Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de February de 2008 19:53

Paz do Senhor



[g1.globo.com]



Acho correto se fosse exinto o celibato. Além de ser um fardo, acredito que muitos problemas seriam resolvidos com sua extinção.

Além do que, o casamento é algo que encontramos nas Escrituras Sagradas:

1 Timoteo 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Que o Senhor continue a nos abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de February de 2008 20:05

Pois, queres começar com as citações?

Toma lá:

1Cor 7

32 Eu quisera que estivésseis livres de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor, como há-de agradar ao Senhor. 33 Mas aquele que tem esposa cuida das coisas do mundo, como há-de agradar à mulher, 34 e fica dividido.

Pronto perdeste.

Next!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 17:26

Citação:
s7v7n
Pois, queres começar com as citações?
Toma lá:

1Cor 7

32 Eu quisera que estivésseis livres de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor, como há-de agradar ao Senhor. 33 Mas aquele que tem esposa cuida das coisas do mundo, como há-de agradar à mulher, 34 e fica dividido.

Pronto perdeste.

Next!


Paz do Senhor


É indiscutível que quem está sem esposa tem mais tempo para o Senhor. Mas também é indiscutível que a ordem do apóstolo foi que o sacerdote SEJA CASADO. Submeter forçosamente os sacerdotes a um fardo deste, como é o caso do celibato, baseado apenas em algo que o apóstolo apenas COMENTOU e não fez nenhuma exortação a observação desse preceito, é algo perigoso e não bíblico. Perigoso, pelas tentações do dia a dia que um homem solitário pode sofrer.

Mas o que eu estava querendo era apenas comentar que se o celibato vier a ser extinto muitos escândalo diminuirão, se não, desaparecerão. Visto, que para mim, a causa maior de muitos escândalos é o celibato dos sacerdotes.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 17:33

Valha-me Deus, a intenção de São Paulo não era que fosse casado mas sim que não fosse casado mais que uma vez.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 18:04

Citação:
camilo
Valha-me Deus, a intenção de São Paulo não era que fosse casado mas sim que não fosse casado mais que uma vez.

Paz do Senhor


Para ser casado mais de uma vez, ele teria de ser casado ao menos uma vez, não é verdade? Mas o sentido não é este. Pois, o apóstolo falou que:

1 Timoteo 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

O que entendemos é que o sacerdote deve ter sua esposa. Isso é claríssimo. Não há outra interpretação.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 28/02/2008 18:18 por David_.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 18:36

amputar-lhe a biblia para faze-la dizer aquilo que ela não diz:

as versões que eu tenho dizem:

1 Tm 3, 2 * Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher...

o que é coerente com outras recomendações de São Paulo, e não só, noutras passagens biblicas. O proprio São Paulo não era casado, porque exigiria casamento a outros?

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 18:53

Citação:
camilo
amputar-lhe a biblia para faze-la dizer aquilo que ela não diz:
as versões que eu tenho dizem:

1 Tm 3, 2 * Mas é necessário que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher...

o que é coerente com outras recomendações de São Paulo, e não só, noutras passagens biblicas. O proprio São Paulo não era casado, porque exigiria casamento a outros?



Paz do Senhor Camilo

Não vejo diferença nas duas traduções. Mas o que quero entender mesmo, é o que você acha dela... Será você entende que Paulo ao dizer "é necessário que o bispo seja... marido de uma mulher...", está dizendo que "ele não se case? É isso? Acredito que qualquer pessoa que esteja aprendendo a ler interpretará que ele está dizendo aquilo que está escrito: que tenha uma esposa. Ou não é isso?

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 18:58

Talvez o apóstolo Paulo estivesse dizendo que ele mesmo não era um bom bispo, já que não era casado.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 19:05

Não, David, não está dizendo nada disso. Está apenas a dizer que não quer bispos que tenham sido casados com mais que uma mulher, ou seja 2, 3 ou mais.
Não sei se está a recusar viuvos recasados ou a recusar convertidos que antes de se converterem tenham tido varias mulheres, provavelmente ambos os casos. Não está a recusar homens que nunca tenham casado.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 19:06

Citação:
firefox
Talvez o apóstolo Paulo estivesse dizendo que ele mesmo não era um bom bispo, já que não era casado.

Paz do Senhor, "fire"


É verdade, Paulo não era casado, mas não o era por ESCOLHA PRÓPRIA. E não por imposição de alguém. Já PEdro era CASADO e sempre levava sua esposa para onde ia!

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 28 de February de 2008 20:39

Não sei se estou enganado mas não foi Pedro que levou Jesus para sua casa e foi a sogra que os serviu? Ou era Pedro ou Paulo. Mas acho que era Pedro.

Cristo veio para ensinar, e não para buscar apenas pessoas que já sabiam tudo.

De qualquer maneira, tal como diz São Paulo, não há mandamento da parte do Senhor. Mas que o conselho existe da sua parte existe. E se está escrito acho que não é nenhuma baboseira.

David, para ti deixar tudo por Deus até pode ser um fardo. Por isso é que não és padre. E cada vez mais são precisas pessoas com grande espírito de sacrifício para deixar tudo por Deus. Para estar mais disponível para Deus.

Porque depois outro problema que se impunha era o divórcio dos padres. Outra coisa que iria servir de doce para quem gosta sempre de atacar a Igreja. Divórcios, infidelidades, tantas coisas. Custa é verdade. Por isso é que ninguém é obrigado a ir para padre. Queres vais, não queres também podes sevir a Igreja de outra maneira.

O celibato a meu ver é uma "arma" poderosa, pelas razões que indiquei. Para ti pode não sei. Ok. Amigos à mesma.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 09:49

O problema maior é a selecção de candidatos. Começariam a aparecer até candidatos a padres como se isso fosse um simples emprego numa repartição publica. Teriamos os problemas que ocorrem por vezes com algumas denominações protestantes com pastores a revelarem publicamente que são ateus!
Os filhos dos padres que iriam para padres como iriam para serralheiros se o pai fosse serralheiro (e diga-se que os filhos dos pastores protestantes têm má fama).
Depois há o problema economico, muitos padres com mulher e filhos iriam querer ter mais dinheiro para sentir o futuro dos filhos mais seguro (além disso teriam despesas maiores). Ora a maior parte das paroquias catolicas não têm a possiblidade de pagar o que esse padre sentiria necessitar, o resultado seria aquilo que se vê muitas vezes nos grupos protestantes, ou o pastor tentam sugar o maximo dos fieis ou então arranja outro trabalho complementar, o que prejudicaria o trabalho pastoral. Isso faria que tivessemos mais padres mas para muitos deles o trabalho pastoral fosse secundario, afinal o rendimento principal dele não viria dali mas do seu outro emprego.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 14:25

Citação:
David_
PEdro era CASADO e sempre levava sua esposa para onde ia!

S. Pedro era um marido muito dedicado!!! :D

Onde é que tu foste buscar isso? Existe a referência à sogra de S. Pedro, que os serviu após Jesus a ter curado, agora à esposa que não o largava não conheço...

Cassima

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 16:10

Todos sabem que penso que o celibato deveria ser facultativo. Só isso!

Já o David quer forçar a barra, e nisso vai contra a própria Bíblia para dizer que o apóstolo Paulo não disse o que disse, mas é que para alguns vale tudo para atacar os católicos.

É assunto para psicólogo pesquisar o que esse povo que odeia católicos vem fazer num forúm católico. Exercitar o ódio?

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 17:13

Citação:
Cassima
Citação:
David_
PEdro era CASADO e sempre levava sua esposa para onde ia!

S. Pedro era um marido muito dedicado!!! :D

Onde é que tu foste buscar isso? Existe a referência à sogra de S. Pedro, que os serviu após Jesus a ter curado, agora à esposa que não o largava não conheço...

Cassima



Paz do Senhor, CAssima


I Corintios 9:3-6
3 Esta é a minha defesa para com os que me acusam.
4 Não temos nós direito de comer e de beber?
5 Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6 Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?


PEdro era casado, e como um bom marido levava a sua esposa onde quer que fosse. Paulo fez alusão ao dizer, acima, que tinha o direito de ter e levar a esposa, assim como faziam os demais apóstolos. (Cefas é Pedro)

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 29/02/2008 17:36 por David_.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 17:33

Citação:
firefox
É assunto para psicólogo pesquisar o que esse povo que odeia católicos vem fazer num forúm católico. Exercitar o ódio?

Paz do Senhor....


Puxa vida "fire"... Se tu fosse um SMURF, eu diria que tu seria o smurf ranzinza... Deixa de tanta raiva rapaz... Todos os fóruns não católicos que participo tem pessoas católicas. Num deles tem um católico que é igual a tu. Quando não sabe responder algo, fica com raiva e xinga até o pai e a mãe do debatedor dele.

Acredito que, desde que haja respeito a pessoa, as IDÉIAS podem e devem ser debatidas. Cada um pode defender aquilo que pensa, mesmo que seja baseado em gibis do pato Donald, desde que respeite a pessoa do seu debatedor.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 29/02/2008 18:03 por David_.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 29 de February de 2008 21:20

Sim David, fez essa alusão, mas se tinha mulher, segundo se diz, não seria a sogra que os serviria, mas sim a mulher, a dona da casa.

E gostava também de dizer que achei o último post do Camilo bastante interessante. E como tal não basta apenas mandarmos com uns bitaites bílbicos. Eu acho que as coisas iriam piorar aos poucos. Mas vou deixar Deus guiar a Igreja e que as pessoas se inspirem de Deus para decidir estes problemas. Porque pedófilos e violadores e infelizes tanto há nos casados como nos solteiros.

Já agora, o que acham que significa, deixar tudo pelo reino de Deus?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 29/02/2008 21:35 por s7v7n.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de March de 2008 13:42

Citação:
David_
Paz do Senhor, CAssima

I Corintios 9:3-6
3 Esta é a minha defesa para com os que me acusam.
4 Não temos nós direito de comer e de beber?
5 Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
6 Ou será que só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

PEdro era casado, e como um bom marido levava a sua esposa onde quer que fosse. Paulo fez alusão ao dizer, acima, que tinha o direito de ter e levar a esposa, assim como faziam os demais apóstolos. (Cefas é Pedro)


Não é que esta questão seja muito importante - eu até não sou contra o celibato opcional - mas vejamos bem essa passagem:

Bíblia dos Capuchinhos:

Esta é a minha defesa contra aqueles que me criticam. 4Não temos nós, porventura, o direito de comer e de beber? 5*Não temos o direito de levar connosco, nas viagens, uma mulher cristã, como os restantes Apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas? 6*Ou somente eu e Barnabé é que não temos o direito de deixar de trabalhar?

Apresenta no versículo 5 a seguinte nota:
5. Uma mulher cristã, lit., "Uma mulher irmã"; segundo outra tradução, gramaticalmente defensável: uma cristã como esposa. Os antigos comentadores gregos e latinos aduzem aqui o exemplo das piedosas mulheres que acompanhavam Jesus e o serviam (Lc 8,1-3 nota). Parece tratar-se do direito de poder reclamar, da comunidade, o sustento de uma qualquer colaboradora.


Bíblia Avé-Maria:

3. Esta é a minha defesa contra os que me denigrem.
4. Não temos nós porventura o direito de comer e beber?
5. Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas?
6. Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho?



Como vês, nestas duas versões, a primeira escolha não é esposa, embora, como se diz na nota, a expressão "uma cristã como esposa" seja "gramaticalmente defensável".

Mas assim, se olhar à tua tradução em que a esposa está relacionada com as pessoas nomeadas, então posso concluir que S. Paulo e Barnabé também eram casados e queriam levar as suas esposas com eles.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 04/03/2008 13:45 por Cassima.

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 00:12

Parece-me curiosa essa «segurança» com que se afirma que Pedro «era casado e sempre levava sua esposa para onde ia». Naturalmente, se Pedro tinha sogra, era ou foi casado. [Dizem as más línguas que é o castigo, a que escaparam Adão e Eva. ;-)] Mas não temos evidência de que a mulher de Pedro o acompanhasse por onde quer que fosse. Também não temos dados absolutos sobre a tese contrária. Mas não deixa de ser «intrigante» o diálogo que aparece nos sinópticos, que passo a citar. No caso de Lucas, fala-se explicitamente em «deixar a mulher». Exagero de expressão? Sentido figurado? Creio que este é um problema maior para os que lêem a Bíblia de modo literal. Ora, vejam-se os textos:

a)
Citação:
Lc 18:28-30
Disse-lhe Pedro: «Nós deixámos os próprios bens e seguimos-te.» Ele disse-lhes: «Em verdade vos digo: Não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, que não receba muito mais no tempo presente e, no tempo que há-de vir, a vida eterna.»

b)
Citação:
Mt 19:27-29
Tomando a palavra, Pedro disse-lhe: «Nós deixámos tudo e seguimos-te. Qual será a nossa recompensa?» 28Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna.

c)
Citação:
Mc 10:28-30
Pedro começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» 29Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida eterna.

Alef

Re: Padres brasileiros pedirão o fim do celibato.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 12:04

E sabem-me dizer onde está o documento dos presbíteros?

João (JMA)

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.