
- Todos descendemos de Eva e Adão
- Os católicos são uns idólatras
- Estamos a chegar ao fim do mundo

Ó essa concordância limita-se apenas ao comentário em questão?!!!...


Cassima

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 15:33

Bem Alef Jesus é Jesus, é Deus, foi gerado com semente incorruptivel do Espirito Santo, mas já aqui este mermanjo eu sou gerado de semente corruptivel por causa do pecado de Adão, tenha na linhagem quem tiver, nem que tivesse a Madre Teresa de Calcutá ou o Martin Luther King ou alguém da laia do Bin Laden ou do Bush, mas eu não atribuo conotação negativa ter tido um bisavô padre, bem pelo contrário, julgo que ele cumpriu bem a sua vocação, é motivo de orgulho, e formou-se uma bela família a partir dele, é o q interessa.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/03/2008 15:34 por Jorge Gomes.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 16:46

Citação:
Cassima
Citação:
Ana
Hoje andei a rabiscar no forum e encontrei isto escrito pelo David....Ora chegou um homem que pensa como eu!!!

Citação:
Jorge Gomes
É, eu também concordo com o homem.

Pois Ana e Jorge, ao concordar com o David, assinais por baixo das suas opiniões, nomeadamente:
- O mundo foi feito em seis dias
- Todos descendemos de Eva e Adão
- Os católicos são uns idólatras
- Estamos a chegar ao fim do mundo

Ó essa concordância limita-se apenas ao comentário em questão?!!!...


Cassima

Concordar e subscrever um comentário especifico não quer dizer que eu concordo com tudo o que a pessoa defenda, nem o facto de não concordar com alguma coisa de alguém, significa que discorde de tudo, e isto tanto dá pra evangélicos como eu, espiritas, católicos, ateus, etc. Neste caso claro que estava só a pensar naquele comentário especifico, eu quando subscrevo algo cito as palavras.
Quanto a doutrina, eu subscrevo o que digo eu e o que direi, e digo isto porque já li coisas dele que concordei, outras que não concordei, lá está, mas sendo evangélico é do conhecimento de todos os pontos em comum e em discordància entre igreja católica e evangélicos, mas comigo não há stresses, gosto de conviver com ateus, católicos, evangélicos, espiritas, sejam o que forem boa onda, que sejam respeitadores, boa onda, boa gente, gente assim merece-me todo o respeito e amor sempre, quanto a esses tópicos que apresentou terei todo o gosto de dialogar o meu ponto de vista com mais tempo e no tópico apropriado.

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.