Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14
Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de February de 2008 18:50

Graça e Paz


Em outro tópico foi comentado sobre "amuletos de proteção". Diante disso gostaria de saber dos colegas se acreditam mesmo que tais objetos são místicos e se salvam.

Segundo acreditam, o escapulário de MAria, por exemplo, consiste na consagração da pessoa à Maria na esperança de sua "proteção maternal". vejam o benefício de quem usa tal objeto:

- Quem usa durante a vida inteira tem DIREITO a salvação.

- Quem o usa tem o "privilégio sabatino" (se forem ao purgatório no sábado seguinte à sua morte suas almas serão levadas para o céu)

- tem a "proteção maternal" (proteção de MAria em vida e a garantia de sair rapidamente do purgatório)

Tem muitas outras vantagens para quem usar tal objeto místico... Quem quiser ver todas as vantagens vá ao GOOGLE e digite a palavra "escapulário".

Visto que é um ensinamento antibíblico, gostaria de saber se isto tudo ainda está valendo, ou se é algo que não vale mais?

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de February de 2008 21:47

David

Acho que está a confundir o Google com o Catecismo da Igreja Católica. Veja no catecismo se encontra lá tudo isso.

pontosvista

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 17:06

Citação:
pontosvista
David
Acho que está a confundir o Google com o Catecismo da Igreja Católica. Veja no catecismo se encontra lá tudo isso.

Graça e Paz


Segundo os sites católicos que pesquisei o escapulário faz parte da doutrina católica. Veja que um deles cita um concílio e dá uma explicação:

"4. Valor da promessa do Escapulário

é doutrina católica, repetida pelo Concílio Vaticano II: "O conjunto dos fiéis, porque tem a unção do Espírito Santo (cfr. 1 Jo. 2, 20-27) não pode errar quando acredita, e esta peculiar propriedade sua é manifestada pelo sentido sobrenatural de fé de todo o povo quando, desde os Bispos até os fiéis, presta seu consentimento universal no que se refere à fé e os costumes. Com este sentido de fé... e sob a guia do sagrado Magistério... adere-se infalivelmente a ela, com certeiro juízo a penetra mais profundamente e a aplica mais plenamente à vida" (L.G. 12).

Esta precisa e esplêndida formulação conciliar não pode ser mais explícita. E é que a mesma prerrogativa de infalibilidade concedida por Jesus a seu Vigário mediante a assistência do Espírito Santo, tem precisamente como finalidade que o conjunto do Povo de Deus, sua Igreja e Corpo místico, não se equivoque, por exemplo, com uma devoção aceita por todos.

Enm conseqüência: Se a promessa do Escapulário aplicada a todos os fiéis (proceda da visão de São Simão Stock ou de onde quer que seja) não fosse verdadeira, o Espírito Santo não teria permitido que a Igreja, o conjunto do Povo de Deus, a tivesse por certa. Para muitos a prova é irrefutável, nem para isso é necessária uma definição do Supremo Magistério. Embora sim houve controvérsias e foram solucionadas pela Santa Sé."

Fonte [www.acidigital.com]

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2008 17:08 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 17:49

Citação:
David_
"O conjunto dos fiéis, porque tem a unção do Espírito Santo (cfr. 1 Jo. 2, 20-27) não pode errar quando acredita, e esta peculiar propriedade sua é manifestada pelo sentido sobrenatural de fé de todo o povo quando, desde os Bispos até os fiéis, presta seu consentimento universal no que se refere à fé e os costumes. Com este sentido de fé... e sob a guia do sagrado Magistério... adere-se infalivelmente a ela, com certeiro juízo a penetra mais profundamente e a aplica mais plenamente à vida" (L.G. 12).

Não há nenhuma referência a escapulário na Lumen Gentium.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 17:55

Menino pastor,

já que quer tratar de "amuletos místicos", o que tem a dizer sobre o uso da Bíblia como amuleto? Parece-me que vc acredita que decorá-la e recitá-la garante a salvação.

Já percebemos que vc não a conhece, senão não andaria por aí se metendo a doutor da lei, mas como a utiliza como amuleto soa bem mais hipócrita a sua atitude de aparecer por aqui acusando os outros.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 18:10

Citação:
firefox
Citação:
David_
"O conjunto dos fiéis, porque tem a unção do Espírito Santo (cfr. 1 Jo. 2, 20-27) não pode errar quando acredita, e esta peculiar propriedade sua é manifestada pelo sentido sobrenatural de fé de todo o povo quando, desde os Bispos até os fiéis, presta seu consentimento universal no que se refere à fé e os costumes. Com este sentido de fé... e sob a guia do sagrado Magistério... adere-se infalivelmente a ela, com certeiro juízo a penetra mais profundamente e a aplica mais plenamente à vida" (L.G. 12).

Não há nenhuma referência a escapulário na Lumen Gentium.

Graça e Paz



O parágrafo final mostra a conclusão que é algo que vemos na mente de muita gente que usa esse talismãzinho. Veja a conclusão do abençoado:

"Enm conseqüência: Se a promessa do Escapulário aplicada a todos os fiéis não fosse verdadeira, o Espírito Santo não teria permitido que a Igreja, o conjunto do Povo de Deus, a tivesse por certa. Para muitos a prova é irrefutável, nem para isso é necessária uma definição do Supremo Magistério. Embora sim houve controvérsias e foram solucionadas pela Santa Sé."

Esse, acima, é o pensamento de muita gente católica. Porém acredito que muito católico não crê nisso. O problema é que nao vemos ninguém a combater tais ensinamentos errados!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 18:16



já que quer tratar de "amuletos místicos", o que tem a dizer sobre o uso da Bíblia como amuleto? Parece-me que vc acredita que decorá-la e recitá-la garante a salvação.



"Fire", embora você não acredite, eu já fui católico. Já namorei uma moça muito católica. No quarto dela tinha sempre velas acesas ao redor de uma imagem de Maria. Ela também conservava sempre a Bíblia aberta no Salmo 91. Tanto que ao folhearmos a Bíblia sempre notávamos que as páginas do salmo 91 era meio amarelada, de tanto o livro viver aberto naquele salmos. Acho que a atitude dela era para tentar se proteger com aquele salmo de alguma coisa...

Como já disse, nos apenas procuramos VIVER os ensinamentos contidos na Bíblia.


Já percebemos que vc não a conhece, senão não andaria por aí se metendo a doutor da lei, mas como a utiliza como amuleto soa bem mais hipócrita a sua atitude de aparecer por aqui acusando os outros.


Talvez eu conheça mais da sua religião do que você mesmo, "fire". Ja fui católico, e mesmo após ter saído, já estudei muito sobre o catolicismo romano. Então, falo de algo que tenho conhecimento.

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2008 18:30 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 18:49

Citação:
David_
parágrafo final mostra a conclusão que é algo que vemos na mente de muita gente que usa esse talismãzinho. Veja a conclusão do abençoado:
"Enm conseqüência: Se a promessa do Escapulário aplicada a todos os fiéis não fosse verdadeira, o Espírito Santo não teria permitido que a Igreja, o conjunto do Povo de Deus, a tivesse por certa. Para muitos a prova é irrefutável, nem para isso é necessária uma definição do Supremo Magistério. Embora sim houve controvérsias e foram solucionadas pela Santa Sé."

Parece perda de tempo tratar com vc, que vem agindo como cego e surdo, não tem demonstrado boa fé e só quer provocar os católicos. Nada disso que citou faz parte de documentos do concílio.

Citação:
David_
Esse, acima, é o pensamento de muita gente católica. Porém acredito que muito católico não crê nisso. O problema é que nao vemos ninguém a combater tais ensinamentos errados!

Eu particularmente não cultivo a devoção do escapulário, mas me identifico muito mais com os católicos que têm carinho pela mãe de Jesus e pelos seus santos do que pela egolatria do David_ que absolutiza a sua visão limitada de tudo, faz-se de doutor da lei e juiz da fé e do coração alheio e sai condenando as outras pessoas. Vc anda repetindo versículos feito papagaio mas faz pouco caso de tantas passagens em que os apóstolos alertam para não se fazer isso que vc anda fazendo.

Não vejo nada para "combater" em quem têm muito amor pela mãe de Jesus, por exemplo, e quer demonstrar esse carinho carregando um sinal da sua devoção. Se vc não consegue diferenciar entre "sinal" e "sinalizado" é problema seu. Os católicos não acreditam que é o sinal que proteja, nem que o sinal tenha algum tipo de poder. Sem a conversão de coração e de mente que o sinal representa, ele de nada serviria, nem nenhuma devoção é verdadeira se não procura algum tipo de semelhança com o amado. Toda devoção cristã tem como meta final a semelhança com o Cristo.

Quem protege é sempre Deus, mas os católicos tb acreditam que Deus ouve com especial carinho aqueles que demonstraram muito amor por Ele. Isto é óbvio demais, tanto que soa até ridículo ter que repetir para vc algo que qualquer criança católica sabe. Todo poder vem de Deus, e Cristo é nosso "único modelo", entretanto, quando o apóstolo Paulo disse para imitarmos e ele próprio, nenhum católico entendeu dali que Paulo queria ocupar o lugar de Jesus.

Citação:
David_
Que o Senhor nos Abençoe

Ele te abençoará muito mais se vc parar de semear cizânia entre o povo dEle.

É uma pena não confiar mais na sua boa vontade... Desconfio de que nem sequer lê o que os outros escrevem.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 18:54

Citação:
David_
"Fire", embora você não acredite, eu já fui católico. Já namorei uma moça muito católica.

Ao contrário! Antes mesmo de falar isso já tinha quase certeza de que tinha sido, só assim se explicaria tanto rancor da sua parte. Vejo em vc a mesma atitude de Adão, que para esconder sua falta procurou alguém a quem culpar.

Citação:
David_
Talvez eu conheça mais da sua religião do que você mesmo, "fire". Ja fui católico, e mesmo após ter saído, já estudei muito sobre o catolicismo romano. Então, falo de algo que tenho conhecimento.

Imagino que um apóstata sempre pense conhecer mais do que os outros sobre a igreja que abandonou.

Aqui vc tem demonstrado com frequência a sua visão pobre e distorcida da igreja católica.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de February de 2008 18:23

Graça e Paz



Não vejo nada para "combater" em quem têm muito amor pela mãe de Jesus, por exemplo, e quer demonstrar esse carinho carregando um sinal da sua devoção.


Como sei sua posição sobre a Bíblia, imaginava a sua resposta. Mas, sei que temos aqui muitos colegas católicos com conhecimento mais aprofundado das Sagradas Escrituras e que tem opinião bem diferente da sua.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 13/02/2008 18:24 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de February de 2008 21:19

Citação:
David
sei que temos aqui muitos colegas católicos com conhecimento mais aprofundado das Sagradas Escrituras e que tem opinião bem diferente da sua

Onde estão esses católicos?

Já agora, David, conhece o Evangelho de S. Lucas, ali pelo cap. primeiro, onde tem toda aquela gente que não conhece as escrituras e por isso mostra grande reverência e dá grandes títulos à mãe de Jesus? Como não tinham o David para os ajudar acabaram escrevendo tudo aquilo, não é?

pontosvista

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de February de 2008 17:40

Citação:
pontosvista
Citação:
David
sei que temos aqui muitos colegas católicos com conhecimento mais aprofundado das Sagradas Escrituras e que tem opinião bem diferente da sua

Onde estão esses católicos?

Já agora, David, conhece o Evangelho de S. Lucas, ali pelo cap. primeiro, onde tem toda aquela gente que não conhece as escrituras e por isso mostra grande reverência e dá grandes títulos à mãe de Jesus? Como não tinham o David para os ajudar acabaram escrevendo tudo aquilo, não é?


Graça e Paz "PV"


Seria bom que você mostrasse na Bíblia esses "grandes títulos" e essa "grande reverência"...

Mas, veja bem querido... Eu também reverencio a pessoa de Maria. Reverencio como reverencio a Paulo, a Pedro, a João, a Tiago, a Elias... Respeito como exemplo de serva e servos que estes homens e mulheres foram. Mas eles não são Deus e estão mortos... Não podem fazer nada por mim nem por ti. Ainda não ressucitaram e estão no paraíso esperando a volta de Cristo para receberem seus corpos glorificados. Por isso que Paulo falou que na volta de Cristo...

1Tessalon. 4:16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Na volta de Cristo, a igreja irá ao seu encontro no ar... Lá os crentes encontrarão com Moisés, com Paulo, com Pedro com maria... Eles já estarão lá por que ressuciram primeiro.

Só Jesus é superior a todos e pode fazer algo pelo homem. O restante, seja ele Pedro, Paulo, Tuago, Moisés ou Maria, não podem fazer NADA! Jesus é O caminho. Ele não é UM caminho. Veja que ao usar o artigo definido Jesus exclui qualquer outro suposto caminho com direção a Deus. Pois a Salvação é só através dEle! Jesus já existia bem antes de qualquer ser da criação de Deus. Bem antes do que qualquer anjo, bem antes que qualquer estrela, bem antes que qualquer planeta... Bem antes de Maria, Jesus já existia! Jesus é Deus. E um dia, todo joelho se prostará diante dEle!


Filipensses 2:10
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor...


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2008 17:42 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de February de 2008 18:33

Citação:
David
Mas eles não são Deus e estão mortos...

Citação:
Lc 20, 38
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.


Citação:
Lc 9, 29-30
Enquanto orava, o aspecto do seu rosto modificou-se, e as suas vestes tornaram-se de uma brancura fulgurante. E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias

David

Parece que Jesus tem uma opinião diferente da sua. Como sou cristão e não davidiano, continuo a acreditar que aqueles que morreram estão vivos.

pontosvista

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de February de 2008 18:42

Graça e Paz


É verdade "PV"... Para Deus estão todos VIVOS! Mas para nós, eles estão MORTOS! Nem eu nem você podemos, nem conseguiremos, conversar com um ente querido que morreu... Isso é espiritismo e é condenado pelas Escrituras Sagradas. Quem morreu está num lugar seguro e não volta mais aqui na terra dos vivos... COm relação a Elias e Moisés, sabemos que Elias não morreu, pois foi arrebatado para não vê a morte. E Moisés, segundo a Palavra teve seu corpo sepultado pelos anjos... Veja que Moisés e Elias só conversaram com Jesus. Mas o que importa mesmo é que quem morre não volta mais aqui.


Acreditar que quem morreu volta aqui é doutrina espírita e não é bíblico. As Escrituras Sagradas condenam "veementemente" a consulta de espíritos.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 14/02/2008 18:43 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de February de 2008 01:41

Consulta a espíritos? Do do que esse moleque do David_ está a falar? Ele não fala coisa com coisa.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 01:05

David_,

como o Firefox já explicou, a medalha do Escapulário de nada serve, se não estivermos convertidos a Deus. Trata-se de conversão e não de amuletos. Amuletos não funcionam. O nosso coração sim. Imagina que eu agora fazia com que uma bomba atómica matasse muitas pessoas e por acidente eu morria no atentado. Achas que eu iria para o céu por ter o escapulário? Isso até é um insulto. Usar uma coisa pela qual não acredito. Que é na fé de Deus.

Os santos não estão mortos. Estão vivos. Estão vivos em alma. O corpo esse sim está morto. Mas como temos a alma que é imortal, estamos vivos. Até um dia recuperarmos o novo corpo que Deus nos irá dar.

E os católicos não invocam mortos nem praticam espiritismo. Bem, há sempre excepções. Mas nisso estão por sua conta.

E Maria diz a tradição, que foi elevada ao Céu. A pessoa que gerou Cristo Senhor. A mãe de Deus. A alma que se juntou com o corpo e que foi feito por meio de Maria. Acho mais que natural que Jesus premiasse a Sua mãe, por tudo o que ela fez por Ele. Se Elias foi arrebatado ao céu, porque não a própria mãe de Cristo? Será assim tão estranho?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 17:30

Citação:
s7v7n
David_,
como o Firefox já explicou, a medalha do Escapulário de nada serve, se não estivermos convertidos a Deus.

Quer dizer que se alguém está "convertido a Deus" ele funciona como um talismã mariano onde a pessoa tem a proteção de Maria. É isso? Pois se você pesquisar em quaisquer site católico na internet, que fale desse assunto, vai ver que ele tem poderes realmente surpreendentes para quem o usa.

Citação:
Os santos não estão mortos. Estão vivos. Estão vivos em alma. O corpo esse sim está morto. Mas como temos a alma que é imortal, estamos vivos. Até um dia recuperarmos o novo corpo que Deus nos irá dar.

Isso é verdade. Inclusive os espíritas também acreditam assim. Eles também acreditam que podem conversar com um ente querido que morreu. Qual seria a diferença entre conversar com Paulo, Pedro ou Maria de conversar com a mãe, o primo ou a esposa de alguém, já falecidos? Realmente nenhuma, já que nenhum destes ressucitou ainda. Já vi inclusive alguns colegas dizerem que "minha avó cuida de mim. Ela morreu há tantos anos mas está ao meiu lado cuidando de mim.". Esse é o pensamento espírita que não é muito diferente de quem acredita ter Paulo, Pedro, João, Moisés ou Maria está ao seu lado. Só Jesus ressucitou e pode fazer algo por qualquer um de nós. Só Ele está entre "dois ou três que estão reunidos em Nomne dEle".

Citação:
E os católicos não invocam mortos nem praticam espiritismo. Bem, há sempre excepções. Mas nisso estão por sua conta.

Como já disse, qual a diferença entre alguém falar com a sua mãe que morreu a cinco anos num centro espírita de alguém que acha que supostamente fala com o Apóstolo Paulo que morreu a mais de mil e quinhentos anos? Nenhuma!

Citação:
E Maria diz a tradição, que foi elevada ao Céu. A pessoa que gerou Cristo Senhor. A mãe de Deus. A alma que se juntou com o corpo e que foi feito por meio de Maria. Acho mais que natural que Jesus premiasse a Sua mãe, por tudo o que ela fez por Ele. Se Elias foi arrebatado ao céu, porque não a própria mãe de Cristo? Será assim tão estranho?

Jesus já existia bem antes de qualquer coisa ser formada. Bem antes de qualquer planeta, estrela ou anjo, bem antes de qualquer corpo celeste, bem antes que a própria Maria. Este é o ensino em toda a Palavra, vejam abaixo:

João 1:1-3,14
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade


Jesus é Criador. Ele fez todas as coisas. Ele já existia na época de Abraão, mais de mil anos antes de seu nascimento. Por isso só Jesus pode fazer algo pelo homem. Hoje, nem Paulo, nem Pedro, nem Maria podem fazer algo por alguém... Só Jesus Cristo!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 18:18

Citação:
David_
COm relação a Elias e Moisés, sabemos que Elias não morreu, pois foi arrebatado para não vê a morte. E Moisés, segundo a Palavra teve seu corpo sepultado pelos anjos... Veja que Moisés e Elias só conversaram com Jesus.


Mas os discípulos viram-nos:

Lc 9, 30
30E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias

Lc 9, 33
33Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.»


e ouviram-nos:

Lc 9, 30-31
30E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, 31*os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 18:34

Citação:
Cassima
Citação:
David_
COm relação a Elias e Moisés, sabemos que Elias não morreu, pois foi arrebatado para não vê a morte. E Moisés, segundo a Palavra teve seu corpo sepultado pelos anjos... Veja que Moisés e Elias só conversaram com Jesus.


Mas os discípulos viram-nos:

Lc 9, 30
30E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias

Lc 9, 33
33Quando eles iam separar-se de Jesus, Pedro disse-lhe: «Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.»


e ouviram-nos:

Lc 9, 30-31
30E dois homens conversavam com Ele: Moisés e Elias, 31*os quais, aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém.


Oi querida


Paz do Senhor seja contigo


Veja bem querida... Tanto Elias como Moises estavam a conversar com JESUS. Não trocaram uma só palavra que seja com qualquer dos apóstolos. O fato de Lucas dizer que Jesus conversava com eles não implica dizer que ele ouviu o que eles diziam. Principalmente por que, acredito, se tivesse ouvido algo, teria registrado para o nosso conhecimento.

Elias estava ali representado os profetas e Moisés a Lei. Isso estava mostrando para os apóstolo que Jesus é superior a Lei e aos profetas. Foi essa a mensagem dessa passagem e não que é possível a mediunidade com quem já morreu (pois Moisés morreu, enquanto Elias não).

Como já foi colocado, TODOS estão VIVOS para Deus. Jesus é Deus e todos que morreram em comunhão com Cristo, estão vivos para Ele.

Essa passagem não ensina que minha avó que morreu a cinco anos atrás possa voltar para "bater um papinho" comigo... Quem morreu, mesmo que tenha morrido em comunhão com Cristo, está MORTO para mim (embora esteja vivo para Deus) e não pode fazer nada por mim. Só Jesus pode fazer algo por nós. Ele é a nossa Única Tábua de salvação num mar imenso e revolto.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 18/02/2008 18:38 por David_.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 18:48

David

Não estou a defender o espiritismo. Era só o que faltava...

Estou é a fazer um acerto duma afirmação tua.

Os discípulos ouviram a conversa dos três, porque Lucas diz que [Moisés e Elias] "aparecendo rodeados de glória, falavam da sua morte, que ia acontecer em Jerusalém."

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.